GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões (penduricalhos/slider/riser/baú, p. 5)

06 Nov 2015 14:13 #14 por Alex84
Parabéns pela motoca. Cogitei comprar uma dessa, pois estava mirando na 650F 0km e havia encontrado algumas 1250FA usadas na faixa de 30k. Conversando com um conhecido que teve tanto a 650 quanto a 1250 ele foi bem enfático em dizer que a 1250 é MUITO melhor, e tem muito + força.

Acabei fechando numa 650F 2014 c/4mkm e estou adorando a moto.

Quem sabe daqui uns anos não parta para a irmã maior? kkk

Abs!

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11 Nov 2015 21:19 #15 por espinafre
Salve, salve, pessoal,

Passando aqui para atualizar as impressões sobre a motoca. No último fim de semana finalmente tive a oportunidade de colocar a Zuca na estrada. 520 km no total. Não é porque é minha não, mas nessa situação a moto é maravilhosa! Muita estabilidade nas retas, muita segurança nas curvas de baixa e alta velocidade, potência de sobra pra deixar qualquer coisa com mais de duas rodas pra trás.

Pra vocês terem uma idéia -- e à patrulha politicamente correta de plantão, estou apenas levantando uma hipótese que ouvi do primo do amigo do concunhado de um primo distante meu, que tem uma moto igualzinha à minha, ok? -- essa pessoa disse que a moto vai a 240 km/h de velocímetro, equivalentes a 220 km/h no GPS (e em velocidades acima de 170 de velocímetro, a diferença entre o velocímetro e o GPS varia de 15 a 20 km/h a mais no velocímetro). Essa pessoa informou que partindo de uma velocidade de cruzeiro de 160 km/h, para fazer qualquer ultrapassagem com segurança e folga, de 6ª marcha, uma torcidinha leve na mão direita, sem reduzir marcha, sem precisar "esconder" o corpo atrás da bolha, solenemente, galhardamente e quase instantaneamente leva o bólido a 190 km/h; daí para 200 é um pouo menos rápido, e de 200 a 240 exige pista livre, reta longa e visibilidade até o horizonte. Voltando a falar da estabilidade, curvas que esse conhecido fazia a 130 km/h na ER-6N ele fez muito tranquilamente, com muita segurança, a 150 km/h na 1250FA dele.

O tal amigo, que coincidentemente fez uma viagem igual à minha e no mesmo trajeto, disse que a 160 km/h constantes o passeio não é cansativo. A bolha segura muito bem o vento, e acima dessas velocidades, se estiver cansativo para o pescoço é só inclinar um pouco o tronco para encontrar a área de ar calmo atrás da bolha, bem diferente da ER-6N que ele (que, coincidentemente, assim como eu) teve antes. Com a naked, a 160 km/h constantes era receita certa para torcicolos e dores no pescoço ao fim da viagem.

Em velocidades médias e com asfalto irregular, eu não senti, de forma alguma, o guidão balançando ou vibrando, ao contrário do que eu percebia às vezes com a ER-6N; ou seja, não há a menor necessidade de um amortecedor de direção para essa moto.

Por outro lado, em curvas de média e alta velocidade ("alta", abaixo de 110 km/h, tá, patrulha?) com asfalto irregular eu descobri em primeira mão a tão falada flexão do quadro. A moto realmente balança um pouco, diferente da vibração resultante das ondulações do asfalto. Não dá pra descrever em palavras, só pilotando uma mesmo pra entender. De qualquer forma, eu não sentia isso com a ER-6N, e essa característica não me passou insegurança, apenas se fez notar. Talvez seja prejudicial para um trackday, sei lá, mas para o meu uso, realmente não incomodou.

Quanto ao conforto, achei o assento mais confortável do que o da ER-6N, mas talvez por estar carregando uma mochila com um laptop e uma muda de roupa nas costas, senti muita dor no ombro ao chegar de viagem, o que me fez concluir que um riser de guidão deve me ajudar bastante nesse ponto (lembrando que tenho 1,67 de "altura", então fico meio esticado e apoiando muito peso nas mãos).

Daqui a pouco posto mais. Um abraço!

Ah, e se alguém estiver pensando na 1250FA, viu, Alex84, vai na fé que é sucesso!

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12 Nov 2015 10:01 #16 por Marcelo DC
Isso Espinafre. Snake de Cordeirópolis, proximo a limeira/SP.Boa concessionária e mecânica. Vou perguntar na de 12000km. Vi no mercado livre o filtro de oleo Fram pra bandit 1250. 3 filtros com frete pra minha casa ficava em 75 reais. Como estou com dificuldade de achar o filtro aqui, pensei nisso e assim faço as trocas a cada 3000km numa oficina aqui. Oleo Motul 3000 por 29 reais. Não é barato manter a Fafa. Por sinal, to sentindo falta de uma motoca pequena pra cidade, pra largar em qq lugar.

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12 Nov 2015 10:06 #17 por Marcelo DC
Sabe alex, eu saí de xj6n pra 1250fa. A grande diferença, tirando em alta velocidade devido a carenagem, é o torque em baixa da 1250. É como se estivesse na xj6n mas 4000 rpm mais baixo e não precisa elevar o giro quase nunca nem mudar marcha. Nessas tocadas a xj6n anda praticamente junto com a 1250fa, até porque em giro alto esse motorzão começa a perder eficiencia. Então, é uma motoca pra quem gosta de andar tranquilo...a minha quase nunca berra...seja pra ultrapassar..seja pra o que for...e a sua deve andar bem perto, só que se tem um motor que sobe mais de giro. :)

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12 Nov 2015 10:15 - 12 Nov 2015 10:19 #18 por Marcelo DC
Bem legal, Espinafre. Um amigo que tem uma igualzinha a minha falo que chego a 243km/h. Ele tem junto o Garmin Zumo e é mais ou menos isso que você falo. Dá uma diferença bem razoável de velocidade. Já com relação a curva, no começo eu amaciei a dianteira e traseira...e ela começou a dar uns sustos. Daí eu endureci a dianteira no nivel 4 de 5. Ela passou a flutuar bem menos. A minha XJ6 torcia mais que a Fafa, então não tenho referncia para saber se a minha está torcendo mesmo. Meu amigo que anda comigo e comprou minha xj, diz que acha incrível como ando nas curvas de alta em piso mediano pois ele atrás sente muita insegurança. Ele também cansa bem devido a falta de bolha. Âlém disso, sou bem sossegado pra andar de motoca, até porque tenho medo e respeito ela.

Sabadão andei 543km, indo de Pirassununga até Furnas, no Pontal do Carmo, sozinho. Foi uma experiencia bem legal, lembrando que coloquei o Riser e uma almofada de ar. E é isso. Ahh...meu gps errou o caminho e tive que andar 27km de chão...e a motoca vai muito bem na terra. Meu medo é que ela não é feito pra isso, e tenho medo de estourar uma bengala por exemplo...o que não seria problema com uma tenere. :) :lol:

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12 Nov 2015 10:53 #19 por espinafre
Opa,

Pois é, não mexi nas regulagens de suspensão que vieram da fábrica, tenho medo de mexer e errar a mão. Pro meu uso estou gostando bastante, a moto é bem mais macia que a ER-6N, e essas flexões só seriam problema em autódromo, quando se busca diferenças de milissegundos. Pra mim o conforto é mais importante.

Uma coisa que tem me incomodado desde antes da revisão de 1000 km é o freio dianteiro, que às vezes (principalmente no fim do dia, na volta pra casa) chega a encostar na manopla do acelerador. Estou usando a regulagem do manete no mínimo por causa dos meus dedos curtos. Levei a Zuca à concessionária ontem e conversei com o chefe da oficina, ele disse que isso era por causa da regulagem do manete do freio. Não me convenceu, já que eu não tinha esse problema nem com a ER-6N nem com a Fazer 250 antes dela. Pesquisando um pouco na Internet, fiquei com a impressão de que este é um problema crônico das Bandits com ABS, e não só no Brasil. Por exemplo, essa thread mostra a luta de dois gringos para corrigir ou amenizar o problema em suas motos (inglês):

www.twtex.com/forums/showthread.php?t=72103

O que vou fazer por enquanto é aumentar um pouco a distância do manete, até encontrar uma solução definitiva (e pelo que vi, essa solução definitiva passa pela substituição do cilindro-mestre).

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12 Nov 2015 11:40 #20 por espinafre
Quanto ao GPS, tenho um Garmin eTrex 20: a prova d'água e poeira, funciona a pilha, ou seja, não preciso mexer na elétrica da moto e posso usar pilhas recarregáveis ou alcalinas comuns AA, bem resistente a choques e quedas, NÃO é touchscreen (ótimo pra quem usa luvas, como é o nosso caso), além de custar a metade do preço de um Zumo. A única desvantagem é a tela pequena, mas ainda assim dá pra ver um bocado de informação na telinha, é possível navegar tranquilo com ele pelas ruas e estradas.

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12 Nov 2015 11:45 #21 por espinafre
Marcelo DC, sobre andar na terra estragar retentor de bengala, tem certas estradas asfaltadas nesse nosso Brasilzão que seria melhor passar uma patrola, arrancar tudo que é resto de asfalto e deixar só no cascalho mesmo. Ou seja, andar em estrada de chão não deve fazer tão mal pra suspensão quanto andar em certos asfaltos. Tenho medo mesmo é de encarar areia fofa com essa gordona...

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12 Nov 2015 12:05 #22 por espinafre
Consumo da GSX1250FA: tenho feito um diário de abastecimentos, desde que a retirei da concessionária, neste link:

www.fuelly.com/motorcycle/suzuki/gsx1250...016/espinafre/390392

No menu Units selecione km/L para aparecer as unidades em quilômetros e litros. A média geral está em 12 por causa do primeiro abastecimento, de 0 km, mas à medida em que formos fazendo mais abastecimentos a média do site vai se aproximando da média geral. No meu caso, tenho feito na faixa de 14 km/l na cidade. Os dois abastecimentos de 7 de novembro (13 e 13.8 km/l) foram durante a viagem de sábado...

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12 Nov 2015 15:56 #23 por Marcelo DC
kkk...pior que é verdade. Mas ela vai muito bem para o estilo dela. Tb tenho receio daquele areião. Já fiz uns 100km dela com terra e passei nesses terrenos fofos.

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12 Nov 2015 16:16 - 12 Nov 2015 16:23 #24 por Marcelo DC
Hummm...o meu freio é meio borrachudo. Não sei se é isso que se tá falando. Ele acaba batendo no acelerador, por isso aumento a distancia dele e deixo no meio termo. Já me falaram que um aeroquip ajudaria isso, pois evitaria a expansão das linhas de freio. Eu tenho dúvidas. Além disso, diferente da Bandit, a linha de freio-hidráulico - sai da roda dianteira e vai para debaixo do banco e só depois vai para as manetes devido ao módulo do ABS, ou seja, o aeroquip deverá ser feito por encomenda. Na snake, parece que conversando dá pra fazer, mas precisaria andar pelo menos numa bandit para ver se isso resolve. Já comentei com o chefe de oficina uma vez. E as bandits apresentam essa característica também. Se o cilindro mestre resolver, e o colega do cilindro mestre parece estar feliz e diz que fica levinho pra usar com 2 dedos, seria uma mudança bem legal.

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18 Nov 2015 09:42 #25 por Alex84

Marcelo DC escreveu: Hummm...o meu freio é meio borrachudo. Não sei se é isso que se tá falando. Ele acaba batendo no acelerador, por isso aumento a distancia dele e deixo no meio termo. Já me falaram que um aeroquip ajudaria isso, pois evitaria a expansão das linhas de freio. Eu tenho dúvidas. Além disso, diferente da Bandit, a linha de freio-hidráulico - sai da roda dianteira e vai para debaixo do banco e só depois vai para as manetes devido ao módulo do ABS, ou seja, o aeroquip deverá ser feito por encomenda. Na snake, parece que conversando dá pra fazer, mas precisaria andar pelo menos numa bandit para ver se isso resolve. Já comentei com o chefe de oficina uma vez. E as bandits apresentam essa característica também. Se o cilindro mestre resolver, e o colega do cilindro mestre parece estar feliz e diz que fica levinho pra usar com 2 dedos, seria uma mudança bem legal.


Esse é um problema das Suzukis de alta cilindrada, ocorre até na Srad 750 e SRAD 1000.

Vi essa mesma reclamação do piloto Leandro Mello num comparativo de super esportivas de 1000cc.

Ele citava que ao fim de 2 voltas no autódromo andando forte o manete chegava a encostar na manopla.
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18 Nov 2015 10:14 #26 por espinafre
Parece que é isso mesmo, Alex. Meio chato esse problema, e a solução parece mesmo ser apenas não deixar a manete na regulagem mais próxima da manopla. No meu caso, nem de longe fiz uso forte da moto e exigindo tanto dos freios quanto se faz em um autódromo.

Marcelo, existem dois problemas para se colocar aeroquip: primeiro, muito difícil encontrar alguma oficina decente que se disponha a fazer o serviço, justamente por causa das peculiaridades do ABS (mais mangueiras, passagem de mangueiras mais complicada); segundo, pelo que li em fórums estrangeiros (onde se tem mais recursos e onde as Bandits com ABS existem desde que a Bandit é Bandit), não resolve o problema dos freios borrachudos; pode até aliviar um pouco a questão, mas resolver mesmo, não resolve.

Abraços!

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19 Nov 2015 14:31 - 19 Nov 2015 14:32 #27 por Marcelo DC
Pois é espinafre...não manjo muito disso, mas é o que tenho ouvido também.

Passei por uma esperiencia há um mês. Fui para minas, no Pontal do Carmo e ao lado tem um morro com antena bem alto e ingrime, e eu e meus amigos resolvemos subir la de motoca. Meio assustador pois o caminha é de blocos de pedra de uns 50-60cm de largura e tal. Na volta desci usando só o traseiro e deixando o abs se virar...ao chegar lá embaixo o pedal estava totalmente mole sem pressão alguma. Fiquei uns 20min parado pra resfriar o oleo. :0

E esse final de semana...após 22 anos de motoca...derrubei a minha em são thomé das letra. Ao chegar na cidade meu amigo parou no meio da rua de pedra e ao parar ao lado - e as pedra sao aleatorias as posições - escorreguei e minha motoca deitou e beteu a carenagem e bolha na super tenere dele . E quebrou retrovisor e bolha ... :( . Mas isso não estragou o final de semana. Energia maravilhosa do lugar. A motoca ja esta arrumando, retrovisor ja foi soldado e pintado...a tinta dela que é perolizada azul é que ta meio dificil de achar... de resto nao fez nada na motoca ..voltei dirigindo com muuuiiitttaaa chuva de boa. É isso. Estava com uma calça com proteção de joelho e isso ajudou muito...se estivesse de jeans teria machucado...a minha tem uma proteção dura que aliviou bem....ficou somente vermelho o local. Aprendendo sempre. :) .... PS:...tenho uma bolha reserva... :)

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19 Nov 2015 15:46 #28 por espinafre
Caramba, Marcelo, que chato. Uma vez que fui em Pirenópolis - GO (cidade antiga também, com calçamento de pedras muito irregulares) foi eu e minha esposa na ER-6N e um casal de amigos em uma Vulcan 900. Na época, esse amigo da Vulcan era guerreiro de fim de semana, e não tinha muita experiência. Em uma manobra de baixa velocidade, acabou escorregando em uma pedra e não conseguiu segurar a monstra. A sorte é que a moto não caiu em cima dele, mas deu trabalho pra levantar.

Quando passei por Serro - MG em janeiro, também quase fui ao chão ao manobrar em uma ladeira muito íngreme e com calçamento de pedras irregulares (e a esposa e alforges na garupa!); dei foi sorte. Sorte sua também que a moto do seu amigo aparou a queda, hehehe... não quero nem imaginar o custo de uma carenagem nova das nossas motos.

Eu não percebi nenhum problema com o freio traseiro da 1250FA, acho que é porque utilizo pouco - apenas pra dar uma "estabilizada" em algumas curvas em baixa velocidade e manobras nos corredores de carros. Aliás, achei o freio traseiro da Zuca bem melhor do que o da ER-6N, segura bem mais.

O correto em descidas íngremes não é jogar uma marcha baixa e confiar mais no chamado freio-motor (que nós temos de sobra), e deixar os freios apenas para pequenas correções?

Um abraço, e saúde pra nós!

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