Pessoal
Desculpe a demora em responder.
danoliveira
A Nachi até tem uma variedades de rolamentos de motos, mas na linha Suzuki em especial pra DR-Z só rolamento de roda, eu liguei para a CRM Rolamentos mas ele só trabalham com rolamentos industriais, acabei comprando uma caixa de direção nacional mesmo, em uma das lojas que fui o vendedor tinha uma original de montadora produzidas pela Rugata (era de scooter não lembro qual).
Meu ponto de vista sobre processo de fabricação é: o que manda não é a fabrica ou equipamentos e sim o rigor do controle de qualidade (sei de casos q a msm fabrica com os msm maquinário e funcionários, monta pra empresa A, empresa B e empresa C, mas o controle de qualidade da empresa C é mais rigorosa).
danoliveira e
CAVAZZA
Acredito que a mangueira possa estar torcida na base próximo a roda já que existe o suporte da mangueira como pode ser visto nas fotos, pelo que me lembro a mangueira ñ esta presa, já que nas freadas a frente mergulha a mangueira de freio sobre a mesa sobe proporcionalmente o tanto que a frente mergulhou.
Única foto da mangueira sobre a mesa rss
danoliveira
Lá fora parece ser comum existir lojas que vendem peças OEM de varias marcas (pelo menos na internet). Sobre comprar lá fora pra entregar aqui ainda só meio desconfiado principalmente pelo transportador (navio afunda, avião cai, etc rss), além do proprio preço da moeda estrangeira, mas um dia supero isso rss.
Agora entendi essa coisa da espessura do disco. Você comprou o disco tipo wave ou reto? Eu pessoalmente não gosto muito dos disco tipo wave, tenho impressão que falta pedaço do disco e numa alicatada mais empolgada pode faltar disco pra grudar na pastilha. O preço q você pagou ñ acho caro para um disco de freio.
Por um tempo eu pensei em pegar o tanque preto, mas depois de ver uns adesivos no ebay (os adesivos nacionais só imitão os gráficos de pilotos, eu acho isso feio, além de não ganhar $$$ pra mostra logo de empresa rss) eu acho q qq cor server, acho q a pior parte é mexer no documento pq os adesivos que tenho interesse praticamente muda a cor da moto rss. Nos Safari só a conversão de grana já me deixa triste e desmotivado.
Quem sabe não nos encontramos pelos caminhos que levam até o Ushuaia msm por lá...
Sobre a bateria a principio pensei em colocar o suporte da bateria no lado de dentro do quadro, usando os furos originais mas colocando os parafusos pelo lado interno do quadro, mas vendo em fotos do quadro desmontado vi que não é possível, já que um dos furos no quadro não é vazado e o outro que é vazado parece não ter o mesmo diâmetro dos dois lados do quadro.
Outra possibilidade vendo as suas fotos seria retirar o fundo da caixa da bateria(da dor no coração só de pensar em corta uma peça cara e dificil de achar) e para evitar que a bateria caia, prender usando umas abraçadeira de nylon ou algum tipo de gancho sob pressão para mante-la na caixa da bateria.
Ñ acredito q a bateria vá ficar no caminho do pneu, usando o escape como referencia a bateria ainda fica mais alta que a curva do escape, mas precisa ver qual a distancia que a bateria ficaria da suspensão, já que a curva do escape esta há poucos centímetros da suspensão traseira.
Uma outra coisa que pensei mas tb da dor no coração é desgastar a "porca" onde fica os parafusos que prendem a caixa de bateria ao quadro, um pouco para diminuir a profundidade dessas "porcas"e assim deixar a bateria mais pra dentro do quadro.
CAVAZZA
Quanto a viagens longas eu penso que nossas motos DR-Z400E são mais bem preparadas doq as big trails
que tem centenas de milhares que quilometro em viagens longas, pensando somente na durabilidade do conjunto mecânico e suspensões, como nossas motos foram projetadas pensadas no alto desempenho exigido nas competições de Enduro e Rallie onde percorrem longos trechos de especiais, não raro com velocidades superiores aos 130KM/h em estrada de terra, transpassando cursos de agua e trechos com pedras (sim, em menor velocidade).
Acredito que oq venha a apresentar maiores problemas seria o quadro projetado para o baixo peso exigidos nas msm competições, q não suportaria o peso extra da bagagem nem ofereceria conforto algum, mas aqui msm varias paginas atrás (por volta da pagina 30 se não me engano) um forista usou a DR-Z400E dele para uma incursão ao Jalapão (certo que ele partiu de algum lugar de GO, distancia muito menor entre Brasil e Ushuaia), mas ainda assim é uma viagem complexa (bagagem, combustível extra, maus caminhos) usando nossas motos, já li relatos de DOIS gringos que deram uma volta ao mundo com duas DR-Z400S.
Em ambos os casos houve problemas, se não me engano nosso forista teve um furo no motor de onde vazou óleo, os gringos tb tiveram vários problemas mecânicos e pneumáticos, mas acredito que tendo a DR-Z400E em dia com a manutenção e realizando uma revisão completa e substituindo os itens de desgaste em meia vida, os problemas serão minimizados. Me lembrei de uma edição do sertões (acredito que 2010) que o Zé Helio correndo de BMW G450X OFICIAL, foi eliminado do sertões por uma pedra que furou uma mangueira (de óleo salvo engano) uma peça de custo aproximado de 10 dinheiros ou menos, numa moto que tinha custo de 100.000 dinheiros que contava com uma equipe profissional cuidando da moto após cada especial.
Problemas mecânicos sempre acontece em qq tipo de viagem, eu msm já tive o suporte de placa original quebrado quando subia uma estrada de terra entre Bragança Paulista/SP e Extrema/SP, na volta precisei improvisar a fixação da placa com oq tinha na mochila.
Desculpe se no texto fiquei parecendo grosso, mal educado, ou qq coisa do gênero, não foi a intenção