Li a matéria abaixo no debatemotos.com, alguém sabe de algum a coisa?
A Honda negocia a aquisição da Sundown, fabricante de motocicletas controlada pelas famílias Rosenblun e Rosa. A operação é porteira fechada. As conversas envolvem a
transferência da marca, da fábrica de Manaus e de um centro de distribuição em Itajaí (SC). Os japoneses herdariam ainda a participação da empresa em um centro de distribuição na China, parceria com as empresas locais Zongshen e Quingqi. A Sundown Bikes, divisão de motocicletas da holding Brasil & Movimento, permaneceria nas mãos das duas famílias.
Em tempo: os Rosenblun e os Rosa são um capítulo à parte nesta história. A venda da Sundown seria uma solução, ainda que drástica, para debelar os históricos desentendimentos entre os sócios na gestão da empresa.
O maior objetivo da Honda é comprar market share. A Sundown detém pouco mais de 3% das vendas de motos no país. Dito assim, parece uma mixaria. No entanto, diante do aparecimento de novos fabricantes ao longo da última década, como Dafra, Traxx e a própria Zongshen, trata-se de uma participação que não deve ser desprezada. A simples investida sobre a Sundown já denota uma importante mudança na estratégia da Honda. Até o momento, a empresa havia ficado relativamente alheia aos recentes movimentos de aquisição no mercado brasileiro. Os japoneses, no entanto, parecem ter descido do pedestal. A Honda ainda domina com folga o mercado brasileiro. Porém, ao longo da última década, este poderio tem sofrido um processo de erosão. A companhia chegou a responder por quase 90% das vendas de motocicletas no país. Este número caiu para 75%.
Fonte: Relatório Reservado Negócios & Finanças
STAFF
Novamente sem moto. Preciso comprar qualquer coisa.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
é que nada francelino, eu vejo de outra forma, motos com
um padrão de qualidade maior, e com o preço competitivo,
este negocio esta parecendo quer ela quer ter uma marca
de 2 linha, para competir com estas chinesas lokas vem
por ai, e tbm com a kasinski com a zong por tras e dafra
forte. então mesmo a sundown crescendo o dinheiro vai
para o mesmo bolso.
lembro que a um tempo atras apareceu uma marca de
refrigerente SIMBA e quando vi o fabricante era um
produto coca-cola, so que era uma marca para competir com
a dolly, convenção e marcas assim.
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Pois é, Rodrigo, mas penso no que por exemplo sucedeu com a fusão Antartica+Brahma (ainda nas analogias dos refris): o guaraná Brahma concorria forte com o G. Antartica e com a fusão, ele foi tirado de linha.
O lance dos refris Simba (que tem aqui onde moro também) vejo de uma outra forma: seria uma linha2 de refrigerantes sabor laranja e guaraná que são feitos pra não perderem os lotes da bebida que não passou no teste de qualidade e sabor. Pelo menos, do que noto, os Simba são puro corante e açúcar. Sabor mesmo, fica longe.
Chegam até a formar depósito no fundo das garrafas. É uma segunda linha bem de segunda (pra não dizer quinta). O preço deles é uma fração do preço do Kuat/Fanta. Preço popular, mas que por aqui tem um índice de rejeição absurdo.
O pessoal da distribuição da Coca-Cola aqui até os coloca no patamar de vendas da Fanta Uva (Frase comum deles: Vender Coca é fácil. Vender Fanta Uva...)
Mas saindo da parábola dos refris e voltando às motocas, penso se a Honda não vai comprar e ficar só com a infraestrutura e marca e encerrando os produtos. Acho que se ela quisesse mesmo concorrer de forma mais igualitária com as chinesas, ia trazer pra cá as baixas cilindradas que ela vende na Índia (CB 100cc Twister, acreditem!) e na China.
Pode ser muito pessimismo da minha parte, mas é que não vejo benevolência com o consumidor por parte da Honda nesse negócio...
mais o custo de produção honda é bem caro, e seria caro
para honda montar toda um infra-estrutura para importar
moto da china e colocar a marca dela, então é mais facil
pegar uma marca que não tem coragem de voltar ao mercado
que ja tem toda a estrutura pronta, so falta dinheiro.
nunca vi mais dizem que estrutura honda em manaus é
gigantesca e quem custosa em manter, por isto que digo que
o custo de produção é mais alto que a da sundown.
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Acho que a honda quer lançar uma linha para concorrer com as marcas menores e sem comprometer o seu nome. Obviamente que a qualidade pode melhorar mas... não esperem milagres.
Faz de conta que na esquina da nossa casa tem um baita McDonald's.
Faz de conta que na outra esquina tem um trailer de um tiozinho que vende Xis.
Os tempos não estão bons para o tiozinho, ele está vendendo pouco e até quer passar o ponto. O McDonald's vende menos também, mas ainda arrasa quarteirão.
Agora, faz de conta que o McDonald´s é a Honda, e o tiozinho do trailer de Xis é a Sundown.
Prigunto: qual é a moral do McDonald´s de comprar o trailer do tiozinho?
Sundown é cachorro morto. A Honda compraria uma montadora falida para fechá-la? E as parcerias da Sundown, quais são hoje? Lifan? Zongshen? Zongshen está tirando o time, afinal ela já tem sua própria montadora no Brasil (Kasinski). Perto da Honda, a Lifan é produto 1,99.
Qual a razão de uma montadora que tem uma metralhadora giratória, comprar um "trezoitão"? Produtos voltados às classes C e D? Não precisa comprar Sundown para isso, basta a Honda lançar novos produtos na faixa de preço da POP. Isso é fácil, tem um balaio de motos Honda de baixo custo no exterior que poderiam ser montadas aqui.
Moral da história: essa compra da Sundown mais me parece trololó para valorizar a marca e algum otário comprá-la. Só que acho que a Honda não tem vocação para otário.
E se é para a Honda comprar concorrente para enterrá-lo, na fila estão antes da Sundown, o João Toledo, a Dafra, Traxx, Kasinski, e até Shineray e MVK.
Sejam boas ou ruins a Sundown tem vendido várias motos há anos, se confirmar a notícia é claro que é compra para aumentar participação no mercado... 3% ninguém joga fora.
se for só para fechar a Sundown faz sozinha e com maestria....
2 - A sundown não tem 3% de participação somente 1% pois a sua frente vem pela ordem a DAFRA com 3,7% e a SUZUKI com 4,3%
Tudo indica ser LERO LERO, e a compra da Volkswagen da Vemag como citou o amigo acima foi bem diferente a Volks queria matar um concorrente de peso que era a Vemag com seus carros 2 tempos muitos melhores em todos os aspectos que os FUSCA, agora no caso honda e sundown não faz o menor sentido.
A Sundown morre sozinha com maestria eles tem as manhas em tudo mal atendimento, péssimas motos, falta de marketing, pós venda inexistente enfim a SUNDOWN não precisa de nenhuma ajuda para fechar ela o fará em breve e sozinha pela incompetência própria.
concordo em algumas coisas que vc disse suzuki boy, mais
pessima motos eles não tem, o que eles não tem é uma
oficina na autorizada que consegue pegar os problemas nas
revisões e deixam ir pra ruas e ai quebram e o povo fala
mau mesmo porq como ja é uma marca de segunda linha, é mais
facil falar mau.
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
rodrigoalves100 escreveu: concordo em algumas coisas que vc disse suzuki boy, mais
pessima motos eles não tem, o que eles não tem é uma
oficina na autorizada que consegue pegar os problemas nas
revisões e deixam ir pra ruas e ai quebram e o povo fala
mau mesmo porq como ja é uma marca de segunda linha, é mais
facil falar mau.
Concordo...
Sundown Max 2008 - De volta, mas com sequelas permanentes.