Notei que após a revisão de 3000km, realizada na autorizada Sundown aki de Juiz de Fora, em toda primeira partida do dia ela soltava fumaça branca durante uns 30s e dava aquele cheiro de óleo queimado caracteristíco de motos 2T. Ao verificar a vareta do óleo notei que estava acima do nível máximo. Segundo o manual da Hunter 100, a capacidade de óleo no cárter é de 0,9l e imaginei q o bendito do mecânico devia ter virado o litro inteiro no cárter e não é que eu estava certo: retirei 100ml de óleo e o nível cravou no limite máximo da vareta e parou de sair a fumaça branca.
Esse é mais um erro besta cometido por um mecânico da Sundown que não respeita as normas técnicas da sua própria empresa e derrama o frasco inteiro no cárter ao invés de seguir o que é recomedado por eles mesmos!
A minha intenção aki é alertar que pequenos detalhes na manutenção q podem fazer diferença no longo prazo, uma vez que excesso de óleo provoca aumento da pressão no cárter que, por sua vez, força mais os retentores provocando vazamentos e desgastes prematuros no conjunto. E depois vai aparecer alguém aki no fórum dizendo que os retentores chineses é que são muitos ruins, sendo o que o ruim é o brasileiro mecânico da Sundown aki de Juiz de Fora! E não duvido que existam outros que cometam esse mesmo vacilo em algum outro lugar do país.
"A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento!"
(Albert Einstein)
Atualmente sem moto...
2008-2012-> Hunter 100 07/08
2001-2005-> Titan 125 ES 01/01
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Na titan vai 900ml também, mas já vi muito mecanico colocando 1 lt e dizendo que é melhor pro motor porque 900ml é pouco e tal, se o fabricante diz pra colocar 900ml é porque tem que ser assim, e exesso de oleo prende o motor mesmo.
Na minha ex-titan não lembro o recomendado pela Honda, eu sempre coloquei 1l e o nível do óleo sempre ficou no nível máximo da vareta, nunca ultrapassando, como acontece na Hunter. Talvez 0,9l pra titan seja pouco mesmo. Vlw!
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Retirei o excesso de óleo depois de 1 mês e meio e aprox. 280km rodados depois da revisão (deu pra notar q não rodo muito com ela, né?). Nesse tempo em toda primeira partida do dia ela soltava a tal fumaça e foi só retirar os 100ml q no dia seguinte já não saiu mais. Bom saber essa do filtro de óleo mas não acho q seja isso q tava acontecendo na minha.
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Na minha, o excesso de óleo vem do carburador, por incrível que pareça... Vi que o bichinho tava molhado, achei que tava vazando gasosa. Passei os dedos médio e indicador, dei uma fungada e não tinha cheiro de combustível. Tinha cheiro de micro-óleo (tipo WD-40, M1...). Desconfio que na última visita à oficina, encharcaram o carburador com esse bendito óleo.
Todos os dias seco com papel-toalha e todos os dias escorre... Tô achando que fritaram minha cenzinha num tachão de fritar pastel, viu?
Alguém já teve um problema desses ou já viu algo assim?