Outra montadora chinesa que aproveitou o Salão Duas Rodas para
anunciar seus planos para o Brasil foi a Shineray. Natural da região de
Chongqing, a empresa inaugura em 2012 sua fábrica nacional, localizada
no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE). Com cerca de 190 mil
metros quadrados de área, a planta deverá gerar mais de 400 postos de
trabalho diretos.
O portfólio de produtos é amplo. A Shineray fabrica ciclomotores,
motos de diversas categorias, triciclos e quadriciclos, mas os
destaques da marca no evento são três motocicletas: o ciclomotor
Phoenix, a street Max e a trail Explorer. A Phoenix tem motor
monocilíndrico de 50cc, que rende 2,7 cv a 8.000 rpm de potência
máxima. A suspensão dianteira usa o tradicional garfo telescópico e a
traseira sistema bichoque. Os freios são a tambor em ambas as rodas e
está disponível nas versões com partida elétrica e a pedal.
A Max é a aposta da Shineray no nicho mais competitivo do mercado
brasileiro de motocicletas, o das motos street de baixa cilindrada. Com
motor monocilíndrico de 149,3 cm³ capacidade, que desenvolve até 13,5
cv a 8.500 rpm de potência máxima. A MAX oferece partida elétrica e a
pedal. Os freios são a disco na roda dianteira e a tambor na traseita.
O conjunto de suspensão é formado por garfo telescópico e duplo
amortecedor na parte traseira. Um detalhe curioso é que a street de
150cc da Shineray mostra uma clara inspiração na consagrada Honda CG
150cc.
No caso da Explorer, como o próprio nome sugere, temos uma moto de
uso misto com motor monocilíndrico de 150cc, cuja potência máxima é de
13,5 cv a 8.500 rpm. A suspensão traseira Pro Link e o garfo
telescópico dianteiro caracterizam esta trail que tem freios a disco na
roda dianteira e a tambor na traseira. O modelo é outro que lembra
muito uma moto Honda, neste caso a on-off NXR 150 Bros.
A surpresa maior no estande da Shineray é, no entanto, a Racing,
uma moto esportiva com carenagem integral de 200cc que mostra a força
que o segmento está ganhando no Brasil. A moto tem motor monocilíndrico
de 197,8 cm³, que rende até 18 cv a 8.250 rpm. A partida é elétrica e o
conjunto de suspensão é monoamortecida na traseira e garfo telescópico
na dianteira. Os freios são a disco nas duas rodas.
Os preços de nenhum dos modelos foram divulgados e, em relação ao
design, também na há nada de inovador, mas vale o destaque para mais
uma empresa que investe no potencial do mercado brasileiro de
motocicletas. (por Carlos Bazela)