AMACIAMENTO - BANDIT 650

20 Out 2007 12:16 #1 por Dresley
OLÁ PESSOAL!!! Comprei uma Bandit 650n nova há duas semanas. Sempre me preocupei com o amaciamento dos motores de minhas motos.

1 - A faixa de rotação vai até 12000 RPM, começando ai a faixa vermelha. O manual diz para não passar dos 6000 RPM até os 800 km, de 800 a 1600 km não passar dos 9000 RPM, a partir dos 1600 km não passar dos 12000 RPM.

2 - Com uma moto dessa a gente se segura para não acelerar, pois ela enfeitiça quem tá em seu comando, então, na fase do amaciamento é muito difícil se segurar dentro dos limites recomendados pela SUZUKI.

3 - Será que dar uma esticadinha de vez em quando vai prejudicar o motor? Ouvi dizer que é bom manter giros variados no amaciamento.

4 - Na pista, a 120 km/h, gira em torno de 6000 RPM, dar uma ultrapassada chega facilmente aos 160 km/h, onde o ponteiro marca 8000 RPM.

5 - Dizem que seu motor é um dos melhores da suzuki e praticamente indestrutível, porém, quero saber suas opiniões sobre o amaciamento do motor da Bandit 650 e quais os riscos que poderão ocorrer?

ABRAÇOS

DRESLEY



Titan 125 1997 - Yamaha YBR 125 2001 - Twister 250 2003 - Sundown Hunter 125 2004 - Honda Shadow 600 2004 - Falcon 400 2004 - Titan 150 ESD 2007 - Honda Twister 250 2003 - Bandit 650 N 2007 (Atual)

MOTOS POSSUÍDAS --> TITAN 125|YBR 125|TWISTER 250|HUNTER 125|SHADOW 600|FALCON| TITAN 150|TWISTER 250|BANDIT 650N|FALCON|SHADOW 600| DRAGSTAR|BIZ+ 125|TWISTER|XRE 300|GSX 650F ATUAL)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2007 06:55 #2 por DomMarco
Respondido por DomMarco no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Siga as recomendações do manual.
Vc vai ver que não é tão difícil assim. Palavra de um proprietário de Bandit que fez 1000 km agora.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2007 13:25 #3 por AndreSS
Respondido por AndreSS no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Caro Dresley,

Estamos no mesmo barco porque minha GSX 750F eu tirei nova ha uns dias e postei essa mesma duvida...Alem dos colegas ai que mandaram otimas informacoes tambem achei no site o seguinte: www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-amaciamento.html que esclarece muita coisa... Da uma olhada!

A minha esta chegando aos 400km rodados a ainda nao passei dos 130 km hora e nem acima dos 5000/6000 giros conforme informacoes do proprio manual e dicas ai dos colegas...

Quando a nao acelerar, garanto que é duro se educar mas estou conseguindo...

Outra coisa: esses motores sao muito fortes e parece que a moto pede marcha logo de saida, parece que a moto quer sair da posicao parada logo em segunda...

Estou sentindo um leve desconforto para trocar de primeira para segunda marcha, as vezes ela nao entra e nos pegamos engatando o "neutro"...Isso é normal? E um detalhe que poderia ter era o marcador digital da marcha, as vezes nao sabemos em qual marcha estamos, se terceira quarta, ou quinta e sexta devido ao grande "poder" do motor...

Abracos e parabens tambem pela aquisicao!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2007 16:01 #4 por agpassa
Respondido por agpassa no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
estou arrependido, mas não aguentei, nos 600km andados até agora parte deles foram acima de 7000rpm, chegando a 200km/h algumas vezes, não é do meu perfil mas como disse é dificil segurar numa estrada boa e tranquila. tomara não ter comprometido o motor. espero que esteja satisfeito com a moto como estou. abraços

Bandit 650s 2007-vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2007 22:59 #5 por Dresley
Respondido por Dresley no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Olá pessoal, obrigado pelas respostas.

Já passei dos 800 km, na fase inicial, mantive os 6000 giros recomendados até uns 200 km rodados, onde a partir dai, fiz uma viagem de 400 km, sendo que nesta viagem com uma turma, com motos custons, trails e esportivas, cheguei a passar dos 7000 rpms e as vezes até um pouco mais, pois, em certas ultrapassagens, fica perigoso não acelerar, não é mesmo!

Agora estou com 870 km rodados e já posso atingir os 9000 rpms com tranquilidade até os 1600 km, mas a vontade é de atingir os 12000 rpms.

Conversei com diversos amigos meus nas concessionárias, e por incrível que pareça, inclusive os mecânicos, dizem que não precisa ter dó, esse motor foi feito para durar, independentemente do modo de usá-lo.

Dizem que o manual faz este alerta de limite de rotações, com o objetivo principal de evitar as acelerações daqueles que aceleram a moto parada até cortar o giro, torrando o escapamento ou fazendo zerinhos.

Isso realmente pode danificar o motor, haja vista não refrigerar com o movimento do ar passando pelas aletas do motor e radiador de óleo. Assim, enquanto em movimento, não tem problemas em exceder nos giros.

O maior problema, é que logo depois de uma breve acelerada para sentir o vigor da Bandida, fica na gente aquele SENTIMENTO DE CULPA! Isso é terrível!

Mas, vamos tentar nos segurar, obedecendo o que diz no manual!

Abraços a todos!

MOTOS POSSUÍDAS --> TITAN 125|YBR 125|TWISTER 250|HUNTER 125|SHADOW 600|FALCON| TITAN 150|TWISTER 250|BANDIT 650N|FALCON|SHADOW 600| DRAGSTAR|BIZ+ 125|TWISTER|XRE 300|GSX 650F ATUAL)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2007 23:03 #6 por Dresley
Respondido por Dresley no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Uma pergunta a todos!

Vocês perceberam uma leve mudança no som da moto após passados os 600 km?

O pessoal aqui diz que é porque queima a fibra do escapamento, assim, muda o barulho do motor, por causa do menor abafamento.

Outra coisa está relacionada ao maior ruído do motor. Percebi que ficou um pouco mais ruidoso em torno dos 4000 aos 6000 rpms, talvez por causa do som do escape original.

Aguardo suas opiniões.

Abraços.

MOTOS POSSUÍDAS --> TITAN 125|YBR 125|TWISTER 250|HUNTER 125|SHADOW 600|FALCON| TITAN 150|TWISTER 250|BANDIT 650N|FALCON|SHADOW 600| DRAGSTAR|BIZ+ 125|TWISTER|XRE 300|GSX 650F ATUAL)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 07:40 #7 por mmalafaia
Respondido por mmalafaia no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Dresley,

Muda sim e vai mudar mais ainda.

Quando a minha estava zerada, parecia um carro, o som macio até em esticadas, agora ela está com quase 3000 e o som está ótimo, bem esportivo, ainda não é um escapamento esportivo, mas melhor muito.

vc vai perceber.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 09:50 #8 por uctob
Respondido por uctob no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
cara
seguinte
nao pode ter dó da moto.
amigo meu, trabalho em 4 fabricas de motos...diz ele que esses motores antes de sair da fabrica sao colocados a (rotação maxima), para verificar se nao tem problemas....
axo que assim, se é pra da algum problema, que de na garantia, pq depois meu filho.... se der c foi..
intao uma dica, enrola o cabo ai, enquanto ta na garantia..
esses motor sao fortes pra caraleo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 11:10 #9 por mmalafaia
Respondido por mmalafaia no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Caro uctob,

Desculpa a franqueza, mas seu amigo que trabalha na fabrica é engenheiro???

Só pelo fato de ser executado um teste no motor para testar se os níveis de potencia, torque, rúido, emissão de gases e outros parâmetros básico, não significa que podemos enrolar o cabo.

Os parâmetros sugeridos pela fabrica são alcançado ao longo de vários testes, não estou falando de dias, mas de anos para evoluir um projeto de motor, e durante os testes eles desmontam o motos em vários etapas para verificar o desgaste, e analisando as estatística dos testes ele alcançam os números padrões que nos sugerem no manual.

Para quem compre o amaciamento na Bandit como diz o manual, após os 2000 quilômetros, tem uma moto mais macia ainda do que o dia que sai da concessionária.


Precisamos para com os boatos, lendas urbanas, temos muitas informações técnicas provando os benefícios do amaciamento de motor, e milhares de boatos, vizinhos dizendo, tio do bebum do bar da esquina, prima da tia do atacante da pelada que amaciar no pau não dá problema

em quem vcs querem confiar????????


Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 13:03 #10 por uctob
Respondido por uctob no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
bom cara
ai vai de cada um
ai voce me responde uma coisa
as moto, do moto-gp
vc axa que eles andao 2000km, antes de joga a moto em uma prova?
creio que ele sai da forma, direto pra 2 dias de prova...

bom mas nao vamos compara, é outro mundo hehe
mas é só um toke


ai vai de cada um axa o que é melhor

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 13:15 #11 por AndreSS
Respondido por AndreSS no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Entre as dicas tecnicas e dicas de vizinho eu vou pelas dicas dos tecnicos, alias, da ai o telefone do seu amigo da fabrica pra neguinho que enrolar o cabo e o motor quebrar pra ligar pra ele (hehehehehe). So uma pergunta, porque o cara mudou de trabalho 4 VEZES em fabricas de motos? rs...

Outra: E esta eu nao sei: Os motores das motos de corrida sao feitos para durarem apenas uma corrida ou duas ou sao feitos nos mesmos padroes dos motores comerciais das motos que rodam pelas cidades a fora? Tai, boa duvida essa...

Abracos...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 13:25 #12 por uctob
Respondido por uctob no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
hhaha
o cara nao era engenheiro
sei la que diabos ele fez pra trabalha em 4
mas ele me garantiu, que nao precisa ir na do manual
que com a tecnologia de hoje em dia, nao precisa + esse amaciamento
;]
hehe
ou é mentira dele
pois só conheço por forum
;b

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 13:33 #13 por uctob
Respondido por uctob no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
vou compartilhar com vcs o texto que axei em outro forum...

(r.saba escreveu: Sou totalmente contra amaciar o motor em banho maria, como manda os fabricantes


o motor só amacia totalmente SE for levado no limite


ao contrario do que dizem ali, pouco giro no periodo de amaciamento nao
apenas "prolonga" o periodo de amaciamento..... ele EVITA que o motor
amacie totalmente !!!

sem falar que motor amaciado em banho maria, é fraco de compressao
e queimador de oleo (exatamente por nao se amaciar como se deve)





pra quem quiser discutir


http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm





abraços




"Lendo alguns posts aqui no site sobre amaciamento, consultando
alguns motociclistas experientes, e lendo muito na internet, pude
chegar a conclusão que hoje em dia não se usa mais amaciar motor de
moto. (PS: esta observação é minha, portanto eu cheguei a esta
conclusão, me corrigam aí os mais experientes se estiver errado). A
tecnologia hoje esta muito avançada, então não precisa "amaciar" o
motor da moto por isso ou por aquilo, ou porque se não sua moto vai
ficar lerda se amaciada em banho maria, ou se o motor vai ter pouca
durabilidade se amaciada no Pau. Eu amaciei a minha conforme falei
acima porque era assim que eu precisava andar, se tivesse que andar só
na cidade, eu ia andar até uns 80km/h. Se tivesse que pegar só rodovia,
Eu ia amaciar no "pau", e tenho certeza que a minha moto não ia queimar
mais óleo do que o normal. Bom, eu acho que é isso, e a dica é: a
tecnologia esta muito avançada, não se preocupem, apenas curta a moto
nova.

Pra finalizar, a minha moto é um terror de boa, consume gasolina
na medida e anda muito... Se deixei alguns pilotos experientes dar uma
volta nela pra ter uma opinião..."

esse texto nao é meu...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 14:11 #14 por Romepafi
Respondido por Romepafi no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
Pessoal
Temos que considerar que o texto do Tite sobre amaciamento é de 1987, ou seja, de 20 anos atrás.
Será que a tecnologia não evoluiu a ponto de as rebarbas existentes nas partes móveis, onde há a fricção, estarem bastantes reduzidas?
Por outro lado, não sou engenheiro mecânico, mas entendo que as imperfeições nos materiais sempre existirão, logo, a lógica do amaciamento ainda persistiria, talvez não com o longo tempo indicado pelas montadoras.
Este negócio é meio que igual a prazo de validade de alimento: eles colocam um limite inferior, para se você comer algo após este limite, não sofrer nenhum problema...ou seja, na verdade o prazo é bem maior, mas por segurança eles reduzem.
Será que não é isto que as montadoras fazem?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2007 14:16 #15 por uctob
Respondido por uctob no tópico AMACIAMENTO - BANDIT 650
*Romepafi*

era mais ou menos isso que eu queria dizer
tipo
nao é pra sai da loja com a moto, metendo 12 mil giros na lata
uhaehuaeea
mas i na boa, respeitando por um tempo
i nao deixar de andar rapido pq o manual diz
vai na boa uns 2 tanque.... depois vai como quiser

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.173 segundos