Mistura Carburador CG150 Titan

17 Nov 2009 11:04 #16 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Mistura Carburador CG150 Titan

juneville escreveu:

Sevla escreveu:

Brucardo escreveu: No caso de ficar regulada 3 ou mais voltas, o que acontece? gasta mais? etc..????

Essa regulagem é apenas da marcha lenta, pra influenciar no consumo tem que mexer nos gicles que ficam dentro do carburador, tem o gicle de baixa e o gicle de alta, esses sim alteram o funcionamento e consumo da motoca.



essa regulagem da lenta influência muito quando você reduz na caixa!!! quando a minha fan'08 tava mau regulada ela soutava ate estourinhos no escape, foi so regular o parafuzo de ar(a mistura da lenta) que resolvi isso!!


mas agora eu ti pergunto!


mesmo quando você esta acelerando tudo, este ainda esta funcionando pois o giglê principal so passa a funcionar depois de um certo tanto do acelerador aberto, o que nao faz o da lenta parar de funcionar,certo????



juneville, no caso dos estouros é isso mesmo, quando tira a mão do acelerador, a moto funciona na regulagem da lenta, e se ela não estiver correta, dando exesso, vai estourar.

Nos gicles internos, na eles são acionados conforme o giro do motor e não pelo quanto o acelerador está aberto, o gicle da marcha lenta manda combustivel o suficiente para funcionar o motor na marcha lenta, conforme o giro sobe e precisa de um pouco mais de combustível o gicle de baixa da conta do recado até um determinado giro de motor e quando o motor é mais exigido em rotações maiores o gicle de alta começa a puchar o combústivel por ele alimentando o motor sempre na proporção de 15:1 ou seja 15 partes de ar para uma de gasolina, por isso é muito importante regular o carburador em todos os regimes de rotação, pois são 3 gicles trabalhando, o de marcha lenta, o de baixa e de alta.

O que puxa o combustivel para dentro do motor é o giro do motor e não o quanto o acelerador é acionado, faça um teste, deixe o carburador na moto com a torneira acionada e tire o coletor que vai pro motor, ai acelera até o fim varias vezes, você vai ver que não vai mandar nenhuma gota de combustível mesmo a torneira estando aberta, o que você vai ver é a borboleta(carburador a vacuo) sendo aberta, ou o pistonete subindo(carburador mecanico), pra puxar combustivel ele precisa ser sugado pelo ar que passa pelo carburado e vai pro motor, e o que faz esse ar passar mais rápido ou devagar é o giro do motor.Sevla40134,5459027778

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2009 14:08 #17 por juneville
Respondido por juneville no tópico Mistura Carburador CG150 Titan

Sevla escreveu:

juneville escreveu:

Sevla escreveu:

Brucardo escreveu: No caso de ficar regulada 3 ou mais voltas, o que acontece? gasta mais? etc..????

Essa regulagem é apenas da marcha lenta, pra influenciar no consumo tem que mexer nos gicles que ficam dentro do carburador, tem o gicle de baixa e o gicle de alta, esses sim alteram o funcionamento e consumo da motoca.




essa regulagem da lenta influência muito quando você reduz na caixa!!! quando a minha fan'08 tava mau regulada ela soutava ate estourinhos no escape, foi so regular o parafuzo de ar(a mistura da lenta) que resolvi isso!!



mas agora eu ti pergunto!



mesmo quando você esta acelerando tudo, este ainda esta funcionando pois o giglê principal so passa a funcionar depois de um certo tanto do acelerador aberto, o que nao faz o da lenta parar de funcionar,certo????



juneville, no caso dos estouros é isso mesmo, quando tira a mão do acelerador, a moto funciona na regulagem da lenta, e se ela não estiver correta, dando exesso, vai estourar.

Nos gicles internos, na eles são acionados conforme o giro do motor e não pelo quanto o acelerador está aberto, o gicle da marcha lenta manda combustivel o suficiente para funcionar o motor na marcha lenta, conforme o giro sobe e precisa de um pouco mais de combustível o gicle de baixa da conta do recado até um determinado giro de motor e quando o motor é mais exigido em rotações maiores o gicle de alta começa a puchar o combústivel por ele alimentando o motor sempre na proporção de 15:1 ou seja 15 partes de ar para uma de gasolina, por isso é muito importante regular o carburador em todos os regimes de rotação, pois são 3 gicles trabalhando, o de marcha lenta, o de baixa e de alta.

O que puxa o combustivel para dentro do motor é o giro do motor e não o quanto o acelerador é acionado, faça um teste, deixe o carburador na moto com a torneira acionada e tire o coletor que vai pro motor, ai acelera até o fim varias vezes, você vai ver que não vai mandar nenhuma gota de combustível mesmo a torneira estando aberta, o que você vai ver é a borboleta(carburador a vacuo) sendo aberta, ou o pistonete subindo(carburador mecanico), pra puxar combustivel ele precisa ser sugado pelo ar que passa pelo carburado e vai pro motor, e o que faz esse ar passar mais rápido ou devagar é o giro do motor.



Sevla, sobre o funcionamento do carburador em conjunto com o vacuo eu ja sabia, mas nao tinha pensado que os gigles eram acionados pelo giro do motor, nao conforme o tanto que o pistonete esta levantado, e brigadao pela explicação!

cg125 fan 2008-escape788- pneu traz 100/90 pneu diant 90/90 michelin



o motociclismo é um esporte que poucos poderao conhecer, seja por falta de habilidade ou medo, mas quem conhece sabe o q é bom!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2009 19:06 #18 por ravellar
Respondido por ravellar no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
... Aprendi bastante agora!!!


... Abraços!!!

Cg Titan 150 Ks - Motokeiro Nato!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2009 21:19 #19 por Rdantas
Respondido por Rdantas no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
Ravellar também to apredendo.


Galera, aproveitando a oportunidade.


Tenho uma CG150 2008, esta com 17200km; Efetuei apenas 2 revisão. Este é o inicio do Problema.


Quando estou na pista aproximadamente 100km/h sinto que a moto não vai fica "preza". Quais itens devo regular , efetuar a revisão


Regular Carburador, Regular valvula, Trocar Vela ...


Quais itens fundamental para eliminar este problema.

Creio que a maior coisa que as pessoas precisam saber não é até que ponto fui no passado.Não interessa o que alguém era.A única coisa que interessa é o que se pode fazer para alterar o amanhã; Childer

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2009 05:18 #20 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Mistura Carburador CG150 Titan

Rdantas escreveu:
Ravellar também to apredendo.


Galera, aproveitando a oportunidade.


Tenho uma CG150 2008, esta com 17200km; Efetuei apenas 2 revisão. Este é o inicio do Problema.


Quando estou na pista aproximadamente 100km/h sinto que a moto não vai fica "preza". Quais itens devo regular , efetuar a revisão


Regular Carburador, Regular valvula, Trocar Vela ...


Quais itens fundamental para eliminar este problema.



RD, você sente que a moto vai ficar presa ou não? Não entendi o que você escreveu. Acho que você quis dizer que sente que ela vai ficar presa.


De qualquer forma, com 17.200 Km rodados, bem que a bichinha merece uma regulagenzinha A minha está com 8 meses de uso e 17 mil rodados também e já vou pedir para fazer uma limpeza e regulagem pois a lenta tá oscilando muito.


Recentemente o consumo aumentou. Então, eu troquei a vela e voltou ao normal. Também já limpei o filtro de ar.


Cheguei a abrir a proteção lateral do carbura para ver como era e tentar regular a lenta, mas era final de semana e o carbura da minha é à vácuo. Daí, fiquei com medo de mexer e dar algo errado e ficar encalhado se desse algum problema, pois as oficinas já estavam fechadas. Mas vou levar no mecânico, se possível hoje, que é o dia do mecânico, vou lá cumprimentar os caras... aproveito, e peço para dar uma olhada...


Como você mora no interior, roda em estradas de terra, tem poeira, seria legal você pedir para darem uma geral nela, tipo limpar o carbura, regular, trocar vela (você mesmo pode fazer, só não se esqueça de limpar bem em volta dela pra tirar a sugeira e evitar que caia dentro do motor quando você tirar), limpar o filtro de ar (você mesmo pode fazer antes de levar no mecânico). Pelo seu relato, parece que o seu "giglê" de alta não está dando passagem total e o filtro de ar pode estar bem sujo também.


Grande abraço RD, boa sorte.
Zizo Mendel40176,4636921296

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2009 20:17 #21 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Mistura Carburador CG150 Titan

Rdantas escreveu: Ravellar também to apredendo.


Galera, aproveitando a oportunidade.


Tenho uma CG150 2008,  esta com 17200km; Efetuei apenas 2 revisão. Este é o inicio do Problema.


Quando estou na pista aproximadamente 100km/h sinto que a moto não vai fica "preza".  Quais itens devo regular , efetuar a revisão


Regular Carburador, Regular valvula, Trocar Vela ...


Quais itens fundamental para eliminar este problema.


 



Rdantas, isso da moto ficar presa pode ser varias coisas, primeiro tire a vela e de uma olhada na cor dela, pela cor da pra saber se o carburador ta regulado ou não, se a vela estiver muito preta é sinal de mistura rica, e mistura rica o motor fica cortando em alta, um sintoma para isso pode ser filtro de ar sujo, limpe ele ou troque, antes de abrir o carburador.

vela muito branca é sinal de mistura pobre, e mistura pobre da aquecimento no motor podendo danificar o pistão, uma causa para isso é obstrução no gicle causado por sujeira no carburador, ai é bom limpar logo que fica tudo joia.

Outra coisa que pode amarrar a motoca em alta é sujeira no filtro da torneira de combustivel, se estiver muito sujo vai faltar combustivel em alta rotação amarrando a motoca dando falta na mistura, esse filtro é bem facil de limpar, mas muita gente esquece dele, costumo limpar ele toda ver que troco o oleo da moto, assim tenho uma referencia de tempo pra limpeza.

Rdantas, comece por ai e depois nos diga como ficou, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2009 21:02 #22 por Rdantas
Respondido por Rdantas no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
ok.. Amanha é minha folga mesmo.


vou tirar a vela vou dar uma geral ,limpar o filtro.


Fiz umas anotações de todas as dicas, amanha mesmo vou ser Mecânico por 1 dia.


Legal. muito obrigado pelas dicas.


vocêis são os caras.!!!!

Creio que a maior coisa que as pessoas precisam saber não é até que ponto fui no passado.Não interessa o que alguém era.A única coisa que interessa é o que se pode fazer para alterar o amanhã; Childer

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2009 05:50 #23 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Mistura Carburador CG150 Titan

Rdantas escreveu:
ok.. Amanha é minha folga mesmo.


vou tirar a vela vou dar uma geral ,limpar o filtro.


Fiz umas anotações de todas as dicas, amanha mesmo vou ser Mecânico por 1 dia.


Legal. muito obrigado pelas dicas.


vocêis são os caras.!!!!






RD, gostei tanto da idéia que estou repetindo!!! É na placa no parachoque e no coração...

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2009 06:14 #24 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Mistura Carburador CG150 Titan

Zizo Mendel escreveu:

Rdantas escreveu:
.



RD,


De qualquer forma, com 17.200 Km rodados, bem que a bichinha merece uma regulagenzinha A minha está com 8 meses de uso e 17 mil rodados também e já vou pedir para fazer uma limpeza e regulagem pois a lenta tá oscilando muito.


Recentemente o consumo aumentou. Então, eu troquei a vela e voltou ao normal. Também já limpei o filtro de ar.


Cheguei a abrir a proteção lateral do carbura para ver como era e tentar regular a lenta, mas era final de semana e o carbura da minha é à vácuo. Daí, fiquei com medo de mexer e dar algo errado e ficar encalhado se desse algum problema, pois as oficinas já estavam fechadas. Mas vou levar no mecânico, se possível hoje, que é o dia do mecânico, vou lá cumprimentar os caras... aproveito, e peço para dar uma olhada...


Grande abraço RD, boa sorte.



Ontem eu consegui levar a moto e encontrar a oficina vazia para regular a mistura pois a lenta estava oscilando muito e a vela que eu havia trocado estava esbranquiçada.


Aproveitei para bisbilhotar onde o mecânico "mexia" no carbura e aprendí ...


A moto ficou uma "manteiguinha" de tão meiga e macia.


Vou voltar a medir o consumo.


Editando: Detalhe interessante gente, o mecânico nem me cobrou prá regular, então, deixei R$ 5,00 prá ele tomar um café. Às vezes a gente fica andando com a moto esculhambada e nem custa caro regular.






Zizo Mendel40176,4560069444

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2009 08:46 #25 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2009 12:54 #26 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
Porque você colocou esse link patriarca?

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2009 14:15 #27 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
Precaução

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2010 11:33 #28 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
Aí galera, quem ainda não leu e tem interesse em conhecer o sistema de carburação das motocas, leia estes artigos do Bitenca que com certeza vão "fazer sua cabeça":


[*] http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-motonline-carbur acao-03mai09.html
[*] http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-motonline-carbur acao2-10mai09.html
[*] http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-motonline-carbur acao3-19jul09.html

Boa leitura...

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2010 15:53 #29 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
Esse artigo é muito bom.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2010 15:43 #30 por Caetano Vidal
Respondido por Caetano Vidal no tópico Mistura Carburador CG150 Titan
Olá amigos,
Gostaria de uma ajuda dos Srs.

A minha moto é 150, não houve ainda nenhuma alteração.
Ela engasga, embola bastante entre 1/2 e 3/4 do curso do
acelerador.

Bem, vou descrever todos os casos.

Ela liga facilmente sem nem utilizar afogador, faça chuva
ou faça sol, faça calor ou faça frio (se bem que no rio
de janeiro, não sabemos o que é frio). Não da estouros no
quando desacelera e usa o freio motor.
Então a meu ver a marcha lenta está bem regulada.


Pois então, eu ligo a moto e ela funciona perfeitamente
na marcha lenta. Mas se tento acelerar ela morre logo no
início do curso do acelerador. Preciso esperar bastante
até que ela esquente e eu possa sair.

Julguei então que a mistura estava pobre, limpei o filtro
de ar e levantei a agulha em um ponto. Ela passou a
demorar menos até esquentar e eu poder sair. Mas não
senti melhoras significativas nas emboladas entre 1/2 e
3/4 do curso do acelerador.

Levantei então a agulha em mais um ponto. Agora ela está
no ultimo estágio de regulagem. Assim ela não morre mais
quando o motor está frio e eu acelero. Melhorou um pouco
também as emboladas.

Ainda não está perfeita. Me parece que a mistura ainda
está pobre, porém só me resta trocar o giglê para
enriquece-la um pouco mais. Como filtro, escapamento e
todo o resto são originais, achei muito estranho ser
nescessário uma troca de giglê.

Por outro lado, mesmo eu achando que a mistura está
pobre, o consumo também não está dos melhores. Meus
tanques tem sido 25km/l, 28km/l e o melhor foi 31km/l.

O que vocês me recomendam? Realmente devo aumentar o
giglê ou o problema pode estar em outro lugar?

Ai vai uma foto da vela. Essa vela tem quase 2000km, não
sei se foi limpa na revisão de 1000.

img716.imageshack.us/img716/1860/dscf3572.jpg

Abçs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.230 segundos