Duvidas sobre motor aparentemente fumando

26 Mar 2009 12:09 #1 por Bronislaw
Pessoal la vem eu com as minhas duvidas, bom minha motinho tem nesse momento 46.000 km rodados, sempre tenho trocado o oleo na hora certa, entre 1000 e 1200 km, só uma vez deixei passar um pouco, me perdi nos km e troquei com 1600km e tava meio baixo o oleo.

Bom levei para a revisão o cara escreveu no relatorio dele que acelerando no maximo a moto tava fumando, queimando oleo, depois disso fiquei cabreiro, então resolvi pegar a motinho colocar na garage com o escape bem perto da porta, liguei ela em neutro e dei umas acelerada, acelerando bastante não aconteceu nada, então acelerei no maximo, tudo, ficou uns 10 segundos e saiu um punhado (um jato de fumaça, preta), continuei acelerando para ver se iria aumentar ou manter saindo fumaça, mas dae parou, mesmo mantendo a aceleração maxima, só que foi o suficiente para fazer uma mancha na porta, não muito grande mas também não muito pequena.

Então parei de acelar e acelerei novamente no maximo para ver se iria sair novamente esse jato de fumaça e não saiu, dae parei porque fiquei com dó do motorzinho.


Mas o que será que ta acontecendo, já indo para fita o motor, ta meio cedo para isso né, normal também não é? Dae o mecanico já queria 150 reais só para desmontar (a parte de cima do motor), para ver o que precisava fazer, segundo ele o problema é na parte de cima, mas dae falei não deixa assim mesmo, ta louco.


Mas também percebi que tem baixado um pouco o oleo, sempre troco nessa media 1000 a 1100 ou 1200 no maximo, só que antes quando trocava o oleo tava normal, não tinha baixado, isso quando a moto era bem nova, 10.000 km, depois parei de reparar nisso.

Essa ultima troca de oleo fui reparar, quando troca o oleo, ele fica no nivel maximo (as vezes um pouquinho acima até), e quando vi o nivel para ir trocar, isso com 1000 e uns quebradinhos, quase 1000 km redondos, o nivel do oleo estava no minimo, mas em cima do minimo, nem mais nem menos, não tenho ideia de quanto deve ter queimado, mas queimou.


Então o pessoal que manja um pouco de mecanica ou tem moto um pouco mais antiga como a minha por exemplo, esses problemas são meio que normais, ta muito cedo, isso é normal e acontece mesmo ou tem algo errado com o meu motor?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2009 12:16 #2 por Sonny
Não tema caro amigo, isso não é problema e sim uma coisa natural, no escapamento contém resíduos e sujeira que fazem a cor dos gases ficarem preto quando saem do escape, acontece mais quando se acelera e o calor gerado pelos gases aumentam desprendendo essa sujeira das telas e abafadores que há no escape, se ela estivesse queimando óleo "fumando" a fumaça sairia até mesmo em marcha lenta, "detalhe" a fumaça é branca.
se ela é preta é por causa da sujeira mesmo!

Honda o poder dos sonhos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2009 19:39 #3 por Sevla
Fumaça preta é tipico de mistura rica, mas se tá baixando oleo, dependendo da quantidade é normal, seu motor tá andando normal, com bom rendimento, se sim, não esquenta a cabeça e continua rodando na boa, complete o oleo sempre que necessário e continue trocando no tempo certo.

Quando o motor está com os aneis gastos a moto perde rendimento(queda na compressão) e fuma direto.

Quando está com a mistura rica, sai uma fumaça preta em alta, mas é só regular o carburador que fica normal, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2009 19:39 #4 por Sevla
.Sevla39898,9447453704

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2009 19:39 #5 por Sevla
dupli.....Sevla39898,945625

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2009 19:39 #6 por Sevla
Fumaça preta é tipico de mistura rica, mas se tá baixando oleo, dependendo da quantidade é normal, seu motor tá andando normal, com bom rendimento, se sim, não esquenta a cabeça e continua rodando na boa, complete o oleo sempre que necessário e continue trocando no tempo certo.

Quando o motor está com os aneis gastos a moto perde rendimento(queda na compressão) e fuma direto.

Quando está com a mistura rica, sai uma fumaça preta em alta, mas é só regular o carburador que fica normal, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2009 19:41 #7 por Sevla

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2009 00:33 #8 por _paulo_ricardo_
parece que duplicou!





Bronislaw, pode ficar tranquilo fumaça pra se preocupar mesmo é a branca

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2009 09:25 #9 por Bronislaw
A blz então pessoal, vlw, cheguei a ficar preocupado, porque 46mil km e já o motor estourado, ta louco.

Ela ta baixando um pouco o oleo não muito, porque sem completar depois do 1000 km quando vou trocar ela ainda esta dentro do nivel, só que no minimo dae, acho que vou começar a completar para ela sempre trabalhar com folga da oleo.

Eu sempre coloco gasolina aditivada, será que isso pode ter alguma coisa haver?

E quanto a anda da normal, desde nova eu amaciei ela bem na calma e tranquilo, então até hoje o maximo que consigo pegar nela é 120km/h desde de nova, só uma vez indo para praia peguei 130 mas dae já começou a cortar (isso porque era decida hehehe), então posso dizer que nunca deu km nela como o pessoal costuma dizer.

E continua andandando normal, pega 120 igual pegava antes, quanto a isso não mudou nada, a preocupação era só a fumaça e o oleo baixando um pouco.

Vou fazer a media agora para ver se ela voltou a ficar economica igual ficava antes, antes tava fazendo 36 por litro.

Bom vlw pessoal, obrigadão, me tirou uma baita pulga de tras da orelha ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2009 09:52 #10 por Sevla
Gasolina aditivada é bom, continua usando, você deu uma olhada na cor da vela pra ver como tá a mistura? dá uma olhada e depois posta aqui que cor está.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2009 07:48 #11 por Bronislaw
Bom a vela no final da rosca dela ta meio preta, só que faz pouco tempo
que troquei a vela, para dizer bem a verdade faz uns 2 meses que
troquei a vela, é normal ela ficar assim depois de 2 meses de uso?
segue as screen
http://img509.imageshack.us/my.php?image=img067d.jpg ">http://img509.imageshack.us/img509/1344/img067d.th.jpg[/url][/IMG"> [url="http://img509.imageshack.us/my.php?image=img068j.jpg"]http://img509.imageshack.us/my.php?image=img068j.jpg[/url]">[IMG">[url="http://img509.imageshack.us/img509/3488/img068j.th.jpg"]http://img509.imageshack.us/img509/3488/img068j.th.jpg[/url][/IMG">[IMG">[url=" img509.imageshack.us/img509/1344/img067d.th.jpg "] img509.imageshack.us/img509/1344/img067d.th.jpg [/url][/IMG">
http://img509.imageshack.us/my.php?image=img068j.jpg ">http://img509.imageshack.us/img509/3488/img068j.th.jpg[/url][/IMG">[IMG">[url=" img509.imageshack.us/img509/3488/img068j.th.jpg "] img509.imageshack.us/img509/3488/img068j.th.jpg [/url][/IMG">

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2009 07:51 #12 por Bronislaw
que droga não saiu o link, não tem como editar?

Bom não achei o botão de editar, aqui esta a imagem certa dessa vez:

img509.imageshack.us/my.php?image=img068j.jpg

img509.imageshack.us/my.php?image=img067d.jpg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2009 08:17 #13 por jailton
a foto ficou com mais foco na moto do que na velz, mas deu pra ver que nao esta preta a parte do eletrodo, somente o final da rosca entao nao esta fumando nao, mas nao deu pra reparar direto, mas parace que a ponta da vela esta muito branca, se for isso mesmo, sua moto esta com a mistura pobre, tem que corrigir isso.

TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
TDM 225 97 VERM. - EX
CG ML 125 1983 VERM. - EX
HONDA DREAM 97 VERM. - EX

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2009 09:34 #14 por Sonny
seguinte, use gasolina comum, esse preto ai é sinal de carbonização,se sua vela está assim imagine seu pistão, agora adicione mais 4 meses na gasolina aditivada pra vc ver se o motor nao começa a fumar....
cara, gasolina aditivada só se usa uma vez, pela lingua que alguns postos dizem que gasolina aditivada limpa o motor é MENTIRA
isso gera queima irregular e consequência riscos no cilindro.
mais tarde retífica ou cilindro novo!
falou

Honda o poder dos sonhos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2009 12:31 #15 por jailton
acho que aditivada so se usa 1 a cada 5 tanques ou mais de comum, pois nao acho que limpe o motor mais pode dar uma limpada no carburador, apesar que eu so uso gasolina comum e das mais baratas.

TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
TDM 225 97 VERM. - EX
CG ML 125 1983 VERM. - EX
HONDA DREAM 97 VERM. - EX

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.186 segundos