Abri
as carenagens e pus a a Iridium na Biz... o modelo e grau térmico é o
equivalente a vela original, porém com eletrodo central de Iridium que
é bem mais fino facilitando a centelha.
Como as velas de
iridium já são supressivas, substitui o cachimbo resistivo original por
um direto, que não rouba potência. Pra efeito de ruído eletromagnético
a supressão da vela equivale ao do cachimbo, e meu velocimetro de bike
que entra em parafuso sem nenhum supressor funcionou normalmente com a
vela de iridium ligada com cachimbo direto.
O gap da vela foi
regulado pra 0,7mm que é o limite recomendado pela Honda pra Biz 100, e
o resultado obtido foi muito bom, a biz tá mais espertinha, e mantem
mais velocidade nas subidas.. Antes se caia 80 pra 60 agora só cai
pra 70.. rsrsrs
Agora só falta fazer uma média de consumo, o tanque já enchi. As ultimas 3 médias foram: 38,7 38,1 39,1
j.elvio escreveu: Legal.... vamos ver as medias futuras...
pergunta;
e a velocidade final?
opa. então.... antes a biz dava 99 REAIS chorando na descida, agora foi pra 101 REAIS na mesma descida (uso um velocimetro de bike calibrado na bizoca), mas depende muito, qualquer ventinho faz a velo final oscilar.
eu não vou ficar enrolando o cabo da biz senão a média vai abaixar, vou manter o mesmo ritmo de antes que é garupa as vezes, 80km/h na beira mar, 80-90 na SC401 e 60km/h nas demais ruas (isso velocidade de velocimentro do painel, nao real)
Hoje fui no posto abastecer a Biz depois de ter trocado a vela por uma iridium. Fui meio que obrigado porque eu achava que ia ficar sem gasolina, que o marcador estava me enganando. Antes levava 100 a 110 km pra ficar só no led vermelho da reserva, eu andava +- mais 20km e abastecia. Desta vez já tinha chegado quase nos 140Km rodados e ainda 1 led aceso além do vermelho de reserva. Fiquei cabreiro e abasteci até a boca como sempre.
Resultado:
Mesmo trajeto, percurso entre estrada, via espressa e ruas, e na estrada sempre a 80-90Km/h, nao alivei nada.
25% de melhora parece muito devido apenas a troca da vela não ?? E é !!! eheheh Aproveitando que eu ia ter uma centelha mais forte, decidi empobrecer um pouco a mistura, mas nada de especial, apenas coloquei a trava da agulha uma ranhura acima do que estava. Casou perfeitamente.
Velocidade máxima antes atingida: 99km/h reais
Velocidade máxima atingida com iridium: 101km/h
(medidos na mesma descida e com velocimetro de bicicleta calibrado)
Neste fds vou a Curitiba de Biz, serao +- 700km rodados, vou guardar todos os comprovantes e venho novamente atualizar o topico.
Uma pra cima... como assim???? pos a travinha uma ranhura acima, consequentemente, abaixou a posicao da agulha, o que causa menos gasto de gasolina... correto? e isso que vc fez???
j.elvio escreveu: Uma pra cima... como assim???? pos a travinha uma ranhura acima, consequentemente, abaixou a posicao da agulha, o que causa menos gasto de gasolina... correto? e isso que vc fez???
perfeitamente, pus a trava uma ranhura acima, consequentemente a agulha abaixou, empobrecendo a mistura. Mas lembre-se mistura pobre é mais difícil pra vela centelhar, causa batida de pino. Eu só fiz upgrade na vela, melhorando a queima.
Tenho algumas velas dessa de iridium pra vender, se alguém se interessar....
Buzato... deixe a agulha na posicao do meio, normal, de fabrica, e veja os dados que tera de consumo e velocidade... pois a agulha baixa, consome menos mesmo em situacao que NAO use toda a aceleracao.
j.elvio escreveu: Buzato... deixe a agulha na posicao do meio, normal, de fabrica, e veja os dados que tera de consumo e velocidade... pois a agulha baixa, consome menos mesmo em situacao que NAO use toda a aceleracao.
dados de velocidade máxima não vai alterar em NADA, já que pra dar o máximo o cabo deve estar enrolado. Com cabo enrolado a agulha não interfere.
Sim... altera sim... ja fiz isso na pratica... abaixar um ponto a agulha, principalmente em motos de baixa cc, onde a necessidade do cabo enrrolado pra acompanhar o transito... acaba bebendo mais, e andando menos... por isso disse pra vc voltar a posicao original, mesmo por que teriamos o paralelo de comparacao carburacao original.....
Sevla escreveu: buzato, mistura pobre aquece demais o motor, causando danos no pistão, faça como o elvio disse e coloca na posição original, boa sorte.
Já fiz essa experiencia tb, empobrecendo a mistura colocando um traste para cima e andando com mão de fada sem passar de 60km/h e não deixar o motor passar de 6000 giros de jeito nenhum a moto chegou a fazer 40km por litro.
Depois de uns problemas chegando em campo grande, na viagem que fiz de cuiaba a porto alegre, a moto ficou sem força e gastadeira demais, para compensar a falta de força do motor enriqueci a mistura colocando dois trastes para baixo, agora estabilizou em 26km/litro andando a 90km/h sem passar dos 7000 giros.
Já comprei as peças ppra fazer o motor falta agora o carro ficar pronto pra poder encostar a moto.
Já pensei em comprar essa vela, mas não achei nenhuma informação sobre ela na net.
O que melhorou a moto foi o turbilhonador tabagara que eu comprei no ml, deu uma melhora até boa nas arrancadas e partidas frias.
Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.