Vibração no guidão da Honda Transalp

16 Maio 2013 13:48 #1 por superbiker
:dry: Minha Transalp começou a Shimar há algum tempo e eu não dei muita importância. Em fevereiro viajando pela Rodovia D. Pedro I, levantei o braço esquerdo para avisar o grupo que havia um radar a frente. Ao mesmo tempo e por instinto alicatei o freio da frente. O guidão guinou para a direita, perdi a traseira e fui para o chão a 70 km/hora. Claro que foi efeito do Shimming. Como eu estava equipado e a moto também, graças a Deus os ferimentos e estragos foram pequenos.
Pensei que fosse algum defeito insanável da Transalp e resolvi vendê-la, ela ficou dois meses em uma loja e nada de aparecer um comprador.
Resolvi então tentar sanar o problema e este fórum foi muito útil para ter uma idéia dos defeitos que poderiam ser os causadores do problema.
Hoje tive uma grande alegria, fui buscar a minha Transalp no Miguel Panades Carrillo e ela ficou perfeita! Ele trocou o óleo das bengalas (garfo), ajustou a suspensão traseira, aumentou o peso do guidão, trocou o pneu dianteiro por um Michelin e ajustou a caixa de direção. Acabou o shimming e ela ficou extremamente firme, outra moto.
:)

Superbiker
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2013 20:22 #2 por Soueu
Acho que todos temos um pouco disso de deixar para depois. legal que não houve consequências graves.


Mas, por acaso foi esse u radar ? :




Se foii, então não foi shimmi, foi susto mesmo !!!! :ohmy: :woohoo: :lol: :silly: :lol: :lol:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2013 22:33 #3 por superbiker
Soueu, acho que todos radares são assim! Kkkkkkkkk

Superbiker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2013 14:10 #4 por ezenecon

superbiker escreveu: :dry: Minha Transalp começou a Shimar há algum tempo e eu não dei muita importância. Em fevereiro viajando pela Rodovia D. Pedro I, levantei o braço esquerdo para avisar o grupo que havia um radar a frente. Ao mesmo tempo e por instinto alicatei o freio da frente. O guidão guinou para a direita, perdi a traseira e fui para o chão a 70 km/hora. Claro que foi efeito do Shimming. Como eu estava equipado e a moto também, graças a Deus os ferimentos e estragos foram pequenos.
Pensei que fosse algum defeito insanável da Transalp e resolvi vendê-la, ela ficou dois meses em uma loja e nada de aparecer um comprador.
Resolvi então tentar sanar o problema e este fórum foi muito útil para ter uma idéia dos defeitos que poderiam ser os causadores do problema.
Hoje tive uma grande alegria, fui buscar a minha Transalp no Miguel Panades Carrillo e ela ficou perfeita! Ele trocou o óleo das bengalas (garfo), ajustou a suspensão traseira, aumentou o peso do guidão, trocou o pneu dianteiro por um Michelin e ajustou a caixa de direção. Acabou o shimming e ela ficou extremamente firme, outra moto.
:)


Caro amigo Superbiker,

Pelo que vc descreveu, não foi causa do Shimming, pois isso aconteceria com qualquer outra motocicleta, alias, com qualquer veículo de duas rodas!!!!
O que ocorreu foi que, tendo tirado a mão esquerda do guidão e "alicatado" o freio com apenas a mão direita no guidão, vc acidentalmente e inadvertidamente empurrou o lado direito do guidão para a frente (efeito provocado pela projeção do seu corpo para a frente por causa da freada), com isso, a moto deu uma forte guinada para a direita, coisa que aconteceria com qualquer veículo de duas rodas, pelo efeito do "contra-esterço", o que causou a perda do controle da moto!!!!

Não estou dizendo que com as alterações que vc fez a moto não tenha melhorado, apenas que não foi isso o causador do acidente!!!!

Para vc comprovar, esperimente (em uma rua plana e sem movimento) com as duas mão no guidão, empurrar o lado direito para frente e vc verá o que estou falando!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2013 20:16 #5 por superbiker
Ezenecon obrigado pelo seu post.
Na realidade a moto ficava totalmente sem controle de tanto que vibrava o guidão quando eu tirava as mãos. Quando eu alicatei ao contrário do que você disse, puxei a direita do guidão para trás e ele foi muito além do que fazemos na manobra de contra-esterço (eu não pude usar a mão esquerda para neutralizar a distorção).
Pratico bastante o contra esterço (principalmente em minha outra moto, uma Triumph Sprint ST), nessa manobra a moto toda se inclina depois de fazermos um rápido movimento contrário à trajetória (é muito bom para recuperar uma curva que estamos perdendo). O que aconteceu no acidente foi a moto oscilar violentamente para os dois lados, perder a traseira e me catapultar.
Testei a moto, agora ela não tem mais essa tendência ao descontrole.
Eu já tinha alicatado dessa maneira muitas outras vezes mas como a moto não schimava tanto, nunca caí.
Desculpe mas continuo com a opinião que a Transalp schimando é um perigo! Abs.

Superbiker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2013 11:38 #6 por ezenecon
Amigo Superbiker, realmente minha conclusão foi apenas por seu relato do ocorrido no 1º post!!! Me desculpe!!!

Realmente há relatos desse fator nas T.A.s!!!

Às veses, alguns pequenos ajustes fazem muita diferença na dirigibilidade das motos. Eu mesmo estava sentindo uma pequena vibração ( na verdade é mais como uma oxilação, com o quidão indo de um lado para o outro) no guidão da minha moto após a colocação de um baú de 46 L porém era bem leve, e eu atribuí ao baú. Porém, quando eu endureci a suspenção trazeira (por outro motivo) essa vibração parou completamente!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: superbiker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2013 11:57 #7 por superbiker
Ezenecon é muito importante essa troca de idéias pois tem muita gente com esse problema e não sabe o perigo que corre. Ainda bem que dá para solucionar. Abs. e bons passeios

Superbiker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 01:17 - 10 Jul 2013 01:26 #8 por dimas.germano
Na revisao de 12000 km o atendente da Honda sugeriu que seria necessária a troca dos rolamentos, estranhei, ainda mais pelo preço sugerido em torno de R$ 500. Poderia especificar os serviços que foram feitos pra voltar a rodar na paz.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 01:18 #9 por dimas.germano
Passei por esta triste experiencia, pois um maluco atravessou a pista correndo e pra não atropelar o infeliz alicatei a transalp, não deu outra ... chao. Tinha duvida da causa, mas parece que não fui o unico.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 21:44 #10 por Berlim
Minha scooter estava com este problema de shimming. Eu achava que seria decorrente de roda desbalanceada, mas como a caixa de direção estava com calos, levei ao mecânico para trocá-la e o shimming sumiu por completo. Pageu 90 reais pelo serviço.

Talvez o problema da sua Transalp fosse apenas a caixa de direção mesmo, afinal com a maravilha de pavimento que temos em nosso país, não é de admirar que uma caixa vá para o espaço em pouco tempo. Pode ser que eu esteja errado, mas fica a impressão de que aproveitaram para te empurrar troca de pneu, troca de óleo da bengala, ajustes, etc... mas o importante é que o problema foi resolvido e você está satisfeito.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos