fala pessoal tudo bem???
como q eu faço para
lubrificar a corrente
de transmisão da falcon???
q oleo eu uso??? já vi
varios lugares comentando
mais nunca vi ninguem
dizendo como q faz. E
tambem gostaria de saber
sobre ajustar a corrente
como faço de quanto
em quanto tempo eu
faço e etc...
abraçoss
"A queda é o preço para aprender como conseguir se levantar depois"
estou no aguardo
por respostas pessual
minha falcon jah estah
com 57000km e o ex-dono,
acredito eu, naum cuidava
mtu dela soh usava a bixinha
e nu maximo uma lavada por
mes sabe como é neh
ai toh com uma pulga atras
da orelha por causa do
motor sera q vai dar
problema cedo???
abrasss
"A queda é o preço para aprender como conseguir se levantar depois"
Ajustar é muito fácil, afrouxa a porca do eixo da roda, vai ajustando os reguladores, sempre iguais, e vai mexendo na corrente pra cima experimentando a folga que em moto trail deve ser um pouco maior que moto street, deve subir e descer uns 5 cm. Não pode apertar demais porque estoura o retentor do pinhão, em qualquer moto. Depois, óbvio, aperta a porca de novo. Verifique a regulagem do freio traseiro, que modifica depois disso.
Cada um tem sua receita para lubrificar, voce pode usar Bissulfeto de Molibdênio, graxa branca ou naval e até mesmo óleo de câmbio 140. Não use spray tipo WD 40.
Eu uso graxa comum aplicada com um pincel. Certifique-se que penetrou bem nos elos: Em cima, embaixo, por dentro e por fora.abduzido39379,0223726852
Leva a moto pra trocar o óleo em uma concessionária, (eles só vão cobrar o óleo mesmo), e pede ao mecãnico pra ver se a corrente necessita de ajuste, se precisar ele ajusta e não cobra nada e ainda lubrifica a corrente, pelo menos aquí é assim.
"Liberdade é um direito de todos os seres conscientes"
Saudações,
Caros amigos, concordo com quase tudo que foi dito aqui, só discordo quanto ao uso da graxa, ela da uma aparência mais silenciosa e macia a moto, mas é só aparencia, pois na graxa vai grudando poeira, terra, areia, que com o tempo, moida entre os elos e os dentes da relação, se torna um material abrasivo, acelerando o desgaste da coroa, quem usa graxa, quando troca a relação, percebe que a coroa já estava toda penteada para frente e o pinhão, que roda mais que a coroa está quase novo.
O ideal e recomendado é, antes de regular a corrente, pois pode haver algum elo preso e se soltar na limpeza, lave-á com querozene aplicado com pincel, oléo diesel também serve. Depois da corrente limpinha, a coroa e o pinhão também, aplique também com pincel um óleo fino, pode ser óleo de máquina, bastante nela toda para entranhar nos retentores, caso a relação seja original, e lubrificar o interior dos roletes, após aplique um óleo mais grosso, também com pincel, pode ser o 90 que é para transmissão, que serve como vedação para o óleo fino que penetrou nos roletes e lubrifica a parte externa da corrente que entra em contato com a coroa e pinhão, sem reter poeira, terra ou areia que batam na corrente, pois a própria força centrífuga expulsa as impurezas.
Após e limpeza, usar o procedimento descrito anteriormente pelo Abduzido.
Quando a corrente esta seca ela faz barulho de chocalho e quando está gasta, ao andar com a moto para atrá, ouve-se estalos entre a corrente e a coroa e pinhão.
de qtos em qtos km seria recomendavel ajustar a corrente da moto?
a minha mandei apertar na Honda nao faz 2 semanas e ja ta bem solta denovo.. tem alguma coisa errada sera q eu estou fazendo pra ela ficar sempre solta ou eh normal este tempo de 2 semanas (+/- 200km) ela ficar mais solta?
Existe alguma tecnica de pilotagem pra ela demorar mais pra soltar a corrente (tirando a ideia de deixar a moto na garagem, q isso eu sei q dai ela nao solta rsrrs)
Olá amigos,
Ajustar a corrente requer alguns cuidados.
Cada moto tem uma folga específica mínima aceitável no ajuste, que varia de acordo com o curso da suspensão, tipo de amortecimento etc, por isto procure saber a folga mínima no manual da sua moto, pois se ficar apertado demais, como dito antes, estoura o retentor do eixo do pinhão.
Sendo assim alguns cuidados devem que ser tomados: Primeiro verifique se a corrente tem elos presos, como fazer isto, melhor seria no cavalete central, girar a roda e observar se a folga (barriga) da corrente oscila, se a barriga da corrente subir e descer, há elos presos. Limpe a corrente, lubrifique até parar esta oscilação, só então deve-se partir para a operção de ajuste da corrente.
O que acontece se eu ajustar a corrente sem soltar os elos: Se voce der sorte de ajustá-la na menor folga, quando da utilização da moto, esta folgará rapidamente pois os elos presos esticarão.
Se voce ajustar na folga máxima, voce corre sério risco de estourar o retentor do eixo do pinhão, pois já esticou os elos presos na operação de ajuste.
Não há tempo nem kilometragem específica para se ajustar a corrente, vai muito da moto, seu uso e da sensibilidade do piloto.
Algumas dicas são: Olho na barriga da corrente se voce levantá-la mais de três centímetros, está perto da hora do ajuste. Outra dica é o barullho que a corrente faz ao bater na balança, ai já está na hora. Por último, próximo a coroa, pressione a corrente para fora, se esta passar da metade da espessura do dente da coroa é por que já passou e muito da hora de ajustar.
Quanto a operação de ajuste, a relatada anteriormente é satisfatória, não tem muito como fugir da rotina, variando apenas os sistemas de ajuste de modelo para modelo, mas o principio é o mesmo, e obiviamente, devemos observar as marcações impressas nos mecanismos de ajuste, que devem ser exatamente iguais nos dois lados, senão, voce sairá "caranguejando" com sua moto por ai.
Abraço a todos e saúde.
velho vc pode usa ou oleo queimado de motor 4 tempos ou graxa branca muito boa tb,,, o unico incoveninete da graxa e q suja com mais facilidade retem muito a areia se vc vai mto pra praia mas nada q uma boa lavagem de vez em quando nao resolva ok
espero ter ajudado
abç