[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Olá à todos ![/font]
Sou novato no fórum, meu nome é Alexandre e moro em Brasília.
Esse último fim de semana adquiri uma nova hornet....Show de bola !! Superou todas as expecativas !
Agora cá pra nós...é muuuuuito chato amaciar a moto !
O mecânico da autorizada me recomendou rodar até 7.000/8.000 rpm nos primeiros 1.000 kms. Depois lendo o manual vi que é 5.000 rpm até 1.000 kms; 7.000 rpm até 1.600 kms...depois liberado !
Atualmente a 5.000 rpm ela desenvolve 95 km/h....zzzz
MANO ISSO É BALELA, A MOTO JÁ SAI DE FÁBRICA AMACIADA, NO ODÖMETRO DA SUA MOTO ELE NÃO ESTAVA ZERADO, RECOMENDA-SE NÃO ESMERILHAR LOGO NO INÍCIO, DEPOIS PODE ENROLAR O CABO, QUANDO PEGUEI A MINHA PASSEI PELA PONTE RIO NITEROI A 200KM, E NÃO ACONTECEU NADA COM ELA....
Eu acho q temos q ir com calma ao falar de amaciamento. Isso pq quem projetou e criou a moto (a Honda) deixa bem claro a importância do amaciamento no manual da moto. Aliás, a Honda fala inclusive em danos ao motor caso ele não seja feito.
Sei q alguns mecânicos e inclusive profissionais bem conceituados do mercado dizem q não é necessário amaciar motor. Mas dificilmente vamos encontrar entre eles, expecialistas que entendam mais de NH6 do q a própria Honda.
Inclusive, isso é tão sério q apesar de haver questionamentos sobre o amaciamento, ninguém questiona a recomendação de fazer a primeira troca de óleo com 1.000 km. Isso pq sabemos q nos primeiros quilômetros do motor, há maior atrito entre as peças móveis do mesmo, o q exige mais do óleo lubrificante. Esta situação pode ser notada por qualquer um ao verificar q todo motor fica meio preso nos primeiros quilômetros. Esse ajuste entre as peças móveis do motor ocorrerá nos primeiros quilômetros e ele será tanto melhor quanto melhor for a qualidade do amaciamento. Inclusive, uma coisa q poucos sabem é q amaciamento é feito até para veículos de competição. Aliás, até veículos retificados precisam passar por amaciamento.
Mas é claro q numa moto como a NH6 é bem difícil cumprir o amaciamento à risca. Confesso q eu mesmo furei o meu em algumas ocasiões. Graças a Deus não tive nenhum problema com isso. Mas lembremos q em diversas motos, inclusive na própria NH6, há usuários reclamando de ruídos estranhos no motor. Muitos desses usuários acreditam q a causa desses ruídos é o amaciamento deficiente.
Se nós furamos o nosso amaciamento e escapamos de qualquer tipo de problema, isso não significa q todo mundo também escapará. Por isso acho q o ideal é sempre recomendarmos q se faça o amaciamento.
Reis escreveu: Inclusive, isso é tão sério q apesar de haver questionamentos sobre o amaciamento, ninguém questiona a recomendação de fazer a primeira troca de óleo com 1.000 km. Isso pq sabemos q nos primeiros quilômetros do motor, há maior atrito entre as peças móveis do mesmo, o q exige mais do óleo lubrificante.
Fala Reis,
No seu caso com 1.000 kms vc trocou o óleo e o filtro !?
Tô seguindo (não exatamente à risca) o amaciamento, mas é bem difícil !
Escrevi que atualmente a minha a 5.000 rpm desenvolve +/- 95 km/h...Alguém tem alguma experiência da nh06 já amaciada nessa mesma rotação pra ver se tem muita diferença, se o motor se solta mesmo !!
continua a mesma coisa alexandre, a minha está com 6mil km e a 5000 rpm ela desenvolve os 94 Km/h e a minha esta com um escapamento akrapovic, que por sinal o barulho ficou muito show....
Sobre os 94 Km/h, é isso aí q o Jricardo falou: não muda nada. Independente da quilometragem da sua moto, ela sempre estará a 94Km/h a 5.000 rpm em 6ª marcha. Aliás todas as NH6 2008 e 2009 também. Para mudar a relação entre a rotação e a velocidade da moto, tem q mudar a relação de marcha. Alterar relação de marcha é feito trocando coroa, pinhão e engrenagens do câmbio. Essas mudanças são comuns em motos de competição.
Vale lembrar q "soltar o motor" não significa aumento da velocidade da moto (94 Km/h) qnd se mantém a mesma rotação (5.000 rpm). Um motor "solto" é um motor q sofre menores atritos internos e assim ele sobe giro mais rápido, mais solto. Isso independe da rotação e velocidade.
Sobre o amaciamento, concordo q é complicado mesmo. Mas vale a pena se esforçar um pouco. De qualquer forma se for para desobedecer e ultrapassar os 5.000 rpm, faça isso com juízo e por curtos intervalos de tempo evitando ao máximo ultrapassar os 7.000 rpm. Segurar a moto por muito tempo em faixas de giro mais elevadas aumentam a possiblidade de danos ao motor.
Sobre a primeira troca de óleo, eu fiz na autorizada na revisão dos 1.000 km e troquei filtro de óleo também. Aliás, já vou te adiantando q troca de óleo de moto é outro assunto controverso. rs
Eu não vou mentir, ja sei q todos disseram do amaciamento, li e reli o manuel, inclusive em "ingres", antes de pegar a moto pra n perder o tempo qdo ela chegasse, e a unica coisa q m preocupei foi em ficar longe da faixa vermelha nos primeiros 1000km, troquei óleo e filtro e agora aproveito cada faixa do motor
É que já li no fórum (não me pergunte onde..) que antes de amaciar a moto rodava tantos rpms a tal velocidade, e que depois de amaciada na mesma rotação desenvolvia mais velocidade !?!?!?!
Estranho....
Tô segurando a onda pra amaciar a bichinha direito, ela já tá com 270 kms...rsrs
E foi justamente meu tópico e post, minha moto realmente no periodo de amaciamento a 5000rpm estava a 50km/h e hje na mesma faixa de rotação ela está a 55km/h, eu ainda questionei no post se alguem teria numeros parecidos, pois não sei se isso ocorreu com todos...
Amigos, vcs dois não são os únicos pilotos q relatam ter notado mudança na relação de marcha da moto depois do amaciamento. Alguns amigos meus tb já falaram a mesma coisa. Mas amigos, isso é uma ilusão provavelmete causada pela liberação do motor depois do amaciamento. Como eu disse antes, a relação de marcha da moto é feita por um sistema de engrenagens, coroa e pinhão. Isso pode ser melhor entendido quando falamos em número de "dentes de engrenagem". Ou seja, para mudar a relação de marcha da moto, temos q mudar o número de dentes das engrenagens, da coroa e(ou) do pinhão. E isso somente é feito trocando-se um destes componetes, o q não acontece durante o amaciamento.
Há um teste interessante q pode acabar com esse mistério. Para explicar, vou usar o exemplo do meu amigo q achava q a NH6 dele, depois do amaciamento, tinha mudado a relação. Ele alegava q em 6ª marcha à 5.000 rpm, a moto andava em velocidades próximas ao 120 Km/h. Pegamos um trecho de avenida (larga) sem movimento. Ficamos um ao lado do outro e colocamos 5.000 rpm em 6ª marcha. E aí pedi para ele olhar o painel. Vc verá q nessa rotação em 6ª a velocidade sempre estará entre 92 e 95 Km/h.