Comprei a minha HD heritage a pouco tempo (03 dias) e ela apresentou um problema elétrico. A loja já se prontificou a solucionar o problema, mas é que eu estou interessado em entender o funcionamento, então seguem a história do que ocorreu e as perguntas.
A bateria morreu assim que eu cheguei em casa pela primeira vez com a moto. Ela não ligou mais. Fiz uma ponte elétrica e ela voltou a funcionar. Acreditando que eu chegaria até o mecânico que fica a 3km de casa, comecei a levá-la. Porém depois de 1,5km a moto começou a falhar e de repente morreu novamente. Fiquei na estrada por um tempinho até conseguir uma outra bateria de mesma especificação, YTS20-BS. Troquei e voltei pra casa, para levá-la até um outro mecânico no sábado, pois já estava atrasado para o serviço nesse dia. Cometi o erro de usar a moto para ir para o serviço, pois quando cheguei em casa à noite, a bateria nova morreu. Ao verificar a situação da caixa de fusíveis, percebi que faltava um fusível: onde está escrito 'bateria'.
Depois dessa situação bizonha, fiquei na seguinte dúvida. Para que a bateria carregasse ao andar com a moto, seria necessário esse fusível? Analisando alguns esquemas elétricos de outras motos, encontrei que entre a passagem de corrente entre o retificador e a bateria, encontra-se um fusível, que acho que é o da bateria (é o único ligado à ela pelos esquemas). Estou certo ou não?
E por último, alguém tem ou sabe onde posso encontrar um esquema elétrico da heritage ano 2000?
Não tinha nenhuma mensagem no display do velocímetro. Quando eu estava com a bateria antiga ainda, eu devo ter forçado até o último para chegar até o mecânico e o motor chegou a perder força e parar. Tentei ligar a moto e as luzes do painel apagavam.
Talvez seja mal contato no cabo de aterramento , que fica em lugares do quadro e motor . Uma bateria nova segura a tocada da moto por umbom tempo, mesmo que ela não esteja sendo recarregada. Só pode ser mal contato ou fuga de corrente em algum ponto, como acessórios mal instalados, algum cabo elétrico que está encostando na carcaça, etc.
O "osmar" aparece onde menos se espera. Comece colocando o fusível que falta e depois veja se a bateria consegue carregar e segurar a carga. Se voltar ao normal, teu problema era a bateria.
Se não segurar a carga, tem fuga de corrente e comece pela sugestão do Leo: aterramento.
Se não carregar você precisa ver o retificador de voltagem.
Bom, o problema foi solucionado hoje. O retificador já
veio da loja torrado. O mecânico a quem havia confiado a
moto fez um check-up completo na parte elétrica: o
alternador, a bateria e os cabos (não nessa ordem, não
lembro em qual), e eles estavam inteiros. Ele me mostrou
o retificador e esse estava em curto e parcialmente
derretido. Ele colocou em um equipamento de diagnóstico,
anteriormente, também.
Na verdade, gostei muito do atendimento desse mecânico e
do trabalho dele. Soube que trabalhou por muito tempo
fora do Brasil, em diversos países a serviço da harley
sempre, pelo que me parece. Agora retornou a Curitiba e
reabriu a oficina.
Não estou ganhando nada com isso, mas se tiver a licença
dos membros do fórum, vou deixar o nome e o endereço da
oficina dele.
Nome: Zéca. A oficina fica na Rua José de Alencar, 1705.
Fica o e-mail dele: zecadamico@hotm...
Obrigado àqueles que responderam a minha indagação.