Tutorial LIMPEZA CARBURADOR CG 125

05 Jul 2008 18:24 #1 por wcbotelho
Tava de bobeira em casa hoje, acordei cedo pra caramba, resolvi o que tinha pra resolver no escritório e cheguei em casa 09:30hs da manhã, fazia tempo que eu não ficava um sábado inteiro em casa. Então resolvi dar uma geral na CGzola, esticar corrente, lubrificar os cabos, regular freio, troca de oléo e um limpeza do carburador, que acabei fazendo este tutorial.


O procedimento é simples, a pessoa tem que ter pelo menos um pouco de habilidade com ferramentas e não se importar em sujar as mãos e ficar com cheirinho de gasolina.

Eu sempre gostei de mecânica, minha moto só visita borracharia, e quando precisa, um alinhador de rodas, mecânico nunca!!

Tempo de execução: Aprox. 1 hora

Ferramentas necessárias;
1 chave de fenda fina
1 chave phillips média (a do jogos de ferramentas mesmo)
1 alicate
1 chave 10mm
1 prego fino, ou algo semelhante ( eu usei uma chave alen fininha)
1 pedaço de bombril
1 escova de roupas
1/2 litro de gasolina

Minha moto é uma CG 99, que vinha com um carburador diferente das Titans 2000, Fans. Ele tem o tal do EKO, mas a partir do momento em que se retira o EKO o procedimento é o mesmo, inclusive para outras motos pequenas, como a 150 que muda apenas a fixação no coletor de admissão.



Vamos lá?....mão na massa, digo, graxa!!!!


1° Feche a torneira de combustível.

2° Solte a presilha do coletor do filtro de ar com a chave phillips, solte a tampa do pistonete do carburador, use o alicate, e os parafusos que predem o carburador no coletor de admissão, use a chave 10mm;

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


3° Solte as magueiras de respiro, uma embaixo do carburador, e outra proximo aom lado do afogador, solte também a mangueira do tanque.

4° Com os parafusos soltos, mangueiras tiradas, puxe o carburador para trás, tire ele dos prisioneiros do coletor de admissão e depois puxe-o para frente para tira-lo do coletor de ar.

Arquivo Anexo:


5° Tire o restante de gasolina de dentro do carburador, virando ele;

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


6° Vire o carburador, com a chave phillips, solte os 3 parafusos que predem a cuba ao corpo do carburador;
Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


7° Com a cuba separada do carburador, solte o pulverizador (o gicle está parafusado nele, sai tudo junto) com o alicate, o gicle de marcha lenta e o parafuso de regulagem do AR com a chave de fenda; (sequência de cima para baixo na foto) Em todas as limpezas de carburador eu troco o parafuso do AR, ele tem um retentor de borracha que resseca com o tempo. Custa R$ 1,50

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


Giclê e pulverizador principal, gliclê de lenta, e regulador do AR;

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


8° Com o prego, tire a peça que prende a boia, puxe ela para cima, sairá junto a válvula que regula a entrada do combustivél;

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


Pronto, carburador desmontado!!

9° Pegue um pedaço pequeno de bombril e envolva no prego, molhe na gasolina e limpe os orificios do carburador.
Arquivo Anexo:


10° Com um pedaço de bombril umedecido na gasolina limpe todo o corpo do carburador e cuba, limpe também o gicle principal e o de marcha lenta.

11° Após o uso do bombril, leve o carburador para o tanque e lave-o com água! Isso mesmo água, ultilize uma escova de roupas (velha pra não arrumar confusão com a esposa ou com a mãe), esfregue bem, lave também os gicles e a boia. (esse procedimeto e importante para tirar os residuos de bombril das peças). Assopre os orificios se não tiver um compressor de ar.

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


12° Após a lavagem com água molhe o carburador e peças com com gasolina, gasolina limpa hein, não use sobra de quando estava limpando com o bombril.

Pronto carburador e suas peças limpinhas;

Arquivo Anexo:


Monte o carburador seguindo os passos ao contrário mas seguindo dois detalhes importantes na montagem;

O parafuso de regulagem de ar, deve ser montado na sequência;

parafuso>mola>arruela>retentor

Parafuse ele até o final, e abra 2 voltas e meia.

O pistonete da agulha deve ser colocado com a ranhura na posição do parafuso de regulagem da lenta, observe na foto a ranhura;

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


Bom, carburador no lugar, abra a torneira, aguarde um minuto pra gasolina encher a cuba, puxe o afogador e dê a partida, regule a lenta se necessário quando o motor esquentar.
wcbotelho39634,8971064815

Ys Fazer 250

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07 Jul 2008 11:00 #2 por badsurfboy
Amigo....posso lavar com querosene?????

E para q serve akela peça q o cabo do acelarador pucha....sem ser o pistonete.....na sua primeira foto ele esta sem utilização....pq???

CG FAN ESI FUEL INJECTION....vida longa a mim, meus inimigos q morrao logo!!

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07 Jul 2008 11:19 #3 por wcbotelho
Respondido por wcbotelho no tópico Tutorial LIMPEZA CARBURADOR CG 125

badsurfboy escreveu: Amigo....posso lavar com querosene?????

E para q serve akela peça q o cabo do acelarador pucha....sem ser o pistonete.....na sua primeira foto ele esta sem utilização....pq???


Pode lavar com querosene sim, mas acho a gasolina mais apropriada.

Aquela peça é do sistema EKO, que manda um pouco a mais de gasolina em altas rotações, eu desativei ele, pois além de não dar muita diferença na performace do motor, gasta mais gasolina. Só pra vc ter idéia, as médias de km/l de gasolina com o EKO ligado eram de 30~32 kms/l, com ele desligado a moto tá fazendo médias de 36~37 kms/l.

Tanto que nas titans 2000 a Honda eliminou esse sistema tosco.

Ys Fazer 250

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07 Jul 2008 11:32 #4 por badsurfboy
aminha é uma 2000/2000.....i ela tem esse sistema....

entaum pode desativar a vntade q nao da nada né!!!!
valew.....amigo!!!!!!!!!

abraço...

CG FAN ESI FUEL INJECTION....vida longa a mim, meus inimigos q morrao logo!!

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07 Jul 2008 11:38 #5 por wcbotelho
Respondido por wcbotelho no tópico Tutorial LIMPEZA CARBURADOR CG 125
Pode desativar sim, é só soltar o cabo dessa peça.

Ys Fazer 250

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07 Jul 2008 12:28 #6 por RODRIGO_FAN08

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07 Jul 2008 12:29 #7 por RODRIGO_FAN08

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07 Jul 2008 12:32 #8 por RODRIGO_FAN08
Bom tutorial, tem muita gente que nem imagina com é um carbura
por dentro(eu era assim) e morre de medo de estragar algo se
tentar mexer.É simples d+!!
Fiz o mesmo procedimento com o meu nesse fds,
só que limpei ele por dentro com thinner, que eu acho mais "bruto" na
limpeza.

Além disso, tb poli ele bastante(ficou um espelho) pra poder rodar
no álcool de agora em diante.

RODRIGO_FAN08

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07 Jul 2008 12:34 #9 por RODRIGO_FAN08
Bom tutorial, tem muita gente que nem imagina com é um carbura
por dentro(eu era assim) e morre de medo de estragar algo se
tentar mexer.É simples d+!!
Fiz o mesmo procedimento com o meu nesse fds,
só que limpei ele por dentro com thinner, que eu acho mais "bruto" na
limpeza.

Além disso, tb poli ele bastante(ficou um espelho) pra poder rodar
no álcool de agora em diante.

RODRIGO_FAN08

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07 Jul 2008 12:34 #10 por RODRIGO_FAN08
Bom tutorial, tem muita gente que nem imagina com é um carbura
por dentro(eu era assim) e morre de medo de estragar algo se
tentar mexer.É simples d+!!
Fiz o mesmo procedimento com o meu nesse fds,
só que limpei ele por dentro com thinner, que eu acho mais "bruto" na
limpeza.

Além disso, tb poli ele bastante(ficou um espelho) pra poder rodar
no álcool de agora em diante.

RODRIGO_FAN08

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07 Jul 2008 12:47 #11 por RODRIGO_FAN08
eitah, o trem duplicou tudo...

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20 Jul 2008 22:32 #12 por Brother150
Amigo, este tutorial server também para titan 150 ks? Obrigado.

Titan 150 KS

Ano 2005

Vermelha.



Recife-PE

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21 Jul 2008 16:08 #13 por wcbotelho
Respondido por wcbotelho no tópico Tutorial LIMPEZA CARBURADOR CG 125

Brother150 escreveu: Amigo, este tutorial server também para titan 150 ks? Obrigado.


Serve sim, unico detalhe é que na 150 a fixação do carburador no coletor de admissão é diferente, o resto é igual.

Ys Fazer 250

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25 Jul 2008 12:45 #14 por Brother150
Tranquilo, valew!!!

Titan 150 KS

Ano 2005

Vermelha.



Recife-PE

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26 Jul 2008 18:13 #15 por Luc@s_FAN
Respondido por Luc@s_FAN no tópico Tutorial LIMPEZA CARBURADOR CG 125
wcbothelho, parabéns pelo tutorial. Ajudou a galera a entender o procedimento de maneira simples e fácil. Continue assim! Logo em breve, vou postar sobre como se verifica o ponto de ignição e ajusta a lenta usando a lâmpada estrobocoscópica digital. Até +!!!

YBR 125 K 05/05

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Lâmpada MotoVision Philips 35/35W



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