Aulas para conseguir a Habilitação

15 Maio 2008 13:32 #1 por cgazetta
Pessoal,

Não sei se onde moram ou quando tiraram a carta as aulas (e a prova) são feitas em São Caetano do Sul, mas fiquei bastante decepcionado.

Não se muda de marcha, nem pra segunda, não dá sequer uma volta no quarteirão.

Tudo o que é preciso fazer é andar num pequeno circuito, contornando alguns cones.

É simplesmente assim que se colocam motociclista pelas ruas? Como uma pessoa pode estar minimiamente preparada para o trânsito ou para um mínimo de situação real apenas fazendo essas aulas?

Acho muito errado a gente ter que comprar a primeira moto pra realmente começar a aprender.

Carlos Augusto

São Caetano do Sul-SP

XTZ 250 X

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 13:38 #2 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Aulas para conseguir a Habilitação
Pois é, essa é a realidade do país. E depois ainda se assustam com o número de acidentes com motos.

Não entenderam que se ensinassem a pilotar, o número de acidentes poderia ser menor...eles acham mais saudável primeiro vc tirar a carta, depois se meter em uma avenida de grande movimento pra aprender sozinho. Isso é Brasil meu amigo

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 13:44 #3 por kekosam
Respondido por kekosam no tópico Aulas para conseguir a Habilitação
Bom, aqui pelo menos exigem que você acelere até a 3ª num determinado espaço (50 mts se não me engano) e reduza novamente até a 1ª, contorne um cone, acelere até a 3ª, reduzindo em seguida pra 1ª e pare

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 13:59 #4 por Rockero_
Pois é, aqui em São Paulo também... é simplesmente ridiculo. Estou tirando a minha também... mas haja sa** viu!

Lembro bem das palavras do "Instrutor" (se é que pode chamar assim o cara que te dexa montado numa moto e fica trocando idéia com outros "instrutores" enquanto vc deixa a moto morrer e nao consegue mais ligar): Olha só, não muda de marcha, fica só na 1ª e nao passar de 20km/h.
É phoda...
A minha sorte é que ja fui pras primeiras aulas ja sabendo andar, já inclusive tinha comprado minha xlx.
Mas o que eu via de gente apanhando pro pedal que nao conseguia ligar a moto não era brincadeira não... vira e mexe tinha que parar pra ajudar o pessoal.

Infelizmente é a nossa realidade. Eu só vou pegar as manhas de verdade quando sair e andar na rua.

Pedro - São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 14:03 #5 por neumar
Respondido por neumar no tópico Aulas para conseguir a Habilitação

kekosam escreveu: Bom, aqui pelo menos exigem que você acelere até a 3ª num determinado espaço (50 mts se não me engano) e reduza novamente até a 1ª, contorne um cone, acelere até a 3ª, reduzindo em seguida pra 1ª e pare


Aí então tá mais evoluído! Aqui foi basicamente o seguinte:

Faz um 8, (aqui são todas curvas retas de 90°) esquerda, esquerda, direita, direita, direita, direita, esquerda, esquerda, esquerda, passa numa lombada, esquerda, esq. 180°, direita, direita, slalom nos cones, dir. 180°, pára. Arranca, esq. 180°, passa sobre uma linha, pára exatamente sobre a marca.

Pronto, feito isto a no máximo 10 km/h, numa cg 150 de no máximo 3 anos (pelo menos isto), em primeira, com o farol aceso, sem deixar morrer, colocando apenas o pé esquerdo no chão ao parar, sem deixar cair, e com o capacete fechado, o governo o considera 100% capacitado pra pegar uma R1 e ir ignorar radares na Rod. dos Bandeirantes.

Não precisa verificar espelhos, dar seta, não interage com outras motos (vai uma por vez em fila), é sair de lá e ir passar no corredor entre 2 ônibus.

Depois tentam nos convencer que proibir motos nas marginais é pra salvar vidas, não pra ganhar dinheiro com as multas. Se quisessem salvar vidas fariam o teste no autódromo... Melhor ainda, na Av. 23 de Maio, sexta feira, entre 8:00 e 10:00 depois entre 17:00 e 20:00. Se chegar vivo ida-e-volta do Detran até o Aeroporto merece a carteira com louvor.

Quem quiser ver como é aqui, o teste é realizado atrás do pq. do Ibirapuera, numa parte do estacionamento dele, bem em frente ao Detran/SP. É simplesmente medíocre, e por absurdo que pareça a reprovação parece que chega a 60%!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 14:13 #6 por A.C.P.
Respondido por A.C.P. no tópico Aulas para conseguir a Habilitação
A reprovação chega a 60% porque muita gente fica nervosa com detalhes que em nada vão te auxiliar no dia a dia.


Conheço muita gente que pilota conscientemente e que foi repovada porque pois o pé direito no chão na última parada. Posso ser burro, mas ainda não consigo entender que coisa é essa que pode matar um motociclista ao colocar o pé direito no chão com a moto parada.


Muito menos eu entendo porque é preciso só isso pra se tirar uma carta sendo que os maiores perigos do trânsito sequer são mencionados: reduzida, corredor e utilização de retrovisores.

Dream Preta 92 - "Dedê" > Yes Preta 2007 - "Nêga Jurema" > XT 225 Azul - "XTezuda Monstrinha"



Peça usada e roubada? Nunca! Não compactuo com bandido!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 14:34 #7 por kekosam
Respondido por kekosam no tópico Aulas para conseguir a Habilitação
Aqui tem este percurso também... mas tem a parte da aceleração e desaceleração... a parte de não poder colocar o pé direito no chão parte do principio de que é ele que segura o freio, e por conta de lendas colocadas na cabeça do povo na época em que andavam de bicicleta, não se usa o freio dianteiro, pois a moto poderia capotar. Já ví casos de batida na traseira de motociclista, num crusamento, que jogou ele dentro do tráfego por este não estar com a moto freiada... mas veja bem, não estou defendendo o sistema de habilitação, longe disto... é como disse o Neumar... não passa de 20 por hora e depois pode pegar uma R1 que chega aos 300... anda sozinho, sem interação e depois precisa fazer corredor entre dois ônibus... como diria o Casoy... Isto é uma vergonha...

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 14:42 #8 por neumar
Respondido por neumar no tópico Aulas para conseguir a Habilitação
Um monte de gente reprova na linha reta. Ou passa fora, ou para errado depois dela. Afinal, quando estamos no meio dos carros (corredor), o importante é olhar pro chão e ver se está exatamente sobre a faixa, e não pra frente e ver os carros que só jogam em cima, nem pros espelhos deles!

Anda em cima da faixa branca na chuva que descobrirá como uma moto derrapa fácil, e o chão fica bem perto!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 19:53 #9 por Puzzle
Respondido por Puzzle no tópico Aulas para conseguir a Habilitação

neumar escreveu: Um monte de gente reprova na linha reta. Ou passa fora, ou para errado depois dela. Afinal, quando estamos no meio dos carros (corredor), o importante é olhar pro chão e ver se está exatamente sobre a faixa, e não pra frente e ver os carros que só jogam em cima, nem pros espelhos deles!



Anda em cima da faixa branca na chuva que descobrirá como uma moto derrapa fácil, e o chão fica bem perto!




Compro> Yamaha Fazer 250cc!

Litoral Sul - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2008 23:16 #10 por GuilhermeRS
Então pelo jeito aqui no RS é uma das provas mais dificeis:


SÃO 3 VOLTAS, EM TODAS VC TEM QUE PASSAR NUM LABIRINTO DANDO SETA EM TODAS AS MUDANÇA DE DIREÇÃO, DEPOIS O 8, PASSA UM TABLADO SIMULANDO TERRENO DIFICIL, DEPOIS CURVA, SLALOM EM 4 CONES, SOBE UMA RAMPA DE UNS 30CM DE LARGURA E UN 4 METROS DE EXTENSÃO, CURVA DE NOVO E FIM DE VOLTA,

SENDO QUE A VOLTA DE NÚMERO 2 VC NÃO PASSA NOS CONES NEM NA PRANCHA, TEM QUE PASSAR NA LATERAL DELES ACELERANDO DE 1 ATE 3 E REDUZINDO P´RA 2E 1 ANTES DA CURVA...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2008 06:53 #11 por Rockero_
Nuuss.. com certeza...
Essa chega a ser até uma prova "divertida", de tantas coisas que tem que fazer...

Já aki é diferente, é uma pista medíocre desenhada no chao em frente ao DETRAN.
2 motivos que me levam a crer o alto índice de reprovação:
1) Nervosismo por parte do aluno, anciedade, e as vezes até auto-confiança;
2) Sacanagem dos examinadores. Sempre tem aquela perguntinha antes de subir na moto "Se vai pagar a prova?" Ou então "A prova ta facilitada?" Responde NÃO pra vc ver a cara feia do sujeito...


No final da prova ele vem e te reprova pq vc "desequilibrou na prancha". É o seu argumento contra o dele. E advinha qual é o que vale?

Abraços indignados

Pedro - São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2008 07:19 #12 por _paulo_ricardo_

Rockero_ escreveu: Nuuss.. com certeza...
Essa chega a ser até uma prova "divertida", de tantas coisas que tem que fazer...

Já aki é diferente, é uma pista medíocre desenhada no chao em frente ao DETRAN.
2 motivos que me levam a crer o alto índice de reprovação:
1) Nervosismo por parte do aluno, anciedade, e as vezes até auto-confiança;
2) Sacanagem dos examinadores. Sempre tem aquela perguntinha antes de subir na moto "Se vai pagar a prova?" Ou então "A prova ta facilitada?" Responde NÃO pra vc ver a cara feia do sujeito...


No final da prova ele vem e te reprova pq vc "desequilibrou na prancha". É o seu argumento contra o dele. E advinha qual é o que vale?

Abraços indignados






Isso é nosso querido Lisarb...


Depois q morre 1 por dia de moto em SP, ngm sabe pq... ainda dizem ser culpa 100% dos motoqueiros...


Aquele acidente da hornet e do caminhão mostrou bem isso... uma pessoa despreparada com um "canhão" (até mesmo uma 125) debaixo das pernas...


vergonhoso.... aqui em marília... foi bem assim


-oito


-pare e faixa de equilíbrio


-labirinto (muito fácil, tant q NINGUÉM reprovava nele)


- oito outra vez, e ACABOU!

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2008 07:34 #13 por kekosam
Respondido por kekosam no tópico Aulas para conseguir a Habilitação
Guilherme... a prova daí é igual aqui... com a diferença que a simulação de terreno ruim é o tempo todo, pois nem no local da prova o asfalto presta...

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2008 12:00 #14 por cgazetta
Caramba!

A prova do RS é a melhor que tem pelo jeito.

Hoje fiz mais duas aulas. Foram longos 100 minutos fazendo slalom, 8 e passando na reta... em 1ª...

Agora eu realmente fiquei preocupado com o comentário postado acima, dizendo que pra passar tem q ser "facilitado".

Carlos Augusto

São Caetano do Sul-SP

XTZ 250 X

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.227 segundos