Dirigir na defensiva

18 Ago 2006 19:31 #61 por -Saburo Sakai-
Respondido por -Saburo Sakai- no tópico Dirigir na defensiva
complementando
  • Quando em chuva, eh interessante passar exatamente por cima da faixa quase seca deixada pelos pneus do lado esquerdo dos carros a frente.



Intruder2005

Brasil, Rio de Janeiro/RJ - Jacarepagua

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18 Ago 2006 20:10 #62 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
Caro Tadeu, realmente este exercício é importante. O tamanho do tanque leva esta possibilidade em consideração para longas viagens.


Ao Saburo, a pilotagem defensiva recomendaria em primeiro lugar no dia de chuva conhecer o estado do seu pneu(s). (gasto, calibragem etc)

Valorize quem promove a ética e transparência !

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18 Ago 2006 21:32 #63 por -Saburo Sakai-
Respondido por -Saburo Sakai- no tópico Dirigir na defensiva
Sem duvida Harada,


O estar a par e ter consciencia das condicoes dos pneus eh o alicerce da coisa .


Mantendo o foco na defensiva:
  • Antes de sair pra um endereco que nao se conhece, eh uma boa planejar a rota antes, (com alternativas).Observar se ha risco de enchente(proximidade de rios em periodos de chuva), "faixas de Gaza" (areas de risco e violencia), se ha oficinas/postos no caminho..e por ai vai.

Pra isso eu venho usando o tripeh Guia4rodas (fica na moto), e em casa o Google Earth conjugado ao Map24 http://www.br.map24.com/ que eh gratuito e traca a rota programada.


Isso evita com que o piloto fique rodando a esmo e desnorteado, aumentando a probabilidade de uma "zebra".





Intruder2005

Brasil, Rio de Janeiro/RJ - Jacarepagua

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21 Ago 2006 11:12 #64 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Dirigir na defensiva
Grande Saburo, excelente dica. Eu não conhecia esse MAP 24!


Obrigado! Abração,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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26 Ago 2006 13:22 #65 por Bull_Terrier
Respondido por Bull_Terrier no tópico Dirigir na defensiva
Pois bem pessoal, tirei minha carteira já fazem 10 anos, e nunca mais subi em uma moto.
Agora, morando em São Paulo, e com um filho recém-nascido, a moto se torna a única saída viável, pois o carro tem que ficar com a esposa, e estou perdendo mais de 2 horas por dia no sistema de transporte urbano...
Estava pensando em adquirir uma Suzuki 250, mas não deu certo e vou comprar uma XLR 125 01`...
Lendo algumas dicas aqui o pessoal está comentando da necessidade do freio a disco dianteiro... será que devo desistir da XLR como primeira motinha?

Bull Terrier Ubber Alles

Comet 2 Azul

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26 Ago 2006 14:35 #66 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Dirigir na defensiva
Bull, não aconselho MESMO comprar essa 125. A não ser que vc nao se importe com conforto, nível de ruído ou more numa área rural!


Vc tem experiência com pilotagem de moto? MInha dica é começar devagar e ir pegando o jeito.


Pq não uma Hunter 90, se a questão é só o ir e vir do trabalho? Ou mesmo uma Sundown Web 100. Ou vá logo de CG 125 / 150, Sundown Hunter 125 / Max, Suzuki Intruder / Yes.


Primeiro, escolha uma que vc goste e que seja seu estilo. Depois, veja se pode pagar por ela. Aí, decida quel vai ser melhor para o seu uso!


Boa sorte na escolha!

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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26 Ago 2006 15:28 #67 por Bull_Terrier
Respondido por Bull_Terrier no tópico Dirigir na defensiva
Então, eu estava querendo uma 125, mas preferencialmente uma on/off road, por causa das buraqueiras de sampa...
Pensei numa xtz 125, mas aí já começa a apertar $$$...
Muito bom as dicas do site e do fórum. Principalmente para os novatos como eu, que tem a chance de começar com menos vícios e uma mentalidade mais prevenida.
Assim que tiver minha boneca eu aviso e começo a perguntação, rs...

Bull Terrier Ubber Alles

Comet 2 Azul

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27 Ago 2006 06:08 #68 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
Para Novato como Bull_Terrier qual seria a recomendação para pilotagem defensiva?

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28 Ago 2006 09:04 #69 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
dê sempre passagem,
nunca tenha pressa
fique longe dakeles playboys que passam com suas super-hiper-mega-ultra poderosas 125 amaciadas no pau, e colam do seu lado chamando pra pega e/ou cortando em sua frente
evite sair em chuva (pelo menos até ganhar segurança/confiança na sua pilotagem/moto)
USE SEMPRE O CAPACETE

e pratique bastante, suba os degraus da experiência sem pressa, conheça seus limites e os limites da sua moto.



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28 Ago 2006 09:06 #70 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
e tb faça o possível para sempre ser visto, pois acidente não depende só de vc.



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28 Ago 2006 09:07 #71 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
tb sou novato e isso funciona mto bem comigo.



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28 Ago 2006 10:32 #72 por Bull_Terrier
Respondido por Bull_Terrier no tópico Dirigir na defensiva
Agradeço muito pelas dicas e sugestões, pessoal.

Eu estou namorando uma Yes zera, mas muitos me falaram que para
uma cidade como São Paulo, uma on/off road é muito interessante.

O que vocês acham de uma NX 200 para um iniciante?

Ou seria melhor uma Suzuki Yes (até por que é zera, menos visada que Honda, garantia, etc).

Bull Terrier Ubber Alles

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28 Ago 2006 13:05 #73 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
RAPAIZ, A nx 200 é uma ótima motoca, que eu me lembre é o mesmo motor da strada, com leves modificações, não é muito beberrona e é boa pra quem vai andar muito com uma motoca, mas na minha opnião a yes é a melhor opção, moto nova, sem vícios e é tb uma ótima moto, bom desempenho, completa, econômica, preço justo.

a manutenção da nx200 deve ser mais barata (paralelo)


sei não viu, vai depender muito do seu propósito


roda em média quantos km por dia?
usa muito a moto?


eu iria sem dúvida na yes pq além do mais uma nx200 beeeem conservada hj em dia é coisa rara.


eu ia pegar uma xlr125 justamente por estes motivos q vc falou, mas, visto que não achava nenhuma em boas condições de uso, todas viciadas ou mal-tratadas resolvi pegar uma zero e não me arrependi nem um pouco.

desculpa o texto longo.



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29 Ago 2006 09:49 #74 por Bull_Terrier
Respondido por Bull_Terrier no tópico Dirigir na defensiva
Então, meu propósito é aprender a pilotar, e me deslocar cerca de
16 kms pela manhã (+ ou - às 5;30) e mais 16 kms no final da tarde (+
ou - às 18;10).

Moro próximo ao Ipiranga, e vou ao Centro de seg à sáb.

O problema da zero é o ca$h... se tivesse como, compraria uma XTZ
125, mas pretendo adquirir algo barato agora e só me endividar ano que
vem, se já me sentir pronto, adquirindo uma XTZ 250...

Bull Terrier Ubber Alles

Comet 2 Azul

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29 Ago 2006 10:48 #75 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
vixi desvirtuamos o tópico, uma nx200 em bom estado está quase o preço de uma intruder zero, pra este trajeto acho q uma 125 dá conta do recado tranquilamente.

bem, voltando ao assunto, andar uma média de 32 km por dia dividido em dois períodos acho que é beem tranquilo pra quem está começando, basta não ter pressa e manter a calma pq o demais já foi dito.

pesquise bastante e faça os cálculos de custo/benefício e se mesmo assim não der pra uma nova pega uma seminova mesmo.

ps.: se for pensar em pegar uma moto seminova pra vender dentro de 1 ano dê preferência à honda pq vende fácil fácil e desvaloriza pouco,



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