Pela ordem da mais frequente para a menos frequente
1 - Frear na curva. Ataque de pânico, o piloto freia na curva e ... CHÃO ... O que fazer para evitar ?
2 - O carro que vem na faixa contrária faz a conversão a esquerda e não vê o motociclista !... O homem invisível em cima da sua moto é catado pelo carro que simplesmente não o viu.
3 - O motociclista vai entrar a esquerda e não vê o carro vindo na faixa contrária.
1. É erro, mas um erro bem comum, né... Se for só água, o cara tem de andar mais ainda na chuva para "entender" o freio da moto dele. Foi assim que aprendi, após sobreviver a uns 10 sustos estava craque hehehe... depois "contratei" um ABS pra fazer isso por mim. Agora se for aquela baba de água, óleo, poeira... não confio nem no ABS, prefiro esperar chover mais pra lavar a rua!
2. Erro do motora, né? Tem uns carros que escondem um veículo grande na coluna A (entre o parabrisa e as portas dianteiras), uma moto então... Desses carros pequenos, o Fox é o pior deles! Foda mesmo.
3. Pô, o motociclista não tem coluna A pra esconder ninguém! Óculos nele hehehe!
Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)
Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.
1 - O erro é do piloto, claro. Da curva que não vai ser. A menos que tenha curso de pilotagem, se tiver que frear forte, de preferência sempre em linha reta. Depois de passar algum aperto vendo que entrou rápido demais na curva, que nao vai conseguir fazer, o cara aprende que tem que ficar mais esperto e evitar o sufoco. Andar de moto é estar sempre prevenido. Ou tambem aprende a direcionar o olhar para guiar a moto. Se não tiver outro jeito vai ter que se valer de técnicas apuradas de frenagem em curva ao melhor estilo Valentino Rossi, isso enquanto vê a vó pela greta.. rsrs Brincadeiras a parte, frear na curva em situação de perigo é muito arriscado, tem que ter perícia, apesar da adrenalina, sangue frio pra nao travar as rodas, evitar reduzir marcha pra diminuir o risco de travar a roda, e torcer pra dar certo. Mas como disse no início, se sobreviver, vai aprender a se prevenir antes da curva.
2 - O erro é dos dois, motorista e motociclista. Todos sabemos que estamos sujeitos a motoristas desavisados. Cabe a nós motociclistas evitar o pior e fazer a leitura do cenário, evitando entrar na zona de risco onde nao tem como sair. É um olho no gato e outro no [peixe. Com algum tempo de experiência no trânsito, da pra perceber ações dos motoristas, fazer uma leitura dos comportamentos deles. E sempre que estiver atento, e evitando se expor ao risco, você terá uma chance, caso contrário é bom estar em dia com seu anjo da guarda.
3 - "Cochilou caximbo cai."
" Camarão que dorme a onda leva", e assim por diante.
Cara, todos os três são erros do piloto. A direção defensiva ensina justamente a evitar essas tres situações e mais algumas. Soma-se a isso a desatenção e imperícia com o equipamento que ele pilota. Pode parecer estranho, mas muita gente não conhece a capacidade de inclinação da moto na curva em varias velocidades, a angulação da direção, a eficiência dos freios, ponto cego de retrovisor, não são acostumados a olhar através do para-brisa para ver a reação do condutor de um carro (para que lado ele está olhando, se está discutindo com alguém, se está no celular, ou distraído com algo), não tem costume de observar as rodas dianteiras do carro, que são o 1º sinal que ele pretende fazer uma conversão... a vida nos manda sinais, não sebamos ler nem interpretar... as coisas acontecem e reclamamos da vida... pior... jogamos a culpa sempre no outro...
Então pra mim, todos os tês são erros do piloto, porém o 2 e o 3 tiveram ajuda do outro condutor para dar errado...
Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"
2. o motociclita tem que ficar alerta, qnd vejo que o um motorista de lado ja buzino logo,
o maior problema que tem motorista que acha ruim bando de fdp