O porque da tal escadinha de cilindradas?!

30 Jan 2013 04:47 #31 por EL CORVO
Você quer uma moto ou uma bicicleta?

Se quer uma bicicleta, até as 500cc vai lhe servir.

Se quer uma moto, pegue uma 4 caneco, pois a vida é curta e está na hora de você curtir!

Vai lá campeão!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2013 09:18 #32 por MATUSA
Opiniões têm que ser respeitadas.

Mas...

Bicicleta com 500cc e que pode atingir 180 km/h ???

Tsc tsc tsc... :pinch:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2013 11:55 - 30 Jan 2013 14:51 #33 por Patriarca
Bem contra fatos não há argumentos,a algum tempo aqui no Brasil existia a tal "escadinha" das cilindradas, talvez alguém mais experiente que eu possa explicar o porquê isso acabou.
Em alguns países da Europa a "escadinha das cilindradas" é obrigatória, então isso deve ter algum sentido.
Por outro lado, eu não conheço ninguém que tenha começado com uma moto grande que tenha sofrido algum acidente ou morrido, ou mesmo que tenha começado com uma moto de grande cilindrada, alguém aqui conhece?
Me lembro desse caso aqui:



Quando esse acidente aconteceu muitos boatos surgiram, inclusive de que essa era a primeira moto dele e o mesmo se perdeu na curva.

A História ensina que ouvir quem tem experiência é uma decisão sábia, mesmo porque, quantas vezes na vida fazemos coisas que nunca ninguém fez?
Quando corremos o risco em ser os primeiros em alguma coisa?
Mais ainda, quando fomos aprender a andar , primeiro engatinhamos, e ainda assim, quantos tombos levamos?
Pense bem nisso, a vida é um aprendizado e aprender com a experiência dos outros é mais fácil do que aprender sozinho em alguns casos.

Abraço e Vida Longa!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Zizo Mendel

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2013 22:26 #34 por Correa
Penso que o "degrau" é importante para tudo.
Podemos ver esses degrau no vídeo game, nenhum deles começa de cima, você vai ganhando as habilitações e subindo de categoria.
Pode se começar por cima, sim, mas sempre serás um piloto ou jogador mediano, nunca tirarás o que pode ser tirado da sua máquina com segurança.
Vejamos no motociclismo profissional, começa-se nas motinha de 50 e 80cc, vai-se para as 125cc, alguns passam para as 250cc, menos inda vão adiante até o motogp.
Outro exemplo que dou para confirmar o que digo é quando vamos jogar um vídeo game que tem modo online e campanha, se você não fizer a campanha (escadinha) e for direto para online, vais se fu..., ou morre toda hora o não ganha uma, mas no game dá para fazer isso, na vida, não.
Se você fizer a campanha e completar o módulo, seu aproveitamento online será muitíssimo melhor.
A vida é um jogo onde não se pode errar, portanto, faça o módulo campanha se quiser jogar por mais tempo.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2013 11:25 #35 por espricio
Concordo totalmente com o Correa. Ótima comparação entre moto e video game !!!

Um exemplo bem mais proximo a náo é o Eric Granado, que tentou ir direto na motoGP2. No se deu bem e esse ano esta correndo na GP3.

Suzuki Burgman i (2011/2012)

Ex-motos (decada de 90 !!!)
Honda CG-125 79
Yamaha DT-180 82

Tatuapé (ZL) - São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2013 14:01 #36 por marceloe

Correa escreveu: Penso que o "degrau" é importante para tudo.
Podemos ver esses degrau no vídeo game, nenhum deles começa de cima, você vai ganhando as habilitações e subindo de categoria.
Pode se começar por cima, sim, mas sempre serás um piloto ou jogador mediano, nunca tirarás o que pode ser tirado da sua máquina com segurança.
Vejamos no motociclismo profissional, começa-se nas motinha de 50 e 80cc, vai-se para as 125cc, alguns passam para as 250cc, menos inda vão adiante até o motogp.
Outro exemplo que dou para confirmar o que digo é quando vamos jogar um vídeo game que tem modo online e campanha, se você não fizer a campanha (escadinha) e for direto para online, vais se fu..., ou morre toda hora o não ganha uma, mas no game dá para fazer isso, na vida, não.
Se você fizer a campanha e completar o módulo, seu aproveitamento online será muitíssimo melhor.
A vida é um jogo onde não se pode errar, portanto, faça o módulo campanha se quiser jogar por mais tempo.


Correa, ótima analogia.
A analogia que você fez com "games" fica de fácil entendimento para qualquer um!
Digno de "publicação" !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2013 21:36 #37 por _paulo_ricardo_
É o seguinte... não adianta falar de experiência com carro... é outra coisa... carro não precisa equilibrar, posição de corpo, nada disso...

A escadinha é super importante... aí vc me pergunta.. qual a diferença entre aprender com uma 250 e uma 1000? ...

Você vai ter como errar e aprender na 250 coisas como, contra-esterço, se livrar do target fixation (olhar para onde se quer ir, não para onde temos medo de bater), como fazer curvas da maneira CORRETA...

exemplo?? Seus braços devem estar RELAXADOS na hora da curva. Para subir de volta na moto (caso se pendure, o que lhe tras SEGURANÇA, pois a moto em si fica menos inclinada) você usa as pernas não os braços...

Falando do vídeo, o cara soltou o acelerador (um erro), acionou o freio na hora errada (outro erro), com certeza ao entrar em pânico, olhou fixamente pro caminhão (outro erro), foi para onde olhava (mais um erro) o que fez a moto subir e sair na curva direto no caminhão.

Motos grandes não perdoam nenhum desses erros, o que dizer então de uma sucessão deles?? chão na certa...

Em uma 250, 125... a moto ainda perdoa esses erros...

E nunca se esqueça você pode ser consciente.... mas pensemos..... está você e sua CBR1000 em uma serra, devagar, inclinando pouco, e alguém na mão contrária invade a sua faixa...???????? será que você vai saber lidar com os limites que você tem pra explorar na moto e escapar do acidente, tipo, inclinação, aceleração, frenagem?????

Escadinha é muito importante e deveria ser imposta!

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2013 21:45 #38 por _paulo_ricardo_
Segue um trecho do livro: twist of the wrist do Keith Code, instrutor de piloto americano sobre reações de sobrevivência que fazem o contrário, nos põe em perigo...

The enemy is tough but limited in number:

1. Roll-off the gas. (Cortar toralmente a aceleração)
2. Tighten on bars. (se prender aos guidões, segurá-los com força)
3. Narrowed and frantically hunting* field of view. (pouco campo de visão, ou procurando para onde ir em pânico)
4. Fixed attention (on something). (atenção fixada em um ponto)
5. Steering in the direction of the fixed attention. (virar, ir em direção ao que estamos com a atenção fixa)
6. No steering (frozen) or ineffective (Não virar, ou virar de forma ineficaz)
(not quick enough or too early) steering.
7. Braking errors (both over- and under-braking). (erros na frenagem, frear muito, ou pouco)

e mais uma vez... uma moto grande não perdoa UM desses erros, quem dirá uma sucessão deles... e você só conseguirá driblar as reações acima tendo confiança e andando relaxado, uma moto pequena perdoará estes erros, eis a razão da escadinha.. Quando você chegar nas grandes, irá curtir TUDO que ela pode te dar, sem precisar andar tenso o tempo todo

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2013 20:57 - 03 Jul 2013 20:57 #39 por Correa
Sou adepto da escadinha até hoje...rsss.

Arquivo Anexo:


Arquivo Anexo:



Conforme a potência aumenta, a coisa vai ficando preta.....

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2013 12:38 #40 por AlexandreAvelino
Boa tarde, galera.

Olha só, li todos os posts, esse é um tópico que me interessa muito.

Minha contribuição: acho questionável dizer que a escadinha é questão de sobrevivência, tem cara que é nó-cego até de bicicleta... Para mim, o principal é que quem passa pela escadinha aprende a curtir as qualidades de cada etapa, aprende habilidades diferentes a cada degrau. Sem falar que é também uma forma de, anos depois, você descobrir qual é sua onda ao andar de moto e em qual degrau você quer ficar. Taí o post do sucupira para concordar comigo.

Outra coisa, além da escadinha: acho que quem passa por diferentes estilos também aprende mais. Afinal, o controle não depende só da potência, cada estilo te impõe uma postura e, por isso, uma forma diferente de interagir com a moto. Mesmo quando eu tiver minha 1000 ou 1200 ou 1600 - seja ela esportiva, naked, custom, bigtrail... - vou lembrar que me amarrava em andar de Biz no trânsito congestionado. Ou que minha XR 200 se amarrava numa buraqueira. Cada moto te proporciona uma experiência diferente.

Abraço,

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2013 21:30 #41 por fpp.leal
boa noite...35 anos e tirei a carta a 2 meses...feliz pra caramba com minha yes 125 e aprendendo sem pressa. abçs!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.202 segundos