Genocídio sobre duas rodas

22 Jun 2012 21:21 #1 por eduardoalmeida
É muito preocupante a noticia de hoje o número de mortes em acidentes com motos ultrapassa o de mortes em acidente de carro, apesar de termos muito menos motos que carros, existe hoje um verdadeiro genocídio sobre duas rodas, este tópico visa iniciar uma discursão sobre o que fazer para redução destes acidentes, encontrar as causas combate-las e tornar o uso da motocicleta mais seguro, mais respeitado. Não dá para ouvir notícias sobre mortes em acidentes de moto, vê as unidades de trauma dos hospitais cheias de motociclistas mutilados, ou então sermos comparados a bandidos como uma campanha aqui em Pernambuco com o discurso de combater os danos provocados por acidentes de motos que teve unica e exclusivamente a finalidade de aumentar a arrecadação com multas pois segundo o Presidente do Detran-PE, a arrecadação com multas em motos é muito pequena se comparada ao dos carros. Então pessoal vamos discutir e quem sabe tirar propostas para melhorarmos esta situação.

atitude e liberdade Dyna Super Glide, ER6n, CB 400 e agora também a G 650GS moto uma paixão

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2012 08:32 #2 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Genocídio sobre duas rodas
inicialmente é preciso conscientizar aos iniciantes que motocicleta é perigoso. Há algumas semanas eu li aqui mesmo no motonline uma carta aberta sobre isso, escrita por um colega com décadas de experiência e confesso que me identifiquei bastante com o que li.

A imprudência dos mais novos os expõe a riscos desnecessários, alie-se a este fato a dificuldade/falta de vontade em usar equipamento de segurança, à falta de condições/vontade em manter as motocicletas em condições de uso e não apenas em condições de rodar como uma bicicleta e o abuso no uso do veículo onde muitas vezes veja crianças abaixo dos 10 anos sendo transportadas entre adultos ou tentando se segurar na cintura do piloto.

Voltando à imprudência: é normal nas nossas metrópoles trafegas nos corredores formados entre carros e veículos maiores e dentro dessa normalidade vem o abuso. Motocicletas rodando acima da velocidade da via ou acima do que o bom senso recomendaria, sem falar nas tentativas de ultrapassagens de outras motocicletas em espaços insuficientes ou da falta de consciência sobre estar ou nãos sendo visto são as causas da maior parte dos acidentes que tenho presenciado aqui no Rio.

Educação e maior rigor na concessão da habilitação, abolição do teste rídiculo que é feito hoje em dia que não avalia de forma nenhuma o aprendizado (ou seria adestramento) do candidato à habilitação, são as primeiras atitudes do Estado em relação ao novo piloto.

Mas os motivos dos acidentes não se esgotam nos pilotos novatos ou imprudentes. Os motoristas de carros, ônibus e caminhões também precisam ser educados. A falta de escrúpulo em cortar sem aviso na frente da motocicleta, o uso do telefone celular distraindo o motorista e a imprudência (novamente ela) são causas de atropelamentos (colisão com motocicleta deveria ser classificada como atropelamento e ter todas as consequencias legais ligadas ao homícidio ou tentativa) que levam os pilotos e passageiros aos hospitais.

A lei do mais fraco é a única lei que deveria ter validade obrigatória: o motorista do caminhão protege o carro, que protege a moto, que protege o ciclista e que protege o pedestre, com total preferência para os mais fracos e desprotegidos no trânsito. Acredito que esse seria um trânsito mais humano.

E no final o Estado. Não adianta legislar sobre selo do INMETRO, colocar pardais de fiscalização de velocidade ou avanço de sina se a as autoridades fazem isso apenas com o intuito de arrecadar. Hoje um capacete importado da Alemanha custa a metade do preço Brasil, com todos os impostos pagos. Um casaco em cordura ou de couro pode sair por até um terço do preço Brasil. E são produtos de qualidade e segurança comprovados, de marcas consagradas e eficiência comprovada nas pistas esportivas.

E a fiscalização da lei seca? Será que não seria mais eficiente uma fiscalização antes do veículo ser ligado, ainda estacionado perto do bar do que fiscalizar no meio do retorno para casa. Mas se fizermos isso o movimento dos bares será diminuído, a arrecadação de impostos com venda de destilados e fermentados cairá e ninguém vai arrecadar R$ 1000,00 com cada infrator que se recusar a fazer o teste do bafômetro. Isso sem falar na falta de fiscalização em busca de toxico-dependentes que estão em pior condição física de usar um veículo automotor que o alcoolátra.

Por que devemos nos limitar a um capacete de resina injetada se pelo mesmo preço ou mais barato se consegue um capacete de triplo casco com mistura de fibras de carbono e kevlar. Por que comprar um jaqueta jeans ao invés de um casaco eficiente? Por que apenas os veículos mais caros são dotados dos últimos avanços no controle de tração, aceleração e frenagem?

Será porque o Estado se interessa em proteger os interesses dos grandes lobbys existentes ou criar dificuldades para as "otoridades" legais venderem facilidades? O Estado deve coibir abusos e não favorecer grupos. Vamos fiscalizar todos com lisura e dentro do que a norma prevê e não dentro do que a "otoridade" entende ser o previsto na norma. Vamos fazer um estudo decente de velocidade máxima (na Alemanha o limite recomendado para as Autobahns é 160 km/h, mas é normal fazerem velocidades acima disso, mas em compensação a velocidade dentro dos centros urbanos dificilmente ultrapassa o limite de 60 km/h), vamos procurar cruzamentos com grande indíce de acidentes e tomar providências, vamos punir com severidade os imprudentes e talvez, só talvez, consigamos diminiuir os acidentes de forma eficaz.

Tentar fazer da forma certa, não traz lucro.... talvez por isso existam tantas formas de burlar as normas. Isso só se resolve de um jeito: educar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: eduardoalmeida, marceloe, Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2012 11:37 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Genocídio sobre duas rodas
Agora a pouquinho, indo abastecer (o preço por enquanto não subiu) vi um motociclista ultrapassando um carro pela direita justamente no momento que este, com a seta ligada, convergia para um estacionamento de um estabelecimento. Ambos frearam e nada aconteceu, sendo que o cara da moto sob protesto seguiu sua errada trajetória.
A irresponsabilidade, a falta de educação de trânsito, o egoismo e o desrespeito, fazem os mais fracos sejam os mais penalizados, mesmo sendo eles, na maioria das vezes os grandes culpados do próprio infortúnio.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2012 15:08 #4 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
Soueu, classificaria o individuo que você citou como motoqueiro, chamar de motociclista um cara destes de cometeu uma atrocidade contra a própria vida e ainda se acha no direito de xingar o outro, é o que mais vemos na rua, esse(s) cara(s) não pilota(m), tem uma arma e quer cometer suicidio.
Ainda acredito que motociclistas somos nós que discutimos aqui o uso responsável dos equipamentos de segurança como bem citado pelo wolfmann , e que sim, tentamos sobreviver no meio de tanto mal educado e irresponsáveis que "dirigem" pelo nosso país!

Soueu escreveu: Agora a pouquinho, indo abastecer (o preço por enquanto não subiu) vi um motociclista ultrapassando um carro pela direita justamente no momento que este, com a seta ligada, convergia para um estacionamento de um estabelecimento. Ambos frearam e nada aconteceu, sendo que o cara da moto sob protesto seguiu sua errada trajetória.
A irresponsabilidade, a falta de educação de trânsito, o egoismo e o desrespeito, fazem os mais fracos sejam os mais penalizados, mesmo sendo eles, na maioria das vezes os grandes culpados do próprio infortúnio.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2012 15:16 #5 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
Independente do veículo a LEI chama gente assim (que o soueu citou) de INFRATOR.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 12:23 #6 por eduardoalmeida
Ai pessoal este tópico tem também como objetivo colher opiniões e sugestões para que possamos apresentar no Fórum para redução de danos com acidentes de motos aqui em Pernambuco, pois o Coordenador geral deste fórum o Sr. João Veiga só abre a boca para condenar nós motociclista, somos tratados como verdadeiros bandidos, agora está querendo que o Governo de PE só permita o tráfego de motos em algumas ruas. Portanto será de grande valia a contribuições dos amigos. Desde já agradeço a todos.

atitude e liberdade Dyna Super Glide, ER6n, CB 400 e agora também a G 650GS moto uma paixão

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 12:54 #7 por prp.prp
Respondido por prp.prp no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
Fala sério. Tráfego de motos só em alguns lugares? Deveria ser ao contrário.

Uma sugestão seria melhorar as vias, e dar mais prioridades às motos, como criaçao de corredores exclusivos, pontos de paradas em semáforo diferenciados, como os vistos na Ásia, e educação.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 12:57 #8 por eduardoalmeida
E companheiro esta a visão do caro que colocaram como coordenador deste fórum, estou me preparando para ir de encontro a este idiota, o pior que ele tem acesso a imprensa local que dá muito valor as posições dele, por isso peço ajuda de vcs com sugestões.

atitude e liberdade Dyna Super Glide, ER6n, CB 400 e agora também a G 650GS moto uma paixão

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 13:14 #9 por Harada

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 15:47 #10 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
Amigos venham dar uma volta em uma cidade do interior que vocês vão dar é risada e ver o porque desta realidade tão cruel, auto escolas se tornaram maquinas de fazer dinheiro não se importando nem um pouco com quem acaba de tirar carta vai fazer nas ruas, vomitando projetos de motociclistas e motoristas que no minimo deveriam passar por um prazo para depois poder saírem em uma rodovia juntando a isto tudo a ignorante e natural falta de educação da maioria não instruída dos brasileiros e se chega ao resultado da desgraça chamada transito brasileiro onde o transporte urbano não funciona ruas e avenidas entupidas com carros somente com o condutor dentro um código de transito reformulado que de nada adiantou porque não pune não prende e nem intimida basta pagar fiança e sair pela porta da frente e nos que usamos a moto não como meio de locomoção mas como meio de vida pagamos um preço caro, nossas vidas pela total ignorância e falta de educação do brasileiro num ato simples VOTAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 20:16 #11 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas

eduardoalmeida escreveu: E companheiro esta a visão do caro que colocaram como coordenador deste fórum, estou me preparando para ir de encontro a este idiota, o pior que ele tem acesso a imprensa local que dá muito valor as posições dele, por isso peço ajuda de vcs com sugestões.

?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 20:33 #12 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas

MATUSA escreveu:

eduardoalmeida escreveu: E companheiro esta a visão do caro que colocaram como coordenador deste fórum, estou me preparando para ir de encontro a este idiota, o pior que ele tem acesso a imprensa local que dá muito valor as posições dele, por isso peço ajuda de vcs com sugestões.

?


MATUSA, o amigo tava se referindo ao coordenador do forum de pernambuco, o Joao Veiga.
Confesso que quando li tambem me confundi, mas depois que li o topico inteiro entendi :lol: :lol: :lol:

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 10:35 #13 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
O problema tem nome e endereço:
Nome : EGOISMO.
Endereço: Dentro de cada pessoa.

Sábado estava dentro do carro no estacionamento de um mercado. Um garoto e provavelmente sua mãe transpunham as mercadorias para o porta-malas do carro; quando terminou, o garoto "folgadamente" estacionou o carrinho vazio atrás de meu carro. Abaixei o vidro e fiquei observando o menino e sua total e absoluta indiferença até ele entrar no carro. Abri a porta para sair e perguntar a ele o que queria que eu fizesse com aquele carrinho, mas a mulher "calada" se apressou e retirou o carrinho de trás do meu carro... calados ficaram... calados partiram ... e fiquei a pensar que a solução para pessoas assim, seria a criação de um mundo privado e exclusivo para cada um desses.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 11:59 - 25 Jun 2012 12:02 #14 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
O tema é bem abrangente mas o soueu resumiu muito bem. :)
É aquela velha história, cada um no seu quadrado, mesmo que pra isso prejudique os outros.
Não se trata desse ou daquele veículo e sim do que as pessoas carregam dentro de si.
O foco pode estar errado, estão focados (ou focando) na moto e não nos indivíduos que estão nas ruas no dia-dia, desde pedestres até pilotos.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 14:23 - 25 Jun 2012 14:29 #15 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Re: Genocídio sobre duas rodas
É complicado vejo governantes entraram e saírem e usar o mesmo jargão a educação é a base de tudo, mas onde ela está, tenho 40 anos e quando estudava existia uma matéria moral e cívica que foi excluída da grade curricular e hoje se juntando os pais que colocam filhos no mundo em troca de um cartão esmola a família que nas classes menos abastadas já no existe e agora essa doença contagiosa cujo vício eu comparo ao do crack chamada musica funk tão propagada pela tv que está retardando os jovens e os transformando em dementes que se voltam contra os pais amigos professores a sociedade em geral e o pior de tudo em eleitores sem nem uma noção de politica ou ética elegendo tiriricas da vida em nobres parlamentares sou filho de professores que se aposentaram por não conseguir mais transmitir aos jovens de hoje o minimo necessário para uma boa convivência em sociedade o respeito ao próximo fui criado em uma família simples onde tudo foi construído com muita luta e conseguimos vencer com dignidade e respeitando a tudo e a todos e hoje temo pelo futuro de nossa nação já pararam para pensar sem generalizar como serão os médicos dentistas advogados EU TENHO MEDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.192 segundos