Conheça as três fases de uma frenagem

07 Mar 2012 15:51 #1 por Patriarca
Não sei se há alguma pesquisa a respeito do tema ou mesmo alguma estatística, mas posso afirmar com total segurança que um dos momentos mais sensíveis (e perigosos) para todos os motociclistas é a hora de “alicatar” os freios numa frenagem de emergência. Exige técnica apurada e muita sensibilidade para isso.
Leia a matéria na íntegra:
http://www.motonline.com.br/conheca-as-tres-fases-de-uma-frenagem/







Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 16:18 #2 por aderpa
A matéria é muito boa, mas é um assunto que não disperta muito interesse dos motociclistas/internautas.
Se todos dessem mais atenção ao assunto - prevenção - teríamos menos pessoas com pinos nas
pernas e uma estatistica de acidentes menos assustadora.

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 16:23 #3 por Patriarca
A idéia é divulgar cada vez mais esse tipo de matéria aderpa.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 17:11 #4 por CarlosAmaral
Boa noite, amigos. De fato, dentro do conceito Pilotagem Defensiva pode-se perguntar : se defender do que?
Como as estatísticas de acidendes apresentam uma culpabilidade de 86% de erros humanos, podemos, assim, definir pilotagem defensiva em:" pilotar de maneira a evitar os acidentes MESMO CONTANDO COM OS ERROS DOS OUTROS".
Desta forma, se entendermos quais são esses erros comuns entre os motoristas, pedestres, motociclista e todos que participam do trânsito, já estamos usando a PREVENÇÃO. Mas precisamos ter consciência que não somente os outros erram, mas nós também, por vários motivos, um desses motivos é, talves, a falta de aprendizagem, ou treinamento. E, assim, com certeza, todos nós não fomos incentivados a treinar a usar os freios da moto de forma precisa, nas moto escolas da vida. Aprendemos a usar os freios no susto, no instinto, e não no raciocínio. Frear é uma atitude racional, consciente. Quando nos faltar a previsão e a atenção, pode ter certeza que a técnica de frenagem nos ajudará muito.
Amigos, quero estar a disposição de todos vocês, aprendendo e ensinando. Cora Coralina disse:" Feliz aquele que compartilha o que sabe e aprende o que ensina".
Muito obrigado por esta oportunidade de conhecer mais amigos e aprender com vocês.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 15:40 #5 por MNALEIDA
ACREDITO QUE O ERRO COMEÇA NA HABILITAÇÃO, HJ NÃO IMPORTA QUANTOS ANOS OU QUE TIPO DE MOTO IRÁ PILOTAR.

NO MEU MODO DE VER DEPOIS DE HABILITADO NA FORMA ATUAL, DEVERIA TER AULAS DE TRANSITO, DIREÇÃO DEFENSIVA E A EVOLUÇÃO DE CILINDRADAS SERIA GRADUAL COMO ANTIGAMENTE, POR CATEGORIAS COMO É A DE VEÍCULOS, EMBORA A DE VEÍCULOS VC PODE CONSEGUIR NIVEL SUPERIOR SOMENTE COM EXAMES.

TENHO UM FUNCIONARIO C/ 62 ANOS CENTO E ALGUNS QUILOS, QUE NUNCA PILOTOU, AGORA COMPROU UMA CG 150 E ESTA SE HABILITANDO PARA VIR TRABALHAR DE MOTO.

EU NÃO RECOMENDARIA.

MAURO NASCIMENTO DE ALMEIDA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 17:15 #6 por CarlosAmaral
Concordo que o erro começa na habiitação. Não se ensina e não se educa. Tive uma aluna ( nos cursos especiais, não para se tirar carta) que comprou sua 1ª moto, uma Shadow 600. Fiquei assustado quando ela me contratou para aprender a pilotar. Mas aceitei o desafio. Todos os domingos ela treinava comigo , por duas horas seguidas, com a Shadow. No sexto domingo ela já me levava na garupa. Porém, eu lhe disse que minhas aulas não a habilitaria para pilotar nas vias, pois necessitava da CNH. Ela me respondeu que já havia tirado a Carta, e que havia feito todas as aulas na moto escola quase que simultâneamente com as minhas. A consciência dela era em ser uma piloto segura, conhecedora não somente das tecnicas para se passar nas provas do Detran, mas ser uma piloto conhecendo a diferença entre pilotar e dirigir. Muitos que saem com uma CNH nas mãos acreditam que já estão habilitados, mas não estão preparados. Em meu blog há um post, feito pelo moderador desse fórum, Alexandre Patriarca, intitulado: Você Está PRONTO e PREPARADO Para Pilotar? Acesse amaralinstrutor.blogspot.com/ Um forte abraço.


Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 19:54 #7 por Eduardo Toda
Salve Mestre, você por aqui no Motonline, quando o $$ der uma melhorada eu juro que marco e faço o seu curso, eu e minha Titanzinha. Um grande abraço.

From Santo André - Brasil.

Honda CG150 Titan ESD 2007.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2012 11:37 #8 por Maza
Respondido por Maza no tópico Conheça as três fases de uma frenagem
Salve Carlos Amaral,

Nao sei se lembra de mim, meu filho e eu fizemos o curso com você (Marcos e Mazuca).

Apesar de meu tempo de moto, aprendi muito com seu curso, principalmente sobre frenagens, que percebi durante o curso que nao sabia muita coisa.
Sem duvida o momento de frear é o mais delicado e acredito que é muito importante aprender tecnicas para faze-lo e praticar sempre ..
Parabéns pela matéria !




Um forte abraço para você e seu filho e em breve estaremos fazendo a reciclagem contigo !
Mazuca

Maza2012-03-12 14:41:43

Procure o Bem nos outros !

Fazer YS250 - 10/11 - (Ruivinha)

Sao Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2012 15:39 #9 por CarlosAmaral
Êta! Como posso me esquecer de vocês. Muito obrigado pelos comentários. Mas saiba que a confiança e a vontade de aprender e de treinar para se aperfeiçoar na pilotagem são méritos de vocês e todos os alunos. Que bom tê-los na Motonline.
Abraços, meus amigos.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2012 17:02 #10 por aderpa
Pessoal,

Gostaria de recomendar à vocês a matéria de Isabel Reis, Diretora Editorial da Revista Motociclismo.

A matéria foi publicada na edição de março 2012, na coluna Ponto de Vista, página 32, título:

Entre Homens e Meninos.



Quem quiser, pode acessar a versão digital da revista, que é disponibilizada todos os meses, decorrido

alguns dias após o laçamento nas bancas da edição impressa.



Vejam o link

http://br.zinio.com/reader.jsp?o=int&offer=500369075&pub=500615348&prev=sub

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Mar 2012 04:59 #11 por Sidney Levy
Mais um artigo do Carlos Amaral sobre segurança. Veja no link abaixo e defenda-se!
http://www.motonline.com.br/pilotagem-preventiva-ou-defensiva/

Sidney Levy
Segurança e qualidade andam juntas; não se arrisque

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Mar 2012 05:48 #12 por CarlosAmaral
Vamos discutir, compartilhar e trocar experiências sobre o
assunto. É uma matéria que fala sobre comportamento humano, pois ter conhecimento da
moto, de técnicas de pilotagem, das leis é comum a muitos. O difícil é colocar
em prática tais conhecimentos. Ter atenção é, também, comum. Porém, atenção
ao que? Ao trânsito ou a outras situações que não são tão importantes assim.
Ter previsão é
fácil. Mas agir contra o possível acidente? Acreditar que os acidentes só
acontecem com os outros significa não praticar a previsão a si mesmo. Decidir? Muitos
decidem pelos outros e não por si mesmos. Habilidade é muito bom ter, mas pelas
estatísticas quem tem mais habilidade é aquele que mais se envolve em
acidentes. A diferença entre EXCESSO DE CONFIANÇA e AUTO CONFIANÇA confere o
melhor de sua habilidade.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Mar 2012 09:39 #13 por ogaitnas
Muito certo, é preciso saber usar o que se aprende para se defender de todo o tipo de acidente e salvar não só a sua vida, mas como a de outros pela via também.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2012 04:40 #14 por Infanato
queria fazer um curso de direção defensiva, vou dar uma pesquisada aqui por manaus para ver se existe tal curso.
Infanato2012-03-22 07:44:15

vruuuuuuummm!!1!!onze

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2012 17:27 #15 por aderpa
Achei estranho cair no mesmo tópico da reportagem sobre frenagem, mas...
Em resposta à pergunta feita na reportagem sobre Pilotagem Preventiva ou Defensiva, eu respondo
que me DEFENDO de situações de risco; situações previsíveis, mas que, não foi possível deixar de
me envolver.
Se estou ATENTO à uma criança na calçada, posso PREVER que ela possa vir correndo para a rua.
Se ela vier correndo para a rua, posso DECIDIR antecipadamente o que fazer (diminuir a velocidade,
freiar, desviar, etc), sem me assutar com o fato, pois ele foi previsto.
Para frear moto com segurança ou desviar da criança, preciso de HABILIDADE.
Tendo me atentado, previsto, decidido e usado de habilidade, formei um conjuto de ações em minha
defesa contra uma situação de risco.



aderpa2012-03-22 20:29:01

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.215 segundos