Antecipar e respeitar

28 Jul 2011 14:28 #1 por admin123

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 06:21 #2 por Adilson Gomes
Respondido por Adilson Gomes no tópico Antecipar e respeitar
Mto boa as dicas...se tds adotassem os riscos de acidente seriam bem menor....

Mais hum do BANDO....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 12:16 #3 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Antecipar e respeitar
Olha Sidney, há tempos não via um texto tão bom e de tão grande utilidade. Parabéns pela iniciativa, suas dicas são certamente bastante valiosas.

De minha parte, procuro estar atento, equipado e calmo sempre, desconfiômetro ligado, procurando antecipar as "cagadas" dos demais usuários das vias públicas.

Não é um método 100% eficiente, mas chega certamente aos 99%.

Manter a distância do veículo da frente é uma conduta que proporciona uma segurança ímpar: aquele tal do "51... 52" no manual da Honda é de fato bastante útil. Vou além, mantendo ao menos 3 segundos de distância sempre. De noite ou com chuva, procuro aumentar pra cinco, pelo menos.

Isso tem evitado muitos sustos e freada bruscas. O problema é quando o cidadão resolve ficar colado atrás da moto, aí não há muito o que fazer, quando não meio de ele ultrapassar.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 12:35 #4 por Sidney Levy
Respondido por Sidney Levy no tópico Antecipar e respeitar
Artur Felipe, agradeço o elogio. O objetivo é que muitos motociclistas (e motoristas também) leiam estas dicas, pois muitas bobagens são cometidas no trânsito por desconhecimento de lado a lado (motoristas/motociclistas) sobre as reações dos outros. Parece brincadeira, mas muitos motociclistas não sabem, por exemplo, o que é um "ponto cego" para um motorista.

Sidney Levy
Segurança e qualidade andam juntas; não se arrisque

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 19:39 #5 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Antecipar e respeitar
Levy, há alguns anos, eu e meu amigo que se chama Harley, andávamos sempre com minha moto, e tínhamos uma "tocada" muito parecida. Tanto que só se distinguia que estava pilotando se olhasse para a moto, pois eu sempre fui mais "fortinho" e ele era um esqueleto andante.

Porém, toda vez que ele saía com a moto, ele voltava chingando os motoristas que "fechavam" ele, que saiam do nada, etc.

Daí eu saí um dia com ele pilotando e analizei sua pilotagem. Embora a tocada fosse identica, a pilotagem era muito diferente. Ele não prestava atenção aos detalhes!!!!!! Tipo: sempre que o motorista da seguidas olhadas no espelho é porque ele está se preparando para efetuar uma alteração de faixa; uma simples mudança da "pegada" no volante, pode significar que ele vai entrar a direita ou a esquerda (conforme a mão dele).

Coisa assim são a diferença entre um passeio turbulento ou sossegado.

Com meu filho eu sempre digo que a atenção deve ser sempre 100%, às veses 110%. 99,5% nãqo bastam.

Achei seu texto muito bom e deveria ser matéria de CFC!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 15:25 #6 por Muniz Bass
Respondido por Muniz Bass no tópico Antecipar e respeitar
Belíssimo texto, devemos ficar sempre atento a tudo e a todos.....engraçado que as vezes quando eu estou
andando a pé eu me pego "olhando para o retrovisor" para desviar de uma pessoa a minha frente.....kkkkk....

Lead 110 Bege 2009 - "Pororoca" - 08/2009 - 07/ 2013
CB 450 DX 1988 - "Mafalda" - 04/2012 - 01/2016
Fazer 250 2015 - "Serena" - 01/2016 - Presente

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2011 17:57 #7 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Antecipar e respeitar
Muito bom !
Se o sujeito quer viver, tem que se conscientizar. Tem de aprender a repeitar para ser respeitado. Tem de saber que os espaços são públicos e por isso tem de ser dividido de forma racional sendo sempre a prioridade para o menor e o mais fraco : Pedestre, ciclista, motociclista, veículos de passeio, veículos de transportes...

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2011 07:01 #8 por GIBA
Respondido por GIBA no tópico Antecipar e respeitar
Dicas muito úteis! Tomara que muitos motociclistas e motoristas (e porque não pedestres) leiam... (aliás, leitura tb é coisa rara no Lisarb). Acredito que nosso caótico trânsito seja muito mais consequência da falta de cidadania das pessoas, da questão da educação e do respeito ao próximo. Muitas pessoas hoje em dia se esquecem de uma regra primordial: respeito aos "mais velhos": explico - nós, seres humanos, somos mais velhos que os veículos - motos, carros, caminhões, onibus, etc...

Eu te disse, eu te disse, eu te disse!!!! JÁ SEI JÁ SEI JÁ SEI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2011 19:52 #9 por alexsp
Respondido por alexsp no tópico Antecipar e respeitar
Excelente artigo, nós motociclistas devemos sempre nos lembrar que independente da situação, se estamos certos ou errados, no momento de um acidente sempre seremos os mais prejudicados, portanto, vamos nos preservar!

2006 Yamanha Fazer 250
2011 Kawasaki ER5

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2011 06:50 #10 por Sidney Levy
Respondido por Sidney Levy no tópico Antecipar e respeitar
Há um detalhe que deve ser mencionado e levado em consideração por todos. Aumenta diariamente o número de motocilistas nas ruas que nunca dirigiram um carro e, portanto, desconhecem como são as reações naturais de um motorista. Apenas este fato colabora decisivamente para colocar este motociclistas em grande perigo. Enquanto não acontecem mudanças significativas nas regras para obtenção de carteira nacional de habilitação, isso continuará ocorrendo. O cidadão obtém uma CNH hoje e amanhã sai para rua montado sobre um míssil e aí muitos já sabem o final desta história.....

Sidney Levy
Segurança e qualidade andam juntas; não se arrisque

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2011 11:32 #11 por moto_old
Respondido por moto_old no tópico Antecipar e respeitar
Excelentes dicas!! Seria altamente recomendável que as autoridades de trânsito lessem este artigo e notassem que:
- devido ao uso de peliculas muito escuras nos vidros dos automóveis os motociclistas já não conseguem ter certeza se está sendo visto. Nesta situação é aconselhável que o motociclista assuma que não é visto e que o motorista está desatento falando ao celular dentro do carro.
- existem vias em que o motociclista é obrigado a trafegar na faixa mais suja junto com onibus e vans, como na linha vermelha, Rio-RJ.
- buzinar idiscriminadamente, como fazem muitos motoqueiros, só serve para gerar mais stress no transito, é arrogante (equivale a "sai da frente, pô!) e ilegal. Tem que ser reprimido. De fato, me sinto muito mais tranquilo e seguro pilotando a 35km/h entre os carros do que com chato buzinando atrás.
- o exame prático de habilitação do motociclista não deve ser focado na capacidade de ele fazer o circuito em um tempo curto. Isso estimula a pressa. Muitos que passam no exame não conseguem andar numa moto a baixa velocidade!! É incrivel mas, muitos não têm a habilidade necessária para se trafegar com segurança entre os carros. Só conseguem ter equilibrio e manter o motor sem trancos aplicando velocidade na moto!

Alexandre
Rio de Janeiro, RJ
CG125-76, ML125-80, ML125-82, SXT16.5-85, SXT16.5-87, Elefantre30.0ES-89, XLX250R-85, NX4-2000, XT660-2008, XTZ250-2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2011 08:14 #12 por Sidney Levy
Respondido por Sidney Levy no tópico Antecipar e respeitar

moto_old escreveu: Excelentes dicas!! Seria altamente recomendável que as autoridades de trânsito lessem este artigo e notassem que:
- devido ao uso de peliculas muito escuras nos vidros dos automóveis os motociclistas já não conseguem ter certeza se está sendo visto. Nesta situação é aconselhável que o motociclista assuma que não é visto e que o motorista está desatento falando ao celular dentro do carro.
- existem vias em que o motociclista é obrigado a trafegar na faixa mais suja junto com onibus e vans, como na linha vermelha, Rio-RJ.
- buzinar idiscriminadamente, como fazem muitos motoqueiros, só serve para gerar mais stress no transito, é arrogante (equivale a "sai da frente, pô!) e ilegal. Tem que ser reprimido. De fato, me sinto muito mais tranquilo e seguro pilotando a 35km/h entre os carros do que com chato buzinando atrás.
- o exame prático de habilitação do motociclista não deve ser focado na capacidade de ele fazer o circuito em um tempo curto. Isso estimula a pressa. Muitos que passam no exame não conseguem andar numa moto a baixa velocidade!! É incrivel mas, muitos não têm a habilidade necessária para se trafegar com segurança entre os carros. Só conseguem ter equilibrio e manter o motor sem trancos aplicando velocidade na moto!

moto_old, o objetivo é alertar motociclistas sobre problemas reais que ocorrem nas ruas todos os dias. Enquanto as autoridades - muitas delas despreparadas para ocuparem os cargos que ocupam - não fazem nada, pessoas vão sofrendo acidentes e o assunto vai sendo empurrado. Parece claro que soluções como proibir circulação ou segregar os motociclistas em vias exclusivas não são solução para o problema. O correto harmonizar todos os participantes deste circo, através de uma melhor formação, educação, fiscalização e punição se necessário.

Sidney Levy
Segurança e qualidade andam juntas; não se arrisque

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2011 19:05 #13 por davidcchh
Respondido por davidcchh no tópico Antecipar e respeitar
Mas moto_old fez uma observação que influencia bastante a segurança do motociclista: o uso de películas muito escuras. Sabidamente 80% das películas que circulam no país são proibidas por lei! E sobre a falsa premissa de que "aumenta a segurança" (nunca vi uma pesquisa que confirmasse essa tese) até as autoridades policias incentivam a aplicação. Saber o que está acontecendo a sua frente é indispensável para o motorista/motociclista antecipar ações evasivas, mas para isso é necessário enxergar através dos vidros dos carros. No mais um dos melhores textos sobre segurança no trânsito que já li, sinceramente, deveria estar no CTB.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2011 14:16 #14 por moto_old
Respondido por moto_old no tópico Antecipar e respeitar
Um dos reflexos que desenvolvi ao longo dos meus 35 nos de motociclismo foi o de antecipar o que um motorista vai fazer olhando para as rodas dianteiras do carro. Funciona tanto nos casos em que um carro está prestes a entrar na via em que você trafega como quando você está no corredor entre os carros. Se o carro entra à sua direita a frente do pneu esquerdo está pra fora do paralama, atenção, ele vai entrar na sua frente! Também, é mais fácil notar se o carro está se movimentando observando o giro das rodas do que a translação da carroceria. Agora, isso só vale se o carro se movimenta devagar, como num corredor engarrafado. Se ele estiver em alta velocidade um pequeno movimento no volante faz o carro mudar de faixa. Aí, se você vier em alta velocidade ... se dá mal.

Alexandre
Rio de Janeiro, RJ
CG125-76, ML125-80, ML125-82, SXT16.5-85, SXT16.5-87, Elefantre30.0ES-89, XLX250R-85, NX4-2000, XT660-2008, XTZ250-2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Set 2011 12:26 #15 por JulianoPaes
Respondido por JulianoPaes no tópico Antecipar e respeitar
aqui só na defensiva , nunca cai

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.216 segundos