Ah galera! Eu não vejo problema nenhum em descer da moto e tirar o capacete.
Eu sempre coloco ela no cavalete, tiro o capacete e já abro o tanque. Os frentistas da BR aqui em São José são muito educados. Sempre vêm perguntando coisas sobre a moto, e pelo visto, quase todos eles são motociclistas hehehe. Então fico batendo papo com eles.
Isso é um misto das duas causas aqui citadas. Segurança e também contra assalto também, é óbvio! Não adianta a gente se sentir constrangido.
Pensem também sob o ponto de vista deles. Vai que eles têm que pagar pela gasolina se um meliante abastece e sai voando com a moto sem pagar. O cara ganha 400 500 conto por mês e ainda tem que pagar os 20, 30 conto que o meliante roubou. Quase 10% do salário do cara. Sacanagem!!!
O pessoal tem uma mania de perseguição aqui e, tudo, já
querem alegar dano moral, antes de conhecer o real motivo de cada solicitação.
Há normativa de segurança da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que, entre
outros, exige a saída dos ocupantes do veículo na hora do abastecimento, seja
para carro ou para motocicleta.
O grande problema é a não obediência e, em muitos casos, o desconhecimento dos
frentistas destas normativas.
No caso da moto, é muito mais fácil pedir ao motociclista para descer, até
porque, potencialmente, a motocicleta se torna mais perigosa ao abastecer do
que o carro, pois o motor é naturalmente mais exposto que o de um carro e, o
tanque, fica bem acima deste.
No caso de um vazamento acidental, a possibilidade da
gasolina cair na saída de escapamento e iniciar um incêndio existe e, isto, é
um fator de risco se o motociclista estiver sobre a moto.
Sobre o capacete, aos que não sabem, o rosto é a forma
natural de identificação de um indivíduo, tanto é assim que, num assalto, é a
primeira coisa que se cobre para evitar a identificação e, assim, nada mais
natural do que exigir essa identificação na hora de qualquer negócio, seja
abastecer ou entrar num banco.
Não há qualquer discriminação ao solicitar a um motociclista
que retire o capacete, só para os que querem esconder algo.
Seria de bom gosto que o processo fosse regulamentado e amplamente divulgado, quer fosse obrigatório descer da moto ou não. O que gera um certo desconforto é dependermos de uma avaliação do frentista se representamos perigo ou não.
Aqui no RJ, quando paro no BR, é sempre na mesma bomba e o mesmo atendente e nunca me pediram para tirar o capacete, descer da moto, abrir a tanque, ficar devendo 2 centavos(40 já hoje hehe) ...
Chego no posto, levante a viseira, desligo a moto, abro o tamque e fico de olho para não deixar transbordar( na 1ª vez foi quase
Tenho moto ah pouco tempo e abasteci pouco, abasteco sempre no mesmo posto e sempre desci da moto, como tem que ir na maquina de cartão de débito, é uma coisa que nunca me incomodou, só fico observando se o cara nao vai deixar escorrer no tanque e tal.
Se for pensar no bem coletivo, é muito melhor descer da moto sem reclamar, pois, qualquer coisa que aconteça quem paga é o frentista... se vc fugir, se vc balançar a moto e ele derrubar gasolina, as vezes é ordem do patrão dele...........
então, se ele pediu pra descer... põe no cavalete e desce... simples... troca uma idéia com ele, as vezes ele é motoqueiro tbm (ou motociclista, como alguns preferem)
td mundo reclama dos assaltos, só que quando pedem pra tirar o capacete (ajudar na identificação) ninguém quer, e se sente discriminado...
Quanto ao capacete, é muito natural, que exijam, para identificação.
Quanto a coagir alguém a sair da moto, sem fazer o mesmo com (TODOS) os ocupantes dos automóveis (inclusive mulheres, crianças de colo, idosos...) contraria os tais normativos da ANP, que o RaceX falou.
De mais a mais, tratamento diferenciado é inconstitucional, inclusive para figurar em lei municipal (aliás... já deve ser inconstitucional por vício de iniciativa, já que município não pode regular essas matérias).
Eh falta do que discutir. Qual a dificuldade descer da moto para abastecer? Ou precisa ficar pertinho do frentista enquanto ele introduz a mangueira... Dar uma cheirada no pescoço dele.
Fala sério.
Se vc quiser, pode fazer isso...rs Se não quiser, tem todo o direito...
Temos o direito de fazer o que quisermos. Tem coisa que somos obrigados a fazer, querendo ou não. Obrigar a fazer o que é facultativo é que não pode.
Aliás... tudo pode... Mas tem consequência... Exemplo: todo mundo é livre pra matar os outros... desde que assuma o risco de ser perseguido, preso, julgado, condenado e etc. Todo pos´to é livre pra discriminar sem motivo justo... desde que assuma o risco de ser processado, julgado e condenado a indenizar a vítima em pelo menos R$ 2.000,00 (ou 100 tanques de intruder grátis, num acordo...rs). Todo mundo tem direito de permanecer na moto, desde que assuma o risco de cair, cheirar o cangote do frentista (se vc gostar disso, vc tem liberdade pra isso também..rs).
Daniel Telles escreveu: Pelo jeito vcs gostam mesmo de cheirar o cangote do frentista... Vai querer segurar na mangueira também?
O amigo... pra que dizer essas coisas...
Sai dessa... aproveita o Motonline para tirar suas dúvidas, fazer perguntas e fazer novas amizades...
Se não concordar com algum tópico não é obrigado a responder...
Mas não fica arrumando encrenca não...
o que coloquei foi ao me deparar com mais um se é de moto, tem que descer, não concordo com a justificativa.
o chão normalmente tem óleo. ao descer ali você pode escorregar e cair.
risco de incêndio em moto em condições normais é dificil. se você jogar cigarro aceso em copo com gasolina, vai apagar o cigarro. não pega fogo.
fugir após abastecer, basta tirar a chave da tampa e colocar no contato da ignição e "vazar".
eu ainda não localizei ocorrênicia em posto de gasolina e que moto pegou fogo.