Garantia: Funciona? Garante tudo?

06 Set 2008 12:23 #1 por neumar
Oi pessoal. Vou aproveitar este espaço pra expor um pensamento... comentários sempre bem-vindos! Espero que seja útil!

Tenho navegado em vários sites de novas marcas de motos. Acho que ninguém mais deve conhecer todas, de tanta marca nova no nosso mercado!

Algumas destas marcas estão oferecendo garantia de 2 anos. Fiquei pensando o quão bom é isto, contra o quão ruim é isto. Vejam só:

O indivíduo compra um moto 0km, com garantia de 2 anos. Comprou uma chinesa, por exemplo, que usa a mesma mecânica da honda 1984 (lançamento no mercado heim!). Passados 6 meses, o câmbio estoura, ou o motor trava, ou alguma outra coisa que impeça o uso da moto. Ele leva na concessionária (ou ela manda buscar mesmo), exige a garantia, e depois da moto ficar 45 dias parada por falta de peças, devolvem a moto perfeitinha! A garantia funcionou! (passeiem um pouco pelo fórum).

Só que nestes 45 dias o sujeito ficou a pé! E aí? Como fica se ele depende da moto pra sobreviver? Pra alimentar os filhos? (Como motoboys ou professores particulares por exemplo...)

Não sei se a lei (Código de Defesa do Consumidor) obriga a deixarem ele com uma moto substituta, mas já lí garantias livrando a cara até do transporte da mesma para a concessionária (verifiquem em seus manuais agora, o texto espera!). Que seja direito do cliente, ele vai procurar o procon (de ônibus), abre o processo, vai pra casa (de ônibus), eles mandam uma carta registrada, aguardam 1 semana para resposta, chama ele de volta lá (de ônibus), encaminham para o jurídico, etc... e o tempo todo de ônibus! Metrô, carona, bicicleta...

Agora, ele poderia levar a moto num mechânico de confiança e mandar arrumar, com as peças da honda 1984 (lembram?). Só que aí, adeus garantia de 2 anos! Passados mais 6 meses o painel pifa, e aí só sobrou um único lugar pra ele comprar outro igual, ou terá de adaptar um (modelo 1984).

Ou seja, fiquei vendo e achei que isto é um jeito de prender o cliente na concessionária. E não pareceu ser muito vantajoso a mecânica da moto ser similar a outras, pois só ajuda se vc jogar a garantia no lixo.

Analisando tudo, cheguei a conclusão clichê que: "o barato hoje, sai caro amanhã"!

Aliás, garantia é uma coisa que não me apetece muito. Se vejo a marca dando garantia "sem limite de kilometragem" já acho que é porque eles sabem que ela não rodará o suficiente neste período pra kilometragem ser elevada! E se vc usa demais a garantia antes dela acabar, coitado de você quando ela acabar!

Lembrem-se que promessas funcionam iguais a garantia!
- "Vão trocar se der algum problema".
Pra trocar precisam ter a peça né...
Pior é se dizem (não estava lá pra ouvir, me diga quem ouviu):
- "Vão trocar quando der problema".


Minha moto peguei 0km, e tinha garantia de 12 meses, a partir da data de venda, sem limite de kilometragem. Nunca usei a garantia. Com o meu uso, a garantia teria sido útil apenas se fosse de 3 anos, quando tive de trocar as escovinhas do motor de partida (e não tenho certeza se a garantia cobre isto, pois estavam desgastadas pelo uso). Antes disto troquei o cabo do velocímetro, que quebrou ao cair num buraco, mas isto minha garantia não cobria (de novo, olhem seus manuais!).

Ou seja, se fosse comprar uma moto hoje, escolhendo alguma marca nova, mas pegando uma moto com "mecânica popular" pra não ter dores de cabeça, já poderia esquecer a garantia. Esta, apenas irá me prender a marca, e aí, depois da venda e dos 30 dias de prazo para devolução, eles sabem que estou preso lá, e poderão me tratar como quiserem!

De parabéns está a Suzuki ao dar de graça 1 ano de seguro para suas motos de grande cilindrada! Isto sim é uma boa, e te prende a marca do mesmo jeito (vc troca a moto lá daqui há 1 ano, pois como disse o Manta, sai mais barato do que renovar o seguro!). Só falta darem isto para as pequenas também né!

Um abração a todos!neumar39697,6425231481

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2008 15:29 #2 por João Tadeu
.... feliz ou infelismente, querido NEUMAR, o Manual do Proprietario é o segundo contrato entre as parte ! O primeiro é a nota fiscal ...


Todas as marcas ... eu disse todas ... estabelecem os limites da compreensão dessa garantia, e o código do consumidor rege os prazos e as formas de determinação para recorrencia de vicios, o outras formas de proteger o consumidor.


Nunca neste pais, mesmo para a linha de automoveis, carro reversa fez parte deste contrato ... mas faz parte de algumas apolices de seguro para carros.


O importante, é que se leia essas coberturas antes de se assinar o primeiro contrato !

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2008 16:18 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
Pois é João, mas o problema é que , ou o consumidor não entende nada do que tá escrito no contrato, pois ele está com tantos termos técnicos que isso impossibilita sua leitura por um leigo, ou não consegue ler, pois o vendedor faz uma pressão tão grande pra vc comprar que o contrato acaba sendo só um detalhe deixado pra depois da compra , e por último, brasileiro é tão preguiçoso que não lê nem o manual antes de operar qualquer máquina ou aparelho que nem se dá ao trabalho de ler o contrato!!!


Abraço. Patriarca.moisespatriarca39697,8053240741

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2008 19:02 #4 por João Tadeu
exatamente Moises ... mas depois que as coisas acontecem, perdem a preguiça em ler o codigo do consumidor ... ai a Ines é morta.

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2008 20:12 #5 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
E enterrada!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2008 20:14 #6 por dinho.al
Respondido por dinho.al no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
Poise, mais antes q aconteça o mesmo coma gente, é sempre bom ler o contrato, e acima de tudo PESQUISAR...

Talvez se ñ tivesse conhecido o fórum, antes mesmo de comprar minha moto, teria caído no barato q sairia muito caro....

Mais isso não justifica que as marcas que quebram menos, não dá mais acessórios para o consumidor, cobrando preços absurdos...

Mais isso é coisa para outro tópico...

Anderson Henrique
-strada 2001
-titan esd 2008
- cbx twister 205cc 2008
-fazer 250cc 2013
-xj6 2013
Atual: cb 1300 super four 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 06:17 #7 por Original_40
Pois é...2 (a vingança.. )

A garantia é o tipo de coisa que NINGUÉM quer usar. Mas... se por infelicidade precisar... ela deve estar bem clara nos documentos (manuais + n.fiscal), pois reflete o que pode ser cobrado e DEVE ser cobrado do vendedor.
Eu cito um episódio que me aconteceu com um carro "0Km" que tirei da GM (graças à Deus..minhas motos nunca me deram problemas... ) o carro com 15.000 kms abriu o bico (motor) e a GM me indenizou trocando o motor (partes danificadas + M.O.), mas... eles não me indenizaram os dias que tive que alugar outro carro pois minha mulher usava o carro para trabalho (Vendas).

A GM não indenizou e pior... disse-me em bom português..."Procure os seus direitos" .
Esta claro que ao comprar um "0 Km" pretende-se não ter "dor de cabeça", mas... não é assim que "eles" (montadoras) pensam.
No manual do proprietário diz claramente que toda e qualquer avaria que ocorra no período de garantia será somente ressarcida se COMPROVADA a não existência de mau-uso e maus vícios.

Não reza em lugar algum que eles vão de dar outro no lugar enquanto seu carro (moto) esta sendo consertado.

Então... é enfiar a viola no "sáco" e engolir mais essa.

Taí um dos grandes motivos da Honda nadar de braçadas no mercado nacional. Quase nunca dá problemas e com raras excessões, quando dá...troca peça sem ter que esperar 1 mês a importação.

Apesar de me chamarem de "Yamahista" eu cito o caso de meu colega de trabalho que tirou uma Fazer 2007 "0 km". A moto dele teve problemas com a I.E.
Depois de 1 semana parada, ele solicitou outra moto e a Yamaha cedeu um YBR (125cc) no lugar para ele não ficar à pé.

Então...neste caso. Há que se aplaudir a marca, assim como sei de exemplos onde a Honda fez o mesmo.

Toda e qualquer atitude de "agrado" ao consumidor deve ser incentivada.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 08:07 #8 por rjmartins
Respondido por rjmartins no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
um grande problema de garantias desse tipo é forçar revisões na concessionária, que geralmente são bem mais caras que feitas por fora....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 09:32 #9 por neumar
Respondido por neumar no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?

Original_40 escreveu: (...) Depois de 1 semana parada, ele solicitou outra moto e a Yamaha cedeu um YBR (125cc) no lugar para ele não ficar à pé.

Então...neste caso. Há que se aplaudir a marca, assim como sei de exemplos onde a Honda fez o mesmo.

Toda e qualquer atitude de "agrado" ao consumidor deve ser incentivada.



Não sei bem se aí as responsáveis são as marcas ou as concessionárias que tiveram a decência. Acho que nestes casos o gerente é quem merece os agradecimentos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 09:57 #10 por Original_40

neumar escreveu:

Original_40 escreveu: (...) Depois de 1 semana parada, ele solicitou outra moto e a Yamaha cedeu um YBR (125cc) no lugar para ele não ficar à pé.

Então...neste caso. Há que se aplaudir a marca, assim como sei de exemplos onde a Honda fez o mesmo.

Toda e qualquer atitude de "agrado" ao consumidor deve ser incentivada.


Não sei bem se aí as responsáveis são as marcas ou as concessionárias que tiveram a decência. Acho que nestes casos o gerente é quem merece os agradecimentos!

Na verdade...foi a concessionária. Aliás... não é a toa que ela foi eleita a 3a. melhor do pais pela revista "Motociclismo".
Original_4039699,5405208333

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 10:10 #11 por FLIT
Respondido por FLIT no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
bom dia!
o que vejo realmente é que a garantia tá muito mais relacionada ao bom senso dos gerentes e funcionários que aos contratos, pois se levados ao é da letra, sempre protegem o fabricante e tratam o consumidor como um demolidor de veículos ( e existem realemte essas pessoas).

se um motor estoura, como provar ue nunca foi abastecido com combustível de má qualidade?

se um câmbio quebra, como provar que nunca deu um tranco forte nele?

concordo plenamente que a garantia muitas vezes nos prende à concessionária. por muitas vezes só fiz a revisão gratuita , pois não compensa fazer as outras revisões.

a verdade é que para utilizar a garantia a pessoa precisa ter muito tempo, dinheiro e paciência, pois o tempo perdido e os aborrecimentos só compensam se for algo grave e muito caro. se não, como diz meu pai,

" fica mais caro o molho do que o frango!!"

não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!



GENTILEZA GERA GENTILEZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 12:32 #12 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
Não tenho o que reclamar da garantia. Meu carro teve o parabrisa rachado, me prometeram trocar em 1 semana, e assim o fizeram, a custo zero.
Quando eu tinha a XT, levei a moto para revisão, a revenda me prometeu entregar a moto no dia seguinte... houve um problema com o filtro de óleo e a XT precisou ficar mais 1 dia na revisão. A revenda me emprestou uma Lander para que eu não ficasse a pé.
Mas existem casos e mais casos... pode ser que eu tenha dado sorte.
Abs!!

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 13:58 #13 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico Garantia: Funciona? Garante tudo?
Quanto a moto/carro reserva, a garantia não cobre isso, porém como já foi mencionado o Código de defesa do consumidor regulamenta o prazo que o fabricante tem para resolver o problema, se eu não me engano se em 30 dias não consertarem o produto, eles tem que devolver o dinheiro ou dar outro produto NOVO.

Isto é o que o CDC diz, mas duvido que alguém consiga . Quando passar os 30 dias e você pedir isso, vão enrolar, você vai ter que entrar na justiça e até conseguir alguma coisa vão consertar e te devolver...

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos