Oi pessoal. Vou aproveitar este espaço pra expor um pensamento... comentários sempre bem-vindos! Espero que seja útil!
Tenho navegado em vários sites de novas marcas de motos. Acho que ninguém mais deve conhecer todas, de tanta marca nova no nosso mercado!
Algumas destas marcas estão oferecendo garantia de 2 anos. Fiquei pensando o quão bom é isto, contra o quão ruim é isto. Vejam só:
O indivíduo compra um moto 0km, com garantia de 2 anos. Comprou uma chinesa, por exemplo, que usa a mesma mecânica da honda 1984 (lançamento no mercado heim!). Passados 6 meses, o câmbio estoura, ou o motor trava, ou alguma outra coisa que impeça o uso da moto. Ele leva na concessionária (ou ela manda buscar mesmo), exige a garantia, e depois da moto ficar 45 dias parada por falta de peças, devolvem a moto perfeitinha! A garantia funcionou! (passeiem um pouco pelo fórum).
Só que nestes 45 dias o sujeito ficou a pé! E aí? Como fica se ele depende da moto pra sobreviver? Pra alimentar os filhos? (Como motoboys ou professores particulares por exemplo...)
Não sei se a lei (Código de Defesa do Consumidor) obriga a deixarem ele com uma moto substituta, mas já lí garantias livrando a cara até do transporte da mesma para a concessionária (verifiquem em seus manuais agora, o texto espera!). Que seja direito do cliente, ele vai procurar o procon (de ônibus), abre o processo, vai pra casa (de ônibus), eles mandam uma carta registrada, aguardam 1 semana para resposta, chama ele de volta lá (de ônibus), encaminham para o jurídico, etc... e o tempo todo de ônibus! Metrô, carona, bicicleta...
Agora, ele poderia levar a moto num mechânico de confiança e mandar arrumar, com as peças da honda 1984 (lembram?). Só que aí, adeus garantia de 2 anos! Passados mais 6 meses o painel pifa, e aí só sobrou um único lugar pra ele comprar outro igual, ou terá de adaptar um (modelo 1984).
Ou seja, fiquei vendo e achei que isto é um jeito de prender o cliente na concessionária. E não pareceu ser muito vantajoso a mecânica da moto ser similar a outras, pois só ajuda se vc jogar a garantia no lixo.
Analisando tudo, cheguei a conclusão clichê que: "o barato hoje, sai caro amanhã"!
Aliás, garantia é uma coisa que não me apetece muito. Se vejo a marca dando garantia "sem limite de kilometragem" já acho que é porque eles sabem que ela não rodará o suficiente neste período pra kilometragem ser elevada! E se vc usa demais a garantia antes dela acabar, coitado de você quando ela acabar!
Lembrem-se que promessas funcionam iguais a garantia!
- "Vão trocar se der algum problema".
Pra trocar precisam ter a peça né...
Pior é se dizem (não estava lá pra ouvir, me diga quem ouviu):
- "Vão trocar
quando der problema".
Minha moto peguei 0km, e tinha garantia de 12 meses, a partir da data de venda, sem limite de kilometragem. Nunca usei a garantia. Com o meu uso, a garantia teria sido útil apenas se fosse de
3 anos, quando tive de trocar as escovinhas do motor de partida (e não tenho certeza se a garantia cobre isto, pois estavam desgastadas pelo uso). Antes disto troquei o cabo do velocímetro, que quebrou ao cair num buraco, mas isto minha garantia não cobria (de novo, olhem seus manuais!).
Ou seja, se fosse comprar uma moto hoje, escolhendo alguma marca nova, mas pegando uma moto com "mecânica popular" pra não ter dores de cabeça, já poderia esquecer a garantia. Esta, apenas irá me prender a marca, e aí, depois da venda e dos 30 dias de prazo para devolução, eles sabem que estou preso lá, e poderão me tratar como quiserem!
De parabéns está a Suzuki ao dar de graça 1 ano de seguro para suas motos de grande cilindrada! Isto sim é uma boa, e te prende a marca do mesmo jeito (vc troca a moto lá daqui há 1 ano, pois como disse o Manta, sai mais barato do que renovar o seguro!). Só falta darem isto para as pequenas também né!
Um abração a todos!neumar39697,6425231481