Semana que vem vou pegar minha primeira moto...
Nunca pilotei no trânsito... na auto escola eles não ensinam nada... vc fica parecend um retardado fazendo aquelas voltinha lá...
Gostaria de dicas de como enfrentar os corredores de sampa...
Obs.: vou pegar uma yes, se alguém tiver uma dica ou um macete da moto será mto bem vindo...
Anderson bem vindo, parabéns pela escolha, Se vc nunca andou em corredor, vá com calma, pegue confiança na moto primeiro, conheça a moto, dê uns rolês com ela o máximo que puder, sem pressa, sem compromisso, virão muitas dicas, pode esperar, o pessoal aqui vai te ajudar muito.
dá uma lida nesse tópico aqui:
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Cara, se voce só andou na pistinha do detran, esqueça por enquanto grandes avenidas e corredores, passe uns dias andando no seu bairro, vá aumentando o transito aos poucos.
Evite pelo menos no primeiro mês rodovias, marginais e corredores como 23 de maio, Radial Leste, Elevado, Av do Estado...
Semana que vem vou pegar minha primeira moto...
Nunca pilotei no trânsito... na auto escola eles não ensinam nada... vc fica parecend um retardado fazendo aquelas voltinha lá...
Gostaria de dicas de como enfrentar os corredores de sampa...
Obs.: vou pegar uma yes, se alguém tiver uma dica ou um macete da moto será mto bem vindo...
Valeu pelo apoio galera...
Olá aaxabreu,
Primeiramente parabéns pela moto. Desejo vários km de felicidade.
Acho que o que vc espera ou esperava de uma auto-escola eles não vão ensinar vc vai aprender no dia a dia. Porém nem tudo é perdido. Se vc anda naquelas marcações estreitas sem cometer faltas é sinal de que vc tem equilíbrio e controle e isso será importante depois no trânsito de verdade(corredores). O slalow entre os cones te dá uma noção de distância tempo e equilíbrio novamente. Então aproveite e faça as aulas como se estivesse na rua. Sei que não é legal ficar andando em 1.a a 20km/h porém é onde vc tem chance de aprender e perceber coisas simples que lhe servirão para o resto da sua vida.
Pegue a moto de manhã, num sábado ou domingo, e treine em um local tranquilo.
Faça um traçado imaginário na rua e tente segui-lo a uns 60 por hora. Quando ver que já tem o controle da moto o suficiente pra ela não ficar saindo de lado vc já terá um bom equilíbirio. Mas não siga o traçado das faixas de rolamento, ali em cima é um sabão.
Treine muita frenagem, reduzida, pois no corredor acontecem algumas coisas que nos fazem freiar com tudo. Marque uma distância, como um poste ou árvore e tente se programar para parar a moto ao lado. (ao lado, pelo amor de Deus!
).
Lembre-se que corredor tbm não é só andar em linhas retas e se preocupar em freiar. Tem desnível, faixa de rolamento, aqueles tijolinhos que separam as faixas de rolamento, inclinação da avenida, buraco, pedestres, chuvas... Ande numa velocidade que lhe permita uma reação. Dê passagem para os apressados e não se estresse com eles nem com fechadas (sim elas acontecem).
Ande sempre com os pneus calibrados na pressão correta, moto em dia, freios em ordem, protegido...
E mais uma dica, compre a motociclismo do mês de agosto que traz um encarte sobre técnicas de pilotagem muito bom.
Boa sorte, juízo e não queira virar o Valentino Rossi quando tiver mais a manha...
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
tenha uma coisa clara em mente, nao querendo te desanimar: se vc pretende enfrentar corredor todo dia, cedo ou tarde vc cai. te falo pq cai sexta passada, e num foi culpa minha nao
. tomei uma fechada de um cabaço q nao deu seta e trocou de faixa bruscamente.
e olha q dei muita sorte, os motokeros me ajudaram pq senao num duvido nada q eu e minha mulher seriamos atropelados.
nao tucha no corredor, so acelera pra evitar ficar emparelhado entre 2 carros. a trairagem dos corredores eh o ponto cego dos automoveis.
...complementando, não se "apavore" no corredor, se alguém quiser te empurrar, continue andando na boa, só vc conhece suas limitações, então vai na boa e quando for possivel dê passagem ao desesperado, vc não precisa correr, sua vida não depende disso. (nem a vida desses caras, mas eles não entendem isso né?)
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Kra, primeiro aprende a andar com a moto, pra depois querer andar com o trânsito, ainda mais em sampa, é o melhor que vc tem a fazer...
Nos primeiros 15 dias vai andando com a moto só nas ruas perto de sua casa até vc se sentir um valentino rossi (cuidado não vai te emocionar demais tb) ai depois vc vai aos poucos andando nas avenidas mais movimentadas...
OS kras são cruéis, ninguem se preocupa com o motoqueiro que vai passando do lado deles...
faz o que ta tod mundo falando...
calma... primero vai da um role num lugar mais deserto (sem areia, nem pedrinhas no chão) e vá praticar umas freiadas... umas mudanças de direção bruscas...
va treinando akelas reboladinhas pra desviar de retrovisores, buracos...........(eu treinei isso entrando no portão de casa sem por os pés no chão)...
hj a mulekada da rua paga um pau
e com o tempo vc acostuma com os corredores... começa até a "prever" algumas antices ao volante...
cara, cai quarta por causa de um cara q mudou de faixa
sem seta e em cima de mim.. se estivesse sem jaqueta,
certeza q teria esfolado o braço até o osso.. pq a
jaqueta esfolou bem até a proteção q está embaixo da
cordura... e eu nao estava rapido, estava la pelos 50
por hora... agora me diz, uma moto q nem na rua pode
andar de tanto barulho q faz, andando com o farol alto..
como q o cara nao ve? cara uma viu.. pelo menos o seguro
dele vai cobrir a brincadeira.. e vai sair bem caro..
cuidado no corredor! mais cedo ou mais tarde, pode rolar
um chão.. o chão é duro.. ande SEMPRE equipado!