A troca deve ser feita quando aparecer a marca do TWI
a partir do memento em que ver esse calombinho, pode substituir o pneu. O TWI foi instituido em todos os pneus como indicativo de segurança, que indica o momento da troca.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Não tem como chegar a uma kilometragem com precisão, pois depende de uma série de fatores.
No meu caso, o pneu traseiro foi trocado com 13.000km e o dianteiro com 15.000km, ocasião em que ambos atingiram a marca do TWI.
Para substituição eu prefiri o Pirelli Angel ST, apesar de muitos indicarem o Pilot Road 2 da Michelin, creio que os dois sejam equivalentes em durabilidade e dirigibilidade.
Quem tem trocado com 8.000km anda mais forte, consequentemente exigindo mais do pneu, o que gera um maior desgaste.
Vários são os fatores que determinam a curta ou longa vida de um pneu.Temperatura, piso, abrasividade, pressão interna... modo de pilotar.Um pneu seria como um sapato, usando com "elegância" e sempre engraxando, dura muito... chutando pedras, dura pouco.
Um pneu sempre bem calibrado (tenho por costume, em quanto fora da terra e chuva, calibrar o pneu frio com quatro ou cinco libras acima do recomendado. Esse costume vem do tempo da bikes, onde aprendi que pneu bem cheio além de melhorar o desempenho, fura menos) e uma pilotagem consciente, sem arrancadas e freadas fortes, sem abuso de velocidade, certamente aumenta muito a vida útil do pneu.Como diz o Geraldo, borracheiro amigo : " O que determina a vida do pneu, é a pecinha que vai atrás do volante", do guidão no caso.
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Salve rapaziada.Minha J6 ta com 30 mil km ja é o quarto pneu que coloco.Como foi comentado tudo depende a maneira de pilotar.Eu so ando FORTE mas ando mais em estradacalibro de dois em dois dias com pneu frio, dois pontos acima do recomendado.Atualmente estou usando Pirelli Diablo Rosso Corsa to achando senssacional so que estou andando com a medida 180 pois é o menor dessa linha.Apesar de ter alterado o tamanho do pneu a ciclistica não alterou muita coisa,a moto ficou um pouco mais pesada em pequenas manobras mas ganhou muito em curvas de alta acima dos 200 km pois com o pneu de medida original ela saia um pouco de traseira.E tambem esteticamente ficou muito mais bonita.Vou postar fotos com o pneu.Abskleber