Pneus para Tornado

23 Out 2006 10:12 #1 por ccordiolli
Olá meus amigos,


Tenho uma Tornado 05/05 com 12.500km e o pneu traseiro já está na marca para trocar. Estou usando o original Metzeler que acho que durou muito pouco.


Qual Marca / Medida vocês recomendam? E valor se tiver...


Lembrando que os originais são 120/80-18 (trazeiro) e 90/90-21 (dianteiro)

Claudinei Cordiolli

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2006 12:17 #2 por Spiderman
Respondido por Spiderman no tópico Pneus para Tornado
Amigo,


Por que você não experimenta o MT 90 AT da Pirelli?


O pneu é demais, estou muito satisfeito com a performance, não troco por nada. Pode comprar que o pneu é bom.


Abraço

Spiderman

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2006 18:36 #3 por dougxjf
Respondido por dougxjf no tópico Pneus para Tornado
Você calibra os pneus com freqüência?

Tá certo que a XTZ é bem mais leve, mas os pneus são os mesmos da tornado (o original é 110, mas dá pra colocar 120 numa boa).

Eu troquei meu primeiro pneu trazeiro com 17 mil, e o segundo com 34 mil. E olha que ando sempre com carona, e praticamente só uso em asfalto.

Na última troca resolvi colocar um pneu 120. Já andou 10 mil e ainda tá muito longe de acabar...

Saudades da XTZ 125cc... mas a Lander é o bicho!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2006 06:11 #4 por ccordiolli
Respondido por ccordiolli no tópico Pneus para Tornado
Valeu Spiderman pela dica


dougxjf eu calibro o pneu trazeiro sempre com 26psi pois pela manhã levo a patroa e à tarde volto sozinho então deixo no meio termo.


O pessoal que tem tornado já me falou que o pneu original trazeiro dura no máximo 15 mil, porém tem gente que falou que dura 8 ou 9 mil

Claudinei Cordiolli

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2006 14:21 #5 por Guto
Respondido por Guto no tópico Pneus para Tornado

ccordiolli escreveu: Valeu Spiderman pela dica


dougxjf eu calibro o pneu trazeiro sempre com 26psi pois pela manhã
levo a patroa e à tarde volto sozinho então deixo no meio termo.


O pessoal que tem tornado já me falou que o pneu original trazeiro dura
no máximo 15 mil, porém tem gente que falou que dura 8 ou 9
mil


Então é por isso que tá gastando rápido, leia o manual e veja que a
calibragem recomendada é de 22 libras para os dois pneus ....
Troquei pneu trazeiro da minha com 13.000, mas não cuidava devidamente
da calibragem, agora confiro toda semana.
Guto39030,6822337963

YBR 2003 †

Tornado 2003 †

Sportster 883 R – Finalmente...

Curitiba - Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2006 14:34 #6 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Pneus para Tornado
A calibragem ideal pelo que já lí no manual e eles sabem o que falam é 22 dianteira e 22 trazeira só com o piloto.


22 dianteira e 29 trazeira se com duas pessoas normalmente.


Se for só piloto e tiver mais ou menos 80 kilos 22-24


Se for só piloto e tiver mais ou menos 100 kilos, 22-25, uso essa calibragem, minha moto esta com 7000km e o pneu trazeiro esta meia vida.


Recomento o michelin sirac, 120/80/18 ou 130/80/18, que com certeza, se o caboclo não esmirilhar a moto, irá durar mais de 20.000 km. R$ 215,00 o 120..........e R$ 240,00 o 130.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2006 15:17 #7 por ccordiolli
Respondido por ccordiolli no tópico Pneus para Tornado
Guto, Eu coloco 26 PSI somente no pneu traseiro pois meu peso mais a patroa chega a 150 kg. Na frente só 22.


A moto anda com 150kg pela manhã e com 95kg à tarde, por isso coloquei a pressão intermediária.


Não sei se isso é o ideal.


Ventania, Obrigado pela dica do Sirac

Claudinei Cordiolli

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2006 15:30 #8 por Guto
Respondido por Guto no tópico Pneus para Tornado
Pois é ccordiolli ...
O Manual da minha indica 22 libras pra cada pneu, mesmo com garupa ...
A minha é uma 2002/2003, será que essa indicação mudou nos modelos
mais novos ?

YBR 2003 †

Tornado 2003 †

Sportster 883 R – Finalmente...

Curitiba - Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2006 14:10 #9 por ccordiolli
Respondido por ccordiolli no tópico Pneus para Tornado
Guto, Deve ter mudado... na minha vem com 22 e 29 com garupa.


Mandei a dúvida de pressão para o Tite e veja o que ele respondeu:


Ainda bem que eu estava fazendo certo


Carta respondida em 13/11/2006


Pressão
Tite. Sei que você já escreveu milhares de vezes sobre calibragem de pneu, mas não achei resposta para minha dúvida. Tenho uma Tornado e a calibragem recomendada é só Piloto 22 e 22 e com garupa 22 frente e 29 traseiro. Minha dúvida é: Levo minha esposa para o trabalho todos os dias, porém sempre volto sozinho, a distancia é a mesma com 1 ou 2 pessoas. Qual a calibragem que devo usar? Eu tenho 95kg e 1,90m a muié 55kg e 1,60m.
Claudinei - São Paulo – SP
Seguinte, a pergunta é boa sim, neste caso use uma média: 26 atrás e quando for rodar muito, aí sim, coloque os 29 recomendados.

Claudinei Cordiolli

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2006 16:12 #10 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Pneus para Tornado
Olá gente, estou ressucitanto o tópico mas tenho uma questão. Não tenho uma tornado mas as indicações de calibragem são as mesmas da Bros.


Normalmente coloco 29 psi na traseira e 23 na dianteira. Ouvi dizer pode acontecer desgaste pre-maturo da banda caso a pressão esteja mais alta do que a que deveria, isso procede?


Ando em média 350-400 km/semana sendo que uns 150 ou mais com garupa. Peso 68kg e minha namorada 52kg com essa calibragem o pneu traseiro está meia vida (ainda tem uns 4 mm) e o dianteiro praticamente não se percebe desgaste e já rodaram 13700km. Ponho 23-24 na dianteira pois às vezes sinto a direção meio dura pra andar no transito com garupa e não acho que a frente fica socando. só a traseira às vezes dá umas socadas. É aconselhavel esse meu modo de calibragem?


Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2006 18:27 #11 por Asclus
Respondido por Asclus no tópico Pneus para Tornado
Alguem responde o Monteverdi eu tb tenho uma bros porem ando sempre com 22 na frente e 29 no pneu traseiro peso 75kg quando da patroa + 55kg (metade do tempo ta comigo)

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2006 11:45 #12 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Pneus para Tornado

Monteverdi escreveu:
Olá gente, estou ressucitanto o tópico mas tenho uma questão. Não tenho uma tornado mas as indicações de calibragem são as mesmas da Bros.


Normalmente coloco 29 psi na traseira e 23 na dianteira. Ouvi dizer pode acontecer desgaste pre-maturo da banda caso a pressão esteja mais alta do que a que deveria, isso procede?


Ando em média 350-400 km/semana sendo que uns 150 ou mais com garupa. Peso 68kg e minha namorada 52kg com essa calibragem o pneu traseiro está meia vida (ainda tem uns 4 mm) e o dianteiro praticamente não se percebe desgaste e já rodaram 13700km. Ponho 23-24 na dianteira pois às vezes sinto a direção meio dura pra andar no transito com garupa e não acho que a frente fica socando. só a traseira às vezes dá umas socadas. É aconselhavel esse meu modo de calibragem?


Inté!






Tudo bem monteverdi, um feliz natal para voce e família.


A recomendação da fábrica para a tornado é 22 na frente e 22 atrás, só com o piloto.


Com carga máxima, ou seja, 150 kg, é 22 na frente e 29 atrás.


Como dessa quilometragem que faz por semana, só um terço dela é com garupa, fique usando mesmo a pressão que usa.


Usando muita pressão no pneu traseiro, ou seja, 29, o meio do pneu irá desgastar prematuramente e voce terá menos area de contato do mesmo com o asfalto.





Eu tenho uma tornado e peso 100 kg, mais mochila uns 105 kg.


Uso 22 libras na dianteira, e 25 libras na traseira.


Fiz um cálculo, não muito preciso, mais é o seguinte:


Pneu traseiro: 22 libras com um piloto de uns 80 kilos..........para 150 kilos de carga máxima a diferença é de 70 kilos. Então 22 libras para 29 libras, são 7 de diferença. Sendo assim 70 kilos de diferença divido por 7 ligras de diferença, dá.........10 kilos cada libra.


Como peso com mochila 105/110 kilos, uso no pneu trazeiro 25 libras, vez que nesse cálculo acaba-se usando uma libra a mais, para cada dez kilos de peso a mais da calibragem indicada pelo fabricante.


Então, para cada 10 kilos a mais de peso que usará em sua moto, baseado num piloto de uns 80 kilos, usa-se uma libra a mais.



VENTANIA39073,5734259259

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2007 15:07 #13 por digaoturbo
Respondido por digaoturbo no tópico Pneus para Tornado
Uma opção excelente são os Pneus Mitas, modelos E-07 (50%on e 50%off) pra quem encara asfalto e terra, e o E-08(80%on e 20%off) que é mais pra asfalto, durabilidade e aderência nota 10 ! Paguei 500 reais no par e não me arrependi nem um pouco, inclusive chegam a durar até 15000km em motos maiores como XT660/660 Falcon, Sahara e etc ... Mitas é o pneu !

-XR 360 TORNADO- ( roubada ) Tornado 2008 comprada em 2009 0km !

KTM é a moto, um dia chego lá !

Seja 125,200,250,350,600,660,950,990,1150 seja TRAIL porque no asfalto qualquer zé roela anda !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.218 segundos