Lí num forum dos Estados Unidos, sobre as Harleys Touring 2009, que elas estão apresentando um desgaste anormal no pneu dianteiro modelo D407F (Original das Touring). Alguém teve problemas no pneu por volta dos 10 ou 12 mil quilometros?
Meu pneu traseiro, com 7.500 Km está careca , bem no centro da banda de rodagem. Isso quer dizer que ele tem que ser trocado ? Ou posso rodar mais ? Eu até já comprei outro. O que acham os mais experientes ? As laterais ainda tem um pouco de sulco, mas já tá tudo soltando rebarba .
Se as marcas do TWI já estão da mesma altura dos sulcos, no centro do pneu, é hora de trocar. Todos os pneus ficam "carecas" no meio, em virtude de se andar muito mais tempo em linha reta do que fazendo curvas. Estou achando estranho é a baixa quilometragem do pneu da sua Dyna. O pneu 200 da minha FXST estava com 16 mil km quando carecou. A minha Strom trocarei hoje, também com 16 mil km. É verdade que deveria ter trocado mil km antes, forcei um pouco a barra...Mas, como estava andando só na cidade e em dias de sol...
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Tudo bem que eu e Danny somo levinhos, mas o pneu da EG que já está pedindo penico está com mais de 28M e a RK troquei o traseiro com 35M o dianteiro ainda vai longe...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Pois é : Com 7500 o Dunlop original 160/70-17 esta liso, lisinho da silva no centro . Será por que ? O dianteiro tá bom ainda. Acho que ainda roda muito.
Eu acho que eu não ando tão forte assim. Acho que ando normal para um motor 1600. Agora vai ser a novela da troca, pois eu é que vou trocar e depois vou levar na Honda pra balancear.
Nem se compara o pneu de esportiva com Dunlop HD, ele dura mais, mas sacrifica na aderência e são conhecidos pela instabilidade em chuva, nada que assuste em uma tocada normal...
A BMW ( Metz )eu vendi com mais ou menos 30M e ainda dava para rodar mais um pouco, mas resolvi trocar antes para não investir no pneu sem aproveita-lo...
Abrx
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São Paulo - SP
Sinistro esse esquema do pneu...credo...a deluxe tá com 11 mil km e o pneu traseiro está com uns 20-30 % gasto...as softails são mais pesadas que as Dynas e tendem a gastar mais tudo...pneu, freio, gasolina, os $$$ do bolso do peão, etc....
Fala a verdade Léo, vc ficou fazendo borrachão....rsrsrsrsrsrs
Brincadeiras a parte, muito esquisito isso...mesmo que a roda estivesse desbalanceada, torta ou com o uso forçado em velocidades, arrancadas, pressão alta ou baixa.....essa km é muito baixa para desgastar um pneu...
na minha humilde opinião, pneu careca inspira dar chance para acidentes...se vc tem um novo guardado, faça a troca e observe a durabilidade deste pneu novo...
Eu cheguei a usar 20/24 , agora estou em 24/28 . Mas a baixa calibragem caracterizaria um desgaste nas mais para laterais e não no centro. A borracha do pneu, quando ando na estrada, fica grudenta, parece que tá com cola...E o pneu fica quente pra caramba
Moral da estória : ótimo, pois assim eu coloco um pneu novo "do jeito que eu sempre quis "
Nem me perguntem qual é senão neguinho vai cair da cadeira
Depois posto fotos, mas só em outubro. Tô saindo pra viajar até fim de setembro (trabalho).
Vamos ver o que o "prof. Pardal" vai inventar agora.
Senhores, apenas como dado para o desgaste dos pneus. A Fat conta com 43000 kms e o pneu dianteiro ainda é o original. O Traseiro vai perto dos 20000 kms novamente (como foi aproveitado da FX, calculo em algo perto dos 18000 kms).
A marca TWI ainda não aparece, mas no domingo passado tive um tombo com a moto por ela deslizar no piso de pedra portuguesa da calçada de casa.
Do nada a moto desequilibrou e tombou. Terminei com o joelho esfolado e a moto com uma marca na tampa e capa da primária... bem na parte baixa, provavelmente por conta de algum ressalto de pedra.
Já venho empurrando esses pneus, mas depois disso pretendo trocar.
Para averiguar as causas do tombo (algo além de pneu gasto), pretendo desmontar a frente e dar uma olhada na mesa assim como verificar as marcas do alinhamento no eixo.
O pneu traseiro está com 3 mm de banda central e um pouco mais de 4 mm nas laterais.
Já o dianteiro se apresenta um pouco "escamado" (com pequenas diferenças de desgaste), começando com 1,5 mm na lateral direita, 1 mm no centro e menos de 1 mm na lateral esquerda e essa talvez seja a verdadeira causa do tombo.
De toda a forma, os pneus Dunlop não gostam de piso molhado e perto do fim não gostam nem de piso úmido. Apesar da longevidade, a parte mais perto do TWI parece ser de um composto mais duro que a parte inicial do pneu.
É um pneu que merece atenção no uso em dias de chuva, mas que nunca me deu problemas (exceto esse tombo).