Olá pessoal, estou com mais uma duvida de iniciante,
Vcs sabem me dizer se esquentar a moto acelerando com a primeira engrenada, pode estragar a embreagem ou a caixa? e desligar a moto com a primeira engrenada pode tambem trazer algum desgaste prematuro dos componentes??
Nunca deixe sua moto engatada segurando na embreagem!!!!!!
Quanto a deixar em primeira desligada, não há problema. É até mais seguro, pois a moto não vai andar sem querer e cair do pesinho.
Mas sempre desengate a moto antes de dar a partida.
O sistema de embreagem da maioria das motos, é multidisco (em geral 5 ou 6) em banho de óleo. Assim, cada disco se afasta um pouquinho, "patinando" de leve, e no final a força deixa de ser transferida. Então, só use a embreagem para sair e nas trocas de marcha (se bem que alguns pilotos não a usem para as trocas, sá nos arranques)
Kacas escreveu: eitaeu sempre esquentava engrenado pq achava que iria fazer o óleo circular pelas engrenagens tb
É exatamento ao contrário!!!!
Quando vc aciona a embreagem, a transmissão do movimento do motor é cortado, não movimentando as engrenagens do câmbio. Com a enbreagem solta, todas as engrenagens do câmbio estão em movimento, somente o movimento não é transmitido ao eixo secundário (ligado ao pinhão) porque o câmbio está desengatado.
Notei que na minha ybr e em outras motos mais "experientes" (rodadadas) a primeira sempre entra um pouco seca e dá um tranco na 1ª partida do dia. Sempre aqueço o motor por pelo menos 1 minuto (em marcha lenta e sem acelerar). Depois dou algumas aceleradas como se fosse sair, mas não aciono a embreagem. Quando engreno a marcha pra sair realmente, o encaixe fica bem macio e os trancos são mais leves ou inexistentes.
A razão desses trancos é a falta de lubrificação da embreagem?
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Boa pergunta sidious, na minha também sinto esse tranco geralmente de manha com a moto fria, as vezes o motor ate apaga quando engato a primeira com o motor frio,
aproveitando o tema a minha moto tem falhado constantemente quando vou passar da primeira para segundo caindo no neutro, seria embregem desregulada?? pois quando ela volta da revisão sempre volta bem precisa nas trocas
É prudente dar a partida (motor frio) com a moto, ou carro desengatado, mas com a embreagem acionada, para aliviar a carga do motor de partida.Só isso, do contrário, moto parada no semáforo, desengrena e libera a embreagem. Moto em marcha lenta, sempre desengrenada e com embreagem livre. Só acionar para troca de marchas.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
isso é verdadeno transito sempre qndo para motão do lado.kra engata a primeira e parece q a moto vai se desmanchartreeeeeeeeeeeeckkkkkkkkkkkkkkkk krek.
kkk
Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.
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Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa
Stefano, essa questão de a marcha cair no neutro é até normal nas ybrs, o macete é deixar a embreagem mais alta, isto é, com um pequeno curso de acionamento. Na honda do meu amigo o cambio aceita trabalhar com a embreagem baixa (curso longo), as ybrs são intolerantes a isso...rs Em vez de esticar o cabo na regulagem do manete, estique primeiro naquela regulagem que fica no meio do cabo ( minha ybr é 2004, não sei como é na factor) e só de um ajuste fino na regulagem do manete para minimizar a folga. Uma folga de 0,5 cm entre a manete e o manicoto (o suporte da alavanca) é a regulagem que normalmente resolve este problema de cair no neutro.
Trocar de marcha com a rotação correta do motor também ajuda (em torno de 3800 rpm).
Para resolver o problema dos trancos nas partidas a frio eu deixo o motor aquecer por 1 minuto depois dou algumas aceleradas (na metade das rpm necessárias para arrancar com a moto). quando a rotação cai e estabiliza eu engreno a 1ª. 80% dos trancos desaparecem assim...rs
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