Embreagem factor

03 Ago 2011 19:41 #1 por stefano86
Embreagem factor foi criado por stefano86
Olá pessoal, estou com mais uma duvida de iniciante,
Vcs sabem me dizer se esquentar a moto acelerando com a primeira engrenada, pode estragar a embreagem ou a caixa? e desligar a moto com a primeira engrenada pode tambem trazer algum desgaste prematuro dos componentes??

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03 Ago 2011 19:54 #2 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Embreagem factor
Nunca deixe sua moto engatada segurando na embreagem!!!!!!

Quanto a deixar em primeira desligada, não há problema. É até mais seguro, pois a moto não vai andar sem querer e cair do pesinho.
Mas sempre desengate a moto antes de dar a partida.

O sistema de embreagem da maioria das motos, é multidisco (em geral 5 ou 6) em banho de óleo. Assim, cada disco se afasta um pouquinho, "patinando" de leve, e no final a força deixa de ser transferida. Então, só use a embreagem para sair e nas trocas de marcha (se bem que alguns pilotos não a usem para as trocas, sá nos arranques)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

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03 Ago 2011 23:19 #3 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Embreagem factor
eitaeu sempre esquentava engrenado pq achava que iria fazer o óleo circular pelas engrenagens tb

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

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04 Ago 2011 19:30 #4 por stefano86
Respondido por stefano86 no tópico Embreagem factor
Valeu ezenecon, sua explicação foi bastante esclaredora daqui pra frente terei mais atenção com esse item no meu dia a dia

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04 Ago 2011 20:07 #5 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Embreagem factor

Kacas escreveu: eitaeu sempre esquentava engrenado pq achava que iria fazer o óleo circular pelas engrenagens tb


É exatamento ao contrário!!!!

Quando vc aciona a embreagem, a transmissão do movimento do motor é cortado, não movimentando as engrenagens do câmbio. Com a enbreagem solta, todas as engrenagens do câmbio estão em movimento, somente o movimento não é transmitido ao eixo secundário (ligado ao pinhão) porque o câmbio está desengatado.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

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05 Ago 2011 10:04 #6 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Embreagem factor
Boa ezenecon!

Notei que na minha ybr e em outras motos mais "experientes" (rodadadas) a primeira sempre entra um pouco seca e dá um tranco na 1ª partida do dia. Sempre aqueço o motor por pelo menos 1 minuto (em marcha lenta e sem acelerar). Depois dou algumas aceleradas como se fosse sair, mas não aciono a embreagem. Quando engreno a marcha pra sair realmente, o encaixe fica bem macio e os trancos são mais leves ou inexistentes.
A razão desses trancos é a falta de lubrificação da embreagem?

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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05 Ago 2011 19:52 #7 por stefano86
Respondido por stefano86 no tópico Embreagem factor
Boa pergunta sidious, na minha também sinto esse tranco geralmente de manha com a moto fria, as vezes o motor ate apaga quando engato a primeira com o motor frio,
aproveitando o tema a minha moto tem falhado constantemente quando vou passar da primeira para segundo caindo no neutro, seria embregem desregulada?? pois quando ela volta da revisão sempre volta bem precisa nas trocas

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06 Ago 2011 17:27 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Embreagem factor
É prudente dar a partida (motor frio) com a moto, ou carro desengatado, mas com a embreagem acionada, para aliviar a carga do motor de partida.Só isso, do contrário, moto parada no semáforo, desengrena e libera a embreagem. Moto em marcha lenta, sempre desengrenada e com embreagem livre. Só acionar para troca de marchas.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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06 Ago 2011 17:32 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Embreagem factor
Os trancos não são privilégio de determinadas motos. Veja as motos maiores o barulho que faz quando engata a 1ª.

soueu2011-08-06 20:34:23

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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08 Ago 2011 09:17 #10 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Embreagem factor
isso é verdadeno transito sempre qndo para motão do lado.kra engata a primeira e parece q a moto vai se desmanchartreeeeeeeeeeeeckkkkkkkkkkkkkkkk krek.
kkk

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09 Ago 2011 06:59 #11 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Embreagem factor
Stefano, essa questão de a marcha cair no neutro é até normal nas ybrs, o macete é deixar a embreagem mais alta, isto é, com um pequeno curso de acionamento. Na honda do meu amigo o cambio aceita trabalhar com a embreagem baixa (curso longo), as ybrs são intolerantes a isso...rs Em vez de esticar o cabo na regulagem do manete, estique primeiro naquela regulagem que fica no meio do cabo ( minha ybr é 2004, não sei como é na factor) e só de um ajuste fino na regulagem do manete para minimizar a folga. Uma folga de 0,5 cm entre a manete e o manicoto (o suporte da alavanca) é a regulagem que normalmente resolve este problema de cair no neutro.
Trocar de marcha com a rotação correta do motor também ajuda (em torno de 3800 rpm).

Para resolver o problema dos trancos nas partidas a frio eu deixo o motor aquecer por 1 minuto depois dou algumas aceleradas (na metade das rpm necessárias para arrancar com a moto). quando a rotação cai e estabiliza eu engreno a 1ª. 80% dos trancos desaparecem assim...rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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11 Ago 2011 16:34 #12 por stefano86
Respondido por stefano86 no tópico Embreagem factor
Valeu pela dica sidious, esse fim de semana estarei de folga e vou fazer essa regulagem, se melhora posto um retorno aqui.

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