Freio motor YBR Factor

14 Fev 2011 07:06 #1 por Khan
Freio motor YBR Factor foi criado por Khan
Para os especialistas de plantão eu tenho uma pergunta: É possível fazer alguma alteração no motor da Factor para que o freio motor seja mais poderoso??

Faço esse questionamento pois durante esse fim de semana eu fiz pesquisas sobre o assunto e não achei nada relevante. Eu uso uma Factor e uma Yes e a diferença do poder do freio motor das duas é gritante... Então só por curiosidade eu estive pensando se seria possível alterar alguma coisa no motor da Factor para tornar o freio motor mais efetivo....

Agradeço a atenção...

Voando Baixo de:



Yamaha YBR Factor K 08/09 - Fairuza

Suzuki YES 08/09




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14 Fev 2011 08:46 #2 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Freio motor YBR Factor
Na minha ybr 2004 a rotação padrão do motor "ao relenti" é de aproximadamente 1.250-1.350 rpm segundo o manual.
Sempre que o pessoal da concessionária deixa ela mais "acelerada" da revisão ( eles não esperam o motor aquecer para regular o carburador na rotação correta) o poder do freio motor diminui substancialmente, então eu mexo no parafuso da mistura de ar e deixo a moça mais calma...
isso melhora o poder do freio motor, mas não se deve abaixar muito a rotação do motor pois a primeira marcha fica ruim de entrar e caso precise fazer uma "arrancada de emergencia" a moto ficará mais xoxo...

O povo tacará pedra no que eu direi agora, mas nenhum dos mecânicos que eu conheço aconselha a utilizar o freio motor por que isso aumenta o desgaste e a folga das peças internas do motor...
São poucas as situações em que utilizo freio motor em tempo seco, deixo isso apenas para pisos escorregadios e dias de chuva...
Update:
Uso o freio motor normalmente para poupar os freios nas descidas longas e para reduzir a velocidade antes de usar os freios em piso molhado. è tudo questão se sensibilidade...rsSidious40588.5977083333

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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14 Fev 2011 09:23 #3 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Freio motor YBR Factor
Khan,

sei que já deu muita discussão no fórum essa questão de freio motor.
O Tite, jornalista especializado em motociclismo e motociclista a séculos, escreveu sobre os Sete Pecados e um dos assuntos foi justamente essa questão do freio motor em motos.

"5) Reduzir a marcha diminui
o espaço numa frenagem de emergência
. Este equívoco é ..."


O que você diz ser freio motor, na verdade é apenas a desaceleração utilizando a redução de marcha.
Na prática, tendo necessidade de parar, use o freio, a função do freio é parar a moto, do motor é fazer ela andar.

Em algumas situações é possível usar a redução de marcha pra ter alguma segurança, mas isso é muito específico.

Uma dica é ler a matéria no blog do Tite, use o link acima.

Abraço!


Poeta40588.4795486111

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

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14 Fev 2011 12:09 #4 por Khan
Respondido por Khan no tópico Freio motor YBR Factor
Valeu pela indicação Poeta...
Eu já li muito também sobre o assunto e já vi diversas opiniões... Fiz o questionamento em questão porque a Yes que ando pilotando tem um freio motor brutal e não preciso nem reduzir a marcha, basta desacelerar suavemente que ela vai parando mesmo, isso com o auxílio do "freio real" para mim está sendo uma mão na roda pois estou ainda recuperando-me do acidente e não consigo usar o freio traseiro só o dianteiro (perdi o movimento do pé e estou usando aquelas botas ortopédicas até o joelho).

De qualquer forma valeu a opinião dos dois colegas...

Mas que o freio motor dessa YES que anda comigo é brutal isso é... EXCELENTE mesmo... :)

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14 Fev 2011 12:18 #5 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Freio motor YBR Factor
Boa Poeta!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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14 Fev 2011 12:46 #6 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Freio motor YBR Factor
E é estranho essa afirmação, pois a taxa de compressão da Factor é maior que o da YES, o que resultaria em mais freio motor...

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15 Fev 2011 01:49 #7 por Khan
Respondido por Khan no tópico Freio motor YBR Factor

MATUSA escreveu: E é estranho essa afirmação, pois a taxa de compressão da Factor é maior que o da YES, o que resultaria em mais freio motor...


Realmente é muito curioso mesmo Matusa, pois o torque da YBR também é ligeiramente maior que o da YES, mas é o que está acontecendo... Será que a YES está com algum problema?? Pois se estou nela a uns 100 km/h em 5 e solto o acelador a bichinha vai parando de forma rápida tal força o freio motor está exercendo, mesmo sem reduzir a marcha... Já a YBR se eu estiver na mesma velocidade e soltar o acelador ela continua indo embora, só reduz mesmo se usar os freios... Já verifiquei os freios da YES para ver se talvez eles não estivessem prendendo as rodas mas está tudo ok, é o motor mesmo... Mas na concessionária eles dizem que está tudo ok.. Então o que motivou a abertura do tópico foi a possibilidade de fazer alguma alteração no motor da YBR para ficar mais forte nas reduções via freio motor, mas sem mexer no regulador de rotações, mexendo no motor mesmo...

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