madnando
Minha ruiva saiu da retífica há quase 6.000km, mas como contei, foi do natal pra cá que ela começou a ter suas febres...
Há vários fatores que influenciam as motoquinhas, dos ambientais ( umidade do ar, temperatura ambiente, direção do vento) aos mecânicos ( folga das válvulas, problemas de lubrificação, rolamentos, mistura do combustível, estado das velas, etc.)
Hoje à tarde reajustei as válvulas para 0.12mm escape e 0.10mm admissão, pois minha amada estava resmungando um pouco. Aproveitei e substituí a vela de ignição e instalei um novo filtro de ar (original assim como a vela).
Ontem abasteci em outro posto. Vejamos como ficará a temperatura dela nos próximos quilômetros.
No meu caso, só não mexi na regulagem da mistura do carburador.
Pode ser que ela esteja "pobre", visto que minha amada está fazendo 45km/l (rodei 465km até ela entrar na reserva, melhor que a teneré que tem um tanque maior...
) e andei pesando a mão (no máximo a 80km/h) em algumas oportunidades.
mistura pobre costuma aumentar a temperatura do motor.
Conversei com um mecânico da concessionária e ele disse que não tem parâmetro para as temperaturas que relatei, visto que apenas a minha ybr tem este recurso (
), se isso serve de consolo, ele disse que nunca viu motor a ar fundir por excesso de temperatura.
Verifique esses itens que mencionei, eu manteri o post atualizado com as modificações que fiz hoje.
O termômetro que coloquei é este, e está calibrado corretamente:
logicashop.com/detalhes.asp?id=40&produto=119