Alta temperatura no motor da ybr 2004

18 Jan 2011 07:52 #1 por Sidious
meus caros,
Minha ruiva está com uma febre que não passa.
Normalmente a temperatura do motor ficava sempre abaixo dos 100ºC, com picos de no máximo 105ºC em dias quentes e de trânsito lento.(ela tem um termômetro digital)

Depois que troquei o óleo no natal (junto ao óleo eu adicionei 70ml de bardhal b-12, como sempre faço nas trocas há bastante tempo.) ela começou a esquentar mais, chegando a picos de 117ºC.

Suspeitei que o problema fosse o aditivo e substituí o óleo com 500km rodados por apenas o yamalube (sem o bardhal), rodei mais de 100km e a temperatura teve uma leve queda, atingindo picos de 114ºC na rodovia a 65km/h, o equivalente a 4.900 rpm, e depois de rodar aproximadamente 40 minutos.

Mexi na regulagem da folga das válvulas de admissão e escape e coloquei a regulagem de 0,11mm na válvula de admissão e 0,13mm na de escape (no manual os intervalos são de 0,08 ~ 0,12 mm adm e 0,10 ~ 0,14 mm esc), agora a temperatura demorou um pouco mais para atingir picos de 112ºC.

A vela de ignição está seca e com tom marrom e tem menos de 7mil km.

Os rolamentos das rodas estão com menos de 20mil km
O motor foi retificado com substituição do bloco do pistão, pistão, aneis, biela , alguns rolamentos e juntas, tudo original e feito há aproximadamente 6 mil km.
Alguém tem alguma sugestão do que pode ser o problema deste aquecimento???

Alguns links úteis sobre velas de ignição:



http://www.r19club.com/How-to/diagnosticodasvelas.php

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=74&t=61 76 Sidious40561.4115277778

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jan 2011 14:48 #2 por madnando
A minha Max tenho percebido também que ela está super quente, mas como o motor é refrigerado a ar, nao sei se vale a pena perguntar. Vendo sua pergunta, também gostaria de saber o que pode ser para manter a temperatura normal.

A minha chega a soltar um bafo quente tão grande, que mesmo com calça incomoda pacas. Aconteceu isso depois que troquei o rolamento do cambio...

To meio preocupado do motor fundir por causa do calor.

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jan 2011 19:52 #3 por Sidious
madnando
Minha ruiva saiu da retífica há quase 6.000km, mas como contei, foi do natal pra cá que ela começou a ter suas febres...
Há vários fatores que influenciam as motoquinhas, dos ambientais ( umidade do ar, temperatura ambiente, direção do vento) aos mecânicos ( folga das válvulas, problemas de lubrificação, rolamentos, mistura do combustível, estado das velas, etc.)
Hoje à tarde reajustei as válvulas para 0.12mm escape e 0.10mm admissão, pois minha amada estava resmungando um pouco. Aproveitei e substituí a vela de ignição e instalei um novo filtro de ar (original assim como a vela).
Ontem abasteci em outro posto. Vejamos como ficará a temperatura dela nos próximos quilômetros.
No meu caso, só não mexi na regulagem da mistura do carburador.
Pode ser que ela esteja "pobre", visto que minha amada está fazendo 45km/l (rodei 465km até ela entrar na reserva, melhor que a teneré que tem um tanque maior... ) e andei pesando a mão (no máximo a 80km/h) em algumas oportunidades.
mistura pobre costuma aumentar a temperatura do motor.
Conversei com um mecânico da concessionária e ele disse que não tem parâmetro para as temperaturas que relatei, visto que apenas a minha ybr tem este recurso (
), se isso serve de consolo, ele disse que nunca viu motor a ar fundir por excesso de temperatura.

Verifique esses itens que mencionei, eu manteri o post atualizado com as modificações que fiz hoje.

O termômetro que coloquei é este, e está calibrado corretamente:
logicashop.com/detalhes.asp?id=40&produto=119

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2011 09:03 #4 por madnando
Imaginei que pudesse ser a mistura de ar mesmo, quando entra pouco a temperatura sobe. Mas está meio brutal...

E justamente, ninguem tem parametro de temperatura pra motos, pois ela simplesmente se refrigera sozinha pelo ar. Aqui em SP anda meio calor, mas ela está encomodando bastante.

Vou dar uma olhada na mistura ar/combustível. Folga de valvula não é pois ela está um reloginho.

E preciso trocar a embreagem, o esforço extra que ela tem pra andar deve colaborar pra isso.

E tomare que o motor não tenha problema de fundirp ela temperatura, seria bem desagradável...

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2011 10:25 #5 por Sidious
Rodei com meu amor ontem e hoje e a temperatura continua na mesma...
A vela indica que a mistura está adequada (cor marrom telha), mas agendei para limpar o carburador na semana que vem e verificar a mistura.
Ela voltou a fazer 45km/1...

Também estou pensando em aproveitar a próxima troca de óleo para substituir a embreagem, a minha já deve estar com uns 35.000. Pode ser isso também.

Verifique se os freios da sua companheira estão em bom funcionamento, às vezes eles ficam travados depois da chuva e "pesam" a moto.

Calibrar os pneus também é bom e diminui o esforço da motoca.
Abraços

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.119 segundos