Semana passada abri a caixa de ar da minha Factor e notei que na entrada do tubo que leva o ar para o carburador estava com um pouco de oleo queimado. Esse oleo é normal?
YS 250 Fazer 2012/2013 Prata
YBR Factor K com Kit da ED 09 - Vendida
YBR K Preta 08/08 DZP 7358 Me roubaram ela dia 19/09/2008 as 22:50
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!
Tb notei quando abri a caixa para tirar o filtro, deve ser normal pois é onde mistura ar + gasolina no carburador, deve respingar um pouco. No meu caso era nada exagerado.
Falando em filtro, rodados 3 mil Km e quando verifiquei tava limpinho.
Estive olhando o catalago de peças dela e vi que tem um respiro do motor que é conectado na caixa de ar. Deve ser o vapor do oleo que sobe pelo respiro e se acumula na caixa de ar.
YS 250 Fazer 2012/2013 Prata
YBR Factor K com Kit da ED 09 - Vendida
YBR K Preta 08/08 DZP 7358 Me roubaram ela dia 19/09/2008 as 22:50
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!
Acredito que o vapor do óleo vai para a caixa de ar e é reaproveitado em razão das normas de emissão de poluentes. Não sabia sobre essa questão da lubrificação do motor.
Sempre que abrirem o filtro verifiquem se a borracha de vedação está boa. Poeira no motor é um veneno!
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Quando eu vi o óleo na caixa de ar fiquei com medo. Pensei que meu motor estivesse abrindo o bico, mas ae fui dar uma olhada melhor nela e vi uma mangueira saindo do motor e indo para caixa de ar pesquisei no catalago de peças e vi que era um respiro do motor.
YS 250 Fazer 2012/2013 Prata
YBR Factor K com Kit da ED 09 - Vendida
YBR K Preta 08/08 DZP 7358 Me roubaram ela dia 19/09/2008 as 22:50
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!
é isso mesmo, todo motor faz um pouquinho do óleo evaporar, devido à temperatura. Esse vapor tem que sair por algum lugar, pra isso que tem o respiro. Aí esse espiro joga o vapor de óleo na caixa de ar, pra que ele sej queimado junto com a mistura, em vez de simplesmente sair para o ambiente. Normal.
o problema é quando tá "cuspindo" muito óleo dali do respiro, a ponto de fazer uma poça de óleo dentro da caixa, aí pode encostar e fazer o motor, falo por experiencia própria
Bigulino,
E quanto à lubrificação do motor? esse vapor ajuda na câmara de combustão ou só suja mesmo? você sabe algo sobre isso que o wilson falou?
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
dentro da câmara eu acho que esse óleo nao faz diferença, pois as partes que tem atrito (as válvulas e a parte do pistão pra baixo dos anéis) já são lubrificadas pelo óleo mesmo.
agora no carburador eu não sei se lubrifica, mas faz sentido sim o que o wilson falou
eu tenho um carro carburado, que funciona do mesmo modo: o respiro que sai do cabeçote vai pra "panela" do filtro de ar. E realmete se abrir a tampa da panela, quando vc passa o dedo na parede do carburador está untada de óleo