Hora de trocar o pneu?

03 Nov 2010 22:03 #1 por chunda
Abaixo segue algumas fotos do pneu traseiro e dianteiro da minha moto (YBR Factor)

Pneu traseiro


Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:





Pneu dianteiro






Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:





Segundo o mechanico aqui da CC Yamaha, já está mais que na hora de trocar o pneu traseiro. O que vcs acham?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Nov 2010 12:20 #2 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Hora de trocar o pneu?
Chunda,
No manual da minha ruiva consta que a profundidade mínima dos sulcos do pneu é de 0,8mm. Se seu pneu atingiu esta marcação, recomendo trocar.
No geral, todo pneu tem uma marcação TWI que indica a posição do medidor de desgaste, um "calombinho" que existe entre as ranhuras do pneu.
Quando os sulcos ficam da mesma altura deste indicador, significa que o pneu está na hora de ser trocado.
Quando chegar à minha casa farei duas fotos para demonstrar e posto aqui.

Dê uma olhada neste link:
http://www.goodyear.com.br/tirecatalog/passenger/perguntas.h tml
O teor é este:
Não espere o seu pneu ficar careca. Você pode ter muitos problemas com isso. Sua segurança, assim como a de sua família, estão em jogo, lembre-se disso sempre!.

Segundo a Resolução 558/80 do Contran, carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida. As consequências podem ser:

* Maior risco de estouro do pneu
* Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem
* Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas
* O veículo solicita um maior espaço para executar uma frenagem segura
* Além de ser "barrado" pela polícia!!!!

Ah, agora você está se perguntando: e como eu sei disso? Fique tranquilo, você não vai precisar andar com um medidor de profundidade de sulco no bolso! A Goodyear tomou o cuidado de dotar os pneus, com indicadores de desgaste. Eles estão sempre no alto do costado, indicados por um triângulo ou pela expressão TWI (aparecem de 4 a 8 vezes em toda volta do pneu). Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de rodagem) existe um ressalto de borracha de 1.6mm que indicará o momento exato da troca dos pneus. Não despreze estes sinais: lembre-se da sua segurança!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Nov 2010 12:31 #3 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Hora de trocar o pneu?
A resolução do contran (não revogada) é esta:

http://www.amirp.com.br/pdfs/558_80.pdf Sidious40486.7262615741

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2010 15:30 #4 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Hora de trocar o pneu?
alguem pode tirar uma foto dessa medida? onde ve? eu sempre
vou no olhometro

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2010 16:26 #5 por chunda
Respondido por chunda no tópico Hora de trocar o pneu?
175,00R$ o pneu original

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2010 15:17 #6 por chunda
Respondido por chunda no tópico Hora de trocar o pneu?
Pneu com câmera em roda de liga, serve?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2010 20:03 #7 por Lute
Respondido por Lute no tópico Hora de trocar o pneu?
Sei lá Chunda... bota um Pireli Dura Spirit com câmera que deve sair mais barato que o Metzeler..

Ele ainda é mais largo, fica mais "bunito" e não muda quase nada o consumo e dirigibilidade...

Uso na minha YBR, mas é o modelo com camera...

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2010 22:10 #8 por chunda
Respondido por chunda no tópico Hora de trocar o pneu?
Já tinha cogitado esse Dura Spirit, ta na minha lista. E quanto ao SIRAC STREET Lute? gostei da proposta;

www.paulinhomotos.com.br/paulinhomotos/interface/prod uct.asp?template_id=71&old_template_id=&partner_id=2 &utm_source=WWW.PAULINHOMOTOS.COM.BR&departamento=MI CHELIN&produto=PNEU+MICHELIN+SIRAC+STRETT+90%2F90-18++M% 2FC+57P+TT+C%2FCAMARA+TRASEIRO+CG+TITAN+%2F+YBR+%2F+HUNTER+% 2F+MAX+%2F+YES&dept_id=2119771&pf_id=425452

ON/OFF, de vez enquando encaro uns cascalhos, tensoooo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2010 20:16 #9 por Lute
Respondido por Lute no tópico Hora de trocar o pneu?
Então Chunda... até vejo bastante gente usando esse Sirac Street nas 125/150cc aqui em SP... é engraçado que vejo muita Yes com ele...

Não sei como é o comportamento... parece meio misto, mas sei lá... ruim pra andar no asfalto não deve ser...

Só que ele só tem com camara, né?!!? Mas acho que não tem problema colocar nas rodas de liga...

E a motinha no terreno esburacado?? Aguenta bem?? heheh

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2010 16:22 #10 por Eburatto
Respondido por Eburatto no tópico Hora de trocar o pneu?
quando eu troquei o pneu traseiro da minha eu coloquei um recondicinado, paguei uns 50 reais e ele ja esta com 21000 km e acho que roda mais uns 4000.

vou bater uma foto e postar aqui pra mostrar pra galera, se acharem ele nas lojas por ai e quiserem por, pra mim foi joia.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2010 09:24 #11 por chunda
Respondido por chunda no tópico Hora de trocar o pneu?

Lute escreveu: Então Chunda... até vejo bastante gente usando esse Sirac Street nas 125/150cc aqui em SP... é engraçado que vejo muita Yes com ele...



Não sei como é o comportamento... parece meio misto, mas sei lá... ruim pra andar no asfalto não deve ser...



Só que ele só tem com camara, né?!!? Mas acho que não tem problema colocar nas rodas de liga...



E a motinha no terreno esburacado?? Aguenta bem?? heheh



Abraços



Aqui tem bastante paralelepipido, a suspensão treme um pouco mas vai embora; Em chão batido tem que tomar bastante cuidado, não exagerar muito no freio, utilizar o freio motor senão escorrega fácil e vai pro chão.

Ainda não decidi sobre o pneu, vou rodar mais uns 500km e ajuntar uns trocos, talvez pego o original metzeler.

Abs;

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2010 18:33 #12 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Hora de trocar o pneu?
Chunda,
Demorei pra fazer as fotos pois comprei um pneu novo para permitir a comparação com o antigo.
As fotos estão no pdf do link abaixo (quem quiser fazer a caridade de postar as fotos no tópico fique à vontade! rs)
Os pneus são ao mesmo modelo. O velho está com 15.800 km rodados e ainda está montado na roda.

Para quem gostou da quilometragem, o modelo é um Y7 (ytech) da yamaha, fabricado pela magion

www.divshare.com/downlo ad/13301775-c12

O indicador twi, nesta parte do pneu, informa que está na hora de trocá-lo pois os cravos do pneu estão na mesma altura do indicador.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2010 12:56 #13 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Hora de trocar o pneu?
Chunda, cade vc, cara?
Deu pra ver as fotos?

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2010 13:09 #14 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Hora de trocar o pneu?
É o seguinte:

Nem precisa procurar essa marquinha de desgaste. Só no visual, já dá para saber que tem que trocar!

O da frente, ainda roda uns 1000 km, mas o de trás, está "slick"! Perigo total!

Não aconselho trocar por pneus com câmara, são mais inseguros em caso de furos. E também, não aconselho pneus reformados em motos, por mais que se vejam relatos de que não deram problemas. E se der o azar de pegar um que "dê problema"??? Vai reclamar com quem? O Papa?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2010 14:12 #15 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Hora de trocar o pneu?
Concordo contigo, Matusa.

às vezes troco o pneu apenas por senti-lo "quadrado" ao fazer curvas. è melhor gastar R$ 90,00 num pneu que em remédios...
quanto aos pneus reformados para moto, salvo engano, voltaram a ser proibidos por resolução do contran (não me lembro o número).
Neste caso o barato sai muito caro.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos