Consumo de óleo ybr 2004

23 Ago 2010 09:24 #1 por Sidious
Olá, amigos!
Quero saber a opnião de vocês sobre o consumo de óleo da ybr.
A minha ybr 2004 está com aproximadamente 76 mil km, sempre uso yamalube e realizo as trocas a cada 2.500 km ou menos.
Sei que é normal o motor consumir um pouco de óleo (tanto pela queima residual quanto em razão da evaporação do óleo), mas não sei "o quanto que é normal".
No "olhômetro", sempre constatei que o consumo de óleo ficava na casa dos 170ml de óleo entre os intervalos de troca (2.500 ou menos).

Ontem troquei o óleo com 2.300km medi com precisão o consumo de 200 ml de óleo ( contabilizei os 70 ml de aditivo e os 100 ml que completei) e a perguna é:

Esse consumo de óleo está parecido com o de vocês?

11ml de óleo a cada 100km rodados está na média ou isso é prenúncio de retífica no motor?

Aguardo as observações dos amigos.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2010 17:21 #2 por chunda
Respondido por chunda no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Só por curiosidade, qual a média que a tua motoca ta fazendo por litro?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2010 07:20 #3 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Consumo de óleo ybr 2004
A média de ontem foi 43km/l. ... ta bebendo um pouco... rs
Esta semana pegamos muito vento contra e bastante congestionamento. Se as condições forem boas (pouco vento, sem congestionamento, sem carregar garupa, chega aos 45km/l.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2010 08:38 #4 por chunda
Respondido por chunda no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Motor ruim ou com problema costuma beber bastante, acredito que não seja o teu caso, tem motor de YBR por ai beirando os 150 mil Km sem problemas. O mechanico aqui da CC sujere que troque o óleo a cada 2 mil Km.

Tua média ta excelente brother.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2010 09:45 #5 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Valeu, chunda!
Com as temperaturas amenas é possível rodar até próximo dos 2.700 km sem sentir o câmbio duro ou o motor barulhento, mas troco com no máximo 2.500km (e adiciono bardhal b12 a cada troca).
Depois que comecei a monitorar a temperatura do motor comprovei o óbvio: quando o motor trabalha próximo dos 90°C ou mais a vida útil do óleo diminui uns 350 km. Mantendo a temperatura do motor próximo de 80º C ou menos o óleo chega tranquilamente aos 2.500km.
A velocidade que melhor mantém a temperatura na casa dos 80 ºC é 65km/h no velocímetro analógico
No próximo feriado terminarei de ajustar os sensores de temperatura e o velocímetro digital e postarei as imagens aqui no forum, pro pessoal apreciar e copiar se quiser. Ficou bem discreto e funcional.

Só pra matar a curiosidade do pessoal, num engarrafamento, andando de 1ª ou 2ª marcha a temperatura do motor já chegou aos 108ºC. (temp. ambiente de 30ºC) Na estrada fica em torno de 80ºC na primeira hora de utilização, depois costuma subir um pouco. quando chega aos 95ºC na estrada paro um pouco para esfriar minha companheira e desachatar a bunda...rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 12:08 #6 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Desencana, seu consumo de óleo está dentro do absolutamente normal!!!!


Quanto à temperatura do motor, esse é um problema dos motores refrigerados à ar, eles variam bem a temperatura. No caso de refrigeração líquida isso não acontece. O motor trabalha com a temperatura mais constante.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 12:56 #7 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Se não ficasse esquisito, eu adaptaria um cooler de fonte de comp**ador no motor...rs
O problema que o motor também tem um ponto mínimo de temperatura para trabalhar bem. se a bomba de óleo permitisse, eu instalaria um radiador de óleo, mais por cuidado com o motor do que propriamente por desempenho (raramente passo dos 70km/h).
Não precisa dizer que é uma 125...rs
Obrigado pela opnião, ezenecon!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2010 04:43 #8 por Blender
Respondido por Blender no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Com 76mil e gastando 154 ml de óleo irmão vou dizer o motor da YBR é o melhro motor 125cc do Brasil nem as CGs antigas saem na foto o motinha marruda!! Tive uma que vendi com 63mil a mais de 2 anos e o cara ainda usa ela no dia a dia e ainda não abriu o motor.E ainda digo a vc que como trabalhava de motoboy com ela na época não era tão cuidadoso como vc neste ritmo a sua passa dos 100mil facil!!!

Quanto ao consumo de gasolina ele é baixo mesmo a minha de cabo enrrolado ainda assim fazia mais de 30 Km/l este motor é pão duro pra caramba.

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Set 2010 08:32 #9 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Pessoal,
Deixei minha amada na concessionária para alguns ajustes (e investigar um rolamento roncando no motor) e perguntei para o mecânico do Seu Yamaha sobre o consumo, e a resposta dele foi categórica:
"A especificação da yamaha para o consumo de óleo deste motor é de 25% do total de óleo do cárter, sempre completando entre o intevalo de troca, que é de 3.000km"

25% equivale a 250ml de óleo em 3.000km se considerármos o volume de 1L.
Poucos se dão conta que o volume total de óleo da ybr é de 1.2 L
Assim sendo, a minha ruiva está dentro da média!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2011 08:08 #10 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Companeros.Pasmem!. A FACTOR, do meu irmão,ELE RODA MUITO, e está com com quase 80000 mil kms, e consome 450ml de oleo 20w50 SL,com apenas 700kms rodados;O que é interessante,é q ela ñ tem vazamanto no motor,usa boa gasosa,ñ fumaça,a vela é seca,mas usa escape esportivo Dewil 788. Procurou mecânicos,e, alguns ver normalidade,mas falam tambem q tais fatos, é tipico deste motor YAMAHA.Será!. O q acham? Aguardo respostas.

Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Set 2011 17:57 #11 por dinho.al
Respondido por dinho.al no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Como ta o consumo?

Anderson Henrique
-strada 2001
-titan esd 2008
- cbx twister 205cc 2008
-fazer 250cc 2013
-xj6 2013
Atual: cb 1300 super four 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2011 15:53 #12 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Caramba, eu nem lembrava desse tópico... rs.
3 meses após abrir este tópico o motor começou a perder um pouco de rendimento, muito discreto, mas perceptivel. O mecânico abriu o motor e detectou que um dos anéis de vedação do pistão estava comprometido (1 ano antes a haste sincronizadora da embreagem moeu e alguma fagulha metálica chegou até o bloco do motor). o motor resistiria uns 15.000 KM antes de começar a fumar, mas por gostar da minha ruiva optei por antecipar a manutenção e troquei o bloco, pistão, biela e rolamentos. Tive de obedecer ao amaciamento como se fosse zero.

Hoje o motor está próximo dos 100.000 km, o consumo de óleo ficou na casa dos 9ml a cada 100 km e depois que o mecânico ajustou o carburador dela a média de consumo chegou aos 51km/l no penúltimo tanque, mas na média está acima dos 48km/l.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2011 20:38 #13 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Consumo de óleo ybr 2004
Companero dinho.al;e demais,bonna noites. Segundo ele, o consumo esta alto,una vez q, anda quase sempre com o cabo enrrolado,ficando nos 28 à 33kml. É mole !.

Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos