Limpeza e Lubrificação da corrente transm

05 Jun 2010 15:30 #1 por chunda
Como devo proceder para a limpeza da corrente e dos demais mecanismos de transmissão? Qual fluído ou líquido deve utilizar? E por final qual a especificação de graxa ou óleo que devo utilizar?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2010 15:50 #2 por prancha
Segundo o manual da minha é indicado o uso de querosene, depois secar e lubrificar a corrente com lubrificante para aneis de vedação, eu utilizo graxa branca e ao invez de querosene um produto bio degradavel que não agride os o-rings.


Não lubrificar com oleo de motor, pois pode danificar os o-rings.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2010 16:57 #3 por Lute
O-ring não seria a mesma coisa que retentores??

Se for, a corrente original das pequenas Yamahas não possuem... mas existem modelos no mercado... eu mesmo usei uma corrente da Vaz na minha YBR com retentores, e achei uma porcaria...

Agora eu estou usando uma relação DID.. eu limpo minha corrente com querosene, e lubrifico com óleo de transmissão SAE 90...

Anteriormente já usei graxa branca e aquele spray para correntes da Motosil... achei o spray mais prático, faz menos sujeira, mas rende bem menos....

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2010 08:04 #4 por chunda
Toda vez que levo na CC, minha moto volta com excesso de lubrificação, lambuzando roda, aro e suspensão Maior trabalhão para limpar depois. Vou tirar um tempinho e fazer eu mesmo o serviço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2010 08:51 #5 por Lute
Olha Chunda... eu acho tranquilo...

O correto seria tirar a corrente, deixar num banho de querosene ou gasolina, para depois dar uma limpada melhor....

Mas aí daria muito trabalho... eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...

Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para lubrificar no meio dos elos e pronto... muito menos porqueira que os caras da concessionária fazem....

Aliás, aproveita para dar uma esticada na correte de vez em quando... é bem facinho também...

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2010 09:08 #6 por chunda

Lute escreveu: Olha Chunda... eu acho tranquilo...



O correto seria tirar a corrente, deixar num banho de querosene ou gasolina, para depois dar uma limpada melhor....



Mas aí daria muito trabalho... eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...



Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para lubrificar no meio dos elos e pronto... muito menos porqueira que os caras da concessionária fazem....



Aliás, aproveita para dar uma esticada na correte de vez em quando... é bem facinho também...



Abraços


Valeu pelas dicas Lute, final de semana com mais tempo eu faço o serviço. Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2010 11:00 #7 por BPMW20
na minha opnmião graxa pega mt terra, prefiro os derivados de oleo.
:-)

Clique aqui para visualizar YBR FACTOR Carbon Fiber 2009 by BPMW20

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2010 11:38 #8 por Heverton FZ

BPMW20 escreveu: na minha opnmião graxa pega mt terra, prefiro os derivados de oleo.
:-)



Concordo...

Suzuki 125Yes 06/07 - Yamaha Fazer 08/08 - Honda CB600F Hornet 07/07 -Yamaha XTZ 125 10/10 - Honda CBX250 Twister 07/08 - Yamaha XTZ 125 09/09
Atuais: Yamaha Fazer250 11/12 - Yamaha FZ6 07/08

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2010 15:15 #9 por 5junior
Bom, na minha moto uso diesel pra tirar o excesso óleo/sujeira da corrente com auxílio de um pincel e uso panos velhos (que não estão soltando linhas e pedaços) para retirar o excesso e limpar a corrente e coroa, o pinhão é só retirar a tampa protetora dele e limpá-lo com cuidado. Após a limpeza lubrifique a corrente com um óleo apropriado(vc acha em lojas de moto peças), use o óleo suficiente para lubrificar sua corrente para o excesso não ficar expirrando pro chão a fora, inclusive pra roda traseira da sua moto e balança; passe um ou dois fios de óleo em toda corrente, é o suficiente (na minha moto sempre deu certo).


http://www.provermotos.com.br/servlet/ThumbImgimg=produtos/589p.jpg&w=40&h=40
5junior40336,8237962963

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2010 14:25 #10 por Eburatto
eu basicamente só lubrifico a corrente com spray, lavei com querosene uma vez só e estico quando troco o oleo, a minha primeira corrente na ybr durou uns 22000km, era a original que veio junto, pro meu tratamento meio "porco" a relação durou um monte, vamos ver essa agora...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2010 17:39 #11 por chunda

Lute escreveu: eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...



Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para


Mais uma dúvida Lute, qual a especificação do óleo? Em vez de querosene posso utilizar óleo diesel para a limpeza? Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2010 14:06 #12 por Lute

chunda escreveu:

Lute escreveu: eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...

Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para

Mais uma dúvida Lute, qual a especificação do óleo? Em vez de querosene posso utilizar óleo diesel para a limpeza? Abs


Para limpar a corrente, pode utilizar qualquer "solvente apolar"... entre eles, gasolina, diesel, querosene, ou outros... só tome cuidado pq queimam com facilidade e ressecam muito a pele.. por isso é interessante usar uma luva ou botar ao menos um saquinho de supermercado nas mãos

Eu uso óleo de transmissão SAE 90.. que é um pouco mais viscoso que os óleos que utilizamos normalmente em carro e moto... dessa forma ele escorre menos, e suja menos...

Mas como o pessoal falou, tem a opção dos óleos em spray... sujam muito pouco e penetram melhor nos elos da corrente... só que são mais caros... no meu óleo, eu paguei uns R$ 15,00 e vai durar mais de um ano (pão duro é fogo)....

Outro detalhe, eu lubrifico a corrente com frequencia muito maior do que limpo ela... geralmente lubrifico de mil em mil km (ou quando a moto fica muito tempo na chuva)... mas lavo só a cada 5 mil mais ou menos...

A relação original da minha YBR durou 20.000 km... a segunda (um kit da Vaz com retentores) durou só 14.000 km... o estado geral das peças ainda estava ótimo, mas a corrente já tinha esticado tudo o que a regulagem permite.. muito elástica...

Agora estou usando um kit DID que já tá com 10.000 km e tive de esticar só duas vezes... muito bom mesmo... se bem que agora cuido muito melhor da relação do que quando comprei a moto...

AbraçosLute40338,713275463





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 02:05 #13 por gomessilvarj
To utilizando o spray da Repsol, to gostando muito

Rio de Janeiro - RJ

Primeira moto: XTZ 125x

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2010 16:44 #14 por chunda
Achei que ia ser complicado, mas até que é tranquilo. Andamento da limpeza...

Arquivo Anexo:


Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:



Arquivo Anexo:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2010 17:50 #15 por Patriarca
Se eu fizer um antes e depois da limpeza com a minha moto vão achar que comprei outra.


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.183 segundos