Como devo proceder para a limpeza da corrente e dos demais mecanismos de transmissão? Qual fluído ou líquido deve utilizar? E por final qual a especificação de graxa ou óleo que devo utilizar?
Segundo o manual da minha é indicado o uso de querosene, depois secar e lubrificar a corrente com lubrificante para aneis de vedação, eu utilizo graxa branca e ao invez de querosene um produto bio degradavel que não agride os o-rings.
Não lubrificar com oleo de motor, pois pode danificar os o-rings.
Se for, a corrente original das pequenas Yamahas não possuem... mas existem modelos no mercado... eu mesmo usei uma corrente da Vaz na minha YBR com retentores, e achei uma porcaria...
Agora eu estou usando uma relação DID.. eu limpo minha corrente com querosene, e lubrifico com óleo de transmissão SAE 90...
Anteriormente já usei graxa branca e aquele spray para correntes da Motosil... achei o spray mais prático, faz menos sujeira, mas rende bem menos....
O correto seria tirar a corrente, deixar num banho de querosene ou gasolina, para depois dar uma limpada melhor....
Mas aí daria muito trabalho... eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...
Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para lubrificar no meio dos elos e pronto... muito menos porqueira que os caras da concessionária fazem....
Aliás, aproveita para dar uma esticada na correte de vez em quando... é bem facinho também...
Lute escreveu: Olha Chunda... eu acho tranquilo...
O correto seria tirar a corrente, deixar num banho de querosene ou gasolina, para depois dar uma limpada melhor....
Mas aí daria muito trabalho... eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...
Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para lubrificar no meio dos elos e pronto... muito menos porqueira que os caras da concessionária fazem....
Aliás, aproveita para dar uma esticada na correte de vez em quando... é bem facinho também...
Abraços
Valeu pelas dicas Lute, final de semana com mais tempo eu faço o serviço. Abs
Bom, na minha moto uso diesel pra tirar o excesso óleo/sujeira da corrente com auxílio de um pincel e uso panos velhos (que não estão soltando linhas e pedaços) para retirar o excesso e limpar a corrente e coroa, o pinhão é só retirar a tampa protetora dele e limpá-lo com cuidado. Após a limpeza lubrifique a corrente com um óleo apropriado(vc acha em lojas de moto peças), use o óleo suficiente para lubrificar sua corrente para o excesso não ficar expirrando pro chão a fora, inclusive pra roda traseira da sua moto e balança; passe um ou dois fios de óleo em toda corrente, é o suficiente (na minha moto sempre deu certo).
eu basicamente só lubrifico a corrente com spray, lavei com querosene uma vez só e estico quando troco o oleo, a minha primeira corrente na ybr durou uns 22000km, era a original que veio junto, pro meu tratamento meio "porco" a relação durou um monte, vamos ver essa agora...
Lute escreveu: eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...
Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para
Mais uma dúvida Lute, qual a especificação do óleo?
Em vez de querosene posso utilizar óleo diesel para a limpeza? Abs
Lute escreveu: eu vou jogando querosene e limpando com uns panos (que não soltem muitos "pelinhos").... depois deixo secar (o que é bem rápido)...
Para lubrificar, eu coloco óleo num daqueles potes de sabonete líquido... primeiro eu jogo no meio da corrente e rodo para lubrificar a coroa e pinhão... depois, coloco num pincel e aplico nos lados, para
Mais uma dúvida Lute, qual a especificação do óleo?
Em vez de querosene posso utilizar óleo diesel para a limpeza? Abs
Para limpar a corrente, pode utilizar qualquer "solvente apolar"... entre eles, gasolina, diesel, querosene, ou outros... só tome cuidado pq queimam com facilidade e ressecam muito a pele.. por isso é interessante usar uma luva ou botar ao menos um saquinho de supermercado nas mãos
Eu uso óleo de transmissão SAE 90.. que é um pouco mais viscoso que os óleos que utilizamos normalmente em carro e moto... dessa forma ele escorre menos, e suja menos...
Mas como o pessoal falou, tem a opção dos óleos em spray... sujam muito pouco e penetram melhor nos elos da corrente... só que são mais caros... no meu óleo, eu paguei uns R$ 15,00 e vai durar mais de um ano (pão duro é fogo)....
Outro detalhe, eu lubrifico a corrente com frequencia muito maior do que limpo ela... geralmente lubrifico de mil em mil km (ou quando a moto fica muito tempo na chuva)... mas lavo só a cada 5 mil mais ou menos...
A relação original da minha YBR durou 20.000 km... a segunda (um kit da Vaz com retentores) durou só 14.000 km... o estado geral das peças ainda estava ótimo, mas a corrente já tinha esticado tudo o que a regulagem permite.. muito elástica...
Agora estou usando um kit DID que já tá com 10.000 km e tive de esticar só duas vezes... muito bom mesmo... se bem que agora cuido muito melhor da relação do que quando comprei a moto...
Se eu fizer um antes e depois da limpeza com a minha moto vão achar que comprei outra.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."