huahuau, calma amigo.
Primeiro, sua altura, peso e fexibilidade influenciam e muito na escolha da motocicleta.
Segundo, na maioria dos casos de iniciantes na trilha, acho a XTZ uma boa moto, bem comportada, suspensão deixa um pouco a desejar em decidões mais nada que incomode quem ainda não é muito exigente, está começando.
potencia, vai de cada um a se acostumar com a moto e sentir se precisa mais, ou se está bom com as 125cc na mão.
não é uma motocicleta para grandes desafios, mais é uma grande moto!
vai mesmo de vc se adaptar com ela, mais ela aguenta bem sim.
em relação da (depenar) desmontar a bixinha, nas motos que sempre andei, tinha com meu padrinho, o que era feito era:
tirar os piscas
tirar os espelhos retrivisores
tirar o painel,
tirar estribo traseiro (menos objetos para machucar-se em caso de eventuias quedas)
tirava também, se possivel os suportes de mao do garupa, pelo mesmo motivo dos estribos, no caso da tornado nao é possivel por serem presos no quadro.
trocar os pneus, por um jogo de trail, cross, ou qualquer coisa que se denomine, pneus garrudos.
portetores de mao
protetor de motor
escapamento esportivo, curva do escape
eliminação de toda a rabeta, o que consiste em: remoção da placa, remoçao do paralama traseiro, remoção da lanterna traseira.
dependendo do modelo, creio que a XTZ necessite de uma coroa de transmissão maior, e com isso uma corrente tb, o certo seria um jogo novo de relação ( corrente, coroa e pinhão), isto proporciona mais aceleração na moto, deixando relativamente mais forte em arrancadas, e por consequencia com menos velocidade final, caso em que nao faz diferença nas trilhas,
caso de conforto, poderia optar por um guidão novo tb, mais alto. mais isso eh relevante a cada piloto x moto.
bom, acho que seria isso, nao sei se te tirei a duvida, mais,,, é o que da pra falar de experiencia propria,
qualquer coisa posta mais ai ,ou manda uma pergunta particular!
vlw e boas trilhas!!