Xtz 125 para trilha

04 Maio 2010 10:24 #1 por castanha
Boa tarde, galera!


Bom, eu tenho uma Tornado e ja fiz algumas trilhas com ela. Mas o duro é que ela é um tanto pesada e direto vai pro chão na minha mão. Como dá uma baita dor no coração arranhar a moto com a qual aprendi a pilotar, eu decidi comprar uma outra.


Apesar da DT 180 ser muito comum para trilhas e tudo, lí alguns comentários negativos sobre ela e resolvi ir para uma menorzinha. Aí veio a idéia de pegar uma XTZ 125 (provavelmente comprar num leilão e tal pra pegar um preço mais bacana), deixar ela bem com aparência de trilha e mandar ver!


Mas então, alguém sabe me dizer se a XTZ aguenta bem?


E, aproveitando o tópico, meu conhecimento sobre mecânica e peças beira o 0. Podem me dizer o que é aconselhável eu tirar da moto para trilha e o que seria necessário trocar? Ou podem me dizer se existe algum "Manual de trilha para topeiras"? :p


Valeu, galera!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2010 13:12 #2 por Carlos Costa
Respondido por Carlos Costa no tópico Xtz 125 para trilha
huahuau, calma amigo.


Primeiro, sua altura, peso e fexibilidade influenciam e muito na escolha da motocicleta.


Segundo, na maioria dos casos de iniciantes na trilha, acho a XTZ uma boa moto, bem comportada, suspensão deixa um pouco a desejar em decidões mais nada que incomode quem ainda não é muito exigente, está começando.


potencia, vai de cada um a se acostumar com a moto e sentir se precisa mais, ou se está bom com as 125cc na mão.


não é uma motocicleta para grandes desafios, mais é uma grande moto!


vai mesmo de vc se adaptar com ela, mais ela aguenta bem sim.


em relação da (depenar) desmontar a bixinha, nas motos que sempre andei, tinha com meu padrinho, o que era feito era:


tirar os piscas


tirar os espelhos retrivisores


tirar o painel,


tirar estribo traseiro (menos objetos para machucar-se em caso de eventuias quedas)


tirava também, se possivel os suportes de mao do garupa, pelo mesmo motivo dos estribos, no caso da tornado nao é possivel por serem presos no quadro.


trocar os pneus, por um jogo de trail, cross, ou qualquer coisa que se denomine, pneus garrudos.


portetores de mao


protetor de motor


escapamento esportivo, curva do escape


eliminação de toda a rabeta, o que consiste em: remoção da placa, remoçao do paralama traseiro, remoção da lanterna traseira.


dependendo do modelo, creio que a XTZ necessite de uma coroa de transmissão maior, e com isso uma corrente tb, o certo seria um jogo novo de relação ( corrente, coroa e pinhão), isto proporciona mais aceleração na moto, deixando relativamente mais forte em arrancadas, e por consequencia com menos velocidade final, caso em que nao faz diferença nas trilhas,


caso de conforto, poderia optar por um guidão novo tb, mais alto. mais isso eh relevante a cada piloto x moto.


bom, acho que seria isso, nao sei se te tirei a duvida, mais,,, é o que da pra falar de experiencia propria,


qualquer coisa posta mais ai ,ou manda uma pergunta particular!


vlw e boas trilhas!!

Abelhinha Preta! NH6

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2010 14:01 #3 por castanha
Respondido por castanha no tópico Xtz 125 para trilha
Opa! Valeu pelas dicas, Carlos!!


Bom, eu tenho 1,78 de altura e peso 70kg. Não tenho força nem coragem pra dominar a Tornado. Morria de medo quando ela dava umas jogadinhas para o lado. ^^


Meu pai tinha uma XLR 125 e eu andava nela também. Como ela era mais baixa, mais leve e menos potente, não tinha medo nenhum de andar com ela! Já de flexibilidade, acho que não sou muito bom não, mas chego lá.


Quanto ao escapamento esportivo e a curva de escape, alguma marca ou modelo recomendado?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2010 19:22 #4 por kado
Respondido por kado no tópico Xtz 125 para trilha
Ola, castanha...Acho que a xtzinha normal vai te deixar meio na mão em relação a sua altura, você tem praticamente a mesma altura que eu, embora seja muito mais leve...e ela tem um motor bem fraquinho, apenas 12,5 cvs...não mantem velocidade em subida, tem que trocar marcha, reduz demais, ai complica...com kit 180cc, ela fica bem mais interessante...porque não compra roupa de trilha para sua tornado? isto é, kit de plásticos, guarda os originais, e adesiva todo o tanque, e ferragens expostas, ai, se cair, não risca nada importante coloca um dimensionado, baixa uns 6 kgs a criança e aumenta a cavalaria, e mude a regulagem para o mais baixo possível, até você pegar o jeito, depois você vai querer ela o mais alta possível, passa mais fácil em troncos e pedras...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2010 20:05 #5 por castanha
Respondido por castanha no tópico Xtz 125 para trilha
Ah, Kado... é que eu curto pra caramba a Tornado original. É minha moto de ir pro trabalho e tal... meu pai usa ela também e investir numa Tornado... sei lá, Tornado é uma moto cara. Vai muita grana nisso. Uma vez caí com ela e rachei o painel. Mandei pra lavar e o cara mandou água nele e ele apagou. Ficou 800 reais só o painel dela... E ela já tá toda cheia de cicatriz dos capotes que eu dei anteriormente com ela também.


Aí meu pai tá com um sítio agora e não tem nada pra fazer quando eu vou lá e tive a idéia "PO, VOU MANDAR UMA MOTO AQUI E ZAS! =D". Aí por isso uma XTZ dá tranquilo. Não é nada extreme de subir morro e tal. É passar em rio, andar no barro... essas coisas de principiante mesmo. ^^


Mas se tiverem uma alternativa à Xtz, estou aberto a opiniões =D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2010 11:02 #6 por Carlos Costa
Respondido por Carlos Costa no tópico Xtz 125 para trilha
Cara, pelo que vc ta dizendo, eu, a minha opinião é que xtz vai te satisfazer bem, mas como o Kado falou, ela é uma motinha com limitações, é meio fraquinha tal. No entanto como vc diz que não tem subidão nada, acho que ela da pro gasto sim.


Agora uma motinha que eu gosto, é um pouquinho mais forte que a yamaha é a XR 200. precinho bom, motinha honda, fortezinha tb, sao motinhas que da de brincar legal.


ja tive dt 200 e digo, a moto eh um canhão, se tiver bem afinadinha mesmo, andei numa R 2000 meu deus, a moto eh realmente forte, mais não sou nemm um pouco fã das 2 t.


então, da uma pesquisada nos preços, na xtz e na xr, sobe nas motos ve a que te veste melhor e mete ficha!


quanto ao escape, pro torque é bom!


mais existem outros que tb fazer bem o papel. na verdade quando for comprar, pega na mao, da uma olhada na fabricação nos materiais, da de ter uma ideia se é legalzinho ou uma porcaria soh de olhar pra ele. mesmo assim se colocar e ficar com o ronco mto aberto ou feio, da de abrir ele e socar de lã de vidro.


o procedimento é fácil e relativamente rapido.


e mto barato tb.


qualquer coisa manda uma MP que te passo como eh feito.

Abelhinha Preta! NH6

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2010 11:56 #7 por castanha
Respondido por castanha no tópico Xtz 125 para trilha
Eu pensei mesmo na XR 200, mas eu olho pra ela e ela me aparenta ser uma moto pesada e alta. Não conheço ninguém que tem uma pra eu montar. Sabe me confirmar, Carlos? ^^


Levo mais em conta a altura da Tornado do que o peso dela. Porque quando ela inventa de tombar, até a gente achar chão pra pisar pra segurar ela... ^^

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 14:26 #8 por Carlos Costa
Respondido por Carlos Costa no tópico Xtz 125 para trilha
hahah


nao caraa a XR é uma moto de altura legal, vc é mais alto de que eu, tenho 1,75, sempre andei de tornado na trilha, de xt 600, dt 200 agrale, kdx 125 e 200 e nunca senti dificuldade com o tamanho, com o peso sim, principalmente na XT.


mais a XR é uma motinha legal, tem um tamanho bom, baixo peso, e um motorzinho mais esperto.


da uma olhada em alguma em uma loja ai da sua região, sobe tomba ela um pouco pros lados pra sentir o peso e da uma olhada, mais cuidado, essas motinhas eh bom comprar uma inteirinha. nao bagaço


todas eh bom neh


mais honda eh f*d*


hehe


vlww

Abelhinha Preta! NH6

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 18:18 #9 por castanha
Respondido por castanha no tópico Xtz 125 para trilha
Ah mas aí que tá né Carlão. Aqui no interior eu chego pro pessoal "Po, sabe de alguém que tem XR 200 pra vender?" e os caras "Xr 200? Que isso? É aquela com paralama baixo e frente que não mexe?". O povo conhece Nx2 mas não conhece a Xr. ^^


Então, eu digo a altura exatamente por causa do peso. A Tornado não é alta pra mim, relativamente falando, mas se ela começar a tombar, aí ela vai pro chão mesmo. Por isso fico enchendo o saco com esse negócio da altura. A XLR não era leve igual uma DT, mas era baixinha e qualquer coisa e já mandava o pé no chão e endireitava ela. Mas vamo ver né. To de olha na XTZ e na XR 200. O que aparecer agora e for mais tchan eu compro! Vlw pelas dicas! =D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 21:54 #10 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Xtz 125 para trilha
a XR200 é bem mais leve e um pouco mais baixa q a
tornado. mas vc vai acabar aprendendo a pilotar sem ter
q por o pé no chão, e nessa hora quanto mais alta for a
moto melhor!!!

eu tenho 1,71m e ando todo dia numa Lander. só alcanço a
ponta dos pés no chão mas não sinto nenhuma falta de
poder por o pé inteiro no chão não...

outra alternativa seria pegar uma NX200 e tirar todas as
carenagens tbm. é o mesmo motor da XR200, vai ficar
igual, só q mais "feia".

a única recomendação com relação a essas motinhos é q
elas são mais antigas, então vc vai precisar levar num
mecanico pra avaliar se o motor tá em bom estado. uma
xtz125 vc compra com 1 ou 2 anos de uso e pode andar
sossegado....

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2010 07:23 #11 por castanha
Respondido por castanha no tópico Xtz 125 para trilha
Quanto à NX200, eu dei uma olhada numas fotos na net dela. Dá muito trabalho deixar aquela moto tão feinha nisso aqui http://user.img.todaoferta.uol.com.br/L/0/VH/SX3ZHE/12487076 61891_hugePhoto_0.jpg ?


Diz o rapaz que tá vendendo essa moto que é uma Nx200. E outra, todas as NX que eu ví pra trilha na net tão iguaizinhas às XR 200. Sai caro transformar a moto assim? É viável? O que sugerem?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2010 18:06 #12 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Xtz 125 para trilha
nao sei quanto ao preco, mas deve ser razoavelmente barato. e nx e xr possuem o mesmo quadro, basta trocar o tanque e os plasticos. o q importa nessas motos e a mecanica estar boa. ;-)

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.188 segundos