Senhores,
perguto isso porquê há dois dias eu deu entrada na
oficina da Yamaha com aproximadamente 11 meses de uso da moto, a minha
moto ela foi comprada 0 Km (XTZ 125cc), e todas as revisões foram feitas
no período definido no manual do usuário, ou seja, eu fiz o que o
manual recomendava. Voltando aos problemas que reclamei na assistência
autorizada, há dois dias dei entrada reclamando sobre :
-
Oxidação nas partes: Escapamento, Quadro, Balança, Aros das Rodas, disco
de freio e corrente (11 meses após sair da loja)
- Luz do freio
queimou (Luz do Stop), esse eu troquei sem fazer a reclamação
- Mola
acionadora da luz do freio (Luz do Stop) que é tensionado ao pisar no
freio traseiro, quebrou no ponto de contato com a alavando do freio
traseiro, eles simplesmente deformaram a mola para encaixar novamente e
não trocar, Outro problema, eles só trocam o conjunto inteiro, a mola
com o acionador, mas o problema é só a mola!
- A tampa do motor
começou a ficar enrrugada como se tivesse ferrugem dentro, ou então o
motor divesse derretendo, não me derão nenhuma posição, simplemente
negaram qualquer reparação.
- A moto está morrendo quando partida a
frio, eu aciono o afogador e doiu partida, se soltar o acelerador ela
morre, ele dizem que é a bateria, eu não sei se é, mas eu não acredito,
pois em nada eles resolveram ou tiveram qualquer vontade em tentar
resolver algum dos meus problemas.
Hoje, teirei da oficina e nada
foi feito a respeito, nem sequer me avisaram sobre a negativa da
Yamaha, simplesmente me mandaram pro caixa para fazer o pagamento da mão
de obra e do óleo, não me deram uma satisfação sobre as reclamações.
Então
solicitei vê o que foi realizado, nada foi feito, convercei com o
"chefe das peças" e o mesmo disse verbalmente que não foi autorizado!
A
moto não foi usada de forma abusiva, só uso para ir ao trabalho, ela
agora é que ela está fazendo 6.000 km após 10 meses de uso.
Por
isso pergunto, após tantas reclamações que eu fiz na assistência e nada
foi resolvido, onde está a garantia dessa moto?
Existe garantia? se
existe, cobre alguma alguma coisa? uma moto que é dita para fazer
trilhas deve enferrujar se usar na cidade?
Senhores, eu já tive
moto da honda, uma titan 125 cc de 2003, fiquei com ela até março de
2009, o único lugar onde apresentou ferrugem foi no aro, e mesmo assim
eram pontos isolados. Não sou defensor da horanda ou da Yamaha, eu gosto
de moto, principalmente daquelas que atendem as minhas necessidades e
fazem valer o investimento. Depois desses problemas estou pensando
seriamente em trocar de moto já, eu queria uma OffRoad de 250 cc ou 300
cc, porém não vejo opções boas, a da Honda a XRE 300 cc é um projeto
novo cheio de problemas, a Lander 250 da Yamaha eu não confio, visto que
eu estou passando por problemas com uma moto do mesmo fabricante. Se a
tornado continuasse a ser vendida pela frábrica eu a compraria, pois a
balança era de alumínio, aros de alumínio, e não tive problemas com
ferrugem no quadro da minha antiga moto honda, pena que a
descontinuaram, seria legar uma Tornado com Injeção Eletrônica e freio a
disco nas duas rodas e motor de 300 cc.
Outro problema que
ocorreu e eu não consegui apresentar a moto na garantia: Após a revisão
de 1000 km, era uma sábado de 11h da manhã quando eu tirei da revisão,
estava indo para casa quando peguei um retão e tentei colocar 100 km/h
para ver se a moto estava boa, após sair da revião. Detalhe, até os 1000
km eu não tinha passado de 60 km/h pois o fabricante disse que tem que
amaciar o motor. Visto que tinha amaciado, então fui testar o motor, uns
2 km distante da assistência (nesse retão) eu estiquei o cabo do
acelerador, a moto quando chegou nos 90 km/h começou a soluçar e morreu,
simplesmente parou de funcionar, abri o afogador e tentei ligar, e nada
da moto pegar, mexi no parafuso que contola a mistura de combustível e
AR, tentei deixar a moto mais acelerada, batia na ignição e nada, eu já
tava completamente arrependido de ter comprado essa moto, não sabia mais
o que fazer, empurrar a moto de volta para a assistência por 2 km ou
então chamar o reboque do seguro (até isso eu comprei, seguro e
assistência), bom, não empurrei a moto para a assistência pois a
contraria fechada já que a não dava tempo de chegar até às 12:00
(horário que a assistência fecha as portas no sábado), resolvi empurrar a
moto para casa, comcei a empurar a moto em direção a minha casa e
ficava pensando, o que vou fazer, a moto não tem nem 3 meses de uso,
logo, eu posso solicitar uma outra moto nova e se não me derem uma nova
eu posso acionar a justiça e solicitar o meu dinheiro de volta, após ter
empurrado uns 100 metros parei e tentei ligar a XTZ, para a minha
surpresa a maldita pegou porém muito precariamente, eu tinha que ficar
com o acelerador inteiro tensionado para conseguir andar com a moto,
restavam 10 minutos para eu conseguir chegar na assistência, fui
precariamente dirigindo essa XTZ fazendo um barulho enorme a moto não
tinha torque, eu não conseguia passar dos 10 km/h, precariamente
conseguir chegar na Yamaha, pra minha decepção as portas estavam
fechadas, já eram umas 12h30, não me recordo exatamente que hora era,
mas não havia uma alma dentro da loja/oficina. Parei a moto e fiquei
pensando, vou voltar a regulagem para os pontos onde estavam, o afogador
e o parafuso da mistura do carburador, mexi na moto, empurrei pra
frente e para trás e liguei novamente, a moto pegou precariamente, fui
para casa, após o primeiro semáforo a moto voltou a apresentar torque e
velocidade, fiquei triste e feliz, feliz por não ter que empurrar a moto
por mais de 10 km ou ficar esperando o reboque chegar após 2 a 3 horas
depois de ligar, pelo menos aqui em recife ficar num sábado quando o
comércio está fechado na região de santo antônio (Rua da Concórdia) é
pedir para ser assaltado, também fiquei triste, pois a oficina estava
fechada e eu não consegui apresentar a moto com o defeito in-loco, na
segunda feira voltei na oficina para reclamar do defeito, o atendente
não aceitou fazer qualquer serviço pois a moto estava "aparentemente"
funcionando normal, a única coisa que ele poderia fazer era regular
novamente o carburador, finalizando, a moto apresentou uma pane voltou a
funcionar e a oficina nunca quis saber o que poderia ter acontecido.
Hoje estou reclamando de problemas que são visíveis e ela se nega a
resolver.
Por isso amigos gostaria de compartilhar essa péssima
experiência com vocês, para que vocês não venham a ter os mesmos
problemas que eu tive com a XTZ 125 e a Yamaha, sei que veículo
apresentam problemas, isso é normal, o que não é normal é a assistência
dentro do tempo de garantia não querer resolver os problemas do seu
produto. Contudo, eu fico a imaginar o que poderia estar acontecendo,
será que a Yamaha está se negando a resolver os problemas das suas
motos, ou é a oficina/representante que não está querendo resolver? Se
houver alguém da Yamaha nesse fórum por favor entrar em contato comigo,
pois tenho dúvidas sobre a honestidade da oficina, não entendo o modelo
de negócio dessa representação, porém um amigo me falou que o que
poderia estar acontecendo é que a Yamaha estaria aprovando a troca das
peças, a oficina cobraria pelas peças da Yamaha e dizia que o serviço
estava feito, porém para o cliente ela simplemente diria que não foi
autorizado, se isso estiver acontecendo é muito grave! Eu não posso
afirmar que isso está acontecendo, mas é uma hipótese, eu não estou aqui
para acusar ninguém só quero o meu problema resolvido e que faça-se
cumprir os direitos dos consumidores.
Eu não sei se o problema é
defeito de má qualidade das peças, processo de fabricação, o que não
pode é o cliente comprar um bem de 8 mil reais (Moto Offroad que deveria
enfrentar uso severo e extremo) e levar para casa uma bicicleta toda
enferrujada, eu sei que o mercado tem passado por transformações, e que
as empresas ganham dinheiro vendendo produtos, mas não é iludindo um
cliente que ele vai ganhar mais, pois esse cliente iludido não irá
comprar mais produtos da Yamaha, a XTZ deveria ser sim um bem durável e
não um bem de consumo que você usa por um ano e descarta para comprar
outra, e depois outra, e depois outra, esse é o modelo de bem de
consumo, o modelo de bem durável é comprar uma moto e a moto irá durar
por 10, 15 anos se houver manunteção.
Estou sem saída, vou
esperar mais um ano para comprar a XRE 300 da Honda, espero que com 2
anos de vida ela tenha resolvido a maioria dos seus problemas,
entretanto, se a honda comprir com as suas obrigações e reparar os
defeitos da moto após a venda eu sairia no lucro, pois poderia contar
com o fabricante por 10 ou 15 anos, tempo em que eu tiver o bém durável.
Espero
que esse meu depoimento possa alertá-los sobre os direitos dos
consumidores e o dever das empresas que são responsáveis por seus
produtos, um ítem usado no projeto desses não pode quebrar a cada 6
meses, se isso for previsível, tem que constar no contrato de comprar e
venda, o cliente tem que ser informado que aquele item tem que ser
trocado a cada revisão, ou período de tempo.
Abraços