Até onde vai a garantia da Yamaha? (XTZ)

30 Abr 2010 13:47 #1 por clembet
Senhores,

perguto isso porquê há dois dias eu deu entrada na
oficina da Yamaha com aproximadamente 11 meses de uso da moto, a minha
moto ela foi comprada 0 Km (XTZ 125cc), e todas as revisões foram feitas
no período definido no manual do usuário, ou seja, eu fiz o que o
manual recomendava. Voltando aos problemas que reclamei na assistência
autorizada, há dois dias dei entrada reclamando sobre :

-
Oxidação nas partes: Escapamento, Quadro, Balança, Aros das Rodas, disco
de freio e corrente (11 meses após sair da loja)
- Luz do freio
queimou (Luz do Stop), esse eu troquei sem fazer a reclamação
- Mola
acionadora da luz do freio (Luz do Stop) que é tensionado ao pisar no
freio traseiro, quebrou no ponto de contato com a alavando do freio
traseiro, eles simplesmente deformaram a mola para encaixar novamente e
não trocar, Outro problema, eles só trocam o conjunto inteiro, a mola
com o acionador, mas o problema é só a mola!
- A tampa do motor
começou a ficar enrrugada como se tivesse ferrugem dentro, ou então o
motor divesse derretendo, não me derão nenhuma posição, simplemente
negaram qualquer reparação.
- A moto está morrendo quando partida a
frio, eu aciono o afogador e doiu partida, se soltar o acelerador ela
morre, ele dizem que é a bateria, eu não sei se é, mas eu não acredito,
pois em nada eles resolveram ou tiveram qualquer vontade em tentar
resolver algum dos meus problemas.

Hoje, teirei da oficina e nada
foi feito a respeito, nem sequer me avisaram sobre a negativa da
Yamaha, simplesmente me mandaram pro caixa para fazer o pagamento da mão
de obra e do óleo, não me deram uma satisfação sobre as reclamações.
Então
solicitei vê o que foi realizado, nada foi feito, convercei com o
"chefe das peças" e o mesmo disse verbalmente que não foi autorizado!

A
moto não foi usada de forma abusiva, só uso para ir ao trabalho, ela
agora é que ela está fazendo 6.000 km após 10 meses de uso.

Por
isso pergunto, após tantas reclamações que eu fiz na assistência e nada
foi resolvido, onde está a garantia dessa moto?
Existe garantia? se
existe, cobre alguma alguma coisa? uma moto que é dita para fazer
trilhas deve enferrujar se usar na cidade?

Senhores, eu já tive
moto da honda, uma titan 125 cc de 2003, fiquei com ela até março de
2009, o único lugar onde apresentou ferrugem foi no aro, e mesmo assim
eram pontos isolados. Não sou defensor da horanda ou da Yamaha, eu gosto
de moto, principalmente daquelas que atendem as minhas necessidades e
fazem valer o investimento. Depois desses problemas estou pensando
seriamente em trocar de moto já, eu queria uma OffRoad de 250 cc ou 300
cc, porém não vejo opções boas, a da Honda a XRE 300 cc é um projeto
novo cheio de problemas, a Lander 250 da Yamaha eu não confio, visto que
eu estou passando por problemas com uma moto do mesmo fabricante. Se a
tornado continuasse a ser vendida pela frábrica eu a compraria, pois a
balança era de alumínio, aros de alumínio, e não tive problemas com
ferrugem no quadro da minha antiga moto honda, pena que a
descontinuaram, seria legar uma Tornado com Injeção Eletrônica e freio a
disco nas duas rodas e motor de 300 cc.

Outro problema que
ocorreu e eu não consegui apresentar a moto na garantia: Após a revisão
de 1000 km, era uma sábado de 11h da manhã quando eu tirei da revisão,
estava indo para casa quando peguei um retão e tentei colocar 100 km/h
para ver se a moto estava boa, após sair da revião. Detalhe, até os 1000
km eu não tinha passado de 60 km/h pois o fabricante disse que tem que
amaciar o motor. Visto que tinha amaciado, então fui testar o motor, uns
2 km distante da assistência (nesse retão) eu estiquei o cabo do
acelerador, a moto quando chegou nos 90 km/h começou a soluçar e morreu,
simplesmente parou de funcionar, abri o afogador e tentei ligar, e nada
da moto pegar, mexi no parafuso que contola a mistura de combustível e
AR, tentei deixar a moto mais acelerada, batia na ignição e nada, eu já
tava completamente arrependido de ter comprado essa moto, não sabia mais
o que fazer, empurrar a moto de volta para a assistência por 2 km ou
então chamar o reboque do seguro (até isso eu comprei, seguro e
assistência), bom, não empurrei a moto para a assistência pois a
contraria fechada já que a não dava tempo de chegar até às 12:00
(horário que a assistência fecha as portas no sábado), resolvi empurrar a
moto para casa, comcei a empurar a moto em direção a minha casa e
ficava pensando, o que vou fazer, a moto não tem nem 3 meses de uso,
logo, eu posso solicitar uma outra moto nova e se não me derem uma nova
eu posso acionar a justiça e solicitar o meu dinheiro de volta, após ter
empurrado uns 100 metros parei e tentei ligar a XTZ, para a minha
surpresa a maldita pegou porém muito precariamente, eu tinha que ficar
com o acelerador inteiro tensionado para conseguir andar com a moto,
restavam 10 minutos para eu conseguir chegar na assistência, fui
precariamente dirigindo essa XTZ fazendo um barulho enorme a moto não
tinha torque, eu não conseguia passar dos 10 km/h, precariamente
conseguir chegar na Yamaha, pra minha decepção as portas estavam
fechadas, já eram umas 12h30, não me recordo exatamente que hora era,
mas não havia uma alma dentro da loja/oficina. Parei a moto e fiquei
pensando, vou voltar a regulagem para os pontos onde estavam, o afogador
e o parafuso da mistura do carburador, mexi na moto, empurrei pra
frente e para trás e liguei novamente, a moto pegou precariamente, fui
para casa, após o primeiro semáforo a moto voltou a apresentar torque e
velocidade, fiquei triste e feliz, feliz por não ter que empurrar a moto
por mais de 10 km ou ficar esperando o reboque chegar após 2 a 3 horas
depois de ligar, pelo menos aqui em recife ficar num sábado quando o
comércio está fechado na região de santo antônio (Rua da Concórdia) é
pedir para ser assaltado, também fiquei triste, pois a oficina estava
fechada e eu não consegui apresentar a moto com o defeito in-loco, na
segunda feira voltei na oficina para reclamar do defeito, o atendente
não aceitou fazer qualquer serviço pois a moto estava "aparentemente"
funcionando normal, a única coisa que ele poderia fazer era regular
novamente o carburador, finalizando, a moto apresentou uma pane voltou a
funcionar e a oficina nunca quis saber o que poderia ter acontecido.
Hoje estou reclamando de problemas que são visíveis e ela se nega a
resolver.

Por isso amigos gostaria de compartilhar essa péssima
experiência com vocês, para que vocês não venham a ter os mesmos
problemas que eu tive com a XTZ 125 e a Yamaha, sei que veículo
apresentam problemas, isso é normal, o que não é normal é a assistência
dentro do tempo de garantia não querer resolver os problemas do seu
produto. Contudo, eu fico a imaginar o que poderia estar acontecendo,
será que a Yamaha está se negando a resolver os problemas das suas
motos, ou é a oficina/representante que não está querendo resolver? Se
houver alguém da Yamaha nesse fórum por favor entrar em contato comigo,
pois tenho dúvidas sobre a honestidade da oficina, não entendo o modelo
de negócio dessa representação, porém um amigo me falou que o que
poderia estar acontecendo é que a Yamaha estaria aprovando a troca das
peças, a oficina cobraria pelas peças da Yamaha e dizia que o serviço
estava feito, porém para o cliente ela simplemente diria que não foi
autorizado, se isso estiver acontecendo é muito grave! Eu não posso
afirmar que isso está acontecendo, mas é uma hipótese, eu não estou aqui
para acusar ninguém só quero o meu problema resolvido e que faça-se
cumprir os direitos dos consumidores.

Eu não sei se o problema é
defeito de má qualidade das peças, processo de fabricação, o que não
pode é o cliente comprar um bem de 8 mil reais (Moto Offroad que deveria
enfrentar uso severo e extremo) e levar para casa uma bicicleta toda
enferrujada, eu sei que o mercado tem passado por transformações, e que
as empresas ganham dinheiro vendendo produtos, mas não é iludindo um
cliente que ele vai ganhar mais, pois esse cliente iludido não irá
comprar mais produtos da Yamaha, a XTZ deveria ser sim um bem durável e
não um bem de consumo que você usa por um ano e descarta para comprar
outra, e depois outra, e depois outra, esse é o modelo de bem de
consumo, o modelo de bem durável é comprar uma moto e a moto irá durar
por 10, 15 anos se houver manunteção.

Estou sem saída, vou
esperar mais um ano para comprar a XRE 300 da Honda, espero que com 2
anos de vida ela tenha resolvido a maioria dos seus problemas,
entretanto, se a honda comprir com as suas obrigações e reparar os
defeitos da moto após a venda eu sairia no lucro, pois poderia contar
com o fabricante por 10 ou 15 anos, tempo em que eu tiver o bém durável.

Espero
que esse meu depoimento possa alertá-los sobre os direitos dos
consumidores e o dever das empresas que são responsáveis por seus
produtos, um ítem usado no projeto desses não pode quebrar a cada 6
meses, se isso for previsível, tem que constar no contrato de comprar e
venda, o cliente tem que ser informado que aquele item tem que ser
trocado a cada revisão, ou período de tempo.

Abraços

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03 Maio 2011 18:57 #2 por Nefoh
Cara que baita historia! hehe


Garantia é f*d*!


Quanto as oxidações ("Escapamento, Quadro, Balança, Aros das Rodas, disco de freio e corrente "), vc leve a moto para lava em algum lugar específico ou lava em casa? Normalmente em lavagens eles utilizam o tal de "Metacil", um produto que, se usado de forma errada, enferruja tudo isso ai que vc falou, e deixa o bloco do motor com manchas "esbranquiçadas". Se vc lava em casa, essas ferrugens aparecem caso vc more no litoral, ou vai a praia com frequencia.

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03 Maio 2011 19:04 #3 por Nefoh
continuando!!


Luz de freio queimou. Isso é comum, principalmente quando há variações de temperatura no clima(acredite).


Dicas:


-Verifique periodicamente a carga da bateria. utilize um multimetro(vc pode comprar por uns R$15,00)


Carga Boa :12,5 volts ou mais Recarregar a bateria em 12,3volts


Se a moto possui alarme positron não deixe a carga baixar de 12,8volts.

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03 Maio 2011 19:09 #4 por Nefoh
"- Mola acionadora da luz do freio (Luz do Stop) que é tensionado ao pisar no freio traseiro, quebrou no ponto de contato com a alavando do freio traseiro, eles simplesmente deformaram a mola para encaixar novamente e não trocar, Outro problema, eles só trocam o conjunto inteiro, a mola com o acionador, mas o problema é só a mola!"



Bom, isso também acontece. Não é comberto por garantia. Um problema nas concecionarias é trocar peças completas. Mas, para esse tipo de situação sem garantia, vc pode ir a qualquer loja de peças e pedir essa molinha, deve custar no máximo R$2,00.

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03 Maio 2011 19:18 #5 por Nefoh
"- A tampa do motor começou a ficar enrrugada como se tivesse ferrugem dentro, ou então o motor divesse derretendo, não me derão nenhuma posição, simplemente negaram qualquer reparação."


Essa eu nao entendi. Mas deixa ver se adivinho. É no lado esquerdo do motor? se for, com certeza pingou gasolina emcima da tampa. Isso ocorre quando se desconecta a mangueira da gasolina da torneira do tanque, ou do carburador, ou troca o filtro de gasolina, sem colocar um paninho emcima da tampa do motor. Quando for mecher com o carburador, ou torneira do tanque, use sempre um paninho emcima do motor. Todo cuidado é pouco para manter a moto em perfeito estado.


Se isso aconteceu em uma dessas revisões, cobre do responsável. Vc deixou sua moto em perfeito estado, é obrigação do proficional entregá-la desse forma. Bata o pé se for esse o caso!

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03 Maio 2011 19:44 #6 por Patriarca
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03 Maio 2011 20:02 #7 por Nefoh
"- A moto está morrendo quando partida a frio, eu aciono o afogador e doiu partida, se soltar o acelerador ela morre, ele dizem que é a bateria, eu não sei se é, mas eu não acredito..."


Bom nesse caso, aquele ultimetro de R$15pila te ajudadria. hehehe 15,5 volts ou mais


Isso envolve Boa mistura na carburação, vela, caximbo de vela, gasolina, filtro de ar, bobina de pulso...etc. Mas te dou a barbada.


Ja comprou aque multimetro de R$15,00 pila?


Começa pela vela. Retire ela e peça pra tua mão ou esposa ou a mulher mais proxima, uma lixa de unha para passar entre o eletrodo da vela. depois disso ligue o multimetro na função 20k onde vc podera medir a resistencia da vela. Coloque as canetas do multimetro, uma no eletrodo que vc lixou e a outra na outra extremidade da vela, onde vc conecta o caximbo. No visor do multimetro devera marcar entre 4,00 e 6,00 olms. Algumas velas marcam simplesmente 0,01 Também serve. Se o visor do multimetro não mudar quando vc colocar as canetas nas extremidades da vela, deves trocar essa vela. Por fim antes de recolocar a vela no motor, pegue uma Lamina de serra, esses de serrinha manual, que se usa para cortar cano de pvc ou ferro, e ajuste o espaço do eletrodo da vela. essa espeçura da lamina é o espaço perfeito pra abertura do eletrodo, deixar o eletrodo mais fechado é ruim e mais aberto é pior ainda. Pode recolocar a vela no motor.





Agora testar o caximbo de vela. Retire o caximbo de vela do cabo da bobina. (Ele está rosqueado). Com o seu novo multímetro, de R$15,00pila, em mãos, posicione na função 20k novamente, para testar a resistencia do caximbo. Deve marcar entre((( &nbs p; 4,00))) e ((( &nb sp; 6,00))) olms, mas se ficar ((( &nb sp; 0,01))) também funciona. Se ficar com o visor inalterado((( 1 &nbsp ; ))) troque o caximbo. Feito isso recoloque o caximbo e conecte na vela.





Bom, eu regularia a lenta da moto e o ar, mas não tenho como te ensinar isso assim.


Coloque um paninho sobre o motor abaixo do carburador e torneira de gasolina. Pegue uma garrafa pet transparente. Retire a mangueira de gasolina do carburador e coloque uns 200 ml de gasolina dentro da garrafa ( a garrafa deve estar limpa e seca, se estiver com gotas de agua utilize a gasolina para limpar) e verifique se a gasolina esta boa, se perceber que há mais algum liquido junto com esta gasolina, ou ela tiver um aspecto esbranquiçado, de um jeito de trocar a gasolina deste tanque. Localize, embaixo do carburador, um parafuso fenda. Afrouxe-o e deixe a gasolina escoar do carburador por completo, depois aperte o parafuso(nao muito, pra poder abrir ele denovo uma outra hora)reconecte a mangueira de gasolina no carburador





POr fim Verifique o filtro de ar, veja se está molhado(se estiver seque-o), encoste o filtro na sua boca e assopre, se o ar passar esta bom se perceber que o ar nao passa pelo filtro, troque-o. deve custar uns R$4,00 essa esponja.


Tendo feito tudo isso e com a mistura bem regulada, a moto pegua só de olhar pra ela hehehe. ( NÃO DÊ AQUELAS ACELERADINHAS QUANDO FOR DAR A PARTIDA NA MOTO, ISSO DIFICULTA, AFOGA, USE NO MAXIMO O AFOGADOR.) DESLIGUE O FAROL QUANDO FOR DAR A PARTIDA, ISSO VAI TE AJUDAR.


Se depois disso tudo testado e aprovado continuar o problema, volta aqui e agente continua, mais uns testes...

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03 Maio 2011 20:07 #8 por Nefoh
"Hoje, teirei da oficina e nada foi feito a respeito, nem sequer me avisaram sobre a negativa da Yamaha, simplesmente me mandaram pro caixa para fazer o pagamento da mão de obra e do óleo, não me deram uma satisfação sobre as reclamações.
Então solicitei vê o que foi realizado, nada foi feito, convercei com o "chefe das peças" e o mesmo disse verbalmente que não foi autorizado!"


Normalmente a garantia está relacionada com problemas no motor. Exemplo:


Batidas no motor, ou barulhos nas engrenagens de marcha, Coisas relacionadas com problemas no motor e caixa de marchas. Também em problemas eletricos, do tipo a moto não está carregando a bateria, ou coisas assim.

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03 Maio 2011 20:23 #9 por Nefoh
"eu estiquei o cabo do acelerador, a moto quando chegou nos 90 km/h começou a soluçar e morreu, simplesmente parou de funcionar...


...após ter empurrado uns 100 metros parei e tentei ligar a XTZ, para a minha surpresa a maldita pegou porém muito precariamente, eu tinha que ficar com o acelerador inteiro tensionado para conseguir andar com a moto..."


Nessas alturas tudo pode acontecer! Lebre-se que vc ja estava receado de andar com a motoca! hehehe


Isso normalmente acontece quando a gasolina do tanque entra para a reserva, daí vc só precisar virar a torneirinha para (RES). Veja bem, se foi esse o caso, enquanto vc emourrava a moto aos pouco pequenas quantidades de gasolina desciam e depois de caminhar 100m ja havia descido gas. suficiente para ligar a moto. OUTRAS SITUAÇÕES SÃO:


-Torneira de Gas. intupida. Desce pouca gasolina.


-Suspiro da tampa do tanque intupido

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03 Maio 2011 20:35 #10 por Nefoh
Sobre a indignação!!


Eu trabalho em uma oficina em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, e ja vi muitos péssimos proficionais(se é que dá pra chamar assim). Já vi que a muitos não gostam de dar atenção aos clientes que reclamam, e aí está o maior defeito desses proficionais. O cliente precisa estar satisfeito com seu produto ou serviço, e o mecânico tem que estar preparado para trabalhar com pessoas exigentes (os chamados chatos).


Uma dica aos colegas mecânicos. Trate o seu cliente e a moto dele, como se ele fosse vc e a moto fosse sua. Os dois sairão satisfeitos.





Abraço espero ter ajudado!


"Se os sintomas persistirem o Nefoh deverá ser consultado"

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06 Maio 2011 09:02 #11 por chunda
Nossa que zica nessa XTZ 125, será que o cara resolveu?

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07 Maio 2011 04:51 #12 por Nefoh
Pois é ainda não respondeu!

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12 Maio 2011 07:51 #13 por Rush
Caramba, o cara tá zicado mesmo. Eu tive uma xtz 2003, laguei com 42.000 Km, nunca tive nenhum problema. Peguei uma lander que largue com 50.000 km e nunca tive problema e agora estou com uma XTZX 250. E tá td ok até o momento. Estranho tanta ferrugem assim.

Sempre em frente!

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14 Maio 2011 17:10 #14 por guatura
Tudo que ele disse parece ser problema das revisoes, e da moto...


parecem ter derrubado gasolina, nao regulado e realmente revisado a moto, quem sabe a ferrugem nao vem de uma lavagem com solupam?


Uma coisa a se fazer é enviar essa reclamacao pro SAC da Yamaha, realmente formalizar, e deixar a moto na concessionaria, ai passa o numero da ordem de servico e eles acompanham de perto.


Nao tem nada a ver com Yamaha, e sim concessionaria...

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

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19 Maio 2011 16:51 #15 por MANDRUVADOIDAO
Boa noite pessoal.


Vim aqui comunicar a vocês que as inscrições para o 2°ENM estão abertas. Peço que façam suas incrições. Nós fizemos compromissos com o clube e as fábricas e dependemos das incrições e dos pedidos de camisetas e canecas para cumprí-los. O encontro é para todos vocês.


Muito obrigado.+3

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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