Problema com a Factor

09 Jan 2009 21:13 #1 por mosna
Problema com a Factor foi criado por mosna
Ae galera eu tive um problema com a minha Factor logo
após os 2000 km, estava criando coragem pra abrir um
tópico sobre isso, agora vai.

Até os 2.300 km + ou - ela estava perfeita. Mas teve
umas vezes que, após uma hora de uso + ou -, ela
começava a falhar em alta velocidade (100km/h + ou -).
Ai eu parava a moto, desligava ela por alguns minutos, e
ao religar ela estava normal.

Mas teve um dia que ela estava falhando demais, eu
acelerava ela ao máximo e ela custava pra sair do lugar,
parecia que ela estava com o freio travado, amarrada.

Levei na oficina da concessionária onde comprei, e o mecânico descobriu o problema: ouve desgaste prematuro
de umas peças dentro do motor referente a embreagem (ele
me mostrou umas peças que pareciam engrenagens de
relogios (só que maiores), e ele disse que haviam
derretido e uma grudado na outra, eu como leigo,
acreditei).

Ai me explicou que superaquecidas elas colavam umas nas
outras, e depois que esfriava, voltava ao normal.

Ele trocou essas peças e a moto está normal novamente,
já até fiz a revisão dos 3000 km.

To postando isso por alguns motivos: primeiro, que
gostaria de entender o que aconteceu, se foi realmente
apenas isso que o mecânico falou, sei lá; segundo que
esta foi a minha primeira moto zero, queria saber se é
normal ocorrer esse tipo de problema numa moto zero, ja
que com minhas motos usadas nunca me ocorreu exatamente
este problema; e finalmente, posto pra desmistificar
esse negocio de que moto zero não dá pau, que só dafra,
sundown e outras dão problemas. Já tive Honda e ela deu
problema (Fan 2000), agora a nova YBR me deu problema
tbm).

O lado positivo é que em minha concessionária fui muito
bem atendido, tanto pelo vendedor quanto pelo mecanico,
muito solicito, que resolveu meu problema.

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10 Jan 2009 08:04 #2 por Marck
Respondido por Marck no tópico Problema com a Factor
É mosna, infelizmente, essas coisas acontecem...

Pelo que você descreve, parece que o problema estava nos discos de embreagem.

Certa vez eu comprei uma DT 180 para reformar, como estava desconfiado que a embreagem estivesse gasta resolvi comprar discos novos e mandei trocar... trocaram, porém esqueceram de regular de maneira adequada. Resultado, usei a moto e ela apresentava os mesmos sintomas da sua, eles deixaram a moto como que se a embreagem estivesse sempre acionada. Quando voltei eles desmontaram e disseram também que havia derretido um dos discos e que se eu tivesse continuado a andar com a moto eu iria perder todos os discos da embreagem.

Esse problema acontece quase que sempre por problemas de montagem/regulagem nas oficinas.
Felizmente sua moto está na garantia e o problema foi resolvido rapidamente.

Abs.
Marck39823,4206597222

Marcus

João Monlevade-MG

"O Ponto de Vista é o Ponto da Questão!"

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10 Jan 2009 21:30 #3 por mosna
Respondido por mosna no tópico Problema com a Factor
Isso mesmo Marck, minha sorte foi essa, de estar na
garantia... mas eu cheguei a pensar em ir no procon...
se a moto deu problema tão cedo, será que a
probabilidade de ocorrer outros problemas mais cedo não
aumenta?

Enfim, ateh agora nada ocorreu, ela tá 100%...
veremos... mas eu achava que com moto zero não ocorria
isso, enfim...

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12 Jan 2009 09:37 #4 por Lute
Respondido por Lute no tópico Problema com a Factor
Pelo jeito foi um caso de defeito de fabricação ou montagem....

Pelo relato do Marck isso pode mesmo acontecer... acredito que não seja algo crítico do modelo, e sim algo isolado... eu sempre reclamo que os engates da YBR são imprecisos principalmente da 1ª para a 2ª (claro que o problema pode estar na pecinha em cima do banco )... mas nunca aconteceu da moto parar por causa do câmbio... visto que o câmbio da YBR e da Factor devem ser os mesmos....

O mais importante foi o pronto atendimento da concessionária e as peças em estoque...

Perguntas... a moto ficou muito tempo parada?? Quantas vezes vc precisou ir até a concessionária até resolverem??

Se não teve tantos transtornos acho que não deve ir ao procon, visto que a motoca parece estar "zerada"...

Abraços





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12 Jan 2009 13:13 #5 por jailton
Respondido por jailton no tópico Problema com a Factor
mosna, ja sei o que aconteceu e o cara nao quis falar a verdade para vc. quando se monta a embreagem da ybr tem um parafuso que é para regular a altura so cabo e da embreagem, provavelmente nao apertaram corretamente e ocasionou de vc ter a moto quebrado, ai é mais facil falar que foi defeito de uma peca do que falar que foi defeito de montagem por parte do mecanico, nao dele, porque o motor ja vem montado de manuas, mas sim de la, e o cara quis preservar o nome da Yamaha, mas se o cara montou certo agora nao se preocupe que nao vai mais dar problema, isso é a vantagem de comprar uma moto 0km.

TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
TDM 225 97 VERM. - EX
CG ML 125 1983 VERM. - EX
HONDA DREAM 97 VERM. - EX

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12 Jan 2009 15:09 #6 por mosna
Respondido por mosna no tópico Problema com a Factor
Boa tarde Lute e Jailton.

Respondendo primeiro ao Lute:

Aparentemente parece que foi algo isolado uma vez que
não vi nenhuma ybr factor na oficina lotada (só Fazer's,
Ybr anteriores e outras) e todos dizendo o tempo todo
que fui sorteado (no mal sentido), que esse motor da ybr
não acontece isso, que nenhuma das factor sofreu
problema anteriormente e bla bla bla... claro, ela
acabou de sair né, vai ser dificil ve-la em oficina
mesmo...

Agora isso que vc falou do engate da 1° para a 2° marcha
é marca registrada desse nosso motor... acontecia com a
minha anterior (ano 2006), acontece com a nova tbm...
acho que é pq é um pouco distante o espaço entre a 1°
marcha e a 2°, pq vira e mexe, quando engato a primeira,
e ao tentar engatar a segunda rapidamente as vezes erro
e ela cai no ponto morto, ai vc da aquela acelerada em
falso... mas em seguida, é só tentar engatar a segunda
que vai na hora... acho que é disso que vc ta falando né
Lute?

Mas só nesse hora, todas as outras mrchas eu acho que
são precisas... e sim, o motor e cambio são os mesmos
tanto da factor quanto das brs anteriores... o que
estranho é que o motor tá muito mais silencioso, e o
ruido é muito diferente... deve ser o novo carburador,
sei lá... leigo falando.

O atendimento foi 10, não tenho do que reclamar, apenas
precisei levar ela 2 vezes pois a primeira acharam que
era gasolina de má qualidade o que posteriormente
provou-se que não.

Sobre sua pergunta: uso a moto TODOS os dias, não me
locomovo de outra forma, uso ela pra ir trabalhar, pra
ir pra escola, pra namorar enfim, desde quando comprei
ela não ficou parada uma unica vez... e sempre que tive
moto foi assim.

E acho que não vou pro procon mesmo não, vou seguir
conselhos de amigos: 'falhas acontecem, o que nao podem
é se negar a conserta-la' nao foi o que fizeram, e meses
depois parece que ela continua zerada. Se voltasse a dar
problema com certeza procuraria outros meios para cuidar
do caso.



E jailton, acho que vc tem alguma razão no que vc
falou... quando peguei ela na concessionaria, zero
quilometro, percebi que pra moto sair, tinha que soltar
toda a embreagem. Andei alguns dias assim, mas voltei
pra dizer isso, o mecanico regulou no motor para que a
embreagem ficasse do jeito que eu gosto (so começar a
soltar a embreagem que a moto ja vai embora) e
maravilha, sai feliz da vida.

Acho que esse episodio tem a ver, de alguma forma, com o
problema que aconteceu com ela.

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12 Jan 2009 15:13 #7 por Tenorio

viva cada momento como se fosse o ultimo...amanha pode ser tarde....

Itapira-sp

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13 Jan 2009 15:37 #8 por jailton
Respondido por jailton no tópico Problema com a Factor
o ruido pode ter diminuido por causa do novo escape novo filtro de ar e novo carburador, tudo isso influencia.

TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
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01 Fev 2009 07:33 #9 por wyldwagner
Respondido por wyldwagner no tópico Problema com a Factor
Meus amigos sou novo no forum...antes tinha uma intruder 250cc, moto muito boa, anda pra caramba dei coro em muitas twister!

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01 Fev 2009 07:56 #10 por mosna
Respondido por mosna no tópico Problema com a Factor
Dá uma olhada se não deu uma rachadinha no paralama
dianteiro, bem no cantinho... comigo aconteceu de
sempre, em determinado giro, um barulho sutil
aparecer... eu achava que era no motor, mas ao levar na
concessionária descobriram esse pequeno rachado...
problema resolvido.

Agora, escapar marcha de vez em quando, em yamaha é
normal... na minha YBR anterior acontecia, na Fazer de
meu amigo acontece.. mas bem raramente.

Agora na minha nova Factor (4.630 km ja) nunca
aconteceu... e se acontece direto, ainda mais por ser
nova, não é normal não.)

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01 Fev 2009 11:37 #11 por Lute
Respondido por Lute no tópico Problema com a Factor
Dizer que de vez em quando dá trabalho passar da 1ª pra 2ª marcha nas YBRs é fato... mas escapar da 3ª pra cima não é normal...

Eu particularmente acho o motor barulhento mesmo... quando torce o cabo então... aiai...

Quanto ao consumo na estrada, geralmente eu e a patroa de uns 80 a 90km/h constantes (mesmo reduzindo pra 4ª em algumas subidas) fazemos média de 36km/L pra cima...

Acho bom pra uma 125cc... agora, se esguelar a criança, pode baixar pra uns 30km/L...

Se tiver fazendo menos que isso, manda pra concessionária que o carbura tá desrreguladíssimo...

Abraços





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01 Fev 2009 14:11 #12 por rodrigoalves10
Respondido por rodrigoalves10 no tópico Problema com a Factor
mais a moto quando 0km ela vem de fabrica com uma mistura rica porq a gasolina ajuda a resfriar o motor que esta ainda muito justo e ai na primeira revisão eles abrem mais a entrada de ar e com isto o rendimento aumenta um pouco e com isto vc enrola menos o cabo para andar e com isto + economia. gastar bastante em moto 0km é comum até a 1 revisão. mais depois não.

sundown faliu?? não quero saber

CG 150 titan MIX "alcoolatra"/ sundown WEB



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02 Fev 2009 17:03 #13 por jailton
Respondido por jailton no tópico Problema com a Factor
moto nova, com garupa, andando ha mais de 100km/h, gasta mesmo, vc tem que amaciar o motor primeiro.

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03 Fev 2009 06:46 #14 por mosna
Respondido por mosna no tópico Problema com a Factor
A verdade é que, na YBR, não é que a marcha escapa da
primeira pra segunda, é que se vc não engatar a segunda
com vontade ela simplesmente não engata, e fica no ponto
morto, ai vc dá aquela acelerada em falso vergonhosa...

Agora a minha YBR 2000 as vezes escapava a marcha,
quanto tava já engatada, da quarta caia pra terceira
sozinha... mas isso era muito raramente... na nova não
acontece... mas meu amigo que tem Fazer disse que as
vezes acontece o mesmo que ocorre na minha Y 2000...

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03 Fev 2009 15:55 #15 por jailton
Respondido por jailton no tópico Problema com a Factor
mais isso de nao engatar a segunda, deve ser porque o pedal da marcha ta meio alto, ai quando vc vai por ela entra o neutro e depois vc da outro toque e entra a segunda.

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