Pq o consumo é tão alto nas motos ??

30 Out 2008 12:36 #1 por M.Marcotullio
Estes dias estava pensando,






Alguem consegue me explicar pq será q moto gasta tanto ??



Meu ponto de vista:



Um carro 1000cc com mais de 900kg, tem uma média de consumo na cidade proximo dos 13km/l.





pq uma moto de 125cc com pouco mais de 100kg (uma proporção de
praticamente 8,5/1) não tem um consumo proporcional ?? pelas minhas
contas deveria ser em torno dos 100km/l ??





Pensei na relação CC/potencia.. uma moto de 125cc ter 12,5 cavalos, é
uma marca excepcional de 1 cavalo a cada 10cc.. (o motor honda VTI,
1.6l e 160 cavalos), mas esse carro deve fazer uma média de 8km/l
(deduzi)..


Só curiosidade mesmo !!!

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30 Out 2008 14:55 #2 por jailton
o carro sao no minimo 4 cilindros, entao:


1000cc/4=250cc por cilindro


900kg/4=225kg por cilindro


13km por litro/4=3,25km/l por cilindro


vc acha que moto gasta mais mesmo?


estou certo ou errado nas minhas contas?

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30 Out 2008 15:34 #3 por M.Marcotullio
não entendi bem sua conta, mas acho q está invertida.

Dividindo-se o consumo por cilindro, cada cilindro a menos vc aumenta a autonomia..

Logo, 13km/l - 750cc/675kgm seria algo em torno de 9.75km/l a mais, ficando 21.75km/l num veiculo de 250cc puxando 225 kg ao todo

Assim acho q faz mais sentido mesmo hehe Quanto gasta a fazer ?? sabe ?



Adoro matemática, mas fugi de algumas aulas e não me lembro como montar a formula aqui hehe...

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30 Out 2008 15:52 #4 por M.Marcotullio
Usei seu exemplo pra ter base pra umas contas e fiquei mais maluco ainda..

Se a gente fizer um teste de 1000 km com um carro 1.0, com um consumo de 13km/l gasta-se 76.9 litros de gasolina pra percorrer o percurso todo..

se eu dividir esse carro por 4 (peso /4 e cc/4), pela lógica eu divido o consumo por 4, dando um consumo de 19.225 litros por fração do carro pra percorrerer os mesmo 1000km..

Então, um carro com 250cc e 225 kg pra percorrer 1000km gastaria 19.225 litros gerando um consumo de 1000/19.225 = 52km/l


Será q era pra ser assim ??

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30 Out 2008 19:52 #5 por macacoloco
não sou bom mesmo em matemática e o cálculo de vcs deu nó na minha cabeça, mas vamos lá sem calculo... (preciso sentar relaxar escrever pra fazer esses cálculos.)





Qual o limite de giro do motor de um carro 1000? na maioria 6500 giros, e normalmente em uma viagem a 120km/h está em cerca de 4000/4500 giros, o que faz com que ele trabalhe "menos"que uma moto que varia de acordo com o número de cilindros, pensando em uma moto 1000 o regime de trabalho dela é cerca de 9000/10.000 giros chegando a até 12.000/13.000 giros, não sei qual o giro do motor de uma R1 a 120km/hora mas é mais alto que carro.


Essa é apenas uma das explicaçoes, mas continuo achando que moto ainda é economica. vou fazer cálculos e depois posto.


Abraços.

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30 Out 2008 20:52 #6 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
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31 Out 2008 08:05 #7 por M.Marcotullio
Sim sim !! Faz muito sentido pensarmos nas rotações. Até porque se formos pensar em uma moto 1000cc rodando a 120/h estamos no máximo a 4000rpm em terceira marcha !!

Pra essa moto, acredito q o consumo não vai ser menos de 20km/l (preciso consultar meus amigos q tem essa cilindrada).


O q me espanta, é proporcionalmente o peso/potencia de uma moto 125cc e o consumo. Comparado com um carro. Pense q um carro 1000cc tem no máximo 75hp, a r1 tem 180hp !!!

Penso novamente... Se nas 125cc tivesse a mesma tecnologia aplicada numa r1, será q não teriamos uma moto de 22hp e rodasse na cidade uns 50km/l ??


Aí eu paro, e desisto... Provavelmente a manutenção seria mais cara, a durabilidade menor.... Deixa as 125 do jeito q tá hehe....


será q não compensaria pra pessoas como eu, que usam a moto só pra ir e voltar do trabalho..


Extendendo o post, sei q a yamaha lá fora tem a yzf 125, além de fotos e informações da internet, será q alguem sabe se é robusto esse motor ?? consumo e afins.. sei q ela chega a uns 180 !!

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31 Out 2008 09:11 #8 por macacoloco
Caro MMarcotullio

Ainda não sentei pra fazer cálculo, mas se for embargar toda a tecnologia da R1 nas 125 o valor delas seria muito absurdo e desnecessario, imagina uma ybr com embreagem deslizante, freio a disco duplo, IE e outras siglas... algumas seraim muito bem vindas(IE) mas a grande maioria so faria aumentar o peso sem nescessidade e consequentementeo o famigerado consumo. vou tentar achar os dados técnicos que estao no site da yamaha e postarei. Abraços.

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31 Out 2008 09:24 #9 por M.Marcotullio
Macaco !!


Caro sim, em se tratando do nosso país.. rs.. não vamos partir para o lado politico/cultural da coisa, mas lá fora tem a yzf r150, se não me engano não sai mais q 5000 euros (que pra lá é consideravelmente barato).

mas, pelo q vi esse brinquedinho tbm não é lá tão economico...

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31 Out 2008 14:43 #10 por jailton
mais fala serio, o cara compra uma moto dessa e quer economia???


se vc olhar a moto sem ver o nome vc pensa que é uma r1, vc so ve que é moto pequena quando comeca a ver os detalhes.

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03 Nov 2008 20:45 #11 por RaceX
Bom, algumas considerações...

Essa esportivinha da Yamaha, 4 tempos, não chega a 180 km/h nem aqui e nem onde é fabricada... Vai chegar num valor próximo a de uma 150 mesmo, um pouco mais, mas nada absurdo.

Vc comparar uma moto 1000 cc com um carro 1000 cc não é o correto. A proporção correta seria vc comparar uma esportiva de 1000 cc com um carro esportivo que tenha o mesmo desempenho, por exemplo, uma Ferrari, já que numa esportiva não há tanta preocupação com o consumo, mas sim com o desempenho.

Veja quantos km/l faz uma Ferrari e uma esportiva de 1000 cc.

Um carro 1.0 vc compara com uma moto 125/150.

Pois bem, faça as contas de quantos kg/cv cada um carrega e, ainda, que o peso do piloto numa moto de de 125/150 cc influencia muito.

Assim, um carro 1.0 com peso ao redor de 900 kg e 70 cv, teria, para cada cv, um peso ao redor dos 12,8 kg.

Uma moto 125, com 100 kg e 12,5 cv, carrega 8 kg/cv.

Se vc colocar uma pessoa de 80 kg num carro, vc terá 980 kg para 70 cv, o que dá 14 kg/cv. Já na moto em questão, vc teria 180 kg para 12,5 cv, o que daria 14,4 kg/cv.

Ou seja, o acréscimo de peso é muito mais sentido na moto do que no carro e, ambos, teriam de usar praticamente a mesma potência para carregar cada kg do conjunto.

Teoricamente, ambos gastariam a mesma coisa, mas por ser a moto mais leve, mais aerodinâmica e ter menos atrito (dois contra quatro pneus), acaba sendo mais econômica que o carro.

Assim, se o carro 1.0 faz 13 km/l e a moto 125/150 30 km/l, nas mesmas condições, podemos concluir que a moto tem um aproveitamento muito melhor do combustível e não é tão alto como vc pensa.

Lógico que pode melhorar, com injeção e outros aparatos técnicos, mas em relação ao carro, a moto é absolutamente mais econômica.

XLX 350

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04 Nov 2008 09:46 #12 por macacoloco
Pronto, tá respondido e nem vou quebrar mais a cabeça, moto é mais economica sim. por todos os fatores apresentados.

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04 Nov 2008 09:58 #13 por M.Marcotullio
KKK..


Na verdade eu não me conformei ainda, acredito que o consumo de uma 125 deveria ser próximo dos 50km/l numa tocada normal (com a mão leve dizem q faz 40)..

Não deve estar muito longe de alcançar essa média...

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04 Nov 2008 15:44 #14 por jailton
bom talvez uma biz 125 com i.e. quem sabe ela chegue perto desses 50km/l, que vc tanto deseja.

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04 Nov 2008 20:44 #15 por macacoloco
Realmente 50 km/l tá dificil...

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