Carburação - Ajudem?

25 Dez 2014 11:09 #1 por lyeroth
Pessoal, é o seguinte... Tenho uma CG Titan ano 96 que está falhando em altas rotações, o famoso rátátá.
Acontece que um mecanico me disse que é excesso de gasolina, mas pelo que eu tenho investigado no fórum, isso me parece falta.
Os sintomas da moto: Quando em lenta, eu acelero rápido ela até responde bem. Mas quando eu enrolo completamente o cabo, ela afoga. A partida dela não é dificil, mas tenho que acelerar um pouquinho pra que ela pegue de primeira.
Eu coloquei a mão na frente do escape por alguns segundos e não ficou com cheiro de gasolina fresca.
O motor me parece superaquecer um pouquinho.
E o ultimo detalhe... eu coloquei um daqueles filtros esportivos, que deixam passar mais ar (sei que não é bom pra moto, mas isso é outra história).
Então, seguindo meu raciocínio: se o filtro deixa passar mais ar, a mistura tende a ficar mais POBRE, principalmente em altas rotações, não é mesmo?

Eu tentei fazer a regulagem dela pelos parafusos: só encontrei 2 que parecem regular somente a lenta, que é o parafuso que fica de cabeça para baixo, que o pessoal ensina aquele macete das 2 voltas e meia, e o outro parafuso que é aquele comum, da aceleração em lenta.

A lenta dela tá ok, encontrei o ponto de mais alto RPM no parafuso de ponta cabeça (como foi ensinado em diversos lugares que li).
Depois acertei o outro parafuso para a frequencia que eu queria.
Mas o pessoal diz que esses dois parafusos não afetam a alta. E de fato, mexer neles não muda em nada o ponto do "ratátá" da moto, que acontece por volta dos 50 ~ 60km/h em quinta marcha (reduzir a marcha só faz reduzir a velocidade em que a falha começa, mas ela sempre acontece mais ou menos na mesma rotação).
Outro detalhe que observei é que ela chega aos 60km/h SEM falhar caso eu esteja em uma decida. Aí novamente algo que me sugere uma evidencia de mistura pobre: se ela está na descida, consome menos combustível e portanto o ponto da falha demora mais pra chegar.

Algumas pessoas sugeriram mexer no pique da agulha do pistonete. Seria essa a solução? Pq eu mexendo nessa agulha, não consegui muita diferença também. Mas ainda não experimentei abrir completamente (colocar no pique mais baixo possível) para proporcionar um melhor fluxo de combustível. E aí, oque vocês acham?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.096 segundos