Duvidas com a moto nova

02 Ago 2012 12:41 #1 por Ian Caio
Opa galera,

To feliz pra caramba hoje, chegou minha Fan 150cc ESDi :cheer:
Ja dei uma boa volta com ela, mas logico que como novato ainda tenho umas
duvidas.. :lol:
Ainda to pegando o esquema das marchas, saber qual usar quando, morri a moto
duas vezes hoje (uma por marcha alta em velocidade baixa, e outra por vacilo na saida
de primeira mesmo :whistle: ). Mas reparei algumas coisas estranhas, que acredito
serem erros meus na conducao, e como a moto eh zero, queria fazer o possivel pra
conduzir ela do melhor jeito possivel.

As vezes, quando vou passar de uma marcha pra outra, a moto parece que da uma
acelerada quando aperto a embreagem. Seria eu passando a marcha de forma errada?
Detalhe que isso aconteceu mais quando eu tava em alta velocidade, por volta dos 80km/h

A outra duvida eh se o manual da moto vem no banco dela. Nao recebi em maos o manual,
talvez tenha que ir buscar la na concessionaria hoje. Ate por que quero ver detalhes sobre
o amaciamento.

Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 13:47 #2 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Duvidas com a moto nova

Ian Caio escreveu: Opa galera,

To feliz pra caramba hoje, chegou minha Fan 150cc ESDi :cheer:
Ja dei uma boa volta com ela, mas logico que como novato ainda tenho umas
duvidas.. :lol:
Ainda to pegando o esquema das marchas, saber qual usar quando, morri a moto
duas vezes hoje (uma por marcha alta em velocidade baixa, e outra por vacilo na saida
de primeira mesmo :whistle: ). Mas reparei algumas coisas estranhas, que acredito
serem erros meus na conducao, e como a moto eh zero, queria fazer o possivel pra
conduzir ela do melhor jeito possivel.

As vezes, quando vou passar de uma marcha pra outra, a moto parece que da uma
acelerada quando aperto a embreagem. Seria eu passando a marcha de forma errada?
Detalhe que isso aconteceu mais quando eu tava em alta velocidade, por volta dos 80km/h

A outra duvida eh se o manual da moto vem no banco dela. Nao recebi em maos o manual,
talvez tenha que ir buscar la na concessionaria hoje. Ate por que quero ver detalhes sobre
o amaciamento.

Abracos


Parabéns meu amigo...
sobre o Acelerar qdo aciona a embreagem, presta atenção se vc está retornando o acelerador. As vezes vc está mantendo o acelerador acionado qdo aciona a embreagem.
Sobre o Manual, geralmente te entregam em mãos... junto com os documentos.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 14:46 #3 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Duvidas com a moto nova
parabéns pela moto e juízo no começo da pilotagem :woohoo: :evil: :whistle:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 17:32 #4 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Jean,

Valeu cara!
Acho que era isso que eu tava fazendo mesmo.. erro de novato :silly:
Realmente tinham esquecido o manual, tive que ir buscar, mas as curvas
da estradinha fizeram valer a pena :P

Chicolau,

Valeu! Pode deixar cara, por mais que uma pista livre as vezes de aquela
tentacaozinha de acelerar, to me mantendo no limite de velocidade (ate por que
to de provisoria), e o maximo que cheguei foi 90km/h.
A galera atras que buzine por enquanto :lol:

Contar um poco da experiencia de hoje :)
Andei acho que uns 70 e pocos kilometros :ohmy: . No comeco ainda tava estranhando
qual marcha usar, mas agora acho que to melhor em saber qual marcha colocar. Deu pra
pegar uma estradinha (da facul), cheguei aos 80~90km/h, nao quis forcar mais que isso por
causa do limite de velocidade da estrada e do amaciamento.
Nenhum susto ate agora, so uma ultrapassagem repentina que tomei de um carro, mas o cara
ate que manteve a distancia apesar de ter passado meio acelerado. E o outro foi eu saindo da vaga,
vi um carro vindo meio devagar, ai fui saindo (esperava que ele tivesse a cortesia de reduzir pra eu sair,
falha minha de ter acreditado nisso..) e ele em vez de parar comecou a buzinar, so deu tempo de buzinar
de volta, e no nervoso sai todo errado :oops: . Acelerei demais, e o motor saiu roncando, fiquei ate na bad
depois, motor amaciando e eu dando um vacilo desses :pinch:
Mas fora isso so alegria, deu pra curtir muito a motoca hoje, so uma dorzinha nas costas de tanto andar
haha :lol:

Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 19:15 #5 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Duvidas com a moto nova
NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 20:22 #6 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Duvidas com a moto nova
não confie em motorista algum eles(99.0%) tem raiva dos motociclista vai treinando que cada dia
que andamos de moto é igual um ano de terapia :woohoo: :evil: :whistle:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2012 06:51 #7 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Opa Patrao,

Nem me toquei que postei no lugar errado, li o "ate 150cc" antes de chegar na parte
da Honda do forum :lol:

Chicolau,

Eh cara, uma cabeca que vai ser dificil de mudar eh essa de gente que ainda tem
preconceito com motociclista.

Ia perguntar pra voces, amanha vou comprar a antena corta pipa, e um amigo da
faculdade que tambem tem moto (uma CG ES se nao me engano) me perguntou
se eu ia colocar mata-cachorro tambem (parei pra pensar, nao sei se eh bem pelos
cachorros :lol: mas aqui tem bastante cachorro mesmo, e nao sei se protege o
motor no caso de cair a moto). Voces recomendam colocar mata-cachorro na
CG? Por enquanto vou colocar a antena, depois se ces acharem uma boa pego
o mata-cachorro, que parece que eh baratinho tambem, uns 30 e pocos pelo que
o meu colega me falou la.

Achei no google um mata-cachorros, ces recomendam?



Ta bom, piadinha tosca, parei :whistle:
Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2012 20:56 - 03 Ago 2012 22:03 #8 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Fui colocar o corta-pipa. Descobri a tortura que eh ver outra pessoa mexer na sua moto.
O cara tentando encaixar, chegou ate a soltar o manete de embreagem pra apertar as
porcas la. Quando terminou de encaixar tava meio solto, ele falou que depois ia colocar
fita isolante pra ficar mais justo. So falei que eu tava com pressa e que se eu fosse
levar eu colocava depois. Ele devolveu o dinheiro e vazei, so que ele prendeu o manete
numa posicao diferente, o retrovisor tava apontando pro chao quase :angry:
Um pouco depois fui numa autorizada consertar a merda que o cara fez. Se eu for colocar
vou por na autorizada mesmo, nao sabia que eles faziam esse tipo de servico. Podia ter
me poupado a experiencia desagradavel que foi ver o maluco mexendo na minha nega :pinch:

EDIT:
Andei mais ou menos uns 105km ate agora (cheguei nos 3 digitos :lol: ), e gastei por volta de
1/4 do tanque. Contando que o tanque tem mais ou menos 14,5 litros, o consumo deve ta por
volta de 30km/l. Agora que eu parei pra pensar ta um pouco baixo nao? Tudo bem que tem que
considerar que ta no periodo de amaciamento, e to pegando estrada a 80km/h quase todo dia..
Alem que a conta nao ta tao precisa. Sera que ta sendo minha maneira de pilotar? To preocupado
de nao ta pilotando de forma suave como eh recomendado.. Nao to acelerando demais mas tipo,
nao sei se to arrancando muito na saida, e ja aconteceu umas 2 vezes deu por a quinta em falso
e acelerar no vazio :whistle: . Queria ter uma GoPro pra filmar eu pilotando pra voces verem :lol:

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2012 03:46 - 04 Ago 2012 03:58 #9 por Moreira1
Respondido por Moreira1 no tópico Duvidas com a moto nova
Também peguei uma moto Honda 150cc semana passada, uma Titan Ex 2012, azul. Até agora não andei muito nela, deixei para andar no final de semana devido ao transito estar bom para um iniciante em motos como eu, que somente tinha andado de moto antes quando tirei carteira, em uma factor, daquelas com freio a tambor, e somente dentro da motopista. Na hora que fui pegar a moto(Era quase 18 horas, horário de muito transito), chamei um vizinho meu que tem uma Bros para me ajudar, ele levou a moto da concessionária até aqui em casa. Depois, quando andei nela, foi só alegria, achei a moto bem estável e fácil de pilotar. Até agora estou seguindo a risca o manual, no amaciamento do motor, não ultrapassando velocidades acima de 65 Km/H, e nem subindo muito o giro do motor em cada marcha.

Sobre o tanque de combustível, pelo menos o da Titan, tem 16 litros. Quando saiu da concessionária tinha 1.5L, no posto quando abasteci, deu 14,6 Litros.

No manual que te entregaram tem todas estas informações. Também há um jogo de ferramentas atrás da tampa lateral direita da moto.

Mata Cachorro é para proteção do motor em caso de queda ou colisão. Quando estava treinando na motopista para tirar carteira, uma das motos tinha um, toda hora que eu ia trocar de marcha ou pisar no freio de trás, a ponta do meu pé encostava neste troço, e aquilo incomodava na pilotagem.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2012 16:19 - 06 Ago 2012 07:22 #10 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Opa Moreira,

Ainda tenho que ler o manual por inteiro, mas na parte que fala do amaciamento, ele eh
meio sussinto. So fala que nao eh pra forcar demais em cada marcha, achei meio subjetivo.
Nao ultrapassei as velocidades maximas de cada marcha (achei meio impossivel passar,
quem chega a 42km/h na segunda marcha?). Aceleracoes bruscas creio que nao fiz tb, no
maximo acelero com um pouco mais de vontade quando entro em alguma via, com movimento,
mas nada de enrolar o cabo. So uma aceleracao progressiva um pouco mais forte. Espero ta
fazendo o amaciamento direitinho, por que ja to quase em 1/3 do recomendado de periodo de
amaciamento da moto, e tentei fazer o possivel pra fazer tudo direitinho.

Vou fazer outro calculo da media de consumo quando abastecer, vai ter um valor mais seguro.

Tirei umas fotos com o celular da moto (por isso a ma qualidade) e notei algo estranho, em uma
peca que nao achei nem o nome no manual. Parecia uma especie de elastico que estourou, mas
nao sei se eh algo que devo me preocupar, vou postar a foto aqui. Se precisar vou na concessionaria
ver se nao eh nada demais (acredito que nao).



Abracos

EDIT: Pelo que entendi no manual, essa peca tem a ver com a embreagem, nao com o acelerador como
eu imaginava. Ainda nao sei o nome dela, mas logo mais to indo na concessionaria ver se o tal elastico
era so um lacre ou se eh algo que devo trocar.

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2012 09:22 #11 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Acabei de voltar da concessionaria. Diferente da gerente de la, o mecanico era super
gente fina. Respondeu minhas duvidas, mesmo as idiotas :whistle:

O "elastico" era realmente um lacre de moto zero, que provavelmente tiraram pela
metade. Entao foi so alarme falso mesmo, so tirei totalmente. Pelo menos foi bom
pra me forcar a ler o manual. Deu pra aprender umas coisas bacanas nele, entao
hoje como acordei cedo demais, e fiquei sem sono, aproveitei a manhazinha pra dar
uma "mantida" na moto. Calibrei os pneus que tavam com a pressao mais baixa que
o recomendado (apesar que pra rua de paralelepipedo talvez seja ate uma boa manter
um pouco a baixo nao? De qualquer forma pus o recomendado, apenas piloto 25/29psi)

Fui na concessionaria tirar minhas duvidas (cheguei a pedir pra olhar o oleo, a moto sem
nem 200 km rodados :lol: ), fiquei preocupado pq nao olhei desde que tirei a moto zero, mas
nem me toquei que eles preenchem na revisao de saida. Coloquei a antena corta-pipa, no retrovisor,
sem dor de cabeca dessa vez.

Sobre o andar com ela em si, to me sentindo mais confiante em relacao as marchas, to acertando
as marchas nas reducoes em boa parte das vezes, e acho que faz um boooom tempo que nao morro
a moto :P
O amaciamento acho que to fazendo direitinho, eu sempre dirijo trocando as marchas beeeeem abaixo
do limite de cada uma. So mais 400km e vou ta mais tranquilo em relacao a isso :)

So uma fotinha da menina pra voces verem (qualidade de celular..)


Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Massad

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2012 06:42 #12 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Opa galera,

Acabei de reabastecer a moto, pedi pro cara nao encher ate o talo (li algum motonliner falar
que sempre pede pra encher um pouco menos que ate o talo, pra nao ter risco de vazar),
terminou que passou um pouco daquela peça cheia de "furinhos" que nao sei se eh a borda
inferior, mas passou bem poquinho. Encher o tanque totalizou 7,86 litros. Contando que eu
rodei 345,6km ate abastecer, e tirando sei la, chutei uns 8km, do que ela tinha quando chegou
da concessionaria, cheguei a conclusao que ela ta fazendo quase 43km por litro! So posso imaginar
que ou estou pilotando com maos de fada ou calculei alguma coisa errada :lol: :lol: :lol:
Tava ate preocupado com o consumo dela ate agora, minhas contas de cabeca nao passavam quase
nada de 30km por litro. To surpreso.

Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2012 10:08 #13 por WesleiC.Santos
Respondido por WesleiC.Santos no tópico Duvidas com a moto nova
Meus Parabéns pela Moto!
Muito cuidado, evite de andar em alta velocidade principalmente quando não se tem o domínio total da moto.

Realmente é questão de se acostumar com a moto, aprender como ela se comporta, com o tempo você vai pegando o tempo certo das marchas.

Quando comecei a andar de moto claro que sempre tinha muito gente falando de qual modo deveria ser feita a troca de marcha, a velocidade para cada uma delas e blá blá.

Mais acho que na prática desenvolvemos mais conhecimento, pratique o máximo que puder na moto até se acostumar totalmente com ela, lembrando de tomar muito cuidado, como você está aprendendo agora você vai se focar muito em pequenos detalhes, o que pode acarretar em acidentes.

Boa Sorte!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2012 14:39 #14 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Valeu Weslei!
Eu sempre procuro andar dentro dos limites, no maximo a 40km/h em ruas nao sinalizadas,
no maximo a 60km/h em ruas de fluxo mais rapido.
So na rodovia pra faculdade que nao tem como, seguro nos 80km/h que eh o limite da via.

To ate melhorzinho com as marchas, mas ocasionalmente me embolo ainda :oops:
Hoje mesmo tava na primeira, passei errado pro morto, ai dei aquela aceleradinha sem querer,
quando voltei pra segunda tava meio devagar tive que ir acelerando mais. Mais tarde ainda fiz
uma curva com uma marcha alta, mas nao sei pq quando abaixei a marcha o motor roncou mais
alto, me pergunto se nao abaixei duas sem querer :pinch:

Realmente, ainda to me acostumando com a moto entao o cuidado eh importante mesmo :)

Abraco

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Set 2012 20:38 #15 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Duvidas com a moto nova
Nova medicao:

Completei o tanque hoje, com exatos 688,9km rodados, totalizando
8,72 litros. Tirando os 345,6km da ultima medicao deu uma media
de 39,37km/L. Um pouco menos do que a ultima, mas ainda um consumo
muito bom :cheer:

Ta virando quase um diario isso aqui :lol: :lol:
Tem como mudar o titulo do topico?

Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.387 segundos