E se a garupa desmaiar?

11 Nov 2013 19:38 #1 por Berlim
Hoje pela segunda vez no ano, minha noiva desmaiou no metrô. A primeira vez foi em julho e como eu estava com ela, a socorri. Hoje eu estava em casa de folga e ela me ligou dizendo que havia desmaiado novamente. Peguei o carro e fui buscá-la.

No caminho fui pensando: e se estivermos numa estrada ou numa avenida, e ela desmaiar na garupa da moto? Isto me preocupa, pois vamos ao trabalho de moto todos os dias. Alguém conhece algum caso que tenha acontecido? Imagino que isto seja uma preocupação para todos aqui, não é mesmo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2013 20:07 #2 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico E se a garupa desmaiar?
Berlim, antecedendo o desmaio vários fatores acarretam-se como indicativo deste.

Vide o seguinte:
SÍNCOPE

Desmaio é a perda súbita e transitória da consciência (síncope). Nem sempre, contudo, o desmaio ocorre em sua forma completa, podendo ser parcial a perda da consciência (pré-sincope ou lipotímia) Pode ser de origem psicogênica ou por redução aguda, mas transitória, do fluxo sanguíneo cerebral. Quase sempre o quadro evolui rapidamente para a recuperação da consciência, pois, se não houver melhora da perfusão cerebral, sobrevirá a morte em curto período de tempo. As causas de síncope estão sintetizadas no quadro a seguir:

Quadro: Principais causas de síncope

I. Causas cardíacas [Arritmias] Diminuição do débito cardíaco ([Estenose aórtica]) Diminuição mecânica do retorno venoso ([Mixoma atrial]) Hipovolemia

II. Causas extracardíacas Metabólicas: [Hipoglicemia] Neurogênicas: [Síndrome do seio carotídeo], síncope da micção. Obstrução extracardíaca do fluxo de sangue: trombose carotídea. Síncope psicogênica.

A investigação diagnóstica de um paciente que teve desmaio compreende a análise do episódio em si --- tempo de duração, ocorrência ou não de convulsão, incontinência fecal ou urinária, mordedura de língua, sudorese e palidez---, bem como dos sintomas que precedem o desmaio e as manifestações surgidas após a recuperação da consciência. É necessário também investigar as condições gerais do paciente, o tempo decorrido desde a última alimentação, o grau de tensão emocional, a atitude do indivíduo no momento da crise, a execução de exercício físico ou mudança súbita na posição do corpo, a temperatura ambiente, doenças recentes ou prévias.

Entre as manifestações que podem preceder a síncope destacam-se as palpitações, a dor anginosa, auras, paresias, parestesias, incoordenação, vertigem ou movimentos involuntários. Na maioria das vezes o episódio sincopal se inicia com a sensação de fraqueza, tonturas, sudorese, palidez; outras vezes ocorre subitamente sem manifestações prodrômicas. No período pós-sincopal pode haver confusão mental, cefaléia, tonturas, mal-estar, mas o paciente pode recuperar a consciência sem sentir praticamente nada.

www.hu.ufsc.br/~cardiologia/ensino2.html


Baseado nisso, vê-se que há vários fatores indicativos que antecedem o desmaio. Ocorrendo quaisquer um destes sintomas, o(a) garupa deverá avisar o piloto para que pare a moto antes que haja uma queda.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Berlim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2013 21:23 #3 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico E se a garupa desmaiar?
melhor consultar um médico para achar motivo para os desmaios ,

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2013 23:16 #4 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico E se a garupa desmaiar?
Chico, pelo que entendi a questão não é esta.
Há pessoas que nunca sofreram um desmaio e podem sofrê-lo pelo simples fato de passar por um susto maior.
E quem anda de moto sabe que passará por um susto hora ou outra.
Imagina um garupa medroso passando por um susto e desmaiando.
Ou quem sabe um ataque cardíaco.
O que quis dizer é que todos esses males mandam aviso.
O importante é instruir o garupa para, em qualquer caso de anomalia, avisar.
O piloto não deve ignorar nenhum aviso.
Deve sempre parar.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2013 08:10 - 12 Nov 2013 08:33 #5 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico E se a garupa desmaiar?

MANDRUVADOIDAO escreveu: Chico, pelo que entendi a questão não é esta.
Há pessoas que nunca sofreram um desmaio e podem sofrê-lo pelo simples fato de passar por um susto maior.
E quem anda de moto sabe que passará por um susto hora ou outra.
Imagina um garupa medroso passando por um susto e desmaiando.
Ou quem sabe um ataque cardíaco.
O que quis dizer é que todos esses males mandam aviso.
O importante é instruir o garupa para, em qualquer caso de anomalia, avisar.
O piloto não deve ignorar nenhum aviso.
Deve sempre parar.


Hoje pela segunda vez no ano, minha noiva desmaiou no metrô.
uma pessoa não desmaia atoa ,ou tem medo do metro ou vai no médico ,pode ser pressão, hipoglicemia

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2013 08:42 #6 por apadua
Respondido por apadua no tópico E se a garupa desmaiar?
Sem saber a causa dos desmaio não pode andar de moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2013 20:03 #7 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico E se a garupa desmaiar?
Obrigado a todos pelas respostas (baixou o Dr. House no Mandruvá HAUhUAhuHAuHAu). Creio que um desmaio em cima de uma moto é algo pouco provável embora muito perigoso.

A causa do desmaio dela foi o forte calor dentro de um metrô lotado, que provavelmente ocasionou uma variação de pressão. Da primeira vez havia sido um caso de extremo stress por problemas de família. Mas de qualquer forma, nunca sabemos quando e onde isto pode acontecer. Já a instruí para me avisar de que está passando mal, caso aconteça.

Fiz esta indagação, mais para que as pessoas reflitam sobre este tipo de situação e estejam preparadas para eventualidades que possam ocorrer.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2013 20:08 - 12 Nov 2013 20:15 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico E se a garupa desmaiar?
A esposa não desmaia, mas dorme na garupa da moto :lol:
Verdade, em passeios longos é comum ela dormir. Eu percebo pela "pescadas" ... ai dá-se uma parada, hidrata e segue até o próximo cochilo :lol:
Eu também de vez em quando ataca a labirintite e quem tem sabe o quanto é ruim. Dá sensação de morte. Mas também, paro, tomo um labirim, espero o efeito e boa ;)
Normalmente tomo a medicação antes de sair de casa.
O importante é saber o que temos e como si dar com isso.

No caso o ideal é fazer uma investigação clinica para saber as causas, se adequar a um tratamento e conviver numa boa com isso.
Não podemos nos limitar, face alguma anomalia. Ninquem é100% perfeito

Lembro da ocasião do teste da super esportiva bmw 1000rr em que nosso amigo Patriarca se recuperando de grave acidente automobilistico, usando bengala, com a perna "dura", subiu na máquina, acionou o motor e rodou na boa pelo autodromo Capoava

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2013 20:14 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico E se a garupa desmaiar?
Aos 1,04" vê-se o Patiarca abordando sua moto.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2013 21:39 - 12 Nov 2013 21:43 #10 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico E se a garupa desmaiar?
Lembrando que o médico tinha me liberado pra fazer SÓ aquele passeio. :P
Tivemos um caso de um piloto que foi proibido de andar de moto pelo me´dico e pela família por conta da diabetes, nosso amigo Cidão. :unsure:
Edit: chorei ao ver o vídeo pela milionésima vez. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.098 segundos