Japão 1950/1980X China 1980/2012

23 Mar 2012 19:29 #1 por Paulo Ceará
Muito se tem falado aqui,que,a China hoje é como o Japão foi nos anos cinquenta.A minha proposta é,para aqueles que conhecem as contribuições dos dois países no desenvolvimentodas motocicletas,opinem e mostrem o que foi feito pelo Japão 1950 a 1980,e, a China 1980 a 2012.Peço que só coloquem as contribuições no desenvolvimento,só o lado positivo.Eu posso iniciar citando:Japão.1)Freio a disco.2)Criação das motos para o segmento trail.3)Inclusão do alternador na parte interna do motor,antes era o lado de fora.4)Aumento de potência,elevando a rotação do motor.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 01:29 #2 por JulianoPaes
China? Nada , só copiam o q existe, nao desenvolvem nada






talvez o positivo seja os preços

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 13:28 #3 por Paulo Ceará
Juliano,as japonesas também começaram copiando,mas depois fizeram melhorias,e depois começarama projetar suas motos,eu não tenho muito conhecimento da história da industria de motos da China,não sei qual o grau de contribuição deles para a melhoria das motos.Parece que os japoneses foram os primeiros a utilizar suspensão nonochoque nas motos

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 13:28 #4 por Paulo Ceará
Corigindo:Suspensão Monochoque

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 13:46 #5 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Japão 1950/1980X China 1980/2012
Por hora a china de fato só contribui com mão de obra ultra barata e produção de qualquer coisa em larga escala, e isso reduz o preço.

O negócio é que eles investem na infra da China, e aí o país está se desenvolvendo e talvez daqui há uns 10 anos eles de fato desenvolvam tecnologia de algo para o consumidor final... nmho

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 16:27 #6 por Paulo Ceará

ogaitnas escreveu: Por hora a china de fato só contribui com mão de obra ultra barata e produção de qualquer coisa em larga escala, e isso reduz o preço.

O negócio é que eles investem na infra da China, e aí o país está se desenvolvendo e talvez daqui há uns 10 anos eles de fato desenvolvam tecnologia de algo para o consumidor final... nmho

Estou propondo uma comparação nos primeiros 30 anos dos dois países,são condições iniciais parecidas.O Japão saindo de uma guerra,e a China praticamente estagnada por causa do comunismo(pouca infra estrutura para produzir bens de consumo).

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 17:02 #7 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Japão 1950/1980X China 1980/2012
Ok.

É meio que tema para aula de história, só sei um pouco da China, que eles foram espertos em abrir fronteiras para fábricas se instalarem lá para aprenderem e conseguirem devolver a indústria chinesa, até o momento parece ter dado certo, não existiam marcas chinesas de nada, agora qq produto que existe bem dizer tem um clone chinês.

Mas deixo mais comentários para quem realmente entende de história.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 17:06 #8 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Japão 1950/1980X China 1980/2012
pior é o Brasil,não copia,não cria,só cobra imposto

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2012 17:34 #9 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Japão 1950/1980X China 1980/2012
O detalhe é que não aparenta ser que essa evolução da industria chinesa seja tão igual a japonesa.

Mas acredito sim que eles possam vir a desenvolver coisas bem bacanas. Mas por hora, só copiam mesmo.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2012 09:03 #10 por Paulo Ceará

Douglas 00 escreveu: O detalhe é que não aparenta ser que essa evolução da industria chinesa seja tão igual a japonesa.

Mas acredito sim que eles possam vir a desenvolver coisas bem bacanas. Mas por hora, só copiam mesmo.

Os japoneses tiveram um começo parecido,até na qualidade dos produtos,só que investiram muito emdesenvolvimento de tecnologia.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2012 11:46 #11 por Paulo Ceará
Há motoliners que tem um grande conhecimento sobre a industria de motos chinesas,espero que elescontribuam com esse tópico.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2012 12:15 #12 por André RS
Não sou muito conhecedor da história do motociclismo. Na verdade, esses dias até fiquei surpreso quando descobri que a HD já fabricou uma 125 cc aqui no Brasil nos anos 80. Sei pouco sobre a história das motos.

E acho que sei ainda menos da história do motociclismo Japonês e Chinês. Mas entendo um pouco de Economia. Uma diferença que já vejo, é que me parece que o Japão investiu em motos esportivas e super esportivas quando ninguém (ou quase ninguém) fazia isso. Portanto, a indústria japonesa criou o seu próprio mercado. Hoje, a China enfrentará a concorrência dos próprios japoneses e tb dos europeus.

Outra diferença, empresas japonesas é que investiam, isto é, não havia capitais estrangeiros, eu acho. É conhecida a história do fundador da Honda, que começou projetando suas motos quase que artesanalmente, nos anos 40, até chegar a esse império que essa empresa é hoje. Já na China, sobretudo, o que se vê, são empresas estrangeiras (inclusive a Honda, se não me engano), entrando lá para explorar a mão-de-obra barata e o mercado interno imenso daquele país.

Sendo assim, será que existe uma "indústria chinesa" de motos? a pensar nas motos chinesas que vemos por aí, pode até existir, mas ela vai demorar para atingir o mesmo nível das motos dos países desenvolvidos.

Isso demora um pouco, certamente eles chegarão lá. É preciso treinar engenheiros, administradores, enfim, isso é certo que eles estão fazendo. O "motor" propulsor da inovação eles possuem: grande população (que está se educando), grande mercado...

O que pode atrasá-los um pouco é o sistema de governo: não se sabe de países ditatoriais em que a inovação e o progresso tiveram lugar de destaque. Certamente uma eventual Democracia os levaria ainda mais rápido ao desenvolvimento. Semelhante, eu acho, ao que teve os Estados Unidos no século XX. Claro, nas devidas proporções.

André RS2012-03-28 15:17:53

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2012 20:09 #13 por Paulo Ceará

André RS escreveu: Não sou muito conhecedor da história do motociclismo. Na verdade, esses dias até fiquei surpreso quando descobri que a HD já fabricou uma 125 cc aqui no Brasil nos anos 80. Sei pouco sobre a história das motos.

E acho que sei ainda menos da história do motociclismo Japonês e Chinês. Mas entendo um pouco de Economia. Uma diferença que já vejo, é que me parece que o Japão investiu em motos esportivas e super esportivas quando ninguém (ou quase ninguém) fazia isso. Portanto, a indústria japonesa criou o seu próprio mercado. Hoje, a China enfrentará a concorrência dos próprios japoneses e tb dos europeus.

Outra diferença, empresas japonesas é que investiam, isto é, não havia capitais estrangeiros, eu acho. É conhecida a história do fundador da Honda, que começou projetando suas motos quase que artesanalmente, nos anos 40, até chegar a esse império que essa empresa é hoje. Já na China, sobretudo, o que se vê, são empresas estrangeiras (inclusive a Honda, se não me engano), entrando lá para explorar a mão-de-obra barata e o mercado interno imenso daquele país.

Sendo assim, será que existe uma "indústria chinesa" de motos? a pensar nas motos chinesas que vemos por aí, pode até existir, mas ela vai demorar para atingir o mesmo nível das motos dos países desenvolvidos.

Isso demora um pouco, certamente eles chegarão lá. É preciso treinar engenheiros, administradores, enfim, isso é certo que eles estão fazendo. O "motor" propulsor da inovação eles possuem: grande população (que está se educando), grande mercado...

O que pode atrasá-los um pouco é o sistema de governo: não se sabe de países ditatoriais em que a inovação e o progresso tiveram lugar de destaque. Certamente uma eventual Democracia os levaria ainda mais rápido ao desenvolvimento. Semelhante, eu acho, ao que teve os Estados Unidos no século XX. Claro, nas devidas proporções.

Realmente,tinha uma 125 Harley no lizarb nos anos 80.Estive pesquisando,para saber a infraestrutura que esses países tinham antes do período proposto.No Japão a Riuko comprou(entre 1920-1930) uma patente de um modelo da Harley e produziu este modelo.este fábricaencerrou suas atividades em 1960.Da China não encontrei nada,mas sei que eles tinham uma avançada tecnologia militar,e o exercito chineistinha moto(quem fabricava??)

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2012 20:50 #14 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Japão 1950/1980X China 1980/2012
Não demora muito e teremos um grande avanço das motos Chinesas...grupos fortes lá na china fazem parcerias e até assumiram empresas conhecidas, como a Benelli. Se a China tivesse um mercado interno que priorizasse a qualidade e não preço, se os chineses fossem como os Europeus mais críticos e conscientes como consumidor a China já estaria sem a fama de má qualidade. Falando com pessoas que trabalharam com motos Chinesas nas décadas de 90/00 falaram que o maior erro foi trazer o produto que é vendido lá e não buscar a fabricação de algo pensado pra exportação...hj isso já é passado, as empresas tem linhas locais e de exportação! Outra coisa é a China não investir em motores maiores pra um país que é a 2° economia motores acima de 250cc deveriam ser normais...quase tudo é nessa faixa de 50cc à 200cc, mas já vemos bons motores 400cc e até 650cc!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2012 20:52 #15 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Japão 1950/1980X China 1980/2012

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.176 segundos