Uma duvida que tenho a tempos

07 Set 2012 02:19 #1 por michelmbr
boa noite,

Sei que pode ser uma duvida muito idiota, mas o que são aqueles "potinhos" no cockpit da moto, proximos aos retrovisores?

Como pode-se ver nessa foto 0.tqn.com/d/motorcycles/1/0/G/e/-/-/09_D...er_1100S_cockpit.jpg ... 2 "potinhos" meio transparente com tampas pretas.

Obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2012 06:41 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Uma duvida que tenho a tempos
Bem vindo. ;)

São os reservatórios de fluido para acionamento da embreagem (lado esquerdo) e do freio dianteiro a discos (lado direito)

Nenhuma pergunta é deixada de lado por nós, Motonliners!

Detalhe:

Vejamos agora o caso das palavras fluido e fluído. Não houve engano, não. Não escrevi a mesma palavra duas vezes. A primeira é fluido, que deve ser lida com força no u. A primeira sílaba dessa palavra é flui, cujo grupo ui se lê como o de ‘cuido' e o de ‘descuido', dos verbos ‘cuidar' e ‘descuidar', respectivamente. Leia de novo: ‘cuido', ‘descuido', fluido. Mais uma vez: ‘cuido', ‘descuido', fluido. Pôs força no u?
O que é fluido? Essa palavra tem várias aplicações. Uma delas é nomear o líquido que se coloca no sistema de freios dos automóveis. O diabo é que nas propagandas volta e meia se sugere a troca do fluído do freio. Não é difícil ouvir locutores conhecidos dizendo fluÍdo (com força no i). O que se põe no sistema de freios é o fluido, que se lê com força no u.
E o que é fluído? Note que essa palavra tem três sílabas: flu-í-do (e acento agudo no i). O que temos agora é o particípio do verbo fluir. O particípio de ‘cair' é ‘caído'; o de ‘sair' é ‘saído'; o de ‘trair' é ‘traído'; o de ‘atrair' é ‘atraído'; o de fluir é fluído. O verbo fluir costuma ser usado com referência aos líquidos: "Só sairei daqui depois que as águas tiverem fluído. Quando se diz que a água flui, diz-se que ela corre, escorre.
E quando se diz que alguém fala com bastante fluência? Ora, quer-se dizer que as palavras saem da boca dessa pessoa como a água sai ou flui de uma torneira. É por isso que se diz "inglês fluente", por exemplo. Fluente significa "que flui", assim como pedinte significa "que pede" e atraente significa "que atrai".


(Professor Pasquale)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Wailler, FernandoDF, michelmbr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2012 10:23 #3 por michelmbr
Respondido por michelmbr no tópico Uma duvida que tenho a tempos
Muito obrigado por tirar minha duvida.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2012 16:54 #4 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Uma duvida que tenho a tempos
E tem outra coisa:

Cockpit, seria uma outra tradução (errônea às vezes dependendo a colocação da palavra)

Nas motos, nós dizemos simplesmente: painel. ;)

Pode continuar a perguntar, porque nosso dever é explicar!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2012 19:22 #5 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Uma duvida que tenho a tempos

MATUSA escreveu: Bem vindo. ;)

São os reservatórios de fluido para acionamento da embreagem (lado esquerdo) e do freio dianteiro a discos (lado direito)

Nenhuma pergunta é deixada de lado por nós, Motonliners!

Detalhe:

Vejamos agora o caso das palavras fluido e fluído. Não houve engano, não. Não escrevi a mesma palavra duas vezes. A primeira é fluido, que deve ser lida com força no u. A primeira sílaba dessa palavra é flui, cujo grupo ui se lê como o de ‘cuido' e o de ‘descuido', dos verbos ‘cuidar' e ‘descuidar', respectivamente. Leia de novo: ‘cuido', ‘descuido', fluido. Mais uma vez: ‘cuido', ‘descuido', fluido. Pôs força no u?
O que é fluido? Essa palavra tem várias aplicações. Uma delas é nomear o líquido que se coloca no sistema de freios dos automóveis. O diabo é que nas propagandas volta e meia se sugere a troca do fluído do freio. Não é difícil ouvir locutores conhecidos dizendo fluÍdo (com força no i). O que se põe no sistema de freios é o fluido, que se lê com força no u.
E o que é fluído? Note que essa palavra tem três sílabas: flu-í-do (e acento agudo no i). O que temos agora é o particípio do verbo fluir. O particípio de ‘cair' é ‘caído'; o de ‘sair' é ‘saído'; o de ‘trair' é ‘traído'; o de ‘atrair' é ‘atraído'; o de fluir é fluído. O verbo fluir costuma ser usado com referência aos líquidos: "Só sairei daqui depois que as águas tiverem fluído. Quando se diz que a água flui, diz-se que ela corre, escorre.
E quando se diz que alguém fala com bastante fluência? Ora, quer-se dizer que as palavras saem da boca dessa pessoa como a água sai ou flui de uma torneira. É por isso que se diz "inglês fluente", por exemplo. Fluente significa "que flui", assim como pedinte significa "que pede" e atraente significa "que atrai".


(Professor Pasquale)



Clac, Clac, Clac, Clac, Clac, Clac, Clac, (não tem emotions de palmas) para o Professor Matusa!!!!!!!!!!!!!

Muito bem esplicado!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2012 09:38 #6 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Uma duvida que tenho a tempos
Esqueceu de falar que é ditongo decrescente. :lol:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2012 10:59 #7 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Uma duvida que tenho a tempos
Matusa é cultura!!!

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2012 14:06 #8 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Uma duvida que tenho a tempos
Mestre Matusa, o pajé dos símios. :)

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.173 segundos