comprando uma xl 250 duvidas e ajuda

25 Jan 2014 23:54 #1 por bruno meirelles
ola amigos, me desulpem se estou postando em local errado, sou novato. então. depois de velho 39 anos data de hoje é que me apaixonei pelas motos, tive uma na minha adolecencia, porém foi rapido pois tive que ir estudar fora, agora desde 2010 é que vir a ter moto novamente, tenho uma para o dia dia e gostaria de comprar uma somente para pegar estrada de terra aos finais de semana, já que voltei para o interior. me surgiu a oportunidade de comprar uma xl 250 , agora não sei se é xl 250 ou xlx 250 pois ainda não sei o ano. o dono me falou que ela funciona. porem tá parada no patio dele. ela foi de leilão e o cara está me pedindo 600,00 , notei alguns pingos de oleo no chão e parece que vem de uns do coletores na frente do motor. e ai o que vcs me aconselham. segue fotos da velhinha.Eu por outro lado gosto muito de restauração. faço a parte de pintura toda, agora parte mecanica tenho um pouco de medo. Obs. a grana ta curta. Desde já agradeço a atenção.

https://imageshack.com/i/m96gtej

https://imageshack.com/i/0e9hzqj



Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2014 09:22 - 26 Jan 2014 09:27 #2 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico comprando uma xl 250 duvidas e ajuda
Bom dia, Meirelles.

As XL 250R foram fabricadas a partir de 1982 até 1984, quando passaram a se chamar XLX 250R que tinha novo design, motor reformulado com válvulas radiais (RFVC), entre outras melhorias como o segundo carburador que só abria em altas rotações, mas que apresentava alguns engasgos esporádicos quando acionado. A partir de 1987, passou a utilizar um carburador simples.

Esta que você está mostrando na foto é uma XL 250R, pois a tampa do estator é em formato oval, se fosse uma XLX, a tampa seria redonda. É quase certeza de que você terá que desembolsar uma boa grana com este motor, que apesar de não ser tão complexo como o RFVC, tem peças caras e difíceis de encontrar. Mas depois de reformado, durará quase uma vinda inteira.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bruno meirelles

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2014 09:36 #3 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico comprando uma xl 250 duvidas e ajuda
É uma ótima moto, tive 3.

Ainda se acha peças com facilidade para ela, e como você tem as manhas de restaurar,é uma boa.

Acho que o mais importante para se analisar, é se o quadro não está torto.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bruno meirelles

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2014 11:15 #4 por bruno meirelles
Então, agora resta saber como verificarei se o quadro está torto, não sei olhar. o amigo berlim falou que fatalmente terei que mexer no motor e ficará muito caro. isso procede? outra coisa o que tenho que olhar de imediato antes de fechar o negocio, e se caso venha a comprar, o que fazer 1°.? obrigado. pelas fotos o que acharam do estado da moto? vale os R$600,00? abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2014 22:11 #5 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico comprando uma xl 250 duvidas e ajuda

bruno meirelles escreveu: Então, agora resta saber como verificarei se o quadro está torto, não sei olhar. o amigo berlim falou que fatalmente terei que mexer no motor e ficará muito caro. isso procede? outra coisa o que tenho que olhar de imediato antes de fechar o negocio, e se caso venha a comprar, o que fazer 1°.? obrigado. pelas fotos o que acharam do estado da moto? vale os R$600,00? abraços.


Os gastos com o motor vai depender muito de quanto tempo a moto ficou parada sem funcionar e principalmente se ficou no tempo, tomando sol e chuva. Aí é normal ter que trocar juntas, vedações, coletores, limpar carburador, e talvez os discos de embreagem que costumam "colar" um ao outro. Só vai ficar caro se tiver que mexer com virabrequim, bielas, etc. Mas quem poderá te dar um estimativa precisa de custos será um bom mecânico que avaliar o motor aberto.

Mas de qualquer forma, é uma moto muito robusta, que depois de revisada, irá se adequar muito bem para o tipo de uso que você quer dar a ela.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bruno meirelles

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2014 13:09 #6 por bruno meirelles
Muito obrigado a todos pelas respostas, e mais uma duvida, falam que esta moto é muito dificil de ligar, isso é verdade?, e é muito pesado o kick (pedal) de partida?
ela tem descompressor? fico com medo é dela não ligar depois que eu estiver sozinho em uma estrada de terra, pois meus passeios irão se resumir a isto. Eu sou, como se diz míudo: 1,78 de alt, e 62 kg. obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2014 19:33 #7 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico comprando uma xl 250 duvidas e ajuda

bruno meirelles escreveu: Muito obrigado a todos pelas respostas, e mais uma duvida, falam que esta moto é muito dificil de ligar, isso é verdade?, e é muito pesado o kick (pedal) de partida?
ela tem descompressor? fico com medo é dela não ligar depois que eu estiver sozinho em uma estrada de terra, pois meus passeios irão se resumir a isto. Eu sou, como se diz míudo: 1,78 de alt, e 62 kg. obrigado


Ela tem mesmo um kick start pesado e com um contra-golpe violento que pode machucar. Mas geralmente só tem dificuldades com o motor frio, quando quente pega de primeira.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2014 01:29 #8 por bruno meirelles
Caros amigos, vou continuar a contar a historia da xl 250 r, enfim comprei a moto por 400,00 , levei ela direto para uma oficina de um amigo, chegando lá, vamos tentar ligar, deu faisca bom sinal, tenta tenta tenta , tenteeeta, e pega kkkkk, fumação, vamos abrir motor . achei até interessante, que as peças aqui na minha região estão com preços razoaveis. originais . usadas, comprei um pistão medida 0,50 toko mais aneis cofap por 90,00 , esses novos,
achei um tanque e banco da 350 por 50,00
caixa de direção por 24,00 da silver novo
retifica 40,00
só o pedal de partida que achei caro da silver por 95,00 novo
jogo de junta 24,00
comprei tbem um carburador da twister por 100,00, usado original, a moto pega agora que nem gonorréia kkkkkkkkkk de primeira, acabou o sofrimento., fica muito bom esse carburador, mas troquei o gigle de alta. acho que foi 15,00
outra coisa, eu é que fiz praticamente tudo, só regulagem do motor é que o mecanico fez. peguei o manual de serviços da xl 250 r e segui, não tem erro. fiz a parte de pintura tbem, só que ainda falta umas partes., mão de obra até agora 30,00 da regulagem
Agora a moto realmente é um trator. tá ficando muito boa. depois postarei as fotos, abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2014 06:21 #9 por MANDRUVADOIDAO
Parabéns pela moto.
Tive uma preta 88.
É um trator.
Mas a minha nunca pegou de primeira. :lol: :lol:
E dava uns refluxos brabos tb.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2014 19:27 #10 por L.Martinelli
Tive uma igual a essa que você comprou. Adorei a moto, ela tem muita força. Só vendi porque precisava também de uma boa reforma, principalmente o motor. Quanto a partida, regule bem o cabo da descompressão que não é tão difícil assim não. Eu costumava abaixar o pedal e colocar o pistão em uma posição que ficava mais fácil a partida, só não sei em que posição o pistão estava, se em compressão ou exaustão. O carburador eu também troquei por um da Twister, o original dela, travava o pistonete e a mato ficava acelerada, um sufoco. No mais essa moto deixou muita saudade, parabéns pela conquista.



Twister vermelha 2008
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Berlim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2014 20:19 #11 por bruno meirelles
ela está sem o comando do descompressor na tampa de valvulas, já havia sido retirado, mas eu não senti dificuldade em faze-la ligar, ate mesmo por causa do carburador da twister que faz ela pegar de 1 no maximo de 2 , não é leve igual a titan porem não é tão pesado tambem, pra frente quando sobrar uma grana troco a tampa. no mais estou satisfeito, pois ela esta saindo pra mim por um preço justo referente ao destino que queria dar a ela. eu não ia ter grana para comprar uma tornado igual varios me recomendaram, então estou satisfeito com a velhinha mesmo.
OBS. esta da foto que vc teve estava zero da até gosto, eu sou meio saudosista , então me gusta mui !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2014 21:55 #12 por L.Martinelli
Então Bruno, eu sempre tenho minhas motos sempre muito bem conservadas, mas no caso dessa XL, o motor já estava pedindo uma reforma completa, batia bastante o comando de válvulas, parecia uma máquina de costura, e alguns vazamentos também, inclusive nas bengalas, a suspensão traseira já não atuava mais, enfim eu teria que gastar muito. Outra coisa, se não me engano o motor dela é japonês ou parte dele.
Abraços. Mande mais fotos dela.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2014 11:26 - 08 Mar 2014 11:35 #13 por Cassio mecânico
Olá amigo, sou mecânico de motos e recentemente fiz um vídeo da montagem do motor da xl250 ano 83.
Talvez seja interessante para você, no vídeo eu mostro todas etapas da montagem deste motor que foi retificado por inteiro, abraço.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Berlim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2014 19:08 #14 por L.Martinelli
Não sei se fico feliz ou triste, acho que mais triste, depois de anos encontrei a minha antiga XL250R, agora pelada só para trilhas, isso demonstra que que essa moto aguenta o tranco, é muito valente.



Twister vermelha 2008
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2014 22:18 #15 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico comprando uma xl 250 duvidas e ajuda

Cassio mecânico escreveu: Olá amigo, sou mecânico de motos e recentemente fiz um vídeo da montagem do motor da xl250 ano 83.
Talvez seja interessante para você, no vídeo eu mostro todas etapas da montagem deste motor que foi retificado por inteiro, abraço.


Excelente!!! É o tipo de vídeo que gosto de ver no Youtube. Como gosto de motos antigas, penso muito em voltar a ter uma CB 400/450 ou pegar uma Sahara. Mas quando penso na possibilidade de ter que retificar motor e no tanto de mecânicos despreparados que tem por aí, chego a desanimar. Mas na sua opinião, uma moto com um motor bem retificado e revisada por bons mecânicos pode ser tão confiável quanto uma moto mais nova?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.727 segundos