Comandante escreveu: "O tacometro mede a velocidade angular do motor que é medida em RPM (rotações por minuto)."
exatamente...
se for um tacometro mecânico igual tem na minha gs 500, mede isso mesmo...
se for um tacometro eletronico, mede a quantidade de centelhas que a vela gerou em um minuto, e pra que a vela tenha tido a centelha o eixo de virabrequim deu duas voltas..etc...etc...etc..
quando o motorista olha pro painel, ele ve a mesma informação que ele veria no mecanico (que mede o que você explicou), e que pro usuário final é o que interessa...fica tudo na mesma...
mas não estamos discuntindo o que significa RPM do motor (e nisso sua discrição esta certíssima), como estamos discutindo o aspecto sobre o FUNCIONAMENTO do medidor e o que ele recebe como informação pra funcionar, sou obrigado a discordar de você, pois o sinal que ele recebe e que o faz funcionar é proveniete da bobina (um pulso eletronico)...e não a velocidade angular do virabrequim transportado através de engrenagens e um cabo giratório.
Está correta a descrição do funcionamento do tacometro/contagiros(vulgarmente chamado de rpm,aqui na minha região).Em algums modelos o pulso recebido pelo tacometro é o mesmo que sai do cdi e vai energizar o primário da bobina de ignição(ex sundown hunter 90cc),já em outros o pulso recebido pelo tacometro,vem direto da bobina de pulso(leitor instalado dentro do motor que informa a posição do pistão/girabrequim para o cdi),sistema usado nas sundown 200cc(stx/motard).
Quanto ao painel digital de marchas,não conheço muito bem o da suzuki yes,mas acredito que o dela use lampadas para indicar as marchas.Normalmente se usa o sensor de neutro(não sei se o nome é esse)para se enviar um terra(negativo) para a lampada N(neutro,do outro lado da lampada já tem um positivo esperando,se a chave de ignição estiver na posição on)) no painel,para indicar que não tem nenhuma marcha engatada, o que fizeram foi colocar um sensor com uma chave para cada marcha,que envia um negativo para cada situação,e no painel instalaram a quantidade de lampadas correspondentes.Existem motos que tem painel indicador de marchas digital(e não lampadas sinalizadoras),e o principio é parecido,quando o sinal negativo chega no painel,ele é convertido de analógico para digital(conversor A/D).
Amigo simplificando ao maximo a moto ficou bonita mas com tamanha inclinação da balança ela deve pular como um cabrito montes....
Com certeza esta moto perdeu toda a ciclistica agora só tem visual.
Caso for usar a da TW em sua moto peça para o professor ajudar pois para que a moto fique utilizavel sera preciso modificar a balança provavelmente com corte.
A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.
Blender, mais vc acha que precisa ser tão "agressivo" na modificação da balança, não dá apenas para regular a carga do amortecedor??? ou trocar o amortecedor por um modelo mais curto (o que deve até ajudar na economia de espaço que o Itanio havia falado) tough_monkey40544.8473726852
Atual: Bros 125 ES
Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
tough_monkey escreveu: Blender, mais vc acha que precisa ser tão "agressivo" na modificação da balança, não dá apenas para regular a carga do amortecedor??? ou trocar o amortecedor por um modelo mais curto (o que deve até ajudar na economia de espaço que o Itanio havia falado)
Amortecedor mais curto ajuda mas sera preciso diminuir o comprimento da balança seja entrando mais no quadro ou cortando (dificilimo de ser feito sem estragar a peça).
Muita gente coloca mono-amortecedor em motos pequenas entretanto a grande maioria destas motos são de demostração e não servem para uso normal, para usar a moto no dia a dia tem de colocar uma peça da forma que a fabrica faria seão a moto vira uma obra de arte bonita mas inutil....
E acho que nosso amigo quer uma moto para andar todos os dias
A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.
conserteza e essa parte do amortecedor traseiro vou deixar por fim como ja dissse desdo começo isso vai ser a parte mais dificil, acho ke no fim vai sair mais em conta por os da cb 500 ou de alguma moto 250 compativel (o problema que os a gas ão muito caros)
Como vc disse, a forma de captar informações é diferente nos dois tacometros, um utiliza-se de um cabo ligado, mormalmente, ao comando de válvulas, e o outro utiliza-se de pulsos eletrônicos. Mas o fato é que qualquer um dos dois mede a "velocidade" angular do motor.
Itanio,
O uso de dois amortecedores não indica necessariamente que haverá instabilidade na moto. Os dois amortecedores são usados até hoje em motos de média e grande cilindradas. Ex: CB 1300, CB 500, etc.
conserteza e essa parte do amortecedor traseiro vou deixar por fim como ja dissse desdo começo isso vai ser a parte mais dificil, acho ke no fim vai sair mais em conta por os da cb 500 ou de alguma moto 250 compativel (o problema que os a gas ão muito caros)
Pode ser uma ótima saida e é muito menos problematica alem disso vai manter um visual proximo ao original da bike.
A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.