...Bom dia a todos, é um prazer estar postando nesse site que congrega tantos amantes de motos clássicas e big trails.
Essa é uma Yamaha XT500, série D, restauração de um exemplar ano 1977, a segunda série do mito XT, [a primeira série é 76...] essa uma type 1E6 japonesa, modelo 1T2. [a type 1U6 modelo européia...] série de carburador sem injetor, usa um Mikuni 32, tem 135Kg de peso e tanque de 8.8Lts.
Olá amigos, essa foto da vovó já com a restauração concluida depois de um ano de trabalho no Páteo do Colégio em São Paulo.
A moto pedia cuidados principalmente no que dizia respeito ao motor.
Dadas as boas condições gerais da moto na questão aspecto, ela se encontrava praticamente completa e original nos acessórios.
Como resultado o motor foi todo refeito usando peças originais e surpreendentemente essas peças foram encontradas com facilidade, principalmente na França, e a um preço bem justo.
Quadro e cubos de roda não passaram por pintura e somente uns periféricos como pedais, balança, descanso e outros foram pintados elétrostaticamente.
Tanque e paralama trazeiro, feitos em chapa foram polidos e mantiveram os sinais de tempo. o paralama dianteiro e as laterais em plástico estavam absolutamente como novos em cor e forma!!
...vou postando as fotos me esforçando pra ter um sentido lógico na sequencia do trabalho e espero que gostem.
...essa é uma 76 da primeira série com o escape dando a volta por baixo do quadro e com a marmita do escape na lateral, nessa época ainda não se tinha a´´receita´´pra se fazer uma trail...! a Yamaha foi pioneira nessa idéia de fazer uma moto apta pra andar no mato.
Bem lembrado Matusa, puxei a capivara da vovó ahaha...
...manual da E - 78 achado no ebay...
...jogo de chaves completo com estojo. ...fiz zincagem amarela nas ferramentas e ficou muito bom...
...antes de começar o desmonte é sempre bom ter o manual de serviço na mão...
...a moto quando entrou na garagem, estava relativamente completa nos detalhes, com algumas partes cromadas que não tinham muito a ver com o ano da moto, estavam faltando umas borrachas e guarnições, pedal de partida soldado em -quatro- lugares! plásticos ok... mas todos os detalhes pedindo cuidados....
...o motor estava com todos os parafusos pintados...
...o tanque estava com o verniz bem gasto e com um leve amassado... fiz um aplique provisório/definitivo na decoração do tanque usando pvc. gostei ficou parecido com a decoração da 76...
...achei melhor não mexer na pintura original mesmo com esses problemas...
...acho o tanque dessa série das mais bonitas de toda linha...
...essa era a principal vocação do´´camelo´´como são chamadas as XTs até hoje na França...
...carregar qualquer peso em quaisquer condições pelo tempo que for necessário, essa XT 500 cruzou toda Africa no fim dos anos 80...
...projeto curioso de uma moto PRA VIAJAR!! ...o motor XT500!
...a evolução de uma espécie...
...o big single servia pra qualquer parada!
...motor XT500 com um quadro de chapa!
...a série TT500 eram mais leves, despojadas de acessórios, tinham tanque de alumínio, escape direto e modificações no carburador que deixavam a moto rápidona e nervosa...
...adaptação com suspensões fantásticas, usando a frente de IT400 com balança ROD e amortecedor Ölins na trazeira, um canhão!
...aros sem nenhum amassado e levemente desalinhados, eu mesmo alinhei. os raios um dia foram cromados e isso facilitou o ajuste porque todos os niples de raios estavam ´´soltos´´depois de um banho de WD40...
...aros de roda Takasago...
...paralama trazeiro de chapa blindada!!
...plásticos perfeitos na cor e forma...
...ai nessa foto ja com number plate cortado em contact...