Essa é grande mas vale a pena ler até o final. Parabéns para quem luta até a realização de seus sonhos. Não sei os reais fundamentos deste relato, mas a história é mítica.
SYLVESTRE MARTINES PASCHOAL
O "Lokinho" !!
No mundo do motociclismo, todos vivem em busca de recordes !
Porém há um motociclista que tem um recorde único !
Em 20 de agosto de 1954, nascia em São Paulo, mais precisamente, no Hospital Cruz Azul, da Polícia Militar, o menino Sylvestre Martines Paschoal. Filho do espanhol Silvestre Martines Perez e da brasileira Maria Martines.
O Hospital ficava no bairro do Cambuci , e a família morava no distante bairro (na época !) da Vila Nova Cachoeirinha. Quando recebeu alta da maternidade, com 5 dias de vida, seu pai , acompanhado de sua filha Rosa, e de seu irmão Antonio, foi buscá-los. ... Mas foi de moto !!
Na Velocette Mark 350 foram , então, os 5 pelas ruas de São Paulo !
Quando estavam já próximos de casa, tiveram que desviar o caminho, que estava interrompido por uma boiada (isso mesmo, uma boiada !) , saindo numa rua de terra ! De repente, um caminhão deixa uma nuvem de poeira ... e a família "despenca" por uma ribanceira !! Foi o batismo, aos 5 dias de vida, de Sylvestre, no motociclismo !! Um recorde imbatível !!
A Velocette 350, seu irmão Antonio e sua irmã Rosa.
Foto da época do nascimento de Sylvestre.
Como seu pai trabalhava com motos e motonetas em casa, Sylvestre logo aos 3 anos já ficava brincando na oficina !
Não demorou muito, e aos 8 anos, diariamente, saía do Grupo Escolar, e levava de ônibus, o almoço a seu pai, cuja oficina agora ficava no bairro do Limão. Ficava lá para ajudar até o final do dia, voltando para casa todo sujo de graxa !!
Seu Pai, Silvestre, na sua oficina, no bairro do Limão
Isso foi até os 14 anos, quando Sylvestre vai para o Senai , onde aprende muitos ofícios que lhe são úteis até hoje !
Fez cursos de Ajustador Mecânico, Torneiro Mecânico, Fresador, Ferramentaria e Especialização em Ferramentaria de Plástico.
Sempre que podia, em casa, ficava mexendo em motos à noite e nos finais de semana !
Fez inclusive alguns trabalhos para o piloto Carmo Peru Galante, do motocross, onde fazia algumas peças diferentes para a suspensão da moto e outros projetos !
Já com 20 anos, formado, vai trabalhar na indústria, e fica algum tempo na Duratex, como ferramenteiro , e mais um tanto na Sofunge, como responsável pela manutenção de um equipamento de reciclagem de areia.
Mas, o motociclismo estava no sangue, e Sylvestre resolve fazer o que gosta. Deixa a indústria, e vai trabalhar na Daytona, uma concessionária da Yamaha do Brasil, onde foi indicado pelo seu irmão mais velho, Antonio, que já trabalhava com motocicletas no Fifa Carmona, na Motomania.
Lá Sylvestre se destaca rapidamente, pois, além de consertar as motos, com sua base de torneiro e ferramentaeiro, fabrica peças em tornos, demonstrando muita habilidade e criatividade ! As peças importadas que eram caras e difíceis de achar, eram manufaturadas por Sylvestre, no seu torno, em casa !
Seu jeito apressado e irriquieto lhe valeram o apelido de "Ding Ling " !!
Havia uma Yamaha AT1, esquecida na Daytona, por falta de peças. Sem dinheiro, mas louco pela moto, Sylvestre propõe uma troca ! Ele fabrica 100 "prisioneiros" do pisca da RD 350 e leva a moto !!! É sua primeira moto "moderna" , uma japonesa !! Sempre teve motos, mas sempre européias velhas !
O jovem e feliz Sylvestre , o "Ding Ling" com sua Yamaha AT1 !!
Logo após, Sylvestre vai para a Casarini & Tucano, onde entra definitivamente para as competições !
É o preparador das motos de Mário Tamburro (Honda MT), José Casarini (TZ 350) e do chinês King Man Hol (RS 125) todos da Equipe Surlorrran !
Com suas muitas invenções e soluções criativas, os pilotos tem sempre um bom equipamento para competir !!
Mas a vontade de correr de moto era grande, e então Sylvestre começa a competir com uma RD 50.
Na categoria de 50 cc, corriam Tetsunori Inada, Marcelo Scalopi, ambos com uma Yamaha de fábrica, Paulinho Castroviejo, com uma Puch Monza, Amato, de Minarelli, Denison Vieria Peres de Garelli, e o experiente José da Penha, de Italjet ... só canhão !!
E Sylvestre, sem dinheiro e sem patrocínio, com sua RD 50, ou melhor, seu protótipo SMP 50, chegava sempre em 3º ou 4º lugares ! Ficou conhecido com "Maluquinho" !!
O Lokinho detonando em Interlagos !!
Mais adiante, consegue uma pequena ajuda da oficina Moto Shopping AMA. Continua andando de RD 50, e agora é conhecido como "Lokinho" !
Mais uma do Lokinho e seu "protótipo" SMP !!
Nunca conseguiu grandes resultados em campeonatos, pois não disp**ava todas as etapas, por falta de verba !! Tem muitos troféus de 3º lugar, e participou de muitos pódios !
Acaba tendo uma participação na sociedade da Moto Shopping AMA convidado pelo Polonês (um dos proprietários) , sempre tendo a seu favor a competência e a seriedade no trabalho !!
Lá, continua como preparador da Equipe Surlorrran !
Participou de corridas como piloto por 3 temporadas, 77, 78 e 79 .
Sylvestre, nº 440 na curva da Ferradura !!
Essa época, foi muito marcante na sua vida. Era uma pessoa querida por todos, amigo de muitos pilotos, inclusive que vinham de outros estados , para disp**ar o campeonato brasileiro, que além de ter assistência de Sylvestre, ainda se hospedavam em sua casa ! Tudo pelo amor ao motociclismo !!
Após mais um tempo, Sylvestre, junto com seu irmão Antonio, que também preparava motos (Inada, Marcelo Scalopi e Plínio Lima) na Motocar (concessionária Yamaha no bairro da Lapa) , montam sociedade com Antonio Carlos Miguel, na Ancar Motos !
Lá houve uma história interessante... O Denísio Casarini, havia sofrido um grave acidente, causado pelo vazamento de óleo da sua TZ 350. Com uma fratura muito grave no braço esquerdo, Casarini fica afastado das pistas por um longo tempo !
Mas Casarini, com apoio financeiro de Agofi , o Narizinho, consegue uma Honda 750 "detonada" , e Sylvestre, novamente por amor ao motociclismo, e sua capacidade, desenvolve um tremendo canhão com ela !
O "Calabrês Voador" , Denísio Casarini e Sylvestre.
Essa 750 deu muito o que falar !!
Denísio faz sua estréia com motores 4 tempos, já vencendo e virando tempos incríveis , levantando a galera na arquibancada ! A partir daí Denísio começou a andar com Honda . Logo depois já estaria andando com uma RCB 1000 !!
Sylvestre vai então com seu irmão Antonio assumir a direção da loja de seu pai, a conhecida "Sylvestre das Motos" , que passaria a se chamar de Silverstone Moto, ainda na Av. Rudge. Alguns anos depois, iriam se mudar para a R. General Osório, onde permanecem até hoje!
Sylvestre sempre foi um inovador, um homem de vanguarda !
Ficava sempre atento aos acontecimentos lá de fora, para trazer às nossas motocicletas !
Na sua história como mecânico criativo, Sylvestre produziu várias motos diferentes, como uma RD 350 com partida elétrica, uma RS 125 com kit para 175 cc, com freio a disco nas duas rodas, ignição eletrônica, câmbio de 6 marchas, e suspensão traseira monochoque (a 1ª no Brasil !), uma TZ de rua, uma RX 200 , também com 6 marchas, refrigerada a água, e várias outras motos especiais. Fez também, com base numa CBX 750 "zero" , uma verdadeira Custom, como as importadas, proibidas na época !
Sylvestre pilotando uma das suas muitas criações !! A RX 200 !
Sylvestre e sua Honda CBX 750 Custom
Por muito tempo, dedicou grande parte de seu tempo e principalmente dinheiro, a restaurar , colecionar e tudo o mais que se referia a motos antigas !!
Tanto que em 1979, junto com mais outros apaixonados, resolvem fundar o Veteran Motorcycle Clube do Brasil ! Para que o clube existisse de fato, deveria haver um caixa, para uma série de despesas ! Foi então feito um leilão , onde a melhor doação ficaria como sócio nº 1. Foi então que Sylvestre , com uma quantia de US$ 1.000, ficou como o sócio nº 1 do Veteran !!
Sócio Nº 01 !!!
Sylvestre com uma NSU 500 1919.
Iª Subida do Pico do Jaraguá, evento realizado pelo Veteran Clube.
Sylvestre também foi por muitos anos acessor técnico do repórter e fotógrafo, Mário Bock, da Revista Duas Rodas.
Seu amplo conhecimento sobre motocicletas, o colocou num outro meio ! A Televisão e o Cinema. Por muito tempo, Sylvestre atuou com "doublé" em cenas que apareciam motos, tanto para novelas e comerciais como para filmes, além de prestar acessoria, sobre que moto usar, qual o acessório correto, a cronologia dos modelos, etc...
Sylvestre (na moto), o diretor (side-car) e o contra-regra, numa das inúmeras filmagens para TV.
Esse entrosamento com o meio da televisão trouxe ainda outra oportunidade para Sylvestre !
O Gerente de Produção da Rede Globo, Décio Torres, ao assistir uma Maratona em Nova York, viu que a transmissão era feita ao vivo com imagens em close dos corredores ! Isso era possível pois as imagens eram geradas por uma camera colocada numa motocicleta com side-car. Uma Moto-Link !
Chegando ao Brasil, Décio Torres procura Sylvestre e lhe lança o desafio ! Fazer uma Moto-Link para cobrir a São Silvestre !!
Sylvestre monta uma Yamaha XT 600 , equipada com um side-car de uma Zundapp 1939, que levava uma verdadeira parafernália de equipamentos ! Sylvestre pilotava a moto, seu filho Rodrigo direcionava a antena e um cameraman, com duas cameras fazia as imagens !
Eram mais de 300 Kg, só de equipamentos !! Foram 7 anos de cobertura da São Silvestre para a Rede Globo !
Sylvestre (com camisa amarela) e seu filho Rodrigo (de vermelho), na Moto-Link da TV Globo
Foi também o organizador da parte de motocicletas, do I Salão do Automóvel Antigo em 1981, em São Paulo !
Há pouco tempo atrás, Sylvestre foi até Taiwan, onde visitou muitos lugares diferentes e conheceu muitos tipos de motocicletas e triciclos !
Sylvestre em Taiwan, mais cultura na bagagem !
De lá Sylvestre trouxe o projeto de um triciclo para uso de carga, e a idéia de customizar e "envelhecer" motos novas , como uma CG 125 anos 50 !!
Honda CG 125 , modificada para anos 50 !!
Na foto, Jorge Badiglian.
Honda CB 400 Custom da Silverstone Moto
Seu triciclo está sendo usado amplamente em transporte de cargas !
Uma das muitas utilidades desse versátil triciclo !
Foto no Salão do Automóvel em 2001.
Hoje, na Silverstone Moto, além de trabalhar com peças originais, Sylvestre tem uma pequena fábrica artesanal, muito bem equipada, onde são feitos acessórios para motos custom que só existem importados, com uma qualidade superior às peças originais , e com preços mais acessíveis !
Além disso, dá acessoria à empresas exportadoras de Taiwan, que abastecem o mercado de peças de reposição na América Latina, que lhe enviam as peças para passar pela prévia aprovação sobre a qualidade e quantidade, além de obter informações precisas sobre o mercado.
Profundo conhecedor de motos e de mecânica, Sylvestre é hoje uma referência para quem precisa de qualquer informação sobre motocicletas novas, clássicas ou antigas !
Com seu jeito irreverente, sempre muito atencioso e prestativo, Sylvestre cativa as pessoas com sua sinceridade e simplicidade.
Sylvestre e Ricardo Pupo, na Silverstone
Se o motociclismo tivesse um nome e sobrenome, ele seria ...
Sylvestre Martines Paschoal !