João, li no mc70, (sei que vc conhece), acho interessante aparecer por aqui tbm algumas competições antigas, tem muitas curiosidades, como a corrida da Ilha de Man, etc. Inclusive o tio Tite pode te ajudar, porque ele cobria grande parte dessas corridas, desde a época das lambretas...
Vc poderia contar pra nós sobre a década de ouro (na minha opinião) do motociclismo: os anos 70. Imaginei até um título: "Os anos 70 e seus motociclistas rebeldes"...
Entre 1970 e 1975,podia-se importar motos(e não havia tantos encargos como hoje),depois disso ficou mais difícil a importação de motos.Falaram sôbre a linha Suzuki GT 550,GT750,e, esqueceram da GT380,todas 03 cilindros.
Tenho uma oficina de restauração de motos antigas aqui em Caxias do Sul e fui criado tendo por perto motos tais como: DKW,Zundapp,Harley, Indian, Csepel,BSA,Puch,Ilo,Jawa, Monark ,Ariel,BMW e muitas outras que se perderam pelo caminho.Falar destas motos seria maravilhoso, prezado João.Ainda mais que hoje em dia estou restaurando varias motos destas marcas: Zundapp K500 e K800 de 1937; Jawa 175 Special 1946; Hercules c/motor Sachs de 98cc; Moto Guzzi C4V 500 de 1930; BSA Golden Flash 650 de 1951;Indian 1200 Chief de 1929. Verdadeiras raridades que me dão muito prazer no meu trabalho.
Me sinto até pouco à vontade de sugerir um tema aqui, pois fui enormemente homenageado pelo JT na última matéria da sua coluna, o que me deixou lisonjeado.
Mas, se puder, meu camarada, gostaria de ver muito sobre as Vincent HRD. Haja vista O Sr. Vincent haver criado um motor para durar uma vida, pois a promessa era de que os motores Vincent só poderiam fazer a primera retífica com 400.000 km rodados.
Então, fica a sugestão.
Comentando ainda sobre o que o Tite disse aqui nesse tópico, me parece que o sistema de bombear o óleo para dentro do motor surgiu durante a II Grande Guerra (que de grande só teve o tamanho mesmo), para os aviões de guerra, que se utilizavam de óleo chamado de Molikote. Isso foi o que ouvi a respeito, mas pode ser apenas lenda. De qualquer forma, atualmente uso o Molikote na corrente da moto, numa mistura de aproximadamente 50% com B12.
Amigos, gostaria de ver algo publicado sobre a minha preferida: Kawa Z1000 (anos 80)......também sobre as famosas Honda CB 750F (anos 70), CBX 1000 (6 cilindros) e a Kawa Z1300.......motos que me fizeram gostar de motos...........Abraços,
Este sistema de bombear o óleo para dentro do motor vem desde o começo da fabricaçao da motocicleta. Nos anos 10 e 20 a maioria delas tinham bombas de óleo deficientes e andando havia a necessidade de se introduzir mais óleo no motor senão a vaca ia pro brejo...Numa Indian Chief 1200 de 1929 que estou acabando a restauração, no tanque de óleo que divide o espaço do tanque direito da moto com a gasolina , existe uma bomba especifica para esta função.Deve ser , para nós hoje, algo inusitado ter de tirar a mão do guidão para bombear óleo para o motor mas naquele tempo era comum..