Suzuki Yes Cabeçote DOHC

06 Dez 2013 21:42 #1 por leandro.cruz
Boa noite galera,

Tenho uma suzuki yes 2008 prata, gosto muito dessa moto e sempre faço a manutenção dela em casa (sou adepto do faça você mesmo).
Outro dia estava em uma oficina e me deparei com a Kasinki Comet 250 e já tinha visto alguém aqui no fórum comentando que o motor dela é muito similar com o da yes pois também é fabricado pela Hyosung então tive uma ideá muito louca.


Motar esse cabeçote traseiro da Comet na yes, imagino que ela ficaria com o cabeçote invertido admissão p/ frente escape p/ trás.



E ai galera o que voces acham??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 23:09 - 06 Dez 2013 23:20 #2 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Suzuki Yes Cabeçote DOHC

leandro.cruz escreveu: Boa noite galera,

Tenho uma suzuki yes 2008 prata, gosto muito dessa moto e sempre faço a manutenção dela em casa (sou adepto do faça você mesmo).
Outro dia estava em uma oficina e me deparei com a Kasinki Comet 250 e já tinha visto alguém aqui no fórum comentando que o motor dela é muito similar com o da yes pois também é fabricado pela Hyosung então tive uma ideá muito louca.


Motar esse cabeçote traseiro da Comet na yes, imagino que ela ficaria com o cabeçote invertido admissão p/ frente escape p/ trás.



E ai galera o que voces acham??


Realmente o motor das Comet/Mirage, são provenientes das Suzuki SV e tem exatamente as mesmas medidas de diâmetro x curso (57mm x 48.8mm) de cilindro. Mas lembre-se de que "similar" não é exatamente "igual". Também terá que trocar válvulas e pistão, pois a Comet é dotada de 4 válvulas por cilindro e a Yes, apenas 2; se trocar o pistão provavelmente terá também que trocar a biela para que ela se encaixe no novo pistão. Além de outras adaptações como corrente de comando, carburação, se certificar de que a tampa do cabeçote da Comet "casa" com os chanfros de encaixe do cilindro da Yes, etc. Outro obstáculo, seria o que você citou sobre deixar o cilindro invertido, pois para deixar a admissão para frente, teria que passar o sistema de carburação para frente também para alimentar o cilindro.

E acima de tudo, tenha em mente que esta não é uma adaptação tão simples e fácil como parece, apenas mecânicos muito experientes conseguiriam fazer um trabalho bom. Contudo, se conseguir, sua moto ficará um pouco mais potente, mais gastona e menos confiável.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Dez 2013 00:30 #3 por leandro.cruz
Respondido por leandro.cruz no tópico Suzuki Yes Cabeçote DOHC
Sei que seria necessário a troca do pistão e talvez a do cilindro, agora biela eu acho que poderia ser aproveitada.O que eu acho é que as nossas motos poderiam vir com mais tecnologia como o comando de válvulas duplo nos daria mais performance e um motor mais avançado.
Eu não tenho em mente fazer tudo em casa sei que sera necessário um trabalho de retifica mais acho que com esse cabeçote pode sair 20cv desse motor abaixo de 200cc.
As características desse cabeçote eu já conheço mais queria saber se a furação do cabeçote casa com a camisa da yes ou teria que trocar a camisa também?
Esses motores Hyosung tem muitos layout de configurações só acho que exploramos pouco eles. Imagine a yes ou intruder com 250cc com esse cabeçote?
E logico que teria que ser feito alterações na suspensão,freios mais seria uma moto de baixo peso e muita força.
Um projeto monomarca (com um motor com peças da mesma marca da original) forte assim eu nunca vi no brasil.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Dez 2013 10:11 #4 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Suzuki Yes Cabeçote DOHC
Eu já vi.

comunidade.motonline.com.br/forum/motos-...50.html?limitstart=0

Boa leitura.
Não é bem o que vc quer, mas mudou muita coisa.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Dez 2013 15:48 #5 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Suzuki Yes Cabeçote DOHC
Existem motivos para uma moto de 125cc não ter duplo comando no cabeçote.

1 - O custo do motor seria muito maior. Tão maior que não compensaria fazer um motor de 125. O custo seria tão alto que seria melhor fazer logo de 250cc e é isso o que acontece.

2 - O ganho de potência de um duplo comando numa moto de apenas 125cc seria muito pequeno. Um motor de 125cc vai ter algo em torno de 12cv. Um comando duplo não conseguiria um ganho maior do que 10% (esticando muito). Ora, isso equivale a apenas 1,2cv. Ganhos maiores podem ser obtidos com 3 válvulas por cilindro e um simples comando, injeção eletrônica, um escape redimensionado. Tudo isso daria mais potência e custaria bem menos.

3 - A ideia de um motor de 125cc é ser barato e econômico. COm essa proposta de modificação que você fez o motor seria caro e consumiria mais. Ora, para ser caro, façamos logo um motor de 250cc.

No fim, mais forte do que as variáveis técnicas do projeto do motor, o fator financeiro é o mais importante para a fabricação de motos em série.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Dez 2013 19:23 #6 por leandro.cruz
Respondido por leandro.cruz no tópico Suzuki Yes Cabeçote DOHC
Mandruva eu li o tópico inteiro do Itanio só que eu queria um motor mono marca eu acho que com esse cabeçote a moto poderia chegar perto dos 20cv com um motor Hyosung com a cilindrada aumentada, carburador maior.]

Só coloquei um opção de configuração com as peças que temos disponíveis em nosso mercado com a marca Hyosung.


Enfim, o que eu gostaria é de discuritr quais as peças da hyosung que podemos usar para aumentar a potencia de uma yes/intruder.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.101 segundos