Troca de motocicleta: De volta a baixa cilindrada.

08 Ago 2013 08:26 #1 por Motaro07
Bom dia, motonliners.
Estou no mundo motociclistico há 2 anos e tive primeiro uma GSR 150i que me deu boas experiências e agora possui uma Fazer 250, porém, moro a cerca de 45 km de meu trabalho, atravessando duas cidades para chegar até lá.

Por enquanto tenho conseguido manter os gastos da Fazer 250 tranquilamente, mas estou para adquirir um apartamento no fim do ano e além das novas despesas ainda morarei mais 10 ou 15km mais distante de meu trabalho.

Pensando nisso, estou com a ideia de trocar minha motocicleta para uma 125/150 cilindrada, visando economia. Cotei várias lojas e ofereceram 5000 mil reais em minha motocicleta ano 2008. A pergunta que lhes venho fazer é, qual seria a melhor moto para meu uso sem que eu tenha de voltar um valor muito alto em sua aquisição.

Andei pesquisando sobre:

FAN 125 ESD 2014 (a nova FAN) provavelmente 6500 a 6700
Factor 125 2014 6490
Intruder 2013 5490
GSR 150i (de novo, rs) 6890

A mais vantajosa parece a Intruder, embora eu goste muito da FAN 125, mas tenho medo de ser roubado, pois o índice de assaltos a veículos onde moro é grande.

Alguém sugeriria algum outro modelo?
A rodagem por dia é de 100km para trabalho (em rodovia de 80km/h) e uns 30 aos finais de semana (com garupa). A moto tem que ser economica em todos os aspectos, principalmente gasolina, óleo, pneus e relação.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 09:50 #2 por Chicolau
não faz nada fica com a fazer mesmo(já economiza o dinheiro da trocar e dos documentos) ,e anda na maciota que ela faz 30km/l

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko, apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 10:09 #3 por diego.hudson
tbm acho que o melhor é continuar com a fazer, ela é economica e te da muito mais segurança em rodovias do que uma 125/150.

Atual: Fazer 250 - Vermelha 13/14
Ex: CG Fan 150 - Preta 10/10
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 14:00 #4 por feresber
Voto junto com Chicolau e Diego!!!

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko, Chicolau

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 16:48 #5 por feresber
Com o cascalho q vc economizar na troca/doc, deve sobrar pra gasolina pra um ano na fazer...
Se sou vc nem pensaria em trocar...

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 17:53 #6 por bokomoko
Eu concordo com os colegas.

A economia que você vai fazer aí é mínima e a rigor você só vai sentir depois de um ou dois anos. Na verdade, você vai ter que desembolsar mais no começo para trocar de moto e ainda correr o risco do intangível.

Sem falar que fazer downgrade de motocicleta sempre traz problemas psicológicos. O piloto sempre se arrepende e mesmo que ele racionalize se lembrando que vai "economizar", no fundo ele achará que fez besteira.

Melhor você manter sua Fazer em ordem. Se é para gastar dinheiro, gaste metade do que gastaria na troca para fazer uma boa revisão na Fazer.

Em suma, trocar por uma moto menor TALVEZ traga alguma pequena economia. CERTAMENTE vai trazer enorme frustração na pilotagem.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Chicolau, apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 23:42 #7 por Motaro07
Obrigado, amigos, pela opinião.
Acho que foi unanime. Talvez eu mantenha a Fz mesmo então. Pior é que de ontem pra hoje a moto caiu por causa de um ciclista e acabou ralando algumas carenagens. Estou atrás da reforma agora. De qualquer modo, eu havia pensado na economia pela questão de pneus, relação e óleo. Mas tlvez vocês estejam certos de fato.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2013 07:55 #8 por MANDRUVADOIDAO
"Se for traocar" e quer economia, nenhuma será tão boa para ti quanto a INTRUDER.
É a mais barata e mais econômica.
Mas não vejo motivo pelo qual trocar.
Mas..........................por outro lado.........................
se você comprar uma INTRUDER 0km, terá uma moto sem manutenção pelo menos por uns 5 anos.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2013 09:38 #9 por MATUSA
Fica com a Fazer...

Pronto e acabou! ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2013 09:53 #10 por chunda
Fazer, não tem CxB melhor.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2013 08:22 #11 por Motaro07
Galera, continuei pesquisando um pouco e fui ver realmente o preço exato das peças. Tirei a prova dos 9 hoje. Levantei os preços das principais peças:

Kit Relação:
Fazer: 214 (com retentor) ou 140 (sem retentor)
Intruder: 35

Pneu Traseiro:
Fazer = 240 (Maggion)
Intruder = 170 (Pirelli)

Pneu Dianteiro:
Fazer = 170 (Maggion)
Intruder = 113 (Pirelli)

Pastilha dianteira
Fazer = 36
Intruder = 18

Lona Traseira
Fazer = 40
Intruder = 19

Filtro de Óleo
Fazer = 11
Intruder = 5,70

Total Fazer = 711
Total Intruder = 361


Diferença: 350 (TROCANDO CADA ITEM UMA VEZ)

+ troca de óleo por um ano:
Intruder = 144
Fazer = 320

Diferença: 526

526 com UMA troca de todos os itens por ano, sem contar possível gasolina. Se bem que rodando 120km por dia pode ser que esses itens não durem um ano...estou balançado.

Além disso, fui na concessionário Suzuki e me ofereceram uma Intruder 2011 com 3mil km rodado em troca da minha Fazer e eu não pagaria transferência. Seria "pau a pau". Há a possibilidade de ganhar sissy bar também. (minha Fazer desvalorizou um pouco pq o paralama e a aba lateral do tanque precisam de reforma. Além disso, segundo o cara da Suzuki, relação estava no fim)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2013 16:38 #12 por Mackenzie
Se for pensar só em economia a intruder é campeã. Não tem melhor. Agora, você está realmente disposto a voltar a baixa cilindrada? Os 100 km/h que na fazer vai de boa, na intruder com garupa é tudo que dá!
Eu tenho uma intruder e viajo com ela, ando no dia a dia e a economia dela é surpreendente. Fora o baixo indice de roubos, que pra mim, é o principal.Ai vai de você saber está disposto ou não a encarar essa troca.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2013 17:59 - 25 Ago 2013 18:00 #13 por ezenecon
Eu tinha (na verdade ainda tenho) uma intruder e comprei um Fazer. No final das contas, o custo mensal das duas acaba sendo praticamente o mesmo, pois embora um pouco mais caras, as peças (com raras exceções) duram mais!!

Ex: Relação: Intruder R$ 35,00 a cada 10/12 mil X Fazer R$ 130,00 (paralela com retentor de boa qualidade) a cada 20 mil.

Pneu: Intruder R$ 210,00 (Pirelli City Demon) a cada 12 mil X Fazer R$ 240,00 (Maxxiss) a cada 18 mil.

Etc.

Se for apernas pela economia, acaba não valendo a pena, pelo que vc perde!!! ;)

E eu rodo uma média de 3.000 km por mês!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2013 18:43 #14 por Motaro07

ezenecon escreveu: Eu tinha (na verdade ainda tenho) uma intruder e comprei um Fazer. No final das contas, o custo mensal das duas acaba sendo praticamente o mesmo, pois embora um pouco mais caras, as peças (com raras exceções) duram mais!!

Ex: Relação: Intruder R$ 35,00 a cada 10/12 mil X Fazer R$ 130,00 (paralela com retentor de boa qualidade) a cada 20 mil.

Pneu: Intruder R$ 210,00 (Pirelli City Demon) a cada 12 mil X Fazer R$ 240,00 (Maxxiss) a cada 18 mil.

Etc.

Se for apernas pela economia, acaba não valendo a pena, pelo que vc perde!!! ;)

E eu rodo uma média de 3.000 km por mês!!!


Nossa, tem certeza?
Eu tinha uma GSR 150 e a relação durou 18mil, se não em engano. Os pneus estavam longe de ir embora, e eram CityDemon. Não seria a lógica mais sensata o pneu maior acabar mais rápido devido a maior superfície aderindo ao solo, fora a velocidade superior.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2013 23:39 #15 por ezenecon

Motaro07 escreveu:

ezenecon escreveu: Eu tinha (na verdade ainda tenho) uma intruder e comprei um Fazer. No final das contas, o custo mensal das duas acaba sendo praticamente o mesmo, pois embora um pouco mais caras, as peças (com raras exceções) duram mais!!

Ex: Relação: Intruder R$ 35,00 a cada 10/12 mil X Fazer R$ 130,00 (paralela com retentor de boa qualidade) a cada 20 mil.

Pneu: Intruder R$ 210,00 (Pirelli City Demon) a cada 12 mil X Fazer R$ 240,00 (Maxxiss) a cada 18 mil.

Etc.

Se for apernas pela economia, acaba não valendo a pena, pelo que vc perde!!! ;)

E eu rodo uma média de 3.000 km por mês!!!


Nossa, tem certeza?
Eu tinha uma GSR 150 e a relação durou 18mil, se não em engano. Os pneus estavam longe de ir embora, e eram CityDemon. Não seria a lógica mais sensata o pneu maior acabar mais rápido devido a maior superfície aderindo ao solo, fora a velocidade superior.


O pneu traz da intruder é aro 16, por isso é mais caro e gasta mais depressa!!! Além disso, eu sempre ando com garupa, mas com a Fazer também, então esse fator não alterou meus gastos, pois continuo andando com garupa!!

Outra coisa, o que postei não são originais, mas sim paralelas de boa procedência, pois minha motos rodam muito. Minha Intruder já está com + de 130 mil km e minha Fazer já está chegando aos 50 mil!!! :woohoo:

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.138 segundos